Vale a pena assinar o YouTube Premium? Veja como testar de graça


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O YouTube Premium é a versão paga da plataforma de hospedagem de vídeos do Google. Entre os benefícios em relação à edição gratuita estão a exibição de conteúdos sem anúncios, possibilidade de download para assistir offline e a reprodução em segundo plano no celular.

Além disso, o assinante também tem acesso aos serviços de streaming de música YouTube Music e Google Play Music sem custo adicional. Os usuários podem ainda ver todas as séries e vídeos originais da companhia, chamados de YouTube Originals.

Caso esteja interessado em conhecer as vantagens do YouTube Premium, é possível testar gratuitamente durante um mês antes de assinar. O serviço oferece ainda pacotes de desconto para estudantes e grupos familiares.

Como assinar o YouTube Premium

Antes de assinar o YouTube Premium, é possível fazer um teste gratuito de todos os serviços oferecidos durante um mês. Caso decida não cancelar o contrato, a assinatura é renovada. Só então o usuário passará a ser cobrado, através do meio de pagamento escolhido.

1. Acesse a página do YouTube Premium;

2. Clique no botão Teste Grátis;

YouTube Premium

3. Caso não esteja conectado à sua conta do Google, faça o login;

4. Para dar prosseguimento ao processo, informe seu CPF e data de nascimento. Siga em Confirmar;

5. Na tela seguinte, são solicitados dados sobre sua residência. Informe seu endereço, bairro, cidade, estado e CEP e confirme em Continuar;

6. Agora, deverá inserir os dados de seu cartão de crédito. Não se preocupe que nada será cobrado durante esse mês de teste. Note que a data de início de faturamento é apenas para o mês seguinte. Confirme em Comprar;

YouTube Premium

7. Você receberá uma mensagem de boas-vindas, o que significa que já poderá iniciar os testes do YouTube Premium.

Não se esqueça que, após um mês, o valor da assinatura será cobrado automaticamente na fatura do cartão de crédito. Por isso, o ideal é criar um lembrete em alguma data próxima à expiração do período gratuito.

Pacotes de desconto do YouTube Premium

Além da assinatura tradicional, o serviço oferece preços especiais para estudantes e aderentes do pacote familiar. O desconto para alunos se aplica para estudantes em tempo integral matriculados em uma instituição de ensino superior.

O local precisa ser reconhecido pelo serviço de verificação digital Sheed ID. Caso tenha interesse, é possível acessar o site e pesquisar pela sua universidade para ver se é aceita.

A ferramenta irá verificar se o número de matrícula informado é válido, para então aprovar ou não sua adesão ao plano de estudante. É possível ser assinante do pacote por até quatro anos, sendo necessário confirmar os dados anualmente.

Já o pacote familiar é um pouco mais caro que o individual, mas admite até cinco pessoas da mesma família. Os membros precisam ter, no mínimo, 13 anos e viver na mesma casa. De acordo com o Google, o endereço será confirmado através de check-in eletrônico a cada 30 dias.

Após a adesão, o titular precisa convidar os membros para o grupo familiar do Google e compartilhar a assinatura. Caso não faça parte de um grupo familiar, a companhia explica como proceder para criar o seu.

O que o YouTube Premium oferece?

O YouTube Premium oferece uma série de benefícios em relação à sua versão gratuita. Confira cada um deles a seguir:

Vídeos sem anúncios

O YouTube conta com uma enorme variedade de conteúdos produzidos pelos mais diferentes tipos de pessoas. Tanto a exibição quanto a hospedagem desses vídeos são feitas gratuitamente. Ou quase. Afinal, os anúncios exibidos no início, meio e fim dos filmes financiam o serviço.

Se o usuário optar pelo plano Premium, não terá mais que lidar com qualquer anunciante irritante. Isso significa assistir a vídeos sem publicidade no início ou meio e sem anúncios de banner, da rede de pesquisa e de sobreposição.

Download de vídeos para assistir offline

Assim como na rival Netflix, assinantes do plano pago do YouTube podem fazer o download de vídeos e playlists para assistirem offline, sem gastar seu pacote de dados móveis. O recomendado é realizar o procedimento utilizando uma rede Wi-Fi.

YouTube Premium

Para isso, basta ter o app do serviço logado à conta paga em um dispositivo móvel e tocar no ícone de download. Depois de baixado, o conteúdo fica armazenado na pasta Downloads, dentro da aba Biblioteca ou Conta do aplicativo.

Alguns recursos, como comentários e marcar como Gostei não estão disponíveis nos vídeos offline. O conteúdo permanecerá salvo, contanto que a conta seja acessada usando a internet de seu país de origem, ao menos, uma vez a cada 30 dias.

Reprodução de vídeos em segundo plano

Quem nunca precisou abrir uma mensagem do WhatsApp enquanto assistia a um vídeo no YouTube e teve que parar a exibição? Os assinantes do YouTube Premium não precisam sofrer com esse dilema.

O pacote pago permite que o filme continue rodando em segundo plano. Isso significa assistir ao conteúdo em miniatura, enquanto acessa outros apps no dispositivo móvel. O usuário pode, inclusive, mover a miniatura pela tela.

Outra vantagem de ser Premium está no fato de não ter a reprodução interrompida mesmo com o display do celular bloqueado. A imagem deixa de ser exibida, mas o áudio segue sendo executado.

YouTube Music Premium

O YouTube Music Premium é uma espécie de rival do Spotify. O serviço de streaming de música reúne milhões de canções e vídeos musicais sem anúncios. A plataforma tem uma versão web e app próprio para Android e iOS.

Assim como no serviço de vídeos, é possível fazer o download de conteúdos para ouvi-los e vê-los offline. O usuário também pode executar as faixas em segundo plano e optar por tocar somente a música sem carregar o vídeo nos clipes.

YouTube Originals

Os YouTube Originals são séries e filmes produzidos pelo YouTube e exibidos somente na plataforma. Os conteúdos estão disponíveis tanto na versão web quanto no app para dispositivos móveis.

YouTube Premium

O serviço fechou 2018 com mais de 65 produções próprias, com a promessa de novas 50 somente em 2019. Dentre os destaques estão as séries Cobra Kai, um spin-off do clássico Karatê Kid, e Origin, ficção científica dos mesmos criadores de Lost.

Há também documentários sobre artistas como a cantora Ariana Grande e o fenômeno do K-Pop BTS. A realidade é que, comparado a outros serviços do gênero, como a Netflix e Amazon Prime Video, o catálogo é ainda muito restrito e conta com poucos títulos em evidência.

YouTube Premium vale a pena?

Depende. Para quem assiste a muitos vídeos na plataforma e não aguenta mais ser interrompido pela publicidade constante, pagar para removê-las pode, sim, valer muito a pena.

Mesmo sem ver os anúncios, seus youtubers preferidos continuarão a ser beneficiados. De acordo com a empresa, o valor da assinatura é compartilhado com os produtores de conteúdo. E quanto mais vídeos assistir de um canal, mais dinheiro ele recebe.

A opção de visualizar os filmes em miniatura ou continuar a escutar uma entrevista mesmo com a tela do telefone desligada também é um ponto positivo. Poder baixar os conteúdos para assisti-los offline também é um grande atrativo.

YouTube Premium

Se além disso, quer ter acesso a um serviço de streaming de música sem pagar mais uma conta por isso, a assinatura pode valer a pena. O YouTube Music Premium não deixa nada a dever a outras plataformas do gênero, oferecendo um rico acervo de vídeos e canções.

No entanto, se seu principal foco são as séries e filmes originais, talvez seja melhor esperar mais um pouco. Por enquanto, o catálogo reúne títulos pouco expressivos e número pequeno de produções.

Como cancelar o YouTube Premium?

Se após o período de testes perceber que não quer seguir com a assinatura do serviço, basta encerrá-la. Para isso, acesse a página de gerenciamento de assinaturas e clique em Cancelar associação. Confirme sua escolha em Continuar com o cancelamento.

Veja também como ativar o modo noturno do YouTube e deixar o fundo preto. Confira ainda como acelerar e reduzir velocidade de vídeo no YouTube.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.