Aprenda a criar tabela dinâmica no Excel e no Google Planilhas


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Criar uma tabela dinâmica no Excel ou no Google Drive não é uma missão tão difícil quanto parece. O recurso permite visualizar e resumir dados de tabelas sem precisar usar qualquer fórmula! Ou seja, é muito útil para quem não tem tanta prática com planilhas.

O AppGeek ensina como criar tabelas dinâmicas nesses dois editores e facilitar sua vida. Confira!

Como criar uma tabela dinâmica no Excel

Para se criar uma tabela dinâmica no Excel, é necessário ter, no mínimo, a versão 2013 do programa. As edições anteriores não contam com o recurso.

1. Abra o documento do Excel com a tabela que deseja transformar em tabela dinâmica;

2. Selecione o trecho da tabela que deseja incluir na tabela dinâmica. Para isso, clique sobre a primeira célula, mantenha a tecla Shift pressionada e clique sobre a última célula da tabela. Se quiser selecionar células independentes, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto clica sobre as células;

3. Em seguida, na aba Inserir, vá em Tabela dinâmica;

tabela dinâmica excel

4. Na janela que abrir, realize as seguintes ações:

Tabela dinâmica Excel

  • Marque a opção Selecionar uma tabela ou intervalo;
  • Logo abaixo, em Tabela/Intervalo, confirme se o intervalo das células selecionado está correto. Normalmente, ele é exibido automaticamente;
  • Em Escolha onde deseja que o relatório da Tabela Dinâmica seja posicionado, opte por Nova Planilha, caso queira criar a tabela em uma planilha diferente. Ou então, escolha Planilha Existente e selecione, com o mouse, a área onde deseja inseri-la;
  • Conclua o processo em OK;

5. Agora é hora de configurar a sua tabela. Na barra lateral direita, marque os campos (colunas) que deseja incluir na tabela dinâmica. É possível combinar os campos ou visualizar os dados de cada um deles individualmente. A tabela é alterada automaticamente;

Tabela dinâmica Excel

6. Logo abaixo, note que é possível arrastar os campos entre filtros, colunas, linhas e valores;

7. Por padrão, a tabela dinâmica exibe a soma dos valores apresentados. Se quiser alterar a operação, vá em Soma do Montante e, em seguida, em Configurações do campo de valor;

tabela dinâmica excel

8. Na janela que abrir, selecione se deseja que seja exibida a média, o máximo, o mínimo, o produto, entre outras opções. Confirme em OK.

20 dicas para quem não sabe nada de Excel e quer aprender o básico.

Como criar uma tabela dinâmica nas Planilhas do Google Drive

Para realizar o procedimento abaixo, é necessário ter uma conta do Google ou que algum usuário tenha compartilhado uma planilha do serviço com você.

1. Abra a planilha do Google Drive com a tabela para a qual deseja criar uma tabela dinâmica;

2. Selecione as células da tabela que deseja incluir na tabela dinâmica. Para isso, clique sobre a primeira célula, mantenha a tecla Shift pressionada e clique sobre a última célula da tabela. Se quiser selecionar células independentes, mantenha a tecla Ctrl pressionada;

3. Clique em Dados, na parte superior da tela, e opte por Tabela Dinâmica;

Tabela dinâmica Google Drive

4. Na janela que abrir, confira se o intervalo de dados escolhido está correto. Logo abaixo, em Inserir em, opte por Nova página, se quiser criar a tabela dinâmica em uma nova aba. Caso prefira que seja inserida na mesma aba, escolha Página existente. Então, selecione as células onde será aplicada e confirme em Criar;

Planilha dinâmica drive

5. Na coluna lateral, deverá escolher qual conteúdo da tabela dinâmica deseja visualizar. Para isso, clique em Adicionar, ao lado de Linhas ou Colunas. A seguir, selecione os campos a serem exibidos. É possível combinar os campos ou visualizar os dados de cada um deles individualmente. A tabela é alterada automaticamente;

6. Se quiser alterar a operação exibida, vá em Valores e clique em Adicionar. Então, escolha o valor que você quer ver nas linhas ou colunas. Pode ser soma, produto, máximo, mínimo, média, entre outras opções.

O que é e para que serve uma tabela dinâmica?

A tabela dinâmica facilita a visualização e interpretação de dados. Não há um mínimo de linhas ou colunas para fazer uma tabela dinâmica. Mas a ferramenta é perfeita para gerar resumos de planilhas extensas.

De acordo com a Microsoft, a ferramenta permite calcular, resumir e analisar informações. Com isso, facilita a visualização de comparações, padrões e tendências em tempo real. É possível, por exemplo, mover linhas e colunas, filtrar informações, restringir dados de um conjunto e muito mais.

Dicas para fazer uma tabela dinâmica

Se, por acaso, tentou transformar uma tabela em tabela dinâmica e não conseguiu, é possível que tenha cometido algum “erro”. Isso porque, para ser bem-sucedido, é necessário seguir algumas regrinhas simples, mas fundamentais.

  • Os dados precisam estar em formato de tabela e não é permitido ter linhas ou colunas vazias;
  • Os tipos de dados em uma coluna precisam ser os mesmos. Ou seja, não é possível criar uma tabela dinâmica caso a coluna contenha datas e preços, por exemplo;
  • É necessário que cada coluna tenha um cabeçalho;
  • Na tabela dinâmica do Excel, as colunas são chamadas de Campos. De acordo com a Microsoft, isso ocorre por ser um termo tradicional usado em aplicativos de bancos de dados e dados;
  • No caso do Drive, o recurso de tabela dinâmica não está disponível nos aplicativos para Android e iOS, apenas na versão para computadores.

A tabela dinâmica pode ser útil para automatizar funções, mas não todas. Por isso, confira nossa lista com mais de 30 fórmulas do Excel para dominar as planilhas. Se quiser, aprenda também a como fazer gráfico no Excel no PC e no celular!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.