6 melhores sites para unir PDF online e juntar os arquivos de graça


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Unir arquivos em PDF de forma nativa não é possível nos principais leitores da extensão. Por ter sido pensado para ser compatível com diferentes sistemas, o formato cria documentos fechados e com poucas ou nenhuma opção de edição.

Apesar de haver mais flexibilidade nos dias de hoje, juntar dois ou mais PDFs em um só é permitido através de alguns artifícios. Para ajudá-lo, o AppGeek reúne seis sites que combinam PDF online e de graça.

1. I Love PDF

Unir PDF

Um dos sites de conversão de formatos mais conhecidos, o I Love PDF deixa unir e mesclar arquivos e colocá-los na ordem de sua preferência. É possível usar documentos presentes em seu computador ou celular ou nas contas do Google Drive ou Dropbox.

Se quiser usar arquivos do dispositivo, clique em Selecionar arquivos PDF. Se preferir um documento hospedado na nuvem, vá no ícone do serviço e faça o login.

Depois de adicionar o primeiro, basta ir ao ícone de +, no canto direito da tela, para incluir os seguintes (que podem ser de diferentes origens, inclusive). Para alterar a ordem, basta arrastar miniaturas e posicioná-las da forma que preferir. Ou clicar no símbolo de AZ ou ZA para ordená-los em ordem alfabética.

Finalize o processo no botão Juntar PDF e, depois em, Baixar o PDF combinado. Também é salvar no Drive ou Dropbox ou gerar um link ou QR code para que terceiros façam o download.

2. Small PDF

unir PDF

O modo de uso e layout do Small PDF lembra bastante o do I Love PDF. O serviço gratuito e online garante que sejam adicionados documentos presentes no dispositivo ou guardados no Google Drive ou Dropbox.

Se depois de incluir os primeiros, quiser inserir mais arquivos, basta clicar em Adicionar mais. A ordem de exibição no novo documento também pode ser alterada, ao arrastar aos miniaturas de acordo com a sua preferência.

Mas não é só isso. O serviço é capaz de exibir cada item individualmente, rodar ou excluir, caso desista de usá-lo. Concluídos os ajustes, vá ao botão Juntar PDF!. Na página seguinte, o usuário pode fazer o download, no ícone de uma seta para baixo. Consegue ainda enviar por email ou gerar um link de compartilhamento, válido por 14 dias.

Além disso, pode salvar nos serviços de hospedagem na nuvem, editar o PDF ou, até mesmo, reduzir o seu tamanho. De acordo com o Small PDF, seus documentos são excluídos permanentemente do servidor dentro de uma hora.

3. Combine PDF (PDF Joiner)

Unir PDF

Mais uma plataforma online que permite juntar diferentes arquivos em PDF, o Combine PDF (ou PDF Joiner, na versão em inglês) é muito simples de usar. Depois de acessar o site, confira se está selecionada a aba Combine PDF.

Então, vá no botão Enviar para adicionar os documentos que deseja reunir. Se quiser alterar a ordem em que eles aparecem, arraste as miniaturas para ordená-las. Depois, basta finalizar em Unir.

Em seguida, escolha onde deseja salvar o documento e aguarde o download terminar.

4. Soda PDF

Unir PDF

O Soda PDF é outro conversor de formatos online e gratuito bastante conhecido. Os usuários podem escolher arquivos presentes no PC ou no celular ou hospedados no Drive e no Dropbox.

Se quiser incluir mais itens, basta clicar no ícone de +, no lado direito. Também admite alterar a ordem de exibição dos PDFs no novo documento ao arrastar as miniaturas. Depois, é só confirmar em Mesclar.

O serviço oferece duas formas de salvar o documento: baixando através do navegador ou enviando para o seu email.

5. HiPDF

Unir PDF

O HiPDF pode não ser a ferramenta mais conhecida, mas, sem dúvidas, é uma das mais completas. Além de usar arquivos do dispositivo, possibilita utilizar aqueles hospedados no Drive, Dropbox, Box e One Box.

Se, por acaso, quiser incluir mais documentos, basta ir em Add File ou clicar sobre o ícone dos serviços de armazenamento na nuvem que desejar. Assim como nos demais, o usuário pode organizar a ordem em que cada PDF aparecerá no novo documento ao arrastá-lo.

Finalize clicando em Juntar. Para fazer o download para o PC ou celular, vá no botão Baixar. Se preferir salvar na nuvem, clique sobre o ícone correspondente ao serviço que utiliza e faça o login, caso ainda não tenha feito.

6. Clever PDF

Unir PDF

O Clever PDF funciona de forma semelhante aos demais serviços desta lista. A ferramenta permite unir PDFs presentes no aparelho ou localizados no Drive ou no Dropbox. Também é possível ajustar a ordem de exibição ao arrastar as miniaturas dos arquivos de acordo com a sua preferência.

Para juntá-los, basta clicar em Iniciar processamento. Finalizado o processo, salve o novo documento no celular ou PC ou nos serviços de armazenamento na nuvem.

O que é o PDF?

PDF é um formato de arquivo chamado Portable Document Format. Foi lançado em 1992 pela Adobe com o diferencial do compartilhamento de conteúdos de forma segura.

Inicialmente, os documentos salvos nesse formato não podiam ser alterados. Atualmente, são passíveis de edição, mas somente aqueles não forem protegidos com senha. Entre as alterações permitidas estão o destaque de partes do texto, criação de notas, inclusão de conteúdo, entre outras opções.

Outra vantagem está na capacidade de abrir os documentos em qualquer sistema operacional, sem desconfigurar o conteúdo. As imagens salvas também não perdem qualidade nem sofrem alterações.

De acordo com a Adobe, documentos em PDF suportam links, botões, campos de formulário, áudio, vídeo, além de assinaturas digitais.

Dentre os leitores mais populares do formato estão Adobe Acrobat Reader DC, PDFelement, Foxit Reader e SlimPDF Reader.

Curiosamente, é possível até mesmo salvar uma página da internet em PDF para acessá-la depois, mesmo sem rede. São preservados textos, imagens, tabelas e até mesmo os links, assim como na versão online.

Mas, se precisa fazer o caminho inverso e editar uma planilha presente em um PDF, aprenda a converter PDF em Excel em 6 passos.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.