Aprenda como baixar o WhatsApp Beta e usar novos recursos do app


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O WhatsApp Beta é uma versão de testes do mensageiro disponível para usuários Android e iOS. Quem adere a essa edição, pode experimentar possíveis novos recursos antes das outras pessoas.

Por serem experimentais, nem sempre essas novidades são implementadas e podem ser canceladas sem aviso prévio. Além disso, a versão pode apresentar instabilidades que a versão final não apresenta.

Como instalar o WhatsApp Beta no Android

Se tornar um beta tester do WhatsApp no Android é gratuito e não requer qualquer cadastro extra. É apenas necessário que tenha o WhatsApp instalado no aparelho e seguir os passos abaixo.

1. Acesse a página de adesão ao programa de testes do WhatsApp no Google Play;

2. Em seguida, faça login com sua conta do Google e clique em Participar dos testes;

WhatsApp Beta

3. Logo depois, seu smartphone receberá uma atualização do mensageiro. De acordo com o serviço, a atualização pode demorar algum tempo para ocorrer;

4. Concluída a atualização, já é possível testar os recursos experimentais do WhatsApp Beta.

WhatsApp Beta

As 15 melhores brincadeiras para Status e grupos do WhatsApp de 2019!

Como instalar o WhatsApp Beta no iOS

O programa de Beta Tester do WhatsApp para iOS surgiu somente dois anos após a versão para Android. No entanto, de acordo com a página especializada WABetaInfo, em setembro de 2019 o programa estava fechado para novos usuários.

Se quiser, é possível conferir diariamente no próprio site se, por acaso, foi reaberto ou foram disponibilizadas vagas para novos testadores.

Caso o programa abra novas oportunidades, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Para aderir aos programas de testes da App Store, instale o app Test Flight em seu iPhone;
  2. Em seguida, acesse o link de requerimento de participação do programa Beta Tester do WhatsApp;
  3. Então, toque no botão Accept e finalize a instalação do app em Install.

Funcionalidades já testadas no WhatsApp Beta

Na dúvida se vale a pena arriscar usar uma versão menos estável do mensageiro para conferir em primeira mão possíveis novidades? Talvez, saber quais recursos já foram ou estão sendo testados através do WhatsApp Beta sirva de incentivo ou tire essa ideia.

Whatsapp beta

  • Emojis novos em primeira mão;
  • Stickers animados;
  • Vídeos no modo Picture in Picture (PIP), exibidos em miniatura, sem sair da janela de bate-papo;
  • Implementação dos pacotes de adesivos;
  • Notificação de segurança;
  • Bate-papo por vídeo e telefone em grupo;
  • Botão de envio do Status direto para os Stories do Facebook.

Como sair da versão beta do WhatsApp?

Testou a versão experimental do mensageiro, mas se arrependeu? Sem problemas. No Android, basta acessar a página de cancelamento, desinstalar o aplicativo e baixar novamente a versão comum. Pode ser que a edição comercial demore algumas horas para aparecer como disponível, mas esse tempo de espera é normal, segundo o app.

No iPhone, basta abrir o app Test Flight, tocar sobre WhatsApp Messenger e, depois, ir em Stop Testing. Logo em seguida, é só reinstalar a versão estável do programa.

5 passos para saber se fui bloqueado no WhatsApp em 2019.

Outros apps com versão Beta

Para quem gosta de estar sempre por dentro de possíveis novidades, vai gostar de saber que, além do WhatsApp, outros apps oferecem versões experimentais. Entre eles estão o Instagram, Facebook, Snapchat, Netflix, Spotify e muitos outros.

No Android, é necessário fazer a busca pelo app no Google Play com o termo Beta ao lado. Então, é só seguir o mesmo processo de adesão feito no mensageiro. No iOS, é preciso ter o Test Flight instalado e pesquisar pelo link de requerimento referente ao aplicativo desejado.

Procura discrição? Veja como ficar invisível no WhatsApp e esconder o status online. No entanto, se excluiu mensagens sem querer, o AppGeek ensina como recuperar conversas e mensagens apagadas no mensageiro!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.