Aprenda a criar tabela dinâmica no Excel e no Google Planilhas


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Criar uma tabela dinâmica no Excel ou no Google Drive não é uma missão tão difícil quanto parece. O recurso permite visualizar e resumir dados de tabelas sem precisar usar qualquer fórmula! Ou seja, é muito útil para quem não tem tanta prática com planilhas.

O AppGeek ensina como criar tabelas dinâmicas nesses dois editores e facilitar sua vida. Confira!

Como criar uma tabela dinâmica no Excel

Para se criar uma tabela dinâmica no Excel, é necessário ter, no mínimo, a versão 2013 do programa. As edições anteriores não contam com o recurso.

1. Abra o documento do Excel com a tabela que deseja transformar em tabela dinâmica;

2. Selecione o trecho da tabela que deseja incluir na tabela dinâmica. Para isso, clique sobre a primeira célula, mantenha a tecla Shift pressionada e clique sobre a última célula da tabela. Se quiser selecionar células independentes, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto clica sobre as células;

3. Em seguida, na aba Inserir, vá em Tabela dinâmica;

tabela dinâmica excel

4. Na janela que abrir, realize as seguintes ações:

Tabela dinâmica Excel

  • Marque a opção Selecionar uma tabela ou intervalo;
  • Logo abaixo, em Tabela/Intervalo, confirme se o intervalo das células selecionado está correto. Normalmente, ele é exibido automaticamente;
  • Em Escolha onde deseja que o relatório da Tabela Dinâmica seja posicionado, opte por Nova Planilha, caso queira criar a tabela em uma planilha diferente. Ou então, escolha Planilha Existente e selecione, com o mouse, a área onde deseja inseri-la;
  • Conclua o processo em OK;

5. Agora é hora de configurar a sua tabela. Na barra lateral direita, marque os campos (colunas) que deseja incluir na tabela dinâmica. É possível combinar os campos ou visualizar os dados de cada um deles individualmente. A tabela é alterada automaticamente;

Tabela dinâmica Excel

6. Logo abaixo, note que é possível arrastar os campos entre filtros, colunas, linhas e valores;

7. Por padrão, a tabela dinâmica exibe a soma dos valores apresentados. Se quiser alterar a operação, vá em Soma do Montante e, em seguida, em Configurações do campo de valor;

tabela dinâmica excel

8. Na janela que abrir, selecione se deseja que seja exibida a média, o máximo, o mínimo, o produto, entre outras opções. Confirme em OK.

20 dicas para quem não sabe nada de Excel e quer aprender o básico.

Como criar uma tabela dinâmica nas Planilhas do Google Drive

Para realizar o procedimento abaixo, é necessário ter uma conta do Google ou que algum usuário tenha compartilhado uma planilha do serviço com você.

1. Abra a planilha do Google Drive com a tabela para a qual deseja criar uma tabela dinâmica;

2. Selecione as células da tabela que deseja incluir na tabela dinâmica. Para isso, clique sobre a primeira célula, mantenha a tecla Shift pressionada e clique sobre a última célula da tabela. Se quiser selecionar células independentes, mantenha a tecla Ctrl pressionada;

3. Clique em Dados, na parte superior da tela, e opte por Tabela Dinâmica;

Tabela dinâmica Google Drive

4. Na janela que abrir, confira se o intervalo de dados escolhido está correto. Logo abaixo, em Inserir em, opte por Nova página, se quiser criar a tabela dinâmica em uma nova aba. Caso prefira que seja inserida na mesma aba, escolha Página existente. Então, selecione as células onde será aplicada e confirme em Criar;

Planilha dinâmica drive

5. Na coluna lateral, deverá escolher qual conteúdo da tabela dinâmica deseja visualizar. Para isso, clique em Adicionar, ao lado de Linhas ou Colunas. A seguir, selecione os campos a serem exibidos. É possível combinar os campos ou visualizar os dados de cada um deles individualmente. A tabela é alterada automaticamente;

6. Se quiser alterar a operação exibida, vá em Valores e clique em Adicionar. Então, escolha o valor que você quer ver nas linhas ou colunas. Pode ser soma, produto, máximo, mínimo, média, entre outras opções.

O que é e para que serve uma tabela dinâmica?

A tabela dinâmica facilita a visualização e interpretação de dados. Não há um mínimo de linhas ou colunas para fazer uma tabela dinâmica. Mas a ferramenta é perfeita para gerar resumos de planilhas extensas.

De acordo com a Microsoft, a ferramenta permite calcular, resumir e analisar informações. Com isso, facilita a visualização de comparações, padrões e tendências em tempo real. É possível, por exemplo, mover linhas e colunas, filtrar informações, restringir dados de um conjunto e muito mais.

Dicas para fazer uma tabela dinâmica

Se, por acaso, tentou transformar uma tabela em tabela dinâmica e não conseguiu, é possível que tenha cometido algum “erro”. Isso porque, para ser bem-sucedido, é necessário seguir algumas regrinhas simples, mas fundamentais.

  • Os dados precisam estar em formato de tabela e não é permitido ter linhas ou colunas vazias;
  • Os tipos de dados em uma coluna precisam ser os mesmos. Ou seja, não é possível criar uma tabela dinâmica caso a coluna contenha datas e preços, por exemplo;
  • É necessário que cada coluna tenha um cabeçalho;
  • Na tabela dinâmica do Excel, as colunas são chamadas de Campos. De acordo com a Microsoft, isso ocorre por ser um termo tradicional usado em aplicativos de bancos de dados e dados;
  • No caso do Drive, o recurso de tabela dinâmica não está disponível nos aplicativos para Android e iOS, apenas na versão para computadores.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.