O que é TikTok: tudo sobre o app de vídeos mais baixado do mundo


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O TikTok é um app de criação vídeos curtos famoso pelos recursos de edição fáceis e de dublagem de músicas (lip-syncing). Em 2018, se fundiu com o aplicativo Musical.ly, que oferecia funcionalidades semelhante. Mais que um editor de filmes, o programa funciona também como uma rede social.

É possível compartilhar suas criações, seguir e interagir com outros usuários (também chamados de tiktokers)e participar de uma série de desafios. Conhecidos como challenges, aliás, são uma febre cada vez maior, como o #motivationchallenge ou o #evolutionchallenge.

Em agosto de 2019, virou notícia por se tornar o app mais baixado do mundo no Android e iOS, de acordo com o site especializado Sensor Tower. O AppGeek explica a seguir tudo sobre o TikTok para que não fique por fora. Confira as principais funções, dicas para usar e muito mais!

O que é o TikTok?

TikTik

O TikTok é um aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos gratuito disponível para Android, iOS e dispositivos da Amazon. O app oferece uma série de filtros e efeitos de realidade aumentada, como aqueles do Snapchat e Instagram Stories.

O usuário é capaz de criar vídeos de até 15 ou 60 segundos ou usar algum da galeria. É possível incluir trilha sonora, mudar a velocidade, aplicar filtro de beleza e muito mais. Depois de pronto, é permitido ainda alterar a música, incluir efeitos, inserir outros filtros de realidade aumentada, entre outras opções.

O conteúdo pode ser compartilhado na rede social do app, que, tem mais de 500 milhões de usuários mensais ativos. Quanto mais original for seu vídeo, participar dos desafios e usar hashtags, maiores são as chances de ganhar seguidores. E, quem sabe, virar um tiktoker de sucesso.

Como criar uma conta no TikTok

Para usar o TikTok como ferramenta de criação de vídeos, não é necessário ter uma conta. Entretanto, se quiser usá-lo de forma social ou salvar suas preferências, é, sim, preciso ser um usuário do programa.

O serviço permite realizar o cadastro com o número de telefone, endereço de email ou credenciais do Facebook, Instagram, Twitter, VK, Line ou Kakao Talk. Se, por acaso, já era usuário do app Musical.ly, sua conta foi, imediatamente incorporada pelo TikTok e não é preciso criar uma nova. Apenas fazer o login.

Como criar um vídeo no TikTok

O recurso de criação de vídeos oferece uma grande variedade de ferramentas para tornar o filme o mais divertido possível. Confira no passo a passo como usar cada uma delas.

Mas, antes, toque sobre o ícone de + na parte inferior da tela inicial do app, para acessar a função de criação e edição de conteúdos.

Efeitos

TikTok

Confira como usar o filtro de cachorro do Instagram, o Sasha Dog

aso queira usar um efeito de realidade aumentada, daqueles que "encaixam" no rosto, toque sobre Efeitos. Eles são divididos por categorias, como Make, Comédia, Efeitos, Zodíaco, entre outros.

Basta passar de uma a uma para conferir todas as opções disponíveis. Toque sobre aquele que deseja para usar e mire a câmera (traseira ou frontal) para um rosto. Se for a primeira vez que o utiliza, será necessário aguardar alguns segundos para baixá-lo.

Adicionar som

TikTok

Um dos principais atrativos do TikTok é a possibilidade de dublar músicas e falas divertidas. Se quiser fazer um filme com lip-syncing, vá em Adicionar som, no topo da tela do editor.

O usuário pode pesquisar pela música que deseja na barra de pesquisa ou explorar as listas de reprodução criadas pelo serviço. Ao tocar sobre uma faixa, surgirá um retângulo com um símbolo de check, enquanto a faixa é reproduzida. Se quiser usar a canção, toque sobre esse retângulo.

Aguarde alguns segundos para carregar e, logo, você será direcionado para a tela de gravação de vídeos.

Gravar o vídeo

Tiktok

Se optou por usar uma trilha sonora, saiba que só é permitido fazer vídeos de até 15 segundos. Caso não queira usar o recurso, pode selecionar 60 s (60 segundos), localizada abaixo do botão central vermelho, de gravação.

Logo acima desse botão, há uma linha com as opções 0.3x, 0.5x, 1x, 2x e 3x. Cada uma delas indica a velocidade em que o filme será filmado. Quanto maior o número, mais rápido será. O 1x indica a velocidade normal. É possível mudar o tempo no meio da gravação do vídeo, como explicaremos a seguir.

Se deseja usar filtros que criam uma espécie de “aura” à imagem, acesse o item Filtros, no canto direito da tela. Ou arraste o dedo da direita para a esquerda, para visualizá-los.

Para começar a gravar, segure o botão vermelho na parte inferior da tela. Ao soltá-lo, a gravação é parada e é permitido alterar as configurações de velocidade e filtro escolhidas anteriormente. O efeito, entretanto, não pode ser alterado.

Muitos aproveitam essa pausa para criar efeitos “mágicos” nos vídeos. Por exemplo, mudar de figurino ou penteado, fazer surgir algo que não estava em exibição, entre outros.

Terminada a gravação, toque sobre o ícone de um círculo vermelho menor, com o ícone de check dentro.

Como editar um vídeo no TikTok

TikTok

Depois de gravado o vídeo, o usuário pode fazer algumas edições antes de salvar ou publicar. Note que há quatro opções na barra inferior e três na lateral direita. São elas:

Sons

Permite incluir uma música depois que o filme é gravado ou, então, trocar aquela escolhida inicialmente.

Efeitos

TikTok

Saiba como encontrar filtros e efeitos escondidos no Instagram Stories!

Oferece uma grande variedade de recursos. Em Visual, basta manter o dedo pressionado durante o tempo que deseja para aplicar filtros. Há corações, estilo neon, chuva e dezenas de outros itens gratuitos que que sobrepõem a imagem.

Ainda dentro de Efeitos, há a aba Sticker, que adiciona adesivos de realidade aumentada. Insira a cara de um panda, engorde alguns quilos, fique com o maxilar enorme, entre outros.

Já em Transitions estão disponíveis diversos efeitos de transição, enquanto em Split, há uma série de recursos para dividir a tela. Por fim, na aba Tempo, estão os efeitos Reverso, de aceleramento (Flash) ou câmera lenta.

Para aplicar as edições feitas, vá em Salvar, no canto superior direito da tela.

Personagem

Apesar do nome, o recurso permite escrever um texto sobre o vídeo. É possível escolher entre cinco tipos de fontes, inserir ou remover fundo e posicionar o conteúdo na tela.

Stickers

O usuário pode incluir adesivos e emojis ao vídeo através da opção Stickers. Eles podem ser animados (no estilo GIF) ou estáticos. Se por acaso desistir de algum que tenha selecionado, basta arrastar para o topo da tela para excluir.

Filtros

Aqui, os usuários encontram os mesmos filtros disponíveis antes da gravação. É mais uma chance para personalizar o filme do jeito que desejar. Assim como anteriormente, eles também podem ser aplicados ao arrastar a tela da direita para a esquerda.

Cortar

Tiktok

No item Cortar, é possível alterar o trecho da música utilizado em seu vídeo. Os vídeos musicais têm 15 segundos de duração e as canções, em geral, cerca de 30 segundos.

Para isso, basta arrastar a barrinha azul de um lado para o outro. Depois, é só confirmar no retângulo vermelho com o ícone de check.

Volume

O recurso permite aumentar ou diminuir o volume da trilha sonora ou do som original do vídeo, caso exista. Quanto mais para a direita, mais alto o som.

Avançar

Fez todas as edições desejadas? Então vá no botão Avançar, no canto inferior direito da tela, para compartilhar o resultado com seus amigos do TikTok (e também de outras redes sociais).

Como publicar um vídeo feito no TikTok

TikTok

Compartilhar um vídeo no TikTok não é muito diferente de como é feito em outras redes sociais. Escreva a legenda, marque os amigos e adicione as hashtags que quiser. Você também pode escolher o frame (trecho do filme) que irá ilustrar a chamada, em Selecionar capa.

Logo abaixo, é possível desligar os comentários, escolher quem pode ver seu post e permitir que façam duetos com ele. Também pode optar para salvar a publicação no álbum do celular.

Se quiser, toque sobre os ícones do WhatsApp , Instagram ou Facebook para publicar o conteúdo simultaneamente nessas redes sociais. Apenas os vídeos públicos podem ser compartilhados.

Se não achar que ainda é hora de publicar, também pode salvar o filme como rascunho, para visualizar ou postar depois.

Kwai: como criar vídeos incríveis e compartilhar no Status e Stories!

TikTok: dicas e curiosidades

Se você é novo no TikTok, vai gostar de conferir algumas dicas para aproveitar ainda mais o aplicativo febre do momento.

Baixar vídeos de outros usuários

TikTok

Diferente de outras redes sociais, é bem simples fazer o download de vídeos de outros usuários. Ao assistir a um filme curto, note que há o ícone de uma seta, na lateral direita da tela.

Em seguida, serão exibidas opções de compartilhamento com outras redes sociais e também o item Salvar vídeo. Ao tocar sobre ele, o conteúdo é baixado na galeria de seu smartphone.

Editar vídeos da galeria do smartphone

TikTok

Sim, é possível editar vídeos que já estejam prontos em seu celular. Para isso, basta seguir o caminho: ícone de +Realizar upload (canto inferior esquerdo da tela) → toque sobre o vídeo que deseja usar → Avançar.

Depois, é só fazer as edições que desejar, como adicionar trilha sonora, efeitos, stickers, entre outros recursos presentes no tópico

Encontrar outros tiktokers

tiktok

Há algumas formas de encontrar outros usuários do TikTok. Na aba início, do menu inferior, acesse o item Para você, no topo da tela, para conferir vídeos que estão em alta e que pode gostar. Para passar para o filme seguinte, basta arrastar a tela de baixo para cima.

Gostou do canal? Acesse a imagem do perfil com um ícone de +. Também é possível curtir a publicação (coração) e fazer comentário (balão de diálogo).

A aba Descobrir também oide ser usada para buscar por outros tiktokers. Digite o nome do usuário que procura na barra de pesquisas ou explore as hashtags em destaque. Em geral, elas dizem respeito a um dos vários desafios, que viraram febre no aplicativo.

Mantenha a sua privacidade

TikTok

Gosta de criar vídeos, mas não se sente à vontade para que desconhecidos assistam? Então configure o seu perfil como privado. Para isso, em seu perfil (ícone de bonequinho), toque sobre o ícone de três pontinhos para acessar as opções.

Então, vá em Privacidade e segurança e ative a chave relativa ao item Conta Privada.

Quer mais opções? Confira então a lista com os 7 melhores editores de vídeo gratuitos para celular. Mas se o que gosta mesmo são dos filtros divertidos, precisa conhecer 6 aplicativos que vão transformar suas fotos em caricaturas.

E ainda: descubra o que significam as tendências Soft Girl, VSCO Girl e eGirl, que são febre no TikTok e no Instagram.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.