Como vender pelo Instagram: passo a passo para montar sua loja virtual


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O recurso Compras do Instagram permite vender produtos como roupas, bijuterias, artesanato, entre outros, através da rede social. Para montar sua loja virtual é preciso ter um perfil comercial no serviço vinculado a uma conta do Facebook. Também é necessário comercializar, principalmente mercadorias físicas.

O AppGeek mostra o que a ferramenta oferece e explica o que é preciso para começar a vender pelo Instagram. Confira ainda dicas para que a sua loja virtual seja um sucesso!

Como vender pelo Instagram

Além dos critérios citados acima, o usuário precisa estar de acordo com as políticas comerciais da rede. E, claro, não vender itens proibidos. Caso cumpra todos os requisitos, poderá solicitar a avaliação de sua conta para que seja considerada apta para fazer uso da ferramenta Compras.

Confira abaixo todos os passos para começar a vender pelo Instagram.

Baixe o Instagram

Caso ainda não tenha, faça o download do app do Instagram, disponível para Android e iOS. Então, realize o rápido cadastro, preferencialmente utilizando a conta do Facebook que terá a conta associada.

Crie uma conta comercial

Se já tem um perfil pessoal no Instagram, deverá transformá-lo em comercial. Caso não saiba, nosso tutorial sobre como converter conta pessoal em perfil comercial no Instagram explica passo a passo.

Vincule o perfil comercial a um catálogo de produtos

Agora, deverá vincular o perfil comercial do Instagram a um catálogo para produtos do Facebook. Através do Gerenciador de Catálogos, poderá criar o seu próprio do zero ou usar um modelo existente. Para isso, siga os passos:

1. Acesse o Gerenciador de catálogos e vá em Comércio eletrônico. Confirme em Avançar;

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2. Agora, clique em Carregar informações de produtos e, depois, em Criar;

3. Então, opte por Visualizar todos os catálogos;

4. Dentro do Gerenciador, verá uma espécie de tabela. Na coluna Recomendações, clique em Configurar Compras no Instagram;

5. Na página que abrir, vá em Casos de uso → Compras no Instagram → Conectar perfil;

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6. Na janela seguinte, clique em Adicione um novo perfil comercial do Instagram;

7. Faça o login em sua conta comercial e, pronto, ela estará vinculada ao catálogo.

Agora, precisará fazer o cadastro para as compras no app do Instagram. Após abrir o aplicativo, siga o caminho: foto com a imagem do perfil → ícone de três linhas no canto superior direito → ConfiguraçõesEmpresa Cadastre-se para compras.

Quando a opção abrir toque em Continuar e, depois, em Enviar para análise. De acordo com o Facebook, o processo de aprovação do cadastro costuma levar dias, mas pode demorar mais.

Em alguns países, é possível vincular seu perfil a um catálogo utilizando parceiros do Facebook. Esses parceiros são empresas que hospedam plataformas de comércio eletrônico. Entre elas estão Shopify, WooCommerce, BigCommerce, Magento, 3dcart, Storeden e OpenCar. Essa opção ainda não está disponível no Brasil.

Conta aprovada

Se sua conta for aprovada, alguns dias ou semanas após o cadastro, receberá um alerta no Instagram. Conclua o processo em Compras. Então, já pode começar a usar todos os benefícios oferecidos pela ferramenta de comércio da rede social.

Compras no Instagram: o que o recurso oferece?

vender pelo Instagram
Divulgaçao/ Instagram

Se realmente deseja começar a vender pelo Instagram, é importante que esteja por dentro do que o recurso Compras oferece. Por exemplo, a plataforma não conta com a finalização das compras. Isso significa que não serve como ferramenta para realizar as transações comerciais.

Por isso, é necessário que sua empresa conte com um meio viável para efetuação de pagamentos.

O objetivo do recurso é funcionar como uma espécie de vitrine virtual para os produtos das empresas. Colocar o Instagram como um lugar de visibilidade para as roupas, bijuterias, acessórios, maquiagens ou o que mais quiser vender.

Eles podem ser publicados no feed ou nos stories. Ao tocar na tag inserida no produto, o usuário consegue ver descrição, preço e o link para o site onde é possível comprá-lo.

Segundo o Facebook, é possível adicionar “até cinco produtos por publicação de imagem ou vídeo e até 20 publicações de várias imagens”.

Dicas para que sua loja virtual do Instagram seja um sucesso

Para quem está começando as vendas pelo Instagram, há algumas dicas fundamentais que podem fazer a diferença para que sua loja seja notada pelo público-alvo. Reunimos algumas que poderão ajudá-lo a se destacar na rede social.

1. Invista em conteúdo

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Faça publicações com uma periodicidade constante para que os clientes se habituem a olhar a página da sua empresa. Crie posts que não sejam apenas de vendas, mas que sirvam para valorizar a sua marca.

Conte um pouco sobre o processo de produção, mostre a parte humana da empresa e gere conteúdos bem-humorados. Mas escreva sempre pensando em quem é seu público-alvo.

Aliás, não só escreva. Os vídeos também são uma ótima forma de contar histórias. Só não se esqueça de incluir legendas, uma vez que 85% dos usuários do Facebook assiste a vídeos de empresas sem áudio. Os dados são de um estudo feito pelo MEC North America.

2. Stories, stories e mais stories

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Divulgação/ Instagram

Dê uma boa atenção aos Stories do Instagram. O número de usuários da ferramenta de publicação de posts efêmeros cresce a cada ano. Com isso, a chance de sua marca ser vista também.

O recurso oferece uma série de artifícios que podem reduzir a distância entre a loja e os clientes. Entre eles estão os adesivos, GIFs, criação de enquetes, espaço para perguntas, entre outros.

É importante que os stories tenham sempre texto inserido. Afinal, uma foto sem conteúdo escrito por significar nada para o seguidor. Também deve ser colocado algum texto nos vídeos, para chamar a atenção de quem está com o áudio desligado.

Apesar de as publicações só durarem apenas 24 horas, é possível salvá-las como destaque em seu perfil. Organize os destaques por categorias de produtos, ajudando seus consumidores a encontrarem o que precisam.

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3. Atenção aos detalhes

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Divulgação/ Instagram

Pense em imagens que vão chamar a atenção do seu público-alvo em meio a um monte de informações que aparecem no feed de notícias. Um dica dada pelo próprio Instagram é utilizar texturas no fundo da imagem que destaquem os seus produtos.

Fotos de ângulos diferentes, como dos itens vistos de cima também podem ser um diferencial. Vídeos e fotos com os clientes utilizando seus produtos também são uma boa pedida. Só não esqueça de pedir a autorização a eles para compartilhar.

4. Aposte nas hashtags (com moderação)

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Divulgação/ Instagram

As hashtags são uma espécie de etiqueta virtual que classificam e organizam publicações que usem as mesmas hashtags em um só lugar. Portanto, uma pessoa interessada em comprar plantas, provavelmente pesquisará por hashtags relacionadas ao tema.

Caso tenha uma loja de suculentas e use #loveplants em posts da sua marca, pode aumentar as chances de que ela seja encontrada por compradores em potencial.

Você também pode criar hashtags criativas, que incluam o nome da empresa ou o nome de uma coleção. Crie alguma ação que faça os consumidores usarem essas tags quando publicarem fotos com os itens comprados.

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Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.