Soft Girl, VSCO Girl e eGirl: o que significa cada um dos estilos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Soft Girl, VSCO Girl e eGirl. Quem usa os apps TikTok e Instagram provavelmente já ouviu falar sobre esses termos. Eles se referem a estilos de vida, vestimenta e maquiagem que fazem com que os usuários se destaquem em suas publicações nas redes sociais.

Cada um deles apresenta suas próprias características estéticas, de comportamento, maquiagens, preferências musicais e de consumo.

O AppGeek preparou um guia para que não fique de fora das tendências!

Soft Girls

A estética Soft Girl é a mais mais fofinha, meiga e delicada das três desta lista. No Instagram, mais de 136 mil publicações usam a hashtag #softgirl, enquanto, no TikTok, plataforma na qual realmente é popular, são mais de 188 milhões de posts.

De acordo com o Urban Dictionary, meninas que se identificam com o estilo costumam amar clipes e tiaras de cabelo e a cor pêssego. Corações sob os olhos e sardinhas também são usados, assim como pinturas de nuvens nas bochechas.

A maquiagem traz um blush forte e bem marcado nas têmporas e no nariz. O iluminador costuma arrematar a produção, normalmente nas cores branco, rosa ou pêssego. O brilho precisa estar presente.

Os tons pasteis dominam as fotos, roupas e acessórios. Os guarda-roupas dessas meninas são compostos de saias de tênis, blusas com temas fofos e jeans pouco justos.

Vídeos das Soft Girls no TikTok

Um dos vídeos mais populares relacionados ao tema são aqueles em que os usuários se transformam de eGirls em Soft Girls, mostrando a mudança de estilo. Os filmes começam com os tiktokers com maquiagens e roupas escuras e sombrias e expressões fechadas.

Após um salto, vem a transformação. Surgem as cores em tons pasteis, makes mais leves e um sorriso tímido no rosto.

Outra tendência relacionada ao termo é o desafio #softgirlchallenge. Nele, as meninas mostram como fazer maquiagens abusando dos tons de rosa e pêssego para chegar ao visual fofo desejado.

Quais são os interesses das soft girls?

De acordo com o site MadMoiZelle, as Soft Girls costumam gostar de bichos de pelúcia, roupas e acessórios em couro e veludo e lantejoulas. As peças mais largas são uma opção, assim como as meias com temas estampados e os tênis mais pesados, como o Disruptor da Fila.

O que é TikTok: tudo sobre o app de vídeos mais baixado do mundo!

Curiosamente, o estilo musical pode ter a ver com a sua versão oposta, as e-Girls. A cantora Billie Eilish encabeça a lista de preferidos dessa galera, juntamente com Lana Del Rey e o rapper A$AP Rocky.

Soft boy e Soft Szn

Esses dois termos também estão relacionados à estética usada pelas Soft girls. A expressão #Softszn surgiu no TikTok e vem de Soft season, que significa temporada leve, em tradução livre.

Teve início com os vídeos de transformação de tiktokers, que vão de durões a fofos. Ou seja, de eGirls e eBoys em Soft Girls ou Soft Boys. Por falar em Soft Boys, mais do que um estilo estético, os conteúdos produzidos têm sido usados para abordar a questão da masculinidade tóxica.

A metamorfose virtual abre uma brecha para o debate de que os rapazes podem, sim, ser mais sensíveis e vulneráveis. E que isso nada tem a ver com perda de masculinidade.

eGirl

O termo eGirl é uma versão reduzida da expressão eletronic girl ou garota eletrônica, em tradução livre. A hashtag #egirl apresenta surpreendentes mais de 1,5 bilhão aparições no TikTok e mais de 675 mil no Instagram.

Pode ser considerado como uma espécie de oposto das Soft Girls. O estilo inclui maquiagens que remetem ao gótico e roupas inspiradas no punk rock.

De acordo com o site de atualidades StayHipp, o visual também inclui blush de forma marcada no nariz e nas bochechas. Sob os olhos, também desenham corações, falsas sardinhas ou pintas.

Outra característica são os olhos bem marcantes, com traços feitos com delineador. Os cabelos podem ser coloridos por inteiro ou com algumas mechas rosas, azuis ou outras cores divertidas.

Argolas no nariz e piercing no septo também estão presentes. Saias de cintura alta e camisetas de banda, assim como blusas listradas de manga comprida podem completar o visual.

Vídeos das eGirls no Tik Tok

Com mais de 1,5 bilhão de hashtags associadas, dá para imaginar os conteúdos relacionados ao tema sejam bastante variados. Mas há dois modelos que viralizaram e são copiados por milhões de usuários da rede social.

Os chamados eGirl factory (fábrica de eGirl) ou filmes nos quais tomam um eGirl juice (suco eGirl) seguem a mesma linha. Neles, uma pessoa comum é transformada em uma garota que segue o estilo. Muitas vezes, as personagens são mães, avós ou meninos.

Já o #wannabechallenge traz as meninas dançando um cover da música Wannabe, do grupo britânico Spice Girls. Na maior parte das vezes, as usuárias buscam reproduzir com perfeição os movimentos criados pela coreógrafa Kyle Hanagami.

Veja também como encontrar filtros e efeitos escondidos no Instagram Stories!

Quais são os interesses das eGirls?

Até recentemente, o termo eGirl era usado de forma pejorativa, para definir meninas que jogavam games como forma de chamar a atenção dos rapazes.

Com a popularização trazida com o TikTok, a expressão perdeu a conotação sexista e misógina. Infelizmente, entretanto, ainda pode ser associado assim por alguns.

De acordo com o site The Independent, não é fácil definir quem é uma eGirl. Inclusive, o esperado é que a própria pessoa tenha a liberdade de se considerar ou não como tal.

De um modo geral, seus gostos são associados a videogames, memes e animes, bem como aos cabelos coloridos e maquiagem característica. No quesito música, costumam preferir um rock mais melancólico, como os dos artistas Billie Eilish e Twenty One Pilots.

VSCO Girl

As VSCO Girls são solares, têm uma energia mais praiana e leve. Apesar de o termo e o estilo de vida serem associadas à estética do app de edição de imagens VSCO, sua popularização aconteceu em outras plataformas.

A hashtag #vscogirl aparece mais de 1,5 bilhão de vezes no TikTok e 1,5 milhão no Instagram. No YouTube, é tema de centenas de vídeos, muitos deles ensinando a como aderir ao referido estilo.

Inspiradas nas imagens editadas no VSCO, que costumam ter um ar clean, o visual dessas meninas segue a linha básica, mas antenada com a moda. Assim, a maquiagem é a mais natural possível, dando um aspecto saudável. As cores estão presentes nos looks, normalmente, em tons pastéis.

De modo geral, o título está associado a hábitos de consumo e marcas usadas. Basicamente, incluem itens como garrafas de água Hydro Flask, canudos de metal e sandálias Birkenstocks. Mochila Fjallraven e roupas das lojas Brandy Mellville e Urban Outfitters também compõem a lista.

O visual pode incluir ainda cordões de conchas, pulseiras da amizade feitas à mão e prendedores de cabelo bufantes. Sustentar o look, no entanto, é para poucas, uma vez que boa parte dos acessórios citados não é barato.

Fotos e vídeos das VSCO Girls

Os conteúdos produzidos relacionados ao termo costumam ensinar a como ser uma VSCO Girl ou a seguir a estética. No YouTube, o mais comum são vídeos de como compor um visual gastando pouco, escolher as roupas e penteados e indicando os itens indispensáveis.

Também há muitos filmes de youtubers se transformando em VSCO Girls. Já no TikTok, o exibicionismo fala mais alto e costumam ser populares os vídeos em que são mostrados os itens do estilo que a usuária possui.

É uma espécie de checklist que prova que elas pertencem, sim, àquele grupo.

No Instagram, o conteúdo relacionado à hashtag costuma incluir fotos editadas no app VSCO ou de meninas que querem mostrar o visual que seguem o estilo. Normalmente, as imagens são feitas em ambientes praianos ou relaxantes.

Outra tendência são registros em paredes com desenhos e grafites de asas.

Quais são os interesses das VSCO Girls?

Como já se pode imaginar, possuir os itens fundamentais para ser uma VSCO Girl é um dos principais interesses dessas meninas. No entanto, apesar do aspecto consumista, costumam advogar em prol de causas ambientais.

Por isso, os canudos de metal e a garrafa de água ecológica fazem parte da lista de seus pertences.

Quais apps são usados pelas Soft Girl, VSCO Girl e eGirl?

Os principais apps usados pelas meninas que seguem as tendência Soft Girl, VSCO Girl e eGirl, são o TikTok, o Instagram e o VSCO. No entanto, para tornar os vídeos e fotos mais sofisticados e cheios de efeitos diferentes, elas podem recorrer a outros programas e apenas compartilhar nessas redes sociais.

O editor de vídeos Kwai é um deles. Além de oferecer recursos bastante semelhantes aos do TikTok, ficou famoso por permitir publicar os filmes diretamente no Status do WhatsApp. Há também quem não deixe de lado o Snapchat, que foi um dos apps precursores no que diz respeito ao uso de filtros de realidade aumentada.

Para se destacar dos demais e utilizar filtros e efeitos visuais diferenciados, muitos deles variam os apps de edição de imagem utilizados. O AppGeek, inclusive, listou os 7 melhores editores de vídeo gratuitos para celular, para os interessados em criar conteúdos de qualidade.

A situação é a mesma no que diz respeito às fotos postadas nas redes sociais. Quanto mais original, melhor. Portanto, as meninas pesquisam a fundo as melhores combinações de filtros e efeitos para ficar com o visual perfeito.

Para isso, precisam ter os softwares certos instalados. Quer saber quais são? Confira a lista dos melhores apps de montagem e edição de fotos que você precisa conhecer.

Mais do que seguidores, curtidas ou comentários, o importante é se divertir fazendo fotos e vídeos. E, ao mesmo tempo, ficar atenta para evitar expor informações que permitam que desconhecidos saibam onde vive, estuda ou trabalha.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.