Saiba como usar o WhatsApp Web e WhatsApp Desktop no PC ou Mac


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Provavelmente um dos aplicativos mais usados atualmente em todo o mundo, o WhatsApp revolucionou o modo pelo qual nos comunicamos com o uso de smartphones. Um outro passo muito bem recebido por seus usuários foi a criação do WhatsApp Web e a possibilidade de ter acesso às suas conversas direto do computador.

Há cerca de dois anos, contudo, conhecemos também o WhatsApp Desktop, aplicativo para que usuários de PC e Mac tenham uma versão do app às mãos sem ser preciso abrir novas janelas em seus browsers.

Mas qual deles é melhor? Quais as vantagens entre um e outro? E como usar a ferramenta em PC ou Mac?

WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop?

whatsapp pc mac

A exemplo de plataformas como Spotify ou ainda o aplicativo de mensagens Telegram, o WhatsApp criou sua versão Desktop, um app que permite que o usuário acesse suas mensagens sem que seja preciso abrir uma nova aba no navegador.

Na contramão das ferramentas citadas, entretanto, o WhatsApp Desktop não oferece ainda grandes diferenciais quanto ao WhatsApp Web convencional, o que pode desmotivar os usuários a fazerem o download do app.

Em termos de funcionalidades e interface, são basicamente as mesmas. Tanto a versão Desktop como a online espelham as mensagens do app para o smartphone, com total dependência do aparelho, que precisa estar conectado à Internet. Os recursos de envio de mensagens e anexos, mensagens de voz, criação de grupos, pesquisa e outros estão disponíveis em ambos.

whatsapp pc mac

Algumas pessoas preferem a versão Desktop por seu sistema de notificação integrado às notificações do computador e alguns atalhos de teclado melhores.

O que vai guiar a decisão do usuário aqui, contudo, é o uso de sua memória RAM. Para alguns, é uma vantagem não precisar do WhatsApp Web ocupando uma aba do browser, em especial se for o Google Chrome, que consome bastante memória RAM. Para outros, um app a mais pode significar alguns travamentos, e o uso da ferramenta online é preferível.

A dica, então, é testar os dois e ver qual se adéqua melhor às suas necessidades.

Como acessar cada um deles?

whatsapp pc e mac

Para baixar o aplicativo do WhatsApp Desktop, acesse o site oficial do WhatsApp. Assim como a versão Web, o próprio site já é bem explicativo. Basta portanto fazer o download do app, conforme orientado e instalar a ferramenta em seu computador.

O WhatsApp Web, por sua vez, exige apenas que o usuário entre no site WhatsApp Web. A partir daí, para ambas as versões, basta que o usuário acesse o WhatsApp do smartphone, clique em Menu ou Configurações > WhatsApp Web. Depois disso, é só ler o QR Code, conforme orientação da página. (Veja passo a passo abaixo!)

Vale lembrar que o WhatsApp Desktop é compatível com os sistemas operacionais Windows 8, Windows 8.1, Windows 10, Mac OS X Mavericks (10.9) ou superior. Já o WhatsApp Web pode ser aberto em qualquer navegador de Internet, em qualquer sistema.

Passo a passo

Whatsapp pc mac

Já com o aplicativo do WhatsApp Desktop instalado ou com o site do WhatsApp Web aberto, você verá as orientações e um QR Code (esse código quadradinho, preto e branco, com o símbolo do WhatsApp no meio).

whatsapp pc e mac

No WhatsApp do seu smartphone, vá ao menu do app (Android) ou em Ajustes (iPhone), que podem estar identificados apenas pelos três pontinhos (...) ou um ícone semelhante a uma engrenagem.

whatsapp pc mac

Na nova janela, clique em "WhatsApp Web". O aplicativo vai abrir um leitor de QR Code. Aponte para o código na tela do computador e pronto! Agora é só usar.

Agora que já sabe como utilizar pelo computador, veja como sair do WhatsApp Web em todos os dispositivos de uma vez. Confira também como usar duas contas de WhatsApp em um celular e como recuperar conversas e mensagens apagadas no mensageiro.

No entanto, se está pensando em utilizar o mensageiro para alavancar seus negócios, o AppGeek explica como ter uma conta comercial no WhatsApp Business!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.