Saiba tudo sobre o Snapchat, o famoso app com o filtro de bebê


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Snapchat é um aplicativo de rede social gratuito para Android e iOS que tem como diferencial suas lentes e filtros, capazes de transformar os rostos dos usuários. Alguns dos mais famosos são o do cachorrinho que coloca a língua para fora e o que transforma a pessoa em sua versão bebê.

Se você ainda não conhece o Snapchat e quer saber mais sobre ele e como usar, confira esse guia que AppGeek preparou para quem está começando!

O que é o Snapchat e como ele funciona?

O Snapchat foi lançado em 2011 como um mensageiro para iPhone, que tinha como objetivo a troca de mensagens e imagens que se autodestruíam após determinado período de tempo. No ano seguinte, o programa chegou aos aparelhos Android e, em 2014, lançou os Stories.

As publicações consistiam em fotos ou vídeos de até 10 segundos que ficavam no ar por apenas 24 horas. Em 2015, as lentes chegaram para tornar os posts ainda mais divertidos. O app virou febre, principalmente, entre os mais jovens.

Tudo sobre o snapchat

Atualmente, o Snapchat não limita mais os tempos dos vídeos publicados e oferece uma série de ferramentas de edição, como digitação, inclusão de stickers e criação de seus próprios adesivos. Também é possível incluir filtros, fazer desenhos à mão, entre outras opções.

O chat continua ativo na plataforma e mantém a autodestruição das mensagens e fotos depois de lidas como diferencial. Também é possível seguir pessoas conhecidas e famosas para acompanhar seus posts e explorar publicações de terceiros pelo mundo através do Mapa de Snaps.

Rivalidade com o Facebook

Há indicativos de que essa possível rivalidade tenha tido início em 2013, quando os proprietários do aplicativo recusaram a oferta de US$ 3 milhões (mais de R$ 12 milhões) feita pelo Facebook. A companhia buscava correr atrás de um público que ainda não havia conquistado: os adolescentes.

Além disso, os jovens adultos também estavam usando cada vez mais o app. Então, em 2016, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou a compra do aplicativo MSQRD. O programa criava filtros semelhantes aos presentes nos snaps.

Quem é ativo nas redes sociais pôde notar que, a partir de 2016, o Facebook passou a adicionar o recurso Stories em uma série de apps que pertencem a empresa. Entre eles estão o próprio Facebook, o Instagram, o Messenger e o WhatsApp.

Logo, começaram as comparações e insinuações de que a companhia estava copiando a funcionalidade criada pelo Snapchat. Os filtros usavam a tecnologia adquirida com a aquisição do MSQRD.

A ação parece ter dado certo, uma vez que, em 2019, mais de 500 milhões de contas do Instagram, Facebook (e Messenger) e WhatsApp usaram os Stories diariamente, em cada app. Já no Snapchat, esse número é de “apenas” 190 milhões.

Como criar uma conta no Snapchat e adicionar amigos

Para usar o Snapchat, primeiramente, é necessário fazer o download do app em sua versão para Android ou iOS. O programa é gratuito nas duas plataformas.

Depois de instalado, o usuário deve abrir o app e tocar em Criar conta. Em seguida, precisa informar nome e sobrenome e ir ao item em Criar conta e aceitar. Como é necessário ter mais de 13 anos para usar o programa, informe sua data de nascimento e, depois, aperte em Continuar.

O programa irá sugerir um nome de usuário. Para alterar, toque sobre Mudar meu nome de usuário e digite aquele que desejar. Caso esteja disponível, vá novamente em Continuar.

Agora, defina uma senha de acesso e, depois, indique seu e-mail e número de telefone móvel. Um código de acesso será enviado para o seu celular. Insira o número recebido e, pronto, é só começar a usar o Snapchat.

Como adicionar amigos no Snapchat

É possível adicionar amigos no Snapchat de algumas formas. Ao criar a conta, o app sugere a sincronização com seus contatos do celular, o que faz com que, imediatamente, seja feita a solicitação de amizade para todos da sua lista telefônica que usem o programa.

Isso pode incluir pessoas com quem não se tem tanta intimidade e membros do trabalho, com quem talvez não deseje compartilhar algumas brincadeiras.

Tudo sobre o Snapchat

Ao entrar no aplicativo, o usuário se depara, na tela inicial, com um ícone de um bonequinho com um símbolo de mais. Ao tocar sobre ele, é direcionado para a seção Adicionar amigos. Digite o nome ou nome de usuário de quem procura.

A pessoa também pode enviar seu snapcode, uma espécie de QR Code individual que dá acesso a cada perfil de usuário. Nesse caso, é só ir no ícone quadrado com o fantasminha localizado dentro da barra de pesquisa. Depois, toque sobre a imagem do Snapcode e o contato será adicionado.

Como usar os filtros do Snapchat

Um dos principais atrativos do Snapchat são seus filtros com efeitos incríveis. Além de mudar a aparência, também podem alterar a voz. Para usá-los, basta abrir o programa e tocar sobre o ícone de uma carinha, que fica ao lado do botão central.

Ao arrastar o dedo da direita para a esquerda, são exibidas as opções disponíveis. Toque sobre aquele que deseja aplicar, seja através da câmera traseira ou frontal.

Tudo sobre o Snapchat

Se quiser fazer uma foto, basta encostar no botão do filtro novamente. Caso prefira um vídeo, pressione o botão e segure até finalizar a gravação. Note que, logo depois, surgirá no canto direito uma série de opções. Elas permitem fazer as edições nos snaps.

Além disso, ao arrastar o dedo da direita para a esquerda da tela, são exibidos filtros que podem ser sobrepostos ao conteúdo capturado. Para vídeos, há também o recurso para acelerar ou reduzir o ritmo da voz e colocar o áudio de trás para frente.

Como publicar ou compartilhar Snaps

Para publicar a foto ou vídeo no próprio Snapchat, toque sobre a seta azul, na parte inferior direita da tela. Se desejar que todos vejam, vá em Minha história. Caso opte que todos os usuários do Snapchat também tenham acesso ao conteúdo, se pesquisarem por sua zona geográfica, escolha Nossa história.

Mas se preferir compartilhar com um ou alguns contatos específicos, toque sobre seus nomes na lista. Independente da sua escolha, confirme-a na seta azul, localizada na parte inferior da tela.

Se não quiser dividir o resultado com ninguém ou preferir publicá-lo em outras redes sociais, é possível salvá-lo na galeria do celular. Para isso, toque sobre o ícone de uma seta para baixo, no canto inferior esquerdo.

Eles também ficarão guardados na seção Memórias. A pasta pode ser acessada através do ícone de duas fotos, localizado abaixo do círculo principal da página inicial do aplicativo.

O filtro de bebê (ou qualquer outro) não aparece no Snapchat? Veja como encontrar

Depois que o filtro de bebê viralizou, não apenas no Snapchat como também em outras redes sociais, muita gente voltou a baixar o aplicativo para usar o efeito em suas fotos e vídeos.

Mas o que não faltou foi decepção, uma vez que a lente não estava disponível para todos os usuários. Se esse foi o seu caso, não precisa se preocupar, você não ficará de fora das últimas tendências.

Basta abrir o app e, na tela inicial, arrastar a tela da direita para a esquerda, para acessar a seção Descubra. Nela, são exibidos os Stories dos amigos e das pessoas que o usuário segue, além de sugestões feitas do próprio app.

Tudo sobre o Snapchat

Encontre alguém, dentre essas opções, que tenha feito um vídeo com o filtro de bebê ou algum outro que queira usar, mas ainda não tem. Será exibida, na parte inferior da tela, a opção Experimentar Lente.

Em seguida, como sugere o programa, toque para destravar o efeito. Imediatamente, o recurso estará disponível entre os demais filtros do Snapchat. Depois, é só usar como qualquer outra lente, como explicamos acima.

Bate-papo do Snapchat: mensagens que se autodestroem

Em sua primeira versão, o Snapchat era apenas um app de bate-papo com mensagens efêmeras, ou seja, que se apagavam após certo tempo. O recurso continua até hoje. Depois que o usuário lê a mensagem recebida, ela some.

Com as fotos e vídeos trocados através do chat, é possível ter uma segunda chance. A imagem fica no ar por alguns segundos e fecha. Para ver pela segunda vez, basta segurar a mensagem que aparece na tela.

Depois disso, o registro fica guardado só na cabeça do usuário, já que não pode mais ser exibido. A pessoa pode até tentar salvar o conteúdo fazendo uma captura de tela, mas quem enviou ficará sabendo que isso foi feito.

O chat do Snapchat suporta conversas por texto e chamadas de voz e vídeo com até 15 participantes. Durante o bate-papo, as lentes podem ser usadas para tornar a conversa ainda mais divertida.

O que significa o foguinho e outros ícones no Snapchat

Ao lado do nome de alguns dos seus contatos são exibidos ícones como o de um foguinho, corações ou carinha com óculos. São os chamados Emojis de Amigo e mudam de acordo com a sua interação com os outros usuários.

Entenda o que eles significam:

  • Foguinho 🔥: indica pessoas com quem você fala todos os dias. Caso fiquem quase 24 horas sem trocar mensagens, surge uma ampulheta (⌛️), que indica que o fogo entre vocês está se apagando.
  • Coração amarelo 💛: melhores amigos
  • Coração vermelho ❤️: melhores amigos há, pelo menos, duas semanas.
  • Dois corações 💕: os dois são melhores amigos há dois meses.
  • Sorriso tenso 😬: você e essa pessoa têm um melhor amigo em comum;
  • Sorriso de olhinhos fechados 😊: grande amigo, mas não o melhor.
  • Carinha de óculos escuros 😎: você e essa pessoa compartilham um grande amigo;
  • Bolo 🎂: é aniversário dessa pessoa.

Bitmoji: o que é isso?

É seu avatar personalizado dentro do Snapchat. Para criar um, é necessário fazer o download do app Bitmoji para Android e iOS e definir todas as suas características no personagem.

Tudo sobre o snapchat

Depois de criado, entre no Snapchat e toque no ícone de perfil, na parte superior à esquerda da tela inicial. Dentre as opções que aparecem, vá em Adicionar Bitmoji e siga as instruções do app.

O emoji pode ser usado tanto na imagem de perfil quanto adesivo nas fotos e vídeos e nos chats com os amigos. As opções de figurinhas são muitas (mesmo!) e os personagens costumam ficar bem parecidos com seus donos.

Se você é fã de apps de edição de imagens, vai curtir nossa lista de aplicativos que transformam suas fotos em caricaturas. E para quem quer ganhar ainda mais seguidores no Instagram, precisa conferir nossas 10 dicas para deixar seus stories muito mais atrativos!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.