Confira como silenciar o Status de um contato no WhatsApp


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ao silenciar o Status de um contato no WhatsApp, as atualizações dessa pessoa deixam de aparecer no topo da lista de publicações. Para vê-las, é necessário rolar a tela até os posts dos que estão bloqueados.

A função Status chegou ao mensageiro em fevereiro de 2017 e funciona de forma bastante parecida com os Stories do Instagram. O recurso permite a publicação de texto, fotos, vídeos e GIFs animados, que ficam no ar por somente 24 horas.

Em 2019, a ferramenta atingiu a marca de 500 milhões de usuários ativos diariamente. De acordo com a empresa, para ver as atualizações de uma pessoa e ela também visualizar as suas, é necessário que ambos estejam salvos na lista de contatos do celular um do outro.

Se quer deixar de acompanhar as publicações de alguém no app, confira a seguir como silenciar o Status de um contato do WhatsApp no Android e no iPhone. Caso se arrependa, também explicamos como desfazer processo.

Como silenciar o status de contato do WhatsApp no Android e no iPhone

Para realizar o procedimento abaixo, é necessário ter o aplicativo do WhatsApp instalado em seu smartphone Android ou no iPhone. O processo é bastante semelhante nos dois sistemas operacionais.

1. Abra o WhatsApp;

2. Toque sobre a aba Status para visualizar as publicações de seus contatos;

Como silenciar status do WhatsApp

3. No Android, toque e segure por alguns segundos a publicação da pessoa que deseja silenciar o status. Já no iPhone, deslize-a para a esquerda;

4. Em seguida, toque na opção Silenciar.

Pronto, o usuário é automaticamente adicionado à lista de atualizações silenciadas.

Como remover uma atualização de Status do WhatsApp do modo silencioso no Android e no iPhone

Caso tenha se arrependido e queira voltar a ver as publicações de um contato silenciado, o processo de reversão é bastante simples.

1. Abra o WhatsApp;

2. Toque sobre a aba Status para visualizar as publicações de seus contatos e desça a tela até visualizar a seção Atualizações silenciadas;

Como silenciar o status do WhatsApp

3. No Android, pressione o status do contato que deseja remover do modo silencioso por alguns segundos. No iPhone, arraste-o para a esquerda;

4. Finalize o processo em Reativar notificações, no Android, ou em Não silenciar, no iPhone.

Como alterar a privacidade de seu Status

É comum termos no WhatsApp contatos bastante diversos, que vão desde amigos e familiares a colegas de trabalho e chefes. Por isso, antes de publicar uma foto ou vídeo como Status, é comum se ter cautela para que não seja algo comprometedor.

No entanto, é possível exibir suas atualizações apenas para pessoas mais próximas e ser o quão descontraído quiser. No Android, acesse a aba Status do mensageiro e vá no ícone de três pontinhos, no canto superior direito. Depois, opte por Privacidade de status.

Como silenciar o Status do WhatsApp

No iPhone, acesse a tela de Status e toque em Privacidade, no canto superior esquerdo. Agora, o passo é o mesmo nos dois sistemas operacionais. É necessário selecionar quem pode ver suas atualizações: todos os seus contatos ou os contatos exceto determinadas pessoas.

Se escolher a segunda opção, será exibida uma lista, na qual deverá marcar aqueles de quem deseja esconder os posts. Ao terminar, basta tocar no sinal de check (✓), no canto inferior da tela.

Também é possível fazer o oposto: ocultar os conteúdos de todos e exibi-los somente para um grupo seleto. Para isso, toque sobre o item Compartilhar somente com e, na lista, selecionar quem poderá ver suas publicações.

Curtiu a dica? Então você também vai gostar de conferir os 5 passos para saber se foi bloqueado no WhatsApp. Aprenda ainda como é simples compartilhar os áudios do WhatsApp no Instagram Stories.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.