Veja como transcrever áudio e transformar voz em texto facilmente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Transcrever um conteúdo de áudio para transformá-lo em texto é um recurso muito útil para economizar tempo. Afinal, é possível criar notas ou narrar textos inteiros enquanto dirige ou faz uma caminhada. Além disso, transcrever entrevistas pode demorar bastante e serviços do gênero agilizam o processo.

Alguns programas ofecerem o serviço de modo nativo, como é o caso do Google Drive e do Keep. No entanto, também é possível acessar ou baixar aplicativos criados especificamente para converter voz em conteúdo escrito.

Como transcrever áudio em texto no WhatsApp

Usuários do teclado nativo do Android, o GBoard, conseguem transcrever áudio em texto facilmente no WhatsApp. Caso não tenha o programa, basta fazer o download do Gboard, tanto para Android 7.0 ou superior quanto para iOS 9.0 ou posterior.

O recurso é fundamental para quem não quer encher os amigos de mensagens de áudio, mas não tem as mãos livres para digitar. Confira:

1. Abra o WhatsApp como faz habitualmente e, em seguida, acesse a janela de bate-papo que deseja;

2. Toque sobre a caixa de conversa para ativar o teclado. Em seguida, toque sobre a imagem de um microfone, situada do lado direito do teclado (atenção: não é o ícone de microfone do WhatsApp);

Transcrever audio em texto WhatsApp

3. Diga o que desejar e, assim que terminar, aperte novamente o ícone do microfone;

4. Para enviar a mensagem, basta apertar a seta verde de envio, como faz com qualquer outra no WhatsApp.

O recurso do microfone do Gboard também pode ser usado em outros apps, como o organizador Evernote, disponível também para Android e iOS.

Como transcrever áudio em texto no Google Drive

Usar o app Documentos do Google Drive para transcrever áudio em texto pode ser o ideal para quem precisa redigir um conteúdo mais extenso. O recurso de Digitação por voz realiza a conversão em tempo real.

Assim, é possível ditar na hora ou tocar uma gravação para que o sistema a converta. Para isso, é necessário ter uma conta de email do Gmail e usá-lo através do Chrome.

1. Acesse o Google Drive. Caso não esteja logado, realize conecte-se à sua conta do Google;

2. Para criar um documento, vá no botão Novo, no canto superior esquerdo. No menu que abrir, opte por Documento;

3. Para ativar o recurso, vá em Ferramentas e selecione Digitação por Voz;

Transcrever audio em texto google drive

4. Clique sobre o ícone de microfone que surgirá na tela. Quando ele mudar para vermelho, significa que já pode começar a falar. Para silenciar o microfone, basta clicar novamente sobre o ícone.

Algumas considerações sobre a Digitação do Voz do Google Drive

  • Procure um ambiente silencioso: o Google Drive costuma compreender muito bem as palavras ditas em português, mas, se estiver em um ambiente com muito ruído, pode ser que não funcione tão bem.
  • Idioma: o recurso está configurado para entender o idioma no qual o Drive está configurado. Caso queira alterar o idioma de captação, basta acessar a setinha acima do ícone do microfone e escolher aquele de sua preferência.

Google Drive

  • Adicionar pontuação e fazer edições: a inclusão de pontuação só está disponível em alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e russo. Já os comandos de edição (como selecionar texto ou pular linha), apenas em inglês. Portanto, caso não queira fazer esse trabalho manualmente, precisará alterar o idioma para uma dessas listadas e falar os comandos nessa mesma língua.
  • É necessário que o microfone do computador esteja ativado.

Como transcrever áudio em texto no Keep

Apesar de o Evernote não apresentar a transcrição de áudio de forma nativa, seu principal rival, o Keep, oferece.

A funcionalidade é ideal para quem lembra de algo enquanto dirige ou precisa registrar algo rapidamente no meio de um dia corrido.

Para realizar o procedimento, é necessário ter o Google Keep instalado em seu dispositivo Android ou iOS.

1. Abra o Keep como faz habitualmente e toque sobre o ícone do microfone, no menu inferior, para criar uma nota de voz;

2. Em seguida, diga o que desejar. Ao perceber uma pausa mais longa, a gravação é encerrada automaticamente pelo programa;

3. A nota passa a exibir tanto o áudio original quanto o conteúdo transcrito..

Apps específicos para transcrever áudio em texto para Android e iOS

1. Transcrição Instantânea

Transcrição Instantanea

App desenvolvido pelo Google, pensando em facilitar a comunicação com pessoas surdas. No entanto, pode ser usado por qualquer pessoa. O programa interpreta o que é dito e transforma em texto em tempo real.

É possível guardar o áudio transcrito por até três dias e selecionar uma entre as 70 opções de idiomas. O Transcrição Instantânea está disponível para Android.

2. Dictate - Speech to text

Dictate

Disponível para mais de 20 idiomas, o Dictate - Speech to text usa uma tecnologia de reconhecimento de voz para transformar qualquer áudio em texto.

Na versão gratuita, o usuário pode copiar e colar o conteúdo em outras plataformas. Se quiser enviar direto para apps como WhatsApp, Facebook e Twitter, é necessário assinar a versão paga. Dictate - Speech to text está disponível somente para iOS.

3. Speechnotes

speechnotes

O Speechnotes é um conversor de áudio para voz gratuitamente online, acessível diretamente pelo navegador. Para usar a versão web, basta apertar o ícone de microfone e começar a falar.

O interessante é que, ao lado do quadro no qual o texto é inserido, há uma série de recursos de edição que podem ser incorporados simultaneamente. Ou seja, ao finalizar uma pergunta, basta clicar sobre o ponto de exclamação. O mesmo funciona para pular linhas ou incluir elementos como ponto final, vírgula, parênteses etc.

O conteúdo pode ser copiado ou enviado por email, para o Google Drive ou baixado como documento para Word. Além da versão online, o Speechnotes também está disponível para Android.

Precisa fazer o caminho inverso? Então confira como transformar texto em áudio sem baixar nada. Veja também como gravar a tela de celular Android e iPhone em tempo real.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.