WhatsApp Web e WhatsApp Desktop: saiba como usar em PC ou Mac


Provavelmente um dos aplicativos mais usados atualmente em todo o mundo, o WhatsApp revolucionou o modo pelo qual nos comunicamos com o uso de smartphones. Um outro passo muito bem recebido por seus usuários foi a criação do WhatsApp Web e a possibilidade de ter acesso às suas conversas direto do computador.

Há cerca de dois anos, contudo, conhecemos também o WhatsApp Desktop, aplicativo para que usuários de PC e Mac tenham uma versão do app às mãos sem ser preciso abrir novas janelas em seus browsers.

Mas qual deles é melhor? Quais as vantagens entre um e outro? E como usar a ferramenta em PC ou Mac?

WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop?

whatsapp pc mac

A exemplo de plataformas como Spotify ou ainda o aplicativo de mensagens Telegram, o WhatsApp criou sua versão Desktop, um app que permite que o usuário acesse suas mensagens sem que seja preciso abrir uma nova aba no navegador.

Na contramão das ferramentas citadas, entretanto, o WhatsApp Desktop não oferece ainda grandes diferenciais quanto ao WhatsApp Web convencional, o que pode desmotivar os usuários a fazerem o download do app. 

Em termos de funcionalidades e interface, são basicamente as mesmas. Tanto a versão Desktop como a online espelham as mensagens do app para o smartphone, com total dependência do aparelho, que precisa estar conectado à Internet. Os recursos de envio de mensagens e anexos, mensagens de voz, criação de grupos, pesquisa e outros estão disponíveis em ambos.

whatsapp pc mac

 Algumas pessoas preferem a versão Desktop por seu sistema de notificação integrado às notificações do computador e alguns atalhos de teclado melhores.

O que vai guiar a decisão do usuário aqui, contudo, é o uso de sua memória RAM. Para alguns, é uma vantagem não precisar do WhatsApp Web ocupando uma aba do browser, em especial se for o Google Chrome, que consome bastante memória RAM. Para outros, um app a mais pode significar alguns travamentos, e o uso da ferramenta online é preferível.

A dica, então, é testar os dois e ver qual se adéqua melhor às suas necessidades.

Como acessar cada um deles?

whatsapp pc e mac

Para baixar o aplicativo do WhatsApp Desktop, acesse o site oficial do WhatsApp. Assim como a versão Web, o próprio site já é bem explicativo. Basta portanto fazer o download do app, conforme orientado e instalar a ferramenta em seu computador.

O WhatsApp Web, por sua vez, exige apenas que o usuário entre no site WhatsApp Web. A partir daí, para ambas as versões, basta que o usuário acesse o WhatsApp do smartphone, clique em Menu ou Configurações > WhatsApp Web. Depois disso, é só ler o QR Code, conforme orientação da página. (Veja passo a passo abaixo!)

Vale lembrar que o WhatsApp Desktop é compatível com os sistemas operacionais Windows 8, Windows 8.1, Windows 10, Mac OS X Mavericks (10.9) ou superior. Já o WhatsApp Web pode ser aberto em qualquer navegador de Internet, em qualquer sistema.

Passo a passo

Whatsapp pc mac

Já com o aplicativo do WhatsApp Desktop instalado ou com o site do WhatsApp Web aberto, você verá as orientações e um QR Code (esse código quadradinho, preto e branco, com o símbolo do WhatsApp no meio).

whatsapp pc e mac

No WhatsApp do seu smartphone, vá ao menu do app (Android) ou em Ajustes (iPhone), que podem estar identificados apenas pelos três pontinhos (...) ou um ícone semelhante a uma engrenagem.

whatsapp pc mac

Na nova janela, clique em "WhatsApp Web". O aplicativo vai abrir um leitor de QR Code. Aponte para o código na tela do computador e pronto! Agora é só usar.

Agora que já sabe como usar o Whatsapp pelo computador, que tal conhecer 7 apps de montagem de fotos para compartilhar com os amigos.