Saiba como verificar a conta do Instagram e conseguir o selo azul


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Qualquer usuário do Instagram pode solicitar a verificação de sua conta e, se for aceita, receber aquele selo azul ao lado do nome na rede social. No entanto, isso não significa que seja fácil obtê-lo.

De acordo com a empresa, o símbolo indica que a conta pertence a uma figura pública, celebridade ou marca. Confira como solicitar a verificação e entenda quais são os critérios e requisitos necessários para receber o selo azul.

Como verificar a conta do Instagram

Como dissemos, qualquer um pode pedir para ter a conta verificada. O processo é feito dentro do próprio aplicativo do Instagram. Vale ressaltar que enviar uma solicitação não garante que a conta será verificada.

1. Abra o Instagram e confira se está conectado à conta que deseja verificar;

2. Então, acesse o seu perfil, através do ícone de um bonequinho no menu situado na parte inferior do app;

Verificar conta Instagram

3. Agora, toque sobre o ícone formado por três linhas, no canto superior direito;

4. No menu que abrir, vá em Configurações e, então, em Conta;

5. Então, toque em Solicitar verificação;

6. A seguir, preencha as informações sobre seu nome completo e como é conhecido;

Instagram

7. Selecione uma categoria para a sua conta. Há desde News/Media a Blogger/Influencer;

8. Então, vá em Escolher arquivo para enviar à empresa um documento de identificação com foto emitido pelo Estado. É necessário que tenha nome e data de nascimento. Note que não é possível fazer a foto na hora, portanto, é preciso que já esteja na galeria do celular;

  • Se for uma pessoa, são aceitos: carteira de identidade, habilitação ou passaporte;
  • Se for uma empresa, são aceitos: declaração de impostos, conta de serviços públicos recente, artigos de incorporação, etc.

9. Finalize o processo em Enviar.

E agora?

Agora é necessário aguardar que o Instagram analise seus dados. Não é informado um prazo de resposta, mas, caso seu pedido seja negado, é possível requerê-lo novamente depois de 30 dias.

A empresa informa ainda que “nunca solicitará pagamento pela verificação nem entrará em contato para solicitar a confirmação de sua verificação”.

Ou seja, caso isso ocorra, não proceda qualquer pagamento ou transferência bancária ou de dados, pois se trata de um golpe.

Se o seu pedido for aprovado, saiba que o selo azul (ou mesmo a sua conta) pode ser removido diante das seguintes situações:

  • Anúncio, transferência ou venda do selo de autenticidade;
  • Uso da foto do perfil, biografia ou nome para promover outros serviços;
  • Tentativa de verificar sua conta por meio de terceiros.

Como obter selo verificado no Instagram? Conheça os critérios

Verificar conta Instagram

Ok, solicitar a verificação do perfil é bastante fácil, mas obter o selo pode não ser tão simples assim. Como já informamos, o recurso foi criado para certificar que pessoas famosas ou marcas são elas mesmas.

Segundo o próprio Instagram, para ser aprovada, uma conta precisa seguir os requisitos abaixo:

  • Ser notável: representar pessoas, marcas ou entidades famosas e muito pesquisadas. A companhia afirma que são analisadas contas que são destaque em diversas fontes de notícias, não sendo levados em consideração conteúdos promocionais;
  • Ser autêntica: representar uma pessoa real ou uma entidade ou empresa registrada;
  • Ser completa: ter uma biografia, uma foto do perfil e pelo menos uma publicação. A conta também precisa ser pública (aberta a todos os usuários) e não pode ter links de outras redes sociais;
  • Ser única: ser a única presença da pessoa ou empresa que representa no Instagram, salvo exceções de contas para diferentes idiomas.

Outras formas de mostrar que sua conta do Instagram é autêntica

De acordo com o Instagram, além do selo de verificação azul, há outras formas de mostrar que sua conta na rede social é autêntica. A empresa recomenda que conecte o perfil a seu site oficial e à sua página no Facebook, YouTube ou conta do Twitter.

Verificação de contas em outras redes sociais

Outras redes sociais também contam com recurso de verificação de contas. No entanto, cada um deles segue um critério de checagem e aprovação.

Facebook

A rede social oferece dois tipos de selos de verificação. O azul indica a confirmação por parte do Facebook de que uma página ou perfil realmente pertence a uma figura pública o marca.

Já o selo cinza é concedido para confirmar que determinada página, de fato, representa alguma empresa ou marca.

Twitter

Atualmente, o programa de verificação de contas do microblog está suspenso. Assim, a empresa não está aceitando novas solicitações, por enquanto. No entanto, o selo azul nos perfis segue indicando que aquela conta é real.

O Twitter leva em consideração contas de interesse público. A rede social informa: normalmente, verifica contas de usuários nas áreas de:

  • Música
  • Teatro
  • Cinema
  • TV
  • Moda
  • Governo
  • Política
  • Religião
  • Jornalismo
  • Mídia
  • Esportes
  • Negócios

A empresa alerta ainda que contas que não têm o selo ao lado do nome não são verificadas. Ou seja, não confie naqueles que usam a imagem do selo, por exemplo, na foto do perfil, de capa ou na bio, pois não são autênticos.

Ainda não é influente o suficiente para obter a verificação? Então confira 6 ferramentas e apps de ganhar seguidores no Instagram. Veja ainda 10 dicas para deixar seu Instagram Stories mais atrativo e aumentar a interação com os followers.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.