WhatsApp Business: veja como funciona a versão comercial do WhatsApp


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O WhatsApp Business é a versão corporativa do mensageiro e funciona da mesma forma que o WhatsApp Messenger. No entanto, apresenta funções extras pensadas exatamente para melhorar a comunicação entre pequenas empresas e seus clientes.

O aplicativo é grátis e pode ser usado em um mesmo celular que tenha a variante comum instalada. Também é possível acessar a conta comercial no computador, pelo WhatsApp Web ou Desktop.

O AppGeek preparou um guia completo sobre o WhatsApp Business. Entenda o que é, como funciona, a diferença para o messenger comum e muito mais.

O que é o WhatsApp Business

WhatsApp Business
Reprodução/ WhatsApp Blog

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsaApp Messenger voltada para pequenas empresas. Compatível com smartphones com Android 2.3.7 ou posterior e iOS 9 ou superior, tem como objetivo facilitar a comunicação com os clientes de maneira profissional.

Com a mesma interface e recursos do WhatsApp comum, oferece algumas ferramentas extras. Entre elas, a opção de criar um perfil comercial, no qual é possível inserir dados como endereço, e-mail e site da companhia. Se quiser, pode sincronizar a conta com a página da companhia no Facebook.

A edição corporativa do app conta ainda com uma funcionalidade de estatísticas, que permite visualizar de forma clara o fluxo de mensagens. Há também a opção de criar respostas rápidas, que podem ser salvas e enviadas para atender a perguntas frequentes.

De acordo com o Facebook, empresa detentora do WhatsApp, não há necessidade de quem não tem uma empresa instalar a versão Business do aplicativo.

Como funciona o WhatsApp Business

De modo geral, o WhatsaApp Business funciona de forma semelhante à versão tradicional do aplicativo de bate-papo. O usuário precisa fazer o download gratuito do app na Play Store ou na App Store e vinculá-lo ao número de telefone de sua empresa.

Esse número pode ser o mesmo já utilizado no WhatsApp. No entanto, ele terá que ser migrado para a versão comercial. Ou seja, não poderá estar ativo nas duas contas.

Inclusive, é possível ter os dois aplicativos ativos em um mesmo smartphone, contanto que cada um esteja vinculado a um número telefônico.

Qual a diferença do WhatsApp para o WhatsApp Business

O visual e os recursos da versão tradicional do mensageiro também estão presentes na edição corporativa do app. Isso significa que é possível trocar mensagens, arquivos de mídia, realizar ligações de áudio e conversas por vídeo, entre outras ações.

O que diferencia o WhatsApp Messenger do WhatsApp Business são as funções adicionais, pensadas para atender os pequenos empreendedores. Além de facilitarem a comunicação com clientes, oferecem estatísticas e ferramenta de respostas rápidas.

Perfil comercial

WhatsApp Business
Reprodução/ WhatsApp Blog

A versão corporativa do mensageiro permite que as empresas criem um perfil comercial. Nele, o empreendedor pode inserir informações úteis para o cliente, como endereço, site, e-mail, entre outras.

Se a empresa tiver uma página no Facebook, é possível integrá-la ao perfil. Após a sincronização, alguns dados são preenchidos automaticamente, como horário de atendimento, endereço, descrição, link da página do Facebook, site e e-mail.

Além disso, a versão permite vincular um catálogo com até 500 produtos e serviços ao perfil. Nele, os clientes podem realizar perguntas e até mesmo compartilhar itens com amigos.

Respostas rápidas

WhatsApp Business
Reprodução/ WhatsApp

As respostas rápidas são mensagens predefinidas salvas pelo usuário para responder a perguntas frequentes. Para acessá-las, basta digitar na caixa de mensagens o atalho definido previamente para cada uma delas.

Os atalhos devem começar com uma barra (/) e não podem conter caracteres especiais. O recurso permite armazenar até 50 respostas com o máximo de 25 caracteres cada.

Mensagens automáticas

As mensagens automáticas foram pensadas para os momentos em que o empreendedor não puder responder instantaneamente aos clientes. A Mensagem de ausência pode ser configurada para ser usada sempre, em horário programado ou fora do horário comercial.

O usuário do WhatsApp Business também pode configurar mensagem automática de saudação. O envio pode ser programado para responder ao primeiro contato de um cliente ou depois de 14 dias de inatividade na conversa.

Etiquetas

WhatsApp Business
Reproduçao/ WhatsApp

As etiquetas permitem organizar os contatos ou conversas por cores. O recurso torna mais fácil encontrar um cliente ou bate-papo. É possível criar até 20 etiquetas.

Compatibilidade com número fixo

É possível usar o número de telefone fixo já existente da sua empresa para manter os contatos com os seus clientes. Para isso, precisará ter um celular com o WhatsApp Business instalado. Mas não é necessário utilizar o número do chip a ele associado.

Caso opte por fazer isso, basta que, durante o cadastro, opte por Me ligue para fazer a verificação. Assim, você receberá uma chamada para o telefone fixo cadastrado com o código que deverá ser inserido no app.

Estatísticas

De acordo com o WhatsApp, o objetivo das Estatísticas é que o proprietário da empresa compreenda melhor “o engajamento e a experiência de seus clientes”. O recurso mostra quantas mensagens foram enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Se o número de mensagens lidas for muito inferior ao de enviadas, é sinal de que pode haver algo de errado com a estratégia usada. Os dados podem servir para ajudar a adequar a abordagem para algo que funcione melhor com seu público-alvo.

Como ter uma conta no WhatsApp Business

WhatsApp Business

Para ter uma conta comercial no WhatsApp é preciso baixar o aplicativo WhatsApp Business em um smartphone Android 2.3.7 ou posterior e iOS 9 ou superior. É necessário também ter um número de telefone, móvel ou fixo, destinado exclusivamente a essa conta.

Depois, basta seguir os passos indicados no processo de instalação e inserir o código de confirmação recebido por SMS ou ligação telefônica. Nosso passo a passo Saiba como ter uma conta comercial no WhatsApp Business em 5 passos explica em detalhes o que deve ser feito.

Como migrar do WhatsApp para Whatsapp Business

Se o empreendedor utiliza um número de telefone em seu WhatsApp pessoal e deseja migrá-lo para a versão corporativa do aplicativo, isso é possível. No entanto, não poderá ser usado ao mesmo tempo versão comum do mensageiro.

Nesses casos, antes de baixar o WhatsApp Business, o Facebook recomenda realizar o backup do WhatsApp para não perder dados durante o processo. Assim, ao vincular ao número já existente, o aplicativo buscará informações das conversas e contatos em seu backup.

A companhia alerta que, se quiser deixar de usar o WhatsApp Business para voltar à versão tradicional, seu histórico não será recuperado.

Como usar o WhatsApp Business no PC

WhatsApp Business

Assim como o WhatsApp Messenger, é possível utilizar o WhatsApp Business no computador. Para isso, basta acessar a página do WhatsApp Web e, através do app para celular, fazer a leitura do código QR exibido na tela do PC.

Se tiver a versão desktop do mensageiro instalada no PC ou Mac OS, também poderá acessar a conta corporativa através dela. O processo de login também é feito através do código QR.

Para entender a diferença entre as duas opções, veja o tutorial Saiba como usar o WhatsApp Web e WhatsApp Desktop no PC ou Mac.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.