14 dicas para ganhar seguidores no Instagram em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ganhar seguidores reais no Instagram é o desejo de muitas empresas e pessoas que sonham em se tornar influenciadores sociais. Para aumentar o número de followers é necessário dedicar um tempo e atenção à sua conta. Assim como observar o comportamento de perfis que o inspira.

As dicas a seguir podem ajudar também a aumentar o engajamento de forma orgânica e, a longo prazo, gerar até mesmo resultados financeiros.

Vale ressaltar que a compra de seguidores é uma prática nada indicada e seu perfil pode ser penalizado pela rede social. Além disso, perfis fake não interagem e, por isso, não agregam valor a seus posts.

1. Defina a sua estratégia

Feed do Instagram de perfil especializado em plantas

Autoconhecimento é a palavra-chave. Antes de se lançar em busca de seguidores, é fundamental fazer uma reflexão. É preciso definir que tipo de mensagem deseja passar através de seu perfil.

Será de humor, autoajuda, divulgação de produtos ou serviços, dicas de moda ou de maquiagem? O universo de opções é bastante vasto e decidir por qual caminho seguir ajuda a conquistar um público que se identifica com o tema.

Abordar muitos assuntos de forma superficial, torna mais difícil transmitir credibilidade.

2. Conheça seu público-alvo

Tela do celular exibindo o Instagram Insights

Busque entender quem é que segue seu perfil. São jovens que estudam, adultos que querem viajar, homens e mulheres interessados em aprender automaquiagem?

Identificar quem está consumindo o seu conteúdo ajuda a melhorar a comunicação com essas pessoas. E a compreender melhor que tipo de assunto eles desejam, atraindo mais usuários com interesse em comum.

Uma forma de conhecer o seu público é utilizando a ferramenta Instagram Insight, disponível para perfis definidos como comerciais. O recurso mostra informações como gênero, faixa etária e localização de seus seguidores. Além de indicar dados sobre curtidas e comentários de suas publicações.

3. Um post por dia, no mínimo

iPhone faz foto de comida pelo Instagram

É fundamental que seu perfil seja consistente e mantenha uma quantidade mínima de posts semanais. Segundo o consultor de marketing digital Neil Patel, o ideal é postar de 1 a 2 fotos ou vídeos por dia no feed e de 5 a 30 stories a cada 24 horas.

Além disso, é recomendável fazer uma live por dia, sempre no mesmo horário. Assim, seu perfil aparecerá em destaque nos stories e pode chamar a atenção de seus seguidores. Para descobrir o horário que funciona melhor, a dica é mesmo testar. Faça posts informando o horário da suas lives.

De acordo com uma pesquisa feita pela ferramenta de marketing visual Tailwind, perfis que publicam sete ou mais vezes por semana ganham mais likes. Essa também é a média daqueles que conquistam seguidores mais rápido.

4. Planeje seus posts

Para conseguir cumprir a meta de posts, stories e lives, é importante se organizar e criar uma espécie de calendário de planejamento. Fique atento a datas comemorativas bem como a assuntos que estão em alta no momento para incluir entre os temas que pode abordar.

Se possível, deixe os posts da semana prontos e use uma ferramenta de agendamento para programá-los. Assim, não corre o risco de ficar algum dia sem publicar e, consequentemente, sem ser visto na rede social.

Gráfico com os melhores horários para postar no Instagram
Reprodução/ Sprout Social

De acordo com a empresa de gestão de redes sociais SproutSocial, os melhores horários para postar na rede é às quartas-feiras às 11h e sexta, entre 10h e 11h. Já o período que geraria menor engajamento seria entre as 23h e 3h, de qualquer dia.

5. Capriche no visual

feed harmônico de perfil de decoração do Instagram

Um feed harmônico e atraente pode servir como um chamariz de seguidores. Afinal, a parte visual é a primeira forma de conseguir chamar a atenção na rede social. De acordo com Neil Patel, o cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido do que textos.

Tente criar uma identidade visual para suas fotos e vídeos. Algo que, quando alguém olhar, consiga identificar quem foi que produziu, por mais que você ou sua marca não apareçam.

Essa familiaridade pode ser criada ao incluir uma fonte com personalidade, um logo, um símbolo ou ícone ou até uma paleta de cores. Outra maneira é usar um mesmo filtro constantemente. Essas modificações ser feitas com o auxílio de simples app de edição de foto ou de vídeo.

No que diz respeito ao conteúdo, tente entregar sempre algo original e de interesse do seu público. Se preocupe com a estética da foto ou do vídeo, tomando cuidado para que a composição seja agradável aos olhos.

6. Invista na Bio

Bio do Instagram de loja de moda praia

A Bio ou Biografia é a seção para descrever o perfil. O ideal é aproveitar o pequeno espaço da melhor forma possível, dizendo com poucas palavras por que alguém deve segui-lo.

Olhe com atenção para todos os aspectos. Capriche na foto de perfil, se identifique de forma fácil, de preferência sem estrangeirismos. Se tiver um site ou uma conta comercial do WhatsApp, disponibilize o link de acesso. O uso moderado de emojis está liberado.

Confira melhor como mandar bem em sua apresentação no artigo Como criar uma Bio interessante para o seu Instagram.

7. Aproveite as ferramentas que o Instagram oferece

celular exibe feed do instagram em um fundo de prédios

O Instagram conta com uma série de recursos que ajudam a ampliar a visibilidade e também a interação com seus seguidores. Sempre que possível, faça enquetes ou use a caixa de perguntas dos Stories, ampliando o diálogo.

Marque sua localização usando geotags e apareça nas imagens relacionadas de quem pesquisa por aquele lugar. Produza conteúdos em vídeo e compartilhe no IGTV, aumentando suas chances de aparecer na seção Explorar.

Marque outros usuários ou empresas que tenham afinidade com seu perfil. Se, por acaso, gostarem do seu conteúdo, podem compartilhá-lo para milhares ou milhões de pessoas. Aproveite as ferramentas que a rede te dá.

8. #apostenashashtags

hashtag formada por palitos de biscoito em um fundo rosa

Veja as hashtags mais populares do Instagram por categoria

Apesar de não haver uma unanimidade sobre a quantidade ideal, o Instagram permite inserir até 30 hashtags por publicação. Um estudo feito pelo serviço de gerenciamento Buffer mostrou que publicações com 11 tags ou mais geram mais engajamento. Se não estiver tão inspirado, utilize, ao menos, cinco termos.

Se optar pelas hashtags certas, é possível que consiga atrair seguidores para o seu perfil. Uma boa forma de avaliar o que usar é acompanhando a concorrência ou usuários que servem de inspiração. Também é indicado evitar termos muito vagos, tipo #instalove ou #food.

Um truque que muitos perfis usam para não "poluir" a legenda é colocar as hashtags em um comentário e não na descrição do post.

9. Escreva legendas grandes

Como pular linha no Instagram: 3 formas de dar espaço no texto

Pode parecer contraditório, uma vez que o Instagram é uma rede social que valoriza as imagens. No entanto, a plataforma disponibiliza um espaço de 2200 caracteres, o que permite elaborar um texto de tamanho considerável.

É possível explorar o recurso e se aprofundar em determinado assunto. Assim, demostrará domínio do tema e amplia as chances de receber comentários.

A princípio são exibidas somente as três primeiras linhas do texto. Portanto, é preciso investir em um conteúdo com uma introdução que prenda a atenção e dê vontade para apertar o botão de Mais.

De acordo com o serviço de marketing de influenciadores Fohr, em 2020, os posts no Instagram têm uma média de 405 caracteres. Isso equivale a mais ou menos 65, 70 palavras. O estudo mostra que, nesse mesmo ano, publicações com mais texto têm um engajamento ligeiramente maior que aqueles mais curtos.

10. Estimule a interação em seu posts

ilustração com ícones referentes a ações do Instagram

Na hora de escrever a legenda, pense em maneiras de conseguir fazer com que os seus seguidores interajam com o perfil. Faça perguntas, peça depoimentos ou incentive que marque nos comentários amigos que iriam gostar ou se identificar com a publicação.

Essa estratégia é conhecida por Call-to-Action (CAT), termo que pode se traduzido, de forma literal, como chamada para a ação.

11. Não fique parado, vá atrás de seguidores

pernas de um homem deitado em uma rede vendo tela Explorar do Instagram no celular

Apps de unfollow para monitorar seguidores no Instagram e no Twitter

Seguir o perfis de quem se interessa por seu conteúdo é uma maneira de conseguir aumentar o seu número de seguidores. A melhor forma de fazer isso é monitorando as contas de concorrentes ou que servem de inspiração. Afinal, os usuários que as seguem parecem gostar do assunto que você também aborda.

Ao produzir um conteúdo de qualidade e visualmente atraente, é possível que seja seguido de volta. O especialista Neil Patel recomenda que siga 50 pessoas a cada hora. Mas não se empolgue e ultrapasse esse número. A plataforma pode desconfiar que seja um robô e bloquear o seu perfil.

12. Busque por parcerias e colabs

uma menina filma a outra em um cenário de chuva de papel

Quando um perfil ainda está no início, pode ser difícil conseguir fazer parcerias com outros perfis ou marcas. Mas quem disse que precisa procurar parceiros com milhões de seguidores?

Ao se aliar a quem possua um público-alvo semelhante ao seu, pode atrair a atenção para seu serviço, produto ou conteúdo. É importante, entretanto, que essa associação seja coerente com o discurso do seu perfil.

Além disso, é fundamental que tenha certeza de fazer a colab com um parceiro confiável. Uma escolha errada pode abalar a sua própria credibilidade.

13. Crie promoções e concursos

letreiro com coraçáo de curtida  do Instagram e número zero

Se tiver condições de arcar ou produzir um prêmio, criar concursos e promoções pode ser uma boa alternativa para ganhar seguidores. Se não quiser ter muita despesa, associe-se a outros perfis para dividir os gastos.

Depois de decidir o que o vencedor ganhará, defina toda a ação com cuidado. Tenha muita atenção às regras do concurso. Atualmente, muitas promoções exigem que os participantes sigam os perfis de parceiros, que marquem amigos nos comentários da foto oficial ou que o post seja compartilhado nos stories.

Tome apenas cuidado para o feitiço não virar contra o feiticeiro. Se impor condições demais para participar, pode fazer com que que os usuários fiquem com preguiça, gerando baixo engajamento e, consequentemente, pouca visibilidade.

Fique atento: é preciso seguir certas regras para fazer concursos no Instagram. Saiba tudo sobre o assunto em Aplicativos de sorteio para turbinar suas campanhas e promoções.

14. Compartilhe o conteúdo em outras plataformas

tablet em uma tela com ícone de diversas redes sociais

Publicou uma foto ou vídeo no Instagram? Por que não compartilhar o conteúdo em suas outras redes sociais? Claro, é importante levar em consideração as particularidades de cada plataforma e postar apenas o tipo de conteúdo que se adequar mais a elas.

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Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.