10 aplicativos de viagem para colocar o pé na estrada sem preocupações


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os aplicativos de viagem podem ajudar tanto na organização do passeio quanto quando já estiver no local. Há opções de apps para adquirir pacotes, passagens aéreas e hospedagens com os melhores preços.

Quando já estiver curtindo as férias, pode recorrer a apps de carros particulares e caronas e de mapas do local. Se for para um país que fale outro idioma, um programa de tradução deverá ser uma mão na roda.

Confira a seguir 8 apps de viagem que precisa baixar antes de cair na estrada.

1. Booking

App de viagem Booking para hotel barato

Seja apenas uma noite ou uma longa estadia, o Booking é uma das melhores opções quando o assunto é encontrar um lugar para ficar. São mais de 1,5 milhão de hotéis, albergues, pousadas, entre outros categorias de acomodação. O aplicativo permite pesquisar por cidade, atração turística ou pontos de interesse.

Para facilitar a busca, é possível filtrar por preço, avaliações, qualidade do Wi-Fi, localização, entre outros aspectos que considerar importantes. O app traz ainda ofertas diariamente e oferece cancelamento grátis da reserva na maioria dos quartos disponíveis.

2. Airbnb

Imagem de divulgação da plataforma de hospedagem Airbnb

O AIrbnb reúne milhões de opções de hospedagem em mais de 190 países. A plataforma foi uma das pioneiras em transformar casas comuns em alojamentos para temporada. A vantagem em relação aos métodos tradicionais de hospedagem está no conforto de se sentir em casa longe de casa. Os preços também tendem a ser mais baixos do que as diárias de hotéis.

Basta informar a cidade de destino, a data de check in e de check out e o número de hóspedes. Também é possível filtrar por preferências, como piscina, academia, berço, escritório etc. Antes de decidir se quer mesmo a propriedade, confira as avaliações dos outros hóspedes.

O pagamento e a comunicação com o anfitrião são feitos através do próprio site do serviço.

3. Hurb

Imagem de divulgação do app de viagens Hurb

O Hurb é novo nome do app do Hotel Urbano, uma agência de viagens online. O serviço oferece pacotes nacionais e internacionais com hospedagem, voos e passeios inclusos. Ideal para quem não tem muita experiência ou paciência para organizar viagens.

O aplicativo também dispõem de opções de resorts all inclusive, os quais o preço já inclui todos os gastos, inclusive o de comidas e bebidas. Seu próximo destino pode ser pesquisado no mapa, no qual é possível comparar os preços de um local para o outro.

Usuários do app recebem promoções com frequência e podem fazer o pagamento com cartão de crédito, boleto e Google Pay ou Apple Pay, direto do celular. As dúvidas podem ser esclarecidas 24 horas por dia pelo WhatsApp ou Telegram.

4. Skyscanner

App de viagem Skyscanner para passagens aéreas baratas

O Skyscanner é um dos melhores apps de rastreamento de preço de passagens aéreas. O serviço facilita encontrar promoções e permite criar alertas sobre mudanças nos preços em trechos desejados. Para efetuar a compra, o aplicativo redireciona você diretamente para o site da companhia.

Além de voos, o Skyscanner permite comparar preços de hotéis e ainda efetuar a reserva de veículos para quando chegar ao destino. Há ainda dicas para se inspirar caso ainda não tenha decidido sobre qual local visitar na próxima viagem.

5. Turismo City

O Turismo City é um app que reúne em um só lugar diferentes comparadores de preço para a sua viagem. O serviço permite verificar e comparar valores de passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagens.

Se não encontrar o valor desejado, pode criar alertas para ser notificado sobre mudanças de preço. As buscas são feitas pelas principais companhias aéreas e agência de viagens do Brasil, totalizando mais de 100 sites.

6. BlaBlaCar

Imagem de divulgação do app de caronas BlaBlaCar

O BlaBlaCar é um app de carona com foco em viagens de longa distância compartilhadas. Nele, o motorista informa a rota, a data e a quantidade de lugares disponíveis no carro. Também deve indicar o valor cobrado por passageiro para ajudar a cobrir com os custos da viagem.

Quem procura carona deve inserir os endereços de saída e de chegada e a data. Então, poderá verificar se há algum usuário dirigindo por um trajeto similar no dia indicado. Cada motorista e passageiro tem um perfil de usuário e, ao final de cada viagem, devem avaliar uns aos outros.

Essas avaliações são públicas e tem como finalidade ajudar outros a decidirem se querem ou não compartilhar uma carona com as pessoas. Há ainda o filtro Só para elas, que permite a mulheres que busquem ou ofereçam viagens apenas para outras mulheres.

7. ClickBus

Imagem de divulgação do app de passagens ClickBus

Se o plano é fazer uma viagem mais econômica e perto de casa, o ClickBus poderá ajudá-lo. O app permite pesquisar os melhores preços de passagens de ônibus para o destino desejado.

É possível comprar o bilhete e escolher o assento no próprio aplicativo. São mais de 150 empresas rodoviárias disponíveis e a possibilidade parcelar o pagamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

Os desenvolvedores prometem passagens até 60% mais baratas. No entanto, sugerimos que fique atento às taxas de serviços. Alguns usuários alegam que são cobrados valores altos.

8. Google Maps

App de viagem Google Maps para mapas e recomendações

O Google Maps é mais que um aplicativo de mapas. O app reúne informações sobre o trânsito, estabelecimentos comerciais nas proximidades, além do horário e rota dos ônibus das principais cidades do mundo.

É possível conferir ainda os mapas de metrô e trens bem como pedir para que app trace o melhor rota para ir de um local a outro. Seja a pé, de bicicleta ou de carro. É comum em viagens não se ter internet na rua. Nesses casos, o usuário pode baixar o mapa da região que precisar e consultá-lo offline, sem risco de se perder.

Quer dicas de museus, bares ou restaurantes? Confira quais são as melhores opções perto de você, de acordo com as avaliações de outros usuários.

9. TripAdvisor

App de viagem TripAdvisor para dicas e recomendações

Apesar de ser uma potente ferramenta de busca de hotéis e voos, o TripAdvisor é mais conhecido por seu recurso de reviews. É possível conferir comentários de outros viajantes sobre restaurantes, atrações turísticas, espetáculos e muito mais.

O app gratuito permite seguir amigos e outros especialistas em viagens e receber dicas e recomendações. Se surgir alguma dúvida, pode perguntar para quem já esteve em determinado local nos fóruns do aplicativo.

Em vídeos, guias e opiniões de usuários, é possível ter ideias para planejar a sua visita sem cair em furadas. Para não esquecer de nada, salve suas indicações favoritas no próprio app.

10. XE Currency

App XE Conversor de Moedas para converter dinheiro

Uma das maiores preocupações em viagens, especialmente nas internacionais, é a questão de como lidar com o dinheiro. Se o país escolhido tem uma moeda diferente, ter um conversor de moedas na palma da mão por ser imprescindível para controlar os gastos.

XE Currency traz cálculos e conversões em tempo real. Não apenas para a sua moeda de origem, mas para até 10 moedas diferentes de uma vez. O app exibe uma notificação sempre que o preço da moeda selecionada mudar. Isto garante conversões assertivas em qualquer período da viagem.

Com um widget na tela inicial, é possível ficar por dentro da cotação sem clicar em nada. Com gráficos dos históricos de moedas, dá para ter uma ideia do quanto irá gastar, sem precisar saber muita matemática, já que o app vem com a própria calculadora.

  • XE Converter (grátis, com compras no app):Android | iOS

11. Google Tradutor

App Google Tradutor para traduzir idioma estrangeiro

O Google Tradutor é indispensável para quem vai viajar a um país no qual não conhece a língua nativa. O app oferece tradução em tempo real de imagens, texto e voz. Assim, chamar um táxi, pedir uma cerveja e bater um papo com alguém no bar fica mais fácil.

Viu uma placa e quer saber o que significa? Basta apontar a câmera ela e o programa traduzirá em poucos segundos. Viu ideogramas e deseja entender a mensagem? Desenhe no app e ele reconhecerá.

Também é possível estabelecer uma conversa com tradução simultânea. Logo após a fala de cada um, o app entra em ação e permite um bate-papo entre pessoas que não falam ao mesmo idioma.

12. PackPoint

App de viagem PackPoint para organizar e fazer as malas

Se fazer as malas é a parte menos divertida da viagem para você, seus problemas acabaram. Com o organizador PackPoint, em alguns toques na tela consegue organizar uma lista dos itens que precisa. Basta digitar o nome da cidade de destino, a data de partida e o número de dias que passará por lá.

Também deverá informar se a viagem é a negócios ou a lazer e as atividades planejadas para os dias no local. Quase que imediatamente, o app fará uma lista do que deverá precisar. Na hora de colocar os itens na mala, é só seguir o checklist. Claro,é possível editá-lo para que se adeque aos seus gostos e necessidade pessoais.

  • PackPoint (grátis, com compras no app): Android | iOS

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.