Modo escuro do WhatsApp: como ativar no Android, iPhone e Web


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O modo escuro do WhatsApp finalmente foi lançado. Disponível oficialmente para Android e iOS, o também conhecido como dark mode deixa o mensageiro em tons de preto, cinza e verde escuro.

De acordo com a empresa, o principal objetivo é tornar a leitura mais confortável em ambientes de pouca luz. Além de ajudar os usuários a focarem com mais facilidade aquilo que importa na tela.

Se você está ansioso para ver seu WhatsApp preto, confira como é fácil no passo a passo preparado pelo AppGeek. Para isso, é necessário que o mensageiro esteja atualizado na versão mais recente.

Como ativar o modo escuro no WhatsApp no Android

1. Abra o WhatsApp e, na aba Conversas, toque sobre o ícone de três pontinhos normalmente situado no topo da tela à direita;

2. No menu que abrir, vá em Configurações;

WhatsApp modo escuro

3. Agora, toque em Conversas;

4. Acesse Tema;

modo escuro whatsapp

5. Escolha a opção Escuro e confirme em OK.

  • Usuários do Android 10 também verão a opção Automático (Sistema). Isso significa que, ao selecioná-la, o WhatsApp seguirá o tema estabelecido pelo sistema. Se o tema escuro estiver habilitado em seu aparelho, automaticamente, o WhatsApp também irá aderir à predefinição. O mesmo já ocorre com outros apps, como é o caso do modo escuro do Instagram, por exemplo.

Como ativar o tema escuro no Android

Tem o Android 10, mas não sabe como configurar o modo escuro no sistema? Não se preocupe que nós ensinamos.

Basta abrir o app Configurar e ir em Tela. Depois, basta ativar a chave ao lado da opção Tema Escuro. Simples assim!

Whatsapp modo escuro

Confira também como atualizar o Android para a versão mais recente em 4 passos

Como ativar o modo escuro no WhatsApp no iPhone (iOS)

O modo escuro do WhatsApp no iPhone está disponível para usuários do iOS13. No caso dos dispositivos da Apple, a cor do mensageiro segue aquela da aparência escolhida pelo usuário como padrão do sistema.

1. Vá em Ajustes;

2. Em seguida, toque em Tela e brilho;

3. Na tela seguinte, marque a caixinha relativa à opção Escura para ativar o modo escuro.

modo escuro whatsapp ios

O sistema ganhará tons mais escuros na hora. Os apps que oferecem a funcionalidade o acompanharão, como é o caso do WhatsApp.

Como descobrir a versão do iOS

O procedimento sugerido acima não funcionou para você? Então é provável que seu iPhone não tenha o iOS 13 instalado. Para descobrir qual a versão do sistema operacional está em seu aparelho, é só seguir os passos abaixo.

Ajustes → Geral → Sobre. Em Versão do Software, você descobre qual iOS informação tem instalado em seu iPhone. Quando há alguma atualização disponível, o usuário é notificado com um alerta na tela Geral.

Como usar o modo escuro no WhatsApp Web

Até o fechamento deste artigo, em março de 2020, o WhatsApp ainda não havia lançado o modo escuro para sua versão web. De acordo com o site especializado WABetaInfo, o recurso já vem sendo testado. Porém, ainda não há previsão de quando chegará ao público.

Para quem não aguenta esperar, pode recorrer à extensão de navegador Stylus, disponível para Chrome e Firefox.

1. No Chrome, clique em Usar no Chrome e aceite o recurso em Adicionar extensão. Já no Firefox, vá em Adicionar ao Firefox e, na janela que abrir, clique em Autorizar;

  • O ícone do plugin ficará disponível ao lado da barra de navegação;

2. Acesse o WhatsApp Web e clique sobre o ícone do Stylus, ao lado da barra de endereços;

Whatapp preto

3. Vá em Find Stiles ou Localizar estilos;

4. Serão disponibilizados várias opções de layout para o WhatsApp Web. Sugerimos a Dark-WhatsApp por ser a que mais se aproxima do modo escuro usado oficialmente no app mobile. Clique sobre a miniatura daquela que preferir para selecionar.

  • Se o modo escuro não for ativado automaticamente, atualize a página.

whatsapp modo escuro

Benefícios do modo escuro

Ao lançar oficialmente o modo escuro, o WhatsApp explicou que o visual foi criado para reduzir a fadiga ocular em ambientes de pouca luz. O divertido vídeo de divulgação enfatiza o desconforto causado pela luminosidade forte no escuro.

Esse é apenas um dos benefícios atribuído ao tema, que vem sendo aderido por vários programas. Aplicativos com o Facebook Messenger, Google Chrome, YouTube e muitos outros já oferecem o recurso.

Especialistas defendem que, além de preservar a saúde dos olhos, o dark mode evita que o usuário fique desperto durante a noite. A luz azul emitida pelo celular causaria no cérebro o mesmo efeito que uma xícara de café.

O Google é um dos adeptos das telas escuras. Em uma conferência para desenvolvedores, realizada em 2018, divulgou que modo claro pode consumir seis vezes mais energia do que o escuro. O resultado é válido para quando ambos os modos estão com a luminosidade máxima do display ativada.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.