Aprenda a testar a velocidade da internet no PC e no celular


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Testar a velocidade da internet é fundamental para saber se a operadora está entregando o serviço de 4G ou de rede Wi-Fi contratado. Estão disponíveis, gratuitamente, diversas ferramentas de medição, também conhecidas com speed tests.

Há tanto opções online, ou seja, acessíveis pelo navegador, quanto apps para Android e iOS. Em geral, as aplicações do gênero medem a velocidade da rede para realizar o download e upload de arquivos.

Também costumam mensurar a latência da conexão. Isso significa o intervalo de tempo que o sinal emitido por um dispositivo leva para chegar ao destino final e voltar ao aparelho de origem.

Dentre as ferramentas online gratuitas disponíveis, podemos listar as seguintes:

Como testar a velocidade da internet

Em nosso tutorial, utilizaremos o serviço do Simet para medir a velocidade internet de banda larga. De um modo geral, todos os serviços citados acima funcionam de maneira bastante semelhante.

Recomenda-se ficar próximo ao modem ou roteador para realizar o teste, a fim de evitar possíveis interferências ou ruídos.

1. Acesse o site do medidor Simet pelo navegador de sua preferência;

2. Ao entrar na página, a verificação de seus dados de rede começará automaticamente. Caso seja solicitado, permita o acesso à sua localização;

3. Após alguns segundos, o serviço exibirá os resultados: velocidade de download e upload, latência (ping), perda e jitter;

Medir velocidade da internet no PC

4. Caso queira repetir o teste, basta clicar no botão Play, abaixo da palavra Medir.

Como testar a velocidade da internet móvel

Alguns dos speed tests online também são capazes de medir a velocidade da internet móvel (4G e 3G), como o Fast. No entanto, na maioria dos casos, é necessário fazer download de um app para saber a qualidade da conexão de banda larga móvel.

Todos os serviços acima citados apresentam versões para download em dispositivos móveis. Em nosso teste, utilizaremos o medidor de velocidade Meteor. A ferramenta é capaz de testar a velocidade do Wi-Fi e da rede móvel às quais o smartphone está conectado.

1. Baixe e instale o aplicativo Meteor, disponível para aparelhos Android e iOS;

2. Desative a rede Wi-Fi e confira se seus dados móveis estão ligados;

Medir a velocidade da internet no celular

3. Abra o app e toque em Começar!;

Medir velocidade da internet no celular

4. Concorde com os termos em OK;

5. Em seguida, permita que o app tenha acesso à localização do dispositivo;

6. Para dispensar o assistente do programa, toque em Ignorar;

7. Agora, dê início ao processo, em Começar teste;

Medir a velocidade da internet no celular

8. Aguarde alguns segundos, até que o resultado seja exibido. O app informa a velocidade de download, upload e ping. Também informa sobre o desempenho de alguns aplicativos na rede, como YouTube, Spotify e Google Chrome.

Entenda a medição de velocidade da internet

O que é Mbps?

Mbps é a sigla para megabits por segundo. Essa é a unidade padrão utilizada para medir a velocidade de transferência de dados em redes de transmissão, como é o caso da internet. Um megabit equivale a 1 milhão de bits, que é a menor unidade capaz de ser medida por computadores.

Sendo assim, quando um teste informa que a velocidade de download é de 5 Mbps, significa que sua rede é capaz de receber 5 milhões de bits a cada segundo para baixar um arquivo.

O que é velocidade de download e upload?

Velocidade de download se refere à rapidez na qual a rede consegue baixar um arquivo. Já a velocidade de upload diz respeito à agilidade para enviar esses arquivos. Quanto maiores os valores, mais rápido será para baixar ou enviar itens através da sua rede.

O que é ping?

O ping, também conhecido como latência bidirecional, é o tempo de reação da internet. Corresponde à medida de tempo, em milissegundos, para que um pacote de dados saia do aparelho, chegue ao destino final e volte ao dispositivo de origem.

Por exemplo, é o tempo para que um e-mail saia do computador de uma pessoa, chegue ao servidor para o qual foi enviado e a informação retorne ao PC inicial. Nesse caso, quanto menor o valor, melhor a qualidade de navegação.

O que é perda?

De acordo com o site do medidor Simet, a perda corresponde à “porcentagem de mensagens enviadas pela rede que não consegue chegar ao destino”. Isso pode ocorrer quando a rede está congestionada, atrapalhando a navegação e a jogabilidade, no caso de games online.

O que é jitter?

O jitter verifica a variação de atraso no envio de pacotes de dados na rede em sequência. Quando há um bom funcionamento, o esperado é que esse intervalo de tempo seja similar em cada transferência. De acordo com o Simet, caso isso não ocorra, as mensagens podem chegar fora de ordem e causar demora nas aplicações.

Agora que já sabe medir a velocidade da sua internet, veja como alterar a qualidade de vídeo na Netflix de acordo com os dados da sua rede. Mas se no momento a sua operadora não está colaborando, conheça 5 apps para descobrir senha de Wi-Fi em qualquer lugar.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.