12 melhores sites de emprego gratuitos para enviar seu currículo


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os sites de emprego facilitam a comunicação entre quem procura por uma vaga e quem oferece uma oportunidade. Esses serviços permitem checar as oportunidades de trabalho disponíveis para o seu perfil, os benefícios ofertados e enviar o currículo online.

Se está à procura de trabalho, confira nossa lista com os melhores sites de empregos, vagas para freelancer e estágios. Mantenha o seu CV atualizado e boa sorte nos processos seletivos.

Vagas de emprego

1. InfoJobs

Imagem da ferramenta de pesquisa de empregos do InfoJobs

O InfoJobs é um site no qual candidatos podem buscar por vagas de empregos e as empresas, encontrar talentos. Os usuários devem cadastram seus currículos gratuitamente e usar a ferramenta de buscas para achar oportunidades que se enquadrem em seu perfil.

Após se candidatar, é possível acompanhar o seu status nos processos seletivos. Além disso, a plataforma envia para o seu e-mail novas oportunidades que tenham a ver com suas competências. Vale ressaltar, entretanto, que as candidaturas a algumas vagas só estão disponíveis a usuários premium.

Para ampliar as possibilidades, a página tem uma interface voltada para os contratantes. As companhias conveniadas têm acesso aos currículos cadastrados, que podem ser filtrados de acordo com as necessidades de cada vaga.

2. Indeed

Ferramenta de busca de vagas do Indeed

Um dos maiores sites de vagas de empregos do mundo, o Indeed oferece uma ferramenta de buscas que não requer cadastro. Basta inserir o cargo, palavra-chave ou empresa e informar a região desejada. Em segundos, terá acesso a uma vasta lista de oportunidades.

Para facilitar, a plataforma disponibiliza filtros, que podem ajudá-lo a encontrar a vaga perfeita. Assim, pode definir que sejam exibidas vagas por data, para trabalho remoto ou presencial, por salário estimado, entre outras opções.

Se gostar de alguma, vá em Candidatar-se à vaga e será redirecionado ao site do anunciante. Ou, se cadastrar o currículo no Indeed, poderá fazer a candidatura rápida, se a opção for aceita pelo recrutador.

3. Emprego Ligado

Ferramenta de pesquisa de empregos do site Emprego Ligado

O Emprego Ligado se destaca em relação por oferecer pesquisa por vagas também para quem não tem experiência profissional. De acordo com os criadores, a plataforma prioriza oportunidades que sejam mais perto da casa do candidato.

O usuário pode receber alertas de novas vagas, assim como agendamento de entrevistas e feedbacks por e-mail, SMS e também por WhatsApp. Selecione uma das áreas ou cargos disponíveis na lista e informe a região desejada.

Em seguida, as oportunidades relacionadas serão exibidas. Algumas, inclusive, exibem o valor do salário oferecido pela empresa. Assim, o usuário já pode se candidatar sabendo a remuneração. Todo o processo de candidatura é feito através do site.

4. Emprega Brasil

Site Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho

O Emprega Brasil é um portal do Ministério do Trabalho. A pagina como proposta agilizar os processos feitos nos postos de atendimento do SINE (Sistema Nacional de Empregos). Entre os serviços oferecidos estão a consulta do seguro-desemprego e de vagas de acordo com o seu perfil profissional.

Podem ser beneficiadas pessoas acima de 14 anos, que possuem CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Para acessar pela primeira vez, é preciso fazer um breve cadastro.

Depois que os dados forem verificados, o usuário será direcionado para um questionário de cinco perguntas sobre a vida profissional e previdenciária. Ao final, receberá uma senha temporária, que deverá ser usada no primeiro acesso e trocada imediatamente.

5. Vagas.com.br

Ferramenta de busca de empregos do Vagas.com.br

O Vagas.com.br é mais do que uma plataforma de busca de empregos. O serviço funciona como intermediário entre as empresas e os candidatos nos processos seletivos online.

O usuário deve cadastrar seu currículo e pode pesquisar por oportunidades ou se candidatar aquelas enviadas por e-mail. Se for selecionado, poderá ter que fazer avaliações, como de português e inglês, através da plataforma.

O site, no entanto, deixa claro que todo o processo seletivo é realizado pela empresa anunciante e o Vagas.com.br atua apenas como uma espécie de ponte entre as companhias e os candidatos.

6. LinkedIn

Ferramentas de busca de vagas do Linkedin

Mais que um site, o LinkedIn é uma rede social profissional. A plataforma permite não apenas procurar por novas vagas, mas também fazer conexões com pessoas relevantes para a sua carreira.

A ferramenta de pesquisa permite fazer a busca por cargo, competência ou empresa e a região desejada. O resultado pode ser refinado com filtros de data, experiência, tipo de vaga, entre outras opções. Se o recrutador permitir, a candidatura pode ser feita de forma rápida usando seu perfil de usuário no serviço.

Assim como em outras redes sociais, o usuário pode ainda criar posts sobre experiências profissionais ou conteúdos que considere relevantes. Também é possível interagir com outros usuários e empresas, comentando e curtindo publicações e enviando mensagens privadas.

Vagas para freelancers

Se prefere trabalhar por conta própria, há sites voltados especificamente a oportunidades para os chamados freelancers. Nesses casos, os profissionais costumam ser pagos por hora trabalhada ou um valor fechado pelo projeto. Também vale destacar que não há vínculo empregatício.

7. Workana

Página inicial do site de vagas para profissionais freelancers Workana

O Workana é uma plataforma que busca conectar clientes a profissionais freelancers. Basta criar uma conta no serviço e, então, pesquisar pelas vagas compatíveis com seu perfil. Toda a comunicação com o contratante é realizada através do site.

Caso seja selecionado, a empresa fará o pagamento antecipado ao Workana. Quando o trabalho for concluído, a companhia autorizará a transferência do valor para a conta do profissional.

Vale destacar que todo o processo de pesquisa por trabalho, assim como a negociação com um cliente é gratuito. No entanto, a plataforma cobra uma taxa de serviço quando um projeto é fechado. A taxa aplicada varia de 5% a 20% do valor total.

8. Freelancer

Ferramenta de pesquisa por vagas do site Freelancer

O site Freelancer ajuda profissionais a encontrarem novos projetos e empresas a buscarem por trabalhadores freelancers. Quem procurar por trabalho, deve criar um perfil no serviço e então, explorar oportunidades de jobs em qualquer lugar do mundo.

A busca pode ser refinada por filtros como habilidade, prazo, preço, experiência, entre outros. Se alguma das propostas interessar, poderá negociar com o contratante através da plataforma.

Quando um acordo é fechado, o site ganha um percentual em cima do valor que será recebido pelo trabalhador. Apesar de não ser obrigatório, o serviço recomenda o uso do sistema de pagamento Milestone. Nele, o contratante deposita o valor antecipadamente, mas a transferência só é feita ao final do projeto.

9. 99Freelas

ferramenta de pesquisa por jobs do site 99Freelas

O 99Freelas é mais um site com ofertas de projetos para trabalhadores independentes. O modo de funcionamento é semelhante aos demais. Basta criar o seu perfil e, logo, seguir em busca de uma oportunidade para chamar de sua.

Todo o processo de negociação é feito gratuitamente através da plataforma. Se houver um acordo, o usuário pagará uma taxa de 7% a 15% sobre o valor final recebido.

O serviço oferece um modo de pagamento seguro, que funciona como garantia tanto para o contratante como para o contratado. O prazo de recebimento é de até 7 dias úteis após a entrega do job.

Vagas de estágio

Está cursando a faculdade ou curso técnico e já deseja ter experiências profissionais? Os sites que indicamos a seguir poderão ajudá-lo a encontrar uma oportunidade de estágio.

10. Cia de Estágios

Página inicial do site Companhia de Estágios

A Companhia de Estágios é uma plataforma especializada na oferta de vagas de estágio, trainee e do programa Jovem Aprendiz. Após fazer o cadastro gratuito, o usuário tem acesso a oportunidades em diversas empresas.

Dentre as companhias parceiras estão a Amazon, Twitter, Instituto Ayrton Senna e muito mais. Capriche no currículo e fique atento às vagas e programas de estágio. Cada experiência pode agregar muito ao seu futuro profissional.

11. CIEE

página de estudante do CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição sem fins lucrativos que se destina a programas de ensino e de estágio de estudantes. Portanto, basta que fazer seu cadastro no site e se candidatar às vagas de interesse.

A organização realiza processos seletivos para órgãos públicos, empresas privadas e dedicados a pessoas com deficiência (PCD). Também oferece cursos gratuitos e diversas iniciativas que além de proporcionar ricas experiências podem somar pontos ao seu currículo.

12. Super Estágios

Super Estágios

Mais do que uma plataforma de divulgação de vagas, o Super Estágios atua como um intermediário entre o estudante e a empresa contratante. Além de divulgar as oportunidades, é responsável pela realização do processo seletivo.

Também cabe ao serviço a emissão do termo de compromisso entre o candidato aprovado e a companhia. Além disso, o site realiza um acompanhamento do estagiário durante o programa, evitando que fique desassistido.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.