Como tirar propaganda e remover anúncios do celular


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Tirar propaganda do celular é o desejo de qualquer um que esteja cansado de receber mensagens com anúncios indesejados. Eles surgem como pop-ups, mensagens na aba de notificações, recados na tela de bloqueio, entre outras maneiras inconvenientes.

Para ajudar, o AppGeek mostra como desativar os anúncios nos aparelhos Android. De quebra, ainda dá dicas para prevenir que esse tipo de publicidade volte a aparecer no seu smartphone.

1. Ative o Play Protect

Muitos dos anúncios indesejados que surgem na tela do seu celular podem ser provenientes de apps que fazem mau uso das políticas do Google. A empresa permite que propagandas sejam exibidas, contanto que sejam mostrados somente dentro do próprio aplicativo.

Para ajudar a combater essas e outras ações maliciosas, a Play Store conta com uma ferramenta de segurança chamada Play Protect. De acordo com o Google, o recurso verifica 50 bilhões de apps diariamente, a fim de qualificá-los como seguros para os usuários.

Aqueles que, de alguma forma, violem as políticas da empresa têm os desenvolvedores suspensos. Nos smartphones, o Play Protect busca ameaças nos apps antes e depois do download.

O recurso também verifica os aplicativos baixados de outras fontes que não sejam a loja oficial. Para descobrir se tem o Play Protect ativado, siga os passos abaixo.

1. Abra a Play Store e toque sobre o ícone formado por três linhas, situado no canto superior esquerdo da tela;

Play Protect

2. Vá em Play Protect;

3. Toque sobre o ícone de engrenagem (⚙️);

4. Confira se a chave relativa à opção Verificar apps com o Play Protect está ativada. Caso não esteja, ative. Automaticamente, a varredura é feita.

Além de monitorar os apps, o Play Protect também verifica os sites acessados pelos usuários pelo Chrome. Caso uma página não seja considerada segura, o navegador bloqueia o acesso e explica os possíveis riscos, caso queira prosseguir.

2. Baixe um antivírus

Um das possíveis causas para o surgimento de propagandas indesejadas no celular é a presença de malwares. Esses programas maliciosos são criados com o objetivo de obter alguma vantagem dos dispositivos nos quais é instalado.

Os adwares são um tipo específico, desenvolvido para exibir os famosos anúncios indesejados. De acordo com a empresa de segurança AVG, apesar de inofensivos, podem servir de porta de entrada para outros tipos de malware.

Portanto, fique atento caso tenha baixado aplicativos de fontes diferentes da Play Store ou acessado sites suspeitos. É possível que sejam a causa das janelas de propagandas ou notificações irritantes que vêm recebendo em seu aparelho.

Então, baixe seu antivírus preferido no celular e faça a varredura para detectar se há alguma ameaça escondida no aparelho.

3. Desinstale os apps suspeitos

tirar propaganda do celular

Se após a varredura descobrir que há apps suspeitos em seu celular, deve desinstalá-los imediatamente. No entanto, pode haver aplicativos que não sejam considerados maliciosos e, ainda assim, exibam publicidades inconvenientes.

O Google autoriza que apps tenham propagandas, contanto que não firam a política da Play Store. Os anúncios também só podem ser mostrados dentro do próprio aplicativo. Se as publicidades surgiram há pouco tempo, é possível que sejam resultantes de algum programa recém-instalado.

De acordo com a Samsung, alguns tipos de aplicações são mais suscetíveis a esse tipo de publicidade invasiva que outros. Apps que prometem otimizar a bateria e de lanterna estão entre eles. O problema também pode ser comum a programas de teclados personalizados, edição de imagem e navegadores menos conhecidos.

Se suspeita de algum programa, também deverá excluí-lo. O Google recomenda que o processo seja realizado no modo de segurança. Nesse modo de uso, todos os apps instalados após a compra do aparelho ficam inativos e não poderão mais colocar o usuário em risco.

Como ativar o modo de segurança do Android

Para ativar o modo de segurança, aperte o botão de ligar e desligar. Na tela, toque sobre a opção Desligar durante alguns segundos, até que apareça a janela Reiniciar no modo de segurança. Confirme em OK.

O aparelho será reiniciado e verá, na parte de baixo da tela, escrito Modo de segurança. Note que os ícones dos programas que não são nativos ficam cinza, tenham atalho na tela principal, e desaparecem do menu.

Para excluir um app, vá em Configurar → Apps e notificações → Ver todos os apps. Toque sobre o app que deseja excluir e, depois, em Desinstalar. Confirme sua decisão em Ok.

tirar propaganda do celular

Para sair do modo de segurança, basta ligar e desligar o aparelho.

4. Remova as notificações de sites

Se além das publicidades dos apps, vem recebendo notificações de sites, saiba que também é possível desativá-las nas configurações do Chrome. Por padrão, essas mensagens são enviadas apenas mediante a autorização do usuário.

Lembra-se de uma janelinha pop-up que surgiu na tela e você apertou qualquer opção sem dar muita atenção? Nesse momento, você pode ter autorizado a página a mandar alertas sobre novos conteúdos, por exemplo.

No entanto, caso tenha acessado um site considerado não seguro, eles podem tentar burlar esse esquema e enviar mensagens mesmo sem seu consentimento.

Veja como remover as comunicações de sites que aparecem nas notificações do seu celular.

1. Abra o Chrome e toque sobre o ícone de três pontinhos para acessar o menu;

2. Vá em Configurações e, depois, toque em Notificações;

tirar propaganda do celular

3. Desmarque as chaves relativas aos sites dos quais não deseja receber mais chamadas.

5. Tire as propagandas de pop-up no Chrome

Os anúncios que aparecem em uma janela pop-up no navegador também podem ser removidos através das configurações do programa. Primeiramente, acesse o site que apresenta os anúncios indesejados e, então, toque sobre o ícone de três pontinhos do Chrome.

No menu que abrir, vá em Configurações do site, depois em Anúncios e desative a chave relativa à opção. Em seguida, repita o processo no item Pop-ups e redirecionamentos.

Como evitar novas propagandas indesejadas no celular

Depois de remover os anúncios do celular, é importante saber o que fazer para evitar que eles voltem a aparecer. Confira!

Evite APKs

Quando for baixar um aplicativo, o ideal é que faça o download sempre através do Google Play. A loja oficial só disponibiliza programas que têm a chancela da empresa e estão em constante monitoramento.

Portanto, se fizer o download de fontes terceiras, não terá essas garantias de segurança. Assim, poderá se sujeitando à exposição de novos adware e outros tipos de malware.

Denuncie apps

denunciar apps google play

Baixou um app que não respeita as políticas da Play Store ou exibe publicidade mesmo fora do aplicativo? Então, denuncie o problema.

Toque sobre o ícone formado por três linhas no canto superior esquerdo da tela e vá em Meus apps e jogos. Acesse a aba Instalados e toque sobre o nome do app que deseja denunciar.

Em seguida, vá no ícone de três pontinhos, no canto superior direito e, no menu que abrir, em Sinalizar como impróprio. Informe a objeção e conclua em Enviar.

Acesse apenas sites seguros

site seguro google

Evite acessar sites que não são considerados seguros pelo seu navegador. No Chrome, os sites confiáveis apresentam a imagem de um cadeado fechado na barra de navegação. Esteja sempre atento.

Se tiver acessado um site que não apresente o símbolo, limpe os dados navegação no browser. Confira também se, por acaso, não foi induzido a baixar algum arquivo. Em caso afirmativo, exclua o documento ou programa o mais rápido possível e depois faça uma varredura com seu antivírus.

Para se sentir protegido, mantenha o Play Protect sempre ativado, como ensinamos no início deste artigo. Ele bloqueia sites suspeitos e emite alertas sempre que estiver prestes a acessar um.

De acordo com o Google, os sites não seguros são categorizados como:

  • O site a seguir contém malware: quando identifica que a página está tentando instalar um software malicioso em seu dispositivo;
  • Site enganoso: indica um site que pode estar se passando por outro para obter seus dados. É o caso de páginas de falsas promoções, que solicitam dados do usuário para fazer mal uso posteriormente. Esse golpe é conhecido como phishing;
  • Site suspeito: alerta emitido quando a página pode não ser segura;
  • O site a seguir contém programas prejudiciais: indica que o site está tentando instalar programas que prejudicam a navegação;
  • Esta página está tentando carregar scripts de fontes não autenticadas: significa que a página não é segura.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.