Saiba como restaurar as configurações de fábrica no Android e iPhone


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Restaurar as configurações de fábrica no celular pode ser um benefício por vários motivos: melhorar o desempenho do smartphone, liberar espaço de armazenamento e de memória RAM. Por isso, o AppGeek fez um tutorial bem simples para redefinir as configurações de fábrica no Android e no iPhone.

Contudo, se a intenção é restaurar as configurações de fábrica para revender o aparelho, é importante tomar medidas extras de segurança. Uma delas é criptografar o smartphone. Assim, só você tem acesso aos arquivos, que, surpresa ou não, podem sim ser recuperados após a restauração.

Como restaurar as configurações de fábrica no Android

Caso tenha um celular Android, o processo para restaurar as configurações de fábrica é bem simples. Siga os passos abaixo:

1. No celular, vá para as Configurações;

2. Toque sobre a opção Fazer backup e redefinir;

  • Em algumas versões do Android, esta opção está sob Sistema.

Restaurar configurações de fábrica no celular

3. Agora basta clicar em Restaurar dados de fábrica;

  • Algumas versões do Android trazem dizem Redefinir configuração original.

4. Para finalizar, clique em Restaurar telefone.

  • Ou Redefinir dispositivo, dependendo da versão do sistema que utiliza.

Ao finalizar o procedimento, o aparelho será reiniciado e ao ser ligado novamente, tudo o que esteve no armazenamento interno do smartphone terá sido apagado. É recomendado que se faça um backup de informações e arquivos importantes caso não queira perder tudo o que havia no dispositivo.

Inclusive, aplicativos que tivesse instalado e contas do Google e outras plataformas que estivessem em uso serão perdidos. Isto porque o celular retornará à versão que tinha no momento em que foi tirado da caixa quando foi comprado.

Por isso, fique atento e recorra à restauração das configurações somente em caso de extrema necessidade.

Criptografe o Android

É possível que você já saiba disso, pois o mesmo acontece no disco rígido do seu computador: ao excluir um arquivo, a informação é para que o sistema libere aquela parte do armazenamento para ser sobrescrita por outro arquivo. Caso isto não ocorra, simples ferramentas podem revelar o que existia no aparelho.

Por isso, antes de restaurar o aparelho para as configurações de fábrica, criptografe os dados do seu celular. No Android, é bem simples. Confira:

1. Vá para Configurações;

2. Toque em Segurança;

3. Selecione Criptografia e então escolha Criptografar dispositivo.

Criptografar celular Android

  • Alguns aparelhos já vêm com esta opção ativada.

Basta alguns toques na tela para finalizar o processo e ter todos os dados protegidos. A criptografia criará uma senha para tudo o que estiver presente no dispositivo. Depois disso, basta restaurar o celular para as configurações de fábrica e então repassar o smartphone sem receios.

Como restaurar as configurações de fábrica no iPhone

Para restaurar as configurações de fábrica no sistema iOS também é muito simples. Apesar de também poder fazer isso remotamente através do iTunes, restaurar as configurações pelo celular não leva mais que alguns segundos.

1. Abra as Configurações;

2. Clique em Geral;

3. Na próxima tela, vá até Redefinir;

Restaurar configurações de fábrica no iPhone

4. Aqui, você conta com duas opções:

  • Caso queira restaurar as configurações de fábrica e apagar tudo o que houver no dispositivo, escolha Apagar Conteúdo e Ajustes.
  • Se preferir manter os dados e informações no dispositivo e apenas voltar às configurações iniciais do aparelho, toque em Redefinir todos os ajustes.

Simples e rápido, você já terá o seu iPhone reconfigurado para o modo em que estava assim que o tirou da caixa. Vale citar novamente: não esqueça de fazer backup de fotos, vídeos e outros arquivos importantes caso não queira perdê-los.

No entanto, só restaurar o aparelho para as configurações de fábrica pode não ser suficiente caso queira revender o dispositivo ou presentá-lo a alguém. Por isso é importante criptografar seu aparelho.

Para fazer backup dos seus dados depois de restaurar o celular para as configurações de fábrica, conheça 7 serviços de armazenamento em nuvem para não perder nada!

E se está preocupado com sua privacidade, indicamos 10 apps para melhorar a segurança no seu smartphone. Mas se está interessado em saber quem anda querendo ver o que faz no telefone, dá uma olhada nesses apps de espionagem!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.