10 melhores sites para aprender inglês sozinho de graça


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Aprender inglês sozinho é possível com a ajuda de sites que oferecem cursos de idioma de graça. O processo requer dedicação. Fazer exercícios e conversar com nativos é uma boa maneira de fixar os conteúdos. Também é viável ampliar o vocabulário enquanto assiste a suas séries preferidas na internet.

Confira os 10 melhores sites para aprender inglês sozinho sem pagar nada!

1. Duolingo

Curso de inglês para iniciantes do Duolingo

O Duolingo ensina inglês de forma dinâmica, como se fosse uma espécie de jogo. As aulas são criadas de acordo o seu objetivo e disponibilidade, indicados assim que seleciona o idioma.

O usuário não precisa criar um perfil, mas é necessário caso queira salvar as preferências e a evolução de aprendizado. Além do inglês, falantes da língua portuguesa contam com cursos de espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto.

As atividades são gratuitas, mas há assinaturas pagas para quem desejar se aprofundar nos estudos.

2. Busuu

Atividades para aprender inglês de graça no Busuu

Os criadores do Busuu garantem que 10 minutos de estudo por dia são o suficiente para aprender um idioma. Além das aulas habituais, é possível fazer exercícios para melhorar a escrita e a fala. As atividade são avaliadas por outros usuários, falantes nativos da língua estudada.

Você também pode corrigir as práticas de quem está aprendendo português e, assim, ampliar sua rede de amigos na plataforma. No plano gratuito, é possível praticar somente um idioma por vez.

3. Speaky

Plataforma de bate-papo Speaky permite praticar com falantes nativos

O Speaky é uma espécie de sala de bate-papo que reúne pessoas com interesses de aprendizado de idiomas em comum. O serviço é uma boa oportunidade para ganhar fluência e, ao mesmo tempo, fazer novas amizades.

Após informar a língua que quer praticar e seu nível de proficiência, será colocado em um grupo online com usuários com competências semelhantes às suas. Para facilitar a conversa, pode indicar gostos pessoais, como filmes, natureza, praia, etc.

Esses dados aparecem em destaque na janela do chat. Mas fique atento e não dê informações pessoais para desconhecidos, como orientado em qualquer bate-papo virtual.

4. Netflix

Colocar as legendas da Netflix em inglês

Não, você não leu errado. Assistir à Netflix pode ser uma forma de ampliar o vocabulário em inglês e aperfeiçoar a gramática. Uma das formas é optar pela exibição das legendas em inglês. Basta abrir um episódio e clicar sobre de um balão de texto, no menu de opções do player. Então, opte por inglês ou inglês [cc].

Apesar de o serviço de streaming ser pago, temos uma dica gratuita para turbinar o aprendizado dos assinantes. Baixar a extensão Language Learning with Netflix, disponível para Google Chrome. O plugin exibe a legenda simultaneamente em inglês e no seu idioma.

Imagem de divulgação do plugin Language Learning with Netflix

Ao posicionar o mouse sobre uma palavra, pode ver sua tradução e, ao clicar, ter mais detalhes, como aplicação em uma frase. Há ainda a opção de visualização lateral das legendas, como se fosse um roteiro.

5. Memrise

Tela inicial com os cursos da plataforma de ensino de idiomas Memrise

O Memrise tem a premissa de oferecer uma experiência de aprendizado eficaz, mas divertida. Por isso, as lições se baseiam em situações do dia a dia, com foco em palavras e expressões que deverão ser de interesse do usuário.

Além dos cursos oferecidos pela própria plataforma, os usuários também podem criar e disponibilizar suas próprias lições. Ainda é possível iniciar grupos de estudo para praticar e tirar dúvidas com outros utilizadores do serviço.

6. edX Courses

Opções de cursos de inglês da plataforma edX Courses

O edX Coursesoferece uma vasta gama de cursos de diferentes áreas, incluindo, os de idiomas. As lições da plataforma são mais voltadas para quem já tem algum conhecimento de inglês e deseja se aperfeiçoar no idioma.

Há aulas voltadas para jornalistas, criar networking e até mesmo de preparação para o SAT (prova de admissão nas universidades dos Estados Unidos). As atividades são desenvolvidas por parceiros renomados. Entre eles, a Universidade de Berkeley, da Califórnia (EUA) e a Universidade de Queensland (Austrália).

O estilo e a duração variam de acordo com o criador. A maioria deles é grátis, mas exige pagamento caso queira receber um diploma de conclusão.

7. LinguaLeo

Imagem da página de atividades do site de curso de idiomas LinguaLeo

O LinguaLeo é um curso de idiomas freemium. Isso significa que muitos dos seus conteúdos são pagos, mas ainda assim há lições grátis. O ponto forte dessa plataforma está na variedade de atividades disponíveis sem precisar de pagamento.

Os exercícios são bastante diversificados e dinâmicos. É possível assistir a clipes e vídeos do YouTube com tradução simultânea e ler artigos com temáticas atuais.

Há ainda atividades com traduções de palavras e treinos de compreensão oral. Os usuários também podem preencher frases complexas com termos que faltam nos espaços em branco, entre outras opções.

8. Prime Cursos

Captura de tela do site de cursos grátis Prime Cursos

O Prime Cursos é uma plataforma de cursos gratuitos de diferentes áreas. O usuário paga apenas se quiser obter um certificado de conclusão. No que diz respeito ao aprendizado do inglês, há opções de nível Básico e Intermediário. O serviço conta ainda com aulas de Gramática básica e Inglês para atendimento.

As formações variam entre 20 a 50 horas de duração e são ideais para quem prefere um modelo mais tradicional de estudo. As lições são constituídas basicamente por materiais de leitura, que podem ser facilmente impressos.

9. Coefee

Captura de tela do site Coefee

O Coefee ajuda os usuários a aprenderem inglês brincando. Na opção Make a Phrase, é necessário organizar uma nuvem de palavras ao traduzir uma frase exibida em seu idioma nativo.

Já o game Word Explainer é jogado com outros usuários do serviço. Cada um dos participantes escolhe uma palavra e explica sua definição aos demais, que tentam adivinhá-la. Cada jogador tem três minutos para descrever o máximo de termos que conseguir.

Há ainda o recurso Language Exchange, no qual é possível conversar livremente com outras pessoas. O bate-papo privado conta com um tradutor embutido, para ajudar com possíveis dúvidas de vocabulário e gramática.

10. Reddit

Captura de tela da página inicial do Reddit

O Reddit é uma ferramenta social de compartilhamento de conteúdos. O serviço conta com milhares de fóruns de discussão sobre os mais diversos temas. E o melhor: quase todos eles são em inglês.

É possível falar sobre memes, esportes, séries e filmes, política, problemas de família, relacionamentos e muito mais (mesmo!). Caso não se sinta à vontade para escrever em inglês, pode, ao menos, ler os textos publicados e tirar as dúvidas com seu tradutor favorito.

Se decidir deixar a timidez de lado, pode comentar e até mesmo criar seus próprios posts. Assim, praticar a escrita no idioma enquanto se diverte e se informa.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.