Touchpad do notebook não funciona: 6 dicas para resolver o problema


O touchpad do notebook não funciona e quer saber como resolver? O ponteiro do sensor, usado como alternativa ao mouse em laptops, pode sumir, travar ou mesmo não responder corretamente aos comandos. Isso ocorre devido a alguns motivos específicos. Listamos a seguir as 6 possíveis causas e explicamos como solucioná-las.

1. Travamento do PC

Teclado preto com verde com destaque para a tecla do Windows
Tecla com o ícone do Windows

Será que apenas o ponteiro do mouse não funciona ou simplesmente o PC todo travou? Para descobrir se o sistema operacional não está respondendo, basta apertar a tecla com o ícone do Windows ou a combinação de teclas Ctrl + Alt + Delete.

Se nada acontecer, o problema pode ser mesmo com o sistema e não apenas com o touchpad. Mas, se o menu Iniciar ou a tela de segurança forem abertos, deve então conferir as outras opções de solução.

2. Touchpad desativado pelo teclado

Teclado com destaque para as teclas F
Reprodução/ Lenovo

Alguns notebooks têm uma tecla ou uma combinação de teclas do teclado que permite desabilitar o touchpad. Por isso, pode ser que as tenha apertado sem notar, bloqueando o sensor de movimento.

Esse ajuste varia de um modelo de computador para outro, mesmo aqueles da mesma marca. De modo geral, o recurso consiste em pressionar a tecla Fn com alguma outra da série de F1 a F12.

A solução é testar uma combinação por vez, até encontrar a que procura.

3. Touchpad desativado nas Configurações

Existe uma seção nas Configurações do Windows voltada especificamente para o touchpad. Para acessá-la é recomendável conectar um mouse ao notebook. Digite touchpad na caixa de pesquisa do Windows e clique na opção Configurações do touchpad.

Configurações do touchpad no Windows

Na janela que abrir, confira se o botão abaixo da palavra touchpad está ativado. Se estiver desativado, já sabe por que o sensor não tem respondido aos seus comandos. Veja também se a caixa Deixar o touchpad ligado quando um mouse estiver conectado está marcada.

Caso contrário, sempre que ligar um mouse ao PC, o sensor de toque será inativado automaticamente.

4. Atualize o driver

Os drivers são softwares que garantem a comunicação entre um hardware, como o touchpad, e o sistema operacional. Ao atualizá-los, o usuário pode corrigir possíveis erros e vulnerabilidades. Por isso, uma atualização poderá trazer a solução para o problema com o sensor. Para isso, deverá seguir os passos abaixo.

1. Na caixa de pesquisa na barra de ferramentas, digite a palavra gerenciador. Clique sobre a opção Gerenciador de Dispositivos, que será exibida nos resultados;

2. Vá em Mouse e outros dispositivos apontadores;

Acessando o Mouse e outros dispositivos no Gerenciador o Windows

3. É provável que esteja usando um mouse externo para executar esses comandos. Por isso, verá duas ou mais opções. Clique sobre cada um deles para ver a descrição. O touchpad será aquele que não conta com o termo dispositivo de entrada USB ou algo semelhante na descrição;

4. Na janela referente ao touchpad, acesse a aba Drive e clique em Atualizar driver;

Atualizando o driver do touchpad no Windows

5. Na janela que abrir, opte por Procurar drivers no meu computador;

6. Agora, vá em Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador;

7. Clique sobre o nome do driver e vá em Avançar.

Pronto, o driver será atualizado.

Se houver drivers de outros mouses que não estiver usando em sua máquina, aproveite para desinstalá-los, a fim de evitar possíveis conflitos. Para isso, na aba Driver, vá em Desinstalar dispositivo.

Caso o seu computador não encontre uma versão mais recente do driver, uma opção é recorrer ao site do fabricante do notebook. Para facilitar, pesquise no Google ou em seu motor de busca preferido pelo modelo do computador mais touchpad driver. Como, por exemplo, Asus VivoBook 14 touchpad driver.

Se não achar como touchpad, pode ser que esteja disponível como pointing device (dispositivo apontador) ou algo semelhante. Antes de baixá-lo lembre-se de desinstalar o software atual.

5. Desabilite o modo tablet

Se o seu computador for híbrido há uma remota possibilidade de que o Painel de Entrada do Tablet PC esteja interferindo no funcionamento do touchpad. O recurso serve para ativar a função tablet nos aparelhos 2-em-1. Permite usar recursos como canetas para escrever à mão em documentos.

Como desabilitar o modo tablet no Windows 10

É possível desativá-lo para descobrir se há um conflito. Clique no ícone de um balão de diálogo, na lateral direita da barra de tarefas, para acessar a bandeja de recursos. Em seguida, veja se o Modo Tablet está ativado e clique sobre ele para desativar.

6. Confira a BIOS

BIOS do Windows

BIOS é uma sigla em inglês para Sistema Básico de Entrada/Saída. O termo se refere ao programa responsável por inicializar e encerrar o hardware quando o sistema é ligado e desligado. Há a possibilidade de o touchpad estar desativado por lá, devido a atualização de algum software, como um firmware, por exemplo.

Para acessar a BIOS, reinicie a máquina e pressione a tecla Delete, F1 ou F2. Apesar de o visual ser um pouco assustador para quem é usuário final, a tarefa é simples. Use as teclas de seta para procurar por algo como dispositivos apontadores internos, touchpad ou similares na aba Avançado.

Então, confira se está ativado ou não. Se precisar ativar, conclua o processo em Salvar alterações e sair.

Se o seu PC usar o software UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), deverá conseguir o acesso ao programa de inicialização de outra forma. Ao clicar sobre a opção Reiniciar do PC, mantenha pressionada a tecla Shift.

Depois, vá em Resolução de problemas → Configurações avançadas → Configurações de UEFI Firmware → Reiniciar.

Se nada der certo

Se nenhum dos recursos acima funcionar, é bastante provável que o problema esteja mesmo com o hardware. Ou seja, com o próprio touchpad ou alguma peça responsável pelo seu funcionamento.

Nesses casos, o mais recomendado é recorrer à assistência técnica da fabricante. E, enquanto o conserto não for feito, a solução temporária é mesmo usar um mouse externo.

AppGeek recomenda: