Aprenda a colocar vídeos inteiros do YouTube no Status do WhatsApp


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Publicar um vídeo com mais de 30 segundos no Status do WhatsApp não é possível de forma nativa. No entanto, é possível recorrer a um truque para colocar um vídeo inteiro, seja do YouTube ou da sua galeria de imagens, sem perder nenhum trecho.

O tutorial a seguir é composto de três etapas. Na primeira, explicamos como baixar o vídeo do YouTube. Na segunda, mostramos como dividir em partes para publicar todo no Status. Na terceira etapa, poderá conferir como fazer para postar o vídeo no WhatsApp.

Atenção: ao colocar um vídeo do YouTube no Status, fique atento aos direitos de reprodução do conteúdo. Muitos filmes da plataforma são protegidos pela lei do autor.

Como baixar um vídeo do YouTube para colocar no Status do WhatsApp

1. Abra o app do YouTube e acesse o vídeo que deseja postar no Status. Toque em Compartilhar, situado abaixo do player;

Colocar vídeo inteiro no Status

2. Dentre as opções que abrirem, vá em Copiar link;

3. Agora, acesse o site de download de vídeos Online Video Converter e vá na opção Converter um Link Vídeo;

Colocar vídeo inteiro no Status

4. Cole o link copiado na caixa indicada. Mantenha a opção MP4 selecionada. Se quiser, pode alterar a qualidade do vídeo, mantida como automático, por padrão, para entre 240p até 1080p. Em seguida, toque em Começar;

5. Aguarde até que o processo seja finalizado e vá em Baixar para fazer o download do conteúdo;

O vídeo ficará armazenado na pasta de Downloads do seu smartphone.

Como dividir um vídeo para colocar no Status do WhatsApp

Por padrão, são permitidos apenas vídeos com, no máximo, 30 segundos de duração no WhatsApp Status.Entretanto, no caso de filmes maiores, o ideal é recorrer a ferramentas que dividem os vídeos automaticamente.

Em nosso passo a passo optamos pelo app Story Split, que permite indicar em partes de quantos segundos desejamos repartir o vídeo.

1. Faça o download do app Story Split em seu smartphone;

2. Abra o Story Split. Em Select folder, opte pela pasta Download, para encontrar mais facilmente o vídeo baixado anteriormente;

Publicar video inteiro Status

3. Toque sobre o filme que deseja dividir. Uma prévia será exibida, vá em Next para prosseguir;

4. Na tela seguinte, coloque 30 abaixo da opção Split per Part (dividir por parte, em livre tradução). Confira se a unidade de medida está em Secs (segundos). Ao lado, o app informa em quantas partes o vídeo será dividido. No caso do nosso tutorial, em 12;

5. Siga em Continue;

6. Aguarde o processo de divisão do vídeo ser finalizado, que pode levar alguns minutos. Quando concluído, os trechos dos vídeos ficarão disponíveis na pasta Story Split.

Como publicar um vídeo inteiro no WhatsApp Status

1. Abra o WhatsApp como faz de costume e toque na aba Status;

Colocar vídeo inteiro no Status

2. Vá em Meu status para fazer a publicação;

3. Por padrão, os arquivos de fotos e vídeos mais recentes aparecem em miniatura. Se precisar ver vídeos mais antigos, arraste o dedo de baixo para cima da tela;

4. Toque sobre o último trecho do vídeo na sequência, que será o início do vídeo, durante alguns segundos. Em seguida, toque sobre as demais partes, sempre do último ao primeiro trecho;

colocar vídeo inteiro status

5. Confirme em OK, no canto superior direito da tela;

6. Confirme se a ordem dos vídeos está correta e adicione legendas ou edição a cada um deles, individualmente, se quiser. Finalize a publicação ao tocar sobre o círculo com a seta verde, na parte inferior direita da tela.

Como o Status exibe os filmes publicados em sequência, o vídeo parecerá como se estivesse inteiro, sem que o usuário precise dar play em cada parte.

Direito autoral de vídeos do YouTube

É importante sempre estar atento aos direitos de uso de um vídeo quando for compartilhá-lo. Afinal, publicar o conteúdo protegido de terceiros sem a sua autorização pode ser considerado crime.

Em sua Central de Ajuda, o YouTube explica alguns casos. O serviço informa que, em diversos países, "quando uma pessoa cria uma obra original que é exibida em um meio físico, ela automaticamente possui os direitos autorais da obra".

Isso significa que somente ela pode usar o material ou dizer quem também pode utilizá-lo. A plataforma explica ainda que há casos chamados de Uso Aceitável. Ou seja, aqueles nos quais é possível utilizar um conteúdo sem a autorização prévia do autor.

Nos Estados Unidos, reproduzir obras de comentários, análises, pesquisa, ensino ou reportagem pode ser considerado aceitável pelas autoridades. Também podem ser assim tidas quando o uso não é para fins comerciais e se a reprodução tiver objetivo educacional.

Ainda segundo o YouTube, se o material for factual e não puramente ficcional aumentam as chances de ter sua utilização tomada como justificável. A plataforma lista ainda os mitos do uso aceitável. São eles:

  • "Se eu der crédito ao proprietário dos direitos autorais, meu uso será considerado aceitável automaticamente";
  • "Usos para 'entretenimento' ou 'sem fins lucrativos' são automaticamente aceitáveis";
  • "Se eu adicionar materiais originais criados por mim à obra protegida por direitos autorais de outra pessoa, meu uso será aceitável".

As explicações detalhadas sobre a questão do Uso Aceitável da obra de terceiros pode ser encontrada na página O que é uso aceitável?, criada pelo próprio YouTube. Vale lembrar que cada país tem sua própria legislação, que deve ser respeitada.

Cansado das inúmeras publicidades antes e durante os vídeos? Veja então se vale a pena assinar o YouTube Premium e como testar de graça o serviço pago da plataforma. Quer fugir de spoilers e sugestões indesejadas? Confira como bloquear um canal no YouTube.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.