Tamanho da imagem para posts no Instagram: do feed ao IGTV


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O tamanho da imagem do post do Instagram varia de acordo com o tipo de publicação feita na rede social. Isso significa que as dimensões das fotos diferem se quiser postar no feed, nos Stories ou no perfil. O mesmo acontece com os vídeos compartilhados no IGTV e no Reels.

O AppGeek preparou um guia com os tamanhos de todos os tipos de posts do Instagram para você não errar mais. Confira ainda como redimensionar as imagens que não possuírem as dimensões recomendadas.

Feed

No feed do Instagram, é possível postar fotos em 3 formatos diferentes. As dimensões recomendadas para cada um deles são:

  • Square (quadrado): 1080 x 1080px (proporção de 1:1)
Foto quadrada de um passarinho postada no Instagram
Foto quadrada (Reprodução/ Instagram)
  • Landscape (horizontal): 1080 X 608px (proporção de 1,91:1)
Mulher de costas dentro de banheira com janela ao fundo postada no Instagram
Foto horizontal (Reprodução/ Instagram)
  • Portrait (vertical): 1080 x 1350px (proporção de 4:5)
Mulher sorrindo para a foto em imagem vertical postada no Instagram
Foto vertical (Reprodução/ Instagram)

Como é possível ver, a largura padrão do app é de 1080 pixels. Por isso, a rede social mantém a resolução original se a foto tiver a largura entre 320 e 1080 pixels.

Também é necessário que a imagem tenha as proporções entre 1,91:1 e 4:5, o que significa de 566 a 1350 pixels.

O Instagram explica que, caso o usuário use uma foto com resolução inferior ao mínimo recomendado, ela será aumentada até chegar a uma largura de 320 pixels. Mas se for acima da permitida, o aplicativo irá reduzi-la à largura de 1080 pixels.

Vídeos

Os vídeos podem ser publicados no feed nos mesmos 3 formatos que as fotos, o que significa que têm as mesmas dimensões recomendadas.

  • Square (quadrado): 1080 x 1080px (proporção de 1:1)
  • Landscape (horizontal): 1080 X 608px (proporção de 16:9)
  • Portrait (vertical): 1080 x 1350px (proporção de 4:5)

O app suporta arquivos de até 4GB, com máximo de 30 FPS e limite de 60 segundos de duração. Se tiver mais tempo, o vídeo deverá ser publicado no IGTV e depois compartilhado no feed.

Carrossel

Mão curtindo post no Instagram ni smartphone com uma xícara de café ao lado

Carrossel é como é chamada a ferramenta que permite postar até 10 fotos e vídeos em uma mesma publicação. O recurso é ideal para compartilhar imagens de um evento ou de uma sessão de fotografia sem precisar fazer um post por clique e flodar o feed.

A sequência pode ser postada em qualquer um dos 3 tamanhos suportados no feed. No entanto, todas as fotos e/ou vídeos publicados devem ter o mesmo formato. Não é possível escolher que uma seja quadrada e as outras no estilo Portrait, por exemplo.

O que significa que as imagens que não sigam a dimensão escolhida terão que ser cortadas ou ampliadas.

Stories

Os Stories são as publicações efêmeras no Instagram que ficam no ar por apenas 24 horas. Esse tipo de post é bastante democrático no que diz respeito ao formato do arquivo, sendo compatível com dimensões que vão de 1,91:1 até 9:16.

Posts nos Stories de uma foto com o fundo rosa, caderno, teclado e mouse
Mesma foto no formato horizontal e no corte vertical no Status do Instagram

Porém, dependendo do formato escolhido, a foto ou vídeo não ocupará a tela inteira. O restante será preenchido com uma cor de fundo e o usuário tem a opção de ampliar e girar a imagem e ocupar o espaço “vazio” como achar melhor.

Se preferir uma postagem sem bordas, o ideal é escolher um arquivo com orientação vertical. As dimensões recomendadas são as seguintes:

  • Story: 1080 x 1920px (ou proporção de 9:16)

Se quiser postar algo menor, saiba que as dimensões mínimas suportadas são de 600 x 1067px. O recurso aceita arquivos de até 4 GB.

Vídeos

As dimensões permitidas e recomendadas dos vídeos são as mesmas das fotos e devem ter a duração entre 3 a 15 segundos. Se fizer o upload de um vídeo mais longo, o app dá a opção de cortar o filme em vários stories de até 15 segundos.

São suportados arquivos no formato MP4 de até 4GB.

Destaques

Perfil do Instagram em modo noturno com destaques dos stories

São exibidos nos Destaques aqueles Stories que os usuários decidem manter no ar por mais que 24 horas. Esses post ficam disponíveis no perfil, logo acima do feed.

É possível escolher uma das fotos salvas como destaque para usar na capa ou criar uma personalizada. A imagem usada é circular e é exibida no tamanho de 161 x 161px.

Para que a imagem mantenha a qualidade, é sugerido o uso do seguinte tamanho e proporção:

  • Quadrado: 1080 x 1080px (ou proporção de 1:1)

Exemplo de capa  para Destaques no Instagram

Não se esqueça de que as bordas serão cortadas pelo círculo. Portanto, se for utilizar algum ícone, ele deve estar bem centralizado e com um pouco de borda sobrando.

Capa para destaque sendo inserida no app do Instagram

Perfil

A imagem de perfil tem 110 x 110px no smartphone e é circular. Por isso, independente do formato, as extremidades da acabam sendo cortadas.

Para garantir uma foto de perfil com qualidade, é recomendável usar um arquivo com, pelo menos, 320 pixels de largura por 320 pixels de altura. Além disso, certifique-se de que os elementos que quer que apareçam estejam no centro da imagem. Caso contrário, serão escondidos pela moldura circular.

Reels

feed do Instagram no modo noturrno
Vídeo do Reels no feed do Instagram e em tela cheia

O Reels é uma ferramenta de criação e edição de vídeos que suporta filmes de até 30 segundos. O resultado pode ser compartilhado diretamente no perfil e nos Stories. As dimensões recomendadas para vídeos do Reels são:

  • Reels: 1080 x 1920px (ou proporção de 9:16)

Se quiser postar os Reels no feed, é importante ter atenção, porque os vídeos são exibidos em formato quadrado e o topo e a parte de cima são cortados. O seguidor só consegue visualizar o conteúdo em tela cheia se tocar para abrir o arquivo.

No entanto, muitas vezes, o usuário não está disposto a abrir a sua publicação. Por isso, se for incluir elementos visuais, textos e legendas, é recomendável que o faça sempre evitando cerca de 20% da parte inferior e 20% da porção superior do vídeo.

IGTV

Vídeo do Reels no feed do Instagram e em tela cheia
Vídeo do IGTV no feed do Instagram e em tela cheia

O IGTV é uma plataforma de vídeos integrada ao Instagram, voltada para o compartilhamento de conteúdos mais longos. Pelo app, é possível subir filmes de até 15 minutos, enquanto pelo PC, o limite sobe para 60 minutos. O tempo mínimo de exibição permitido é de 1 minuto.

É possível carregar vídeos gravados na horizontal e na vertical. Os tamanhos recomendados são:

  • Vertical: 1080 x1920px (ou proporção de 9:16)
  • Horizontal: 1920 x 1080px (ou proporção de 16:9)

Vale destacar que a proporção mínima admitida para vídeos horizontais é de 5:4 e em verticais é de 4:5. Além disso, deve ter a taxa mínima de 30 FPS e resolução de, pelo menos, 720px.

No que diz respeito ao tamanho, suporta arquivos MP4 de até 650 MB para vídeos com até 10 minutos de duração. Já aqueles com até 1 hora, podem ter o máximo de 3,6 GB.

Imagem de capa

O usuário pode escolher um quadro do vídeo como imagem de capa ou fazer o upload de um arquivo JPG. Essa foto é exibida na página do seu canal e nos relacionados do IGTV. O tamanho recomendado é o seguinte:

  • Capa IGTV: 420 x 654 px (ou proporção de 1:1,55)

Vale destacar que, se for compartilhar o conteúdo no feed, ele será exibido em formato quadrado. Por isso, a capa será cortada para atender à proporção de 1:1. Evite inserir texto ou outro elemento visual importante nos 20% superior e inferior da imagem.

Como redimensionar uma imagem para o Instagram

Apesar de o próprio Instagram permitir cortar ou ampliar imagens, é comum os usuários gostarem de visualizar uma foto antes de publicá-la. Para isso, podem recorrer a ferramentas online. Além disso, os apps de Fotos do iPhone e do Android, vêm com editores integrados e opção de recorte fácil.

Online

Reunimos a seguir os dois serviços online e gratuitos que permitem redimensionar as fotos de acordo com o recomendado para o Instagram.

  • Promo: Basta fazer o upload da imagem e rolar a tela para ver as opções tamanho para o feed, story, foto de perfil e capa para destaques. Se quiser alterar o posicionamento, basta clicar sobre o formato desejado e fazer os ajustes.

Foto redimensionada para diferentes tamanhos no site Promo

  • Canva: O Canva é um pouco menos intuitivo para quem não tem experiência nenhuma com edição de imagens, mas isso não significa que seja uma ferramenta difícil de usar. Ao acessar o editor do arquivo, vá em Arquivo → Criar novo design → Digite Instagram na caixa de pesquisa.

Página do Canva com templates para o Instagram

Serão exibidos os nomes dos principais formatos da rede social. Clique sobre aquele que deseja, faça o upload da sua foto em Uploads e arraste a imagem até que seja enquadrada na dimensão desejada.

No app Fotos do celular

Android

1. Abra a foto que deseja postar no app e vá em Editar, na parte de baixo da tela;

Como cortar fotos no editor de imagens do Android

2. Em seguida, toque sobre a opção Cortar;

3. Agora, toque sobre o ícone de um quadrado, para ver as opções de tamanho disponíveis;

Como editar imagens no app Fotos do Android

4. Escolha o formato no qual deseja redimensionar a foto;

5. Se quiser mudar a orientação, toque sobre o ícone do passo 3 novamente e vá em Virar para paisagem ou Virar para retrato;

6. Finalize em Salvar.

iPhone

1. Abra a foto que deseja redimensionar e então, vá à opção, Editar, no canto superior direito da tela;

Editor de imagens do iphone

2. Em seguida, toque sobre o ícone de Recortar :

3. Agora, vá ao ícone formado de um retângulo recortado, no topo da tela à direita;

4. Na parte inferior da foto, serão exibidas diferentes opções de formato de imagem, como quadrado, 9:16, entre outros;

5. Depois de decidir qual usar, finalize em OK.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.