8 apps para criar avatar e deixar suas redes sociais divertidas


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os apps para criar avatar transformam o rosto do usuário em imagens nos estilos cartoon, anime, pintura, 3D e muito mais. Fáceis de usar, permitem personalizar características físicas para que o resultado fique o mais fiel possível.

Reunimos os melhores aplicativos para criar avatar, disponíveis para Android e iPhone. Confira!

Dollify

Criar avatar com o Dollify

Apesar de oferecer vários recursos, o Dollify se destaca por ser simples de usar. Ao abrir o app pela primeira vez, verá apenas uma opção: a de criar o seu avatar. Depois, deverá selecionar o gênero do personagem e, em seguida, escolher as características físicas e acessórios.

Há mais de 20 tons de pele, dezenas de estilos de cabelo, opções de óculos, joias e até filtros de foto. O resultado é um personagem fofinho, com olhos grandes, que pode ser salvo no seu celular ou compartilhado em outros aplicativos.

  • Dollify (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Avatoon

Avatoon app para criar avatar com sua foto

O Avatoon permite criar um avatar a partir de uma foto ou de forma manual. Mesmo que escolha a primeira opção, o usuário consegue editar o personagem utilizando os vários recursos de personalização. É possível, por exemplo, escolher formato do rosto, além de inserir sardas e rugas.

Há ainda dezenas de estilos e cores de cabelo, aparência dos olhos, boca e nariz, e muito mais. Para incluir roupas, é preciso usar as moedas do aplicativo, que podem ser obtidas gratuitamente usando o app ou sob pagamento.

O resultado pode ser salvo no celular, transformado em figurinhas ou inserido em fotos da galeria.

  • Avatoon (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Voilà AI Artist Foto Editor

Will Smith transformado com o app Voilà
Reprodução/Instagram

O Voilà AI Artist Foto Editor usa a foto do usuário como base para criar avatares de diferentes estilos. Há opções de pinturas dos séculos XV, XVIII e XX, desenhos em 3D e 2D, em versão bebê, caricatura, entre outras.

A fotografia pode ser tirada na hora ou já estar na galeria. O aplicativo não tem ferramentas de edição da imagem, mas é possível escolher se deseja salvar ou compartilhar apenas o avatar ou uma montagem dele com a foto original.

  • Voilà AI Artist Foto Editor (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Bitmoji

Bitmoji permite criar emojis com seu avatar

O Bitmoji cria figurinhas divertidas que são, literalmente, a sua cara. O app é um dos que mais oferece opções de personalização do avatar, sendo possível até mesmo inserir detalhes particulares, como covinha, olheiras e linhas de expressão.

Para ficar ainda mais realista, disponibiliza 6 tipos de formato de corpo e uma grande variedade de roupas e acessórios de diferentes estilos. Quando o personagem estiver pronto, os adesivos com o seu emoji serão criados automaticamente.

Depois, é só compartilhar com quem quiser. O aplicativo tem integração com o teclado do Google, Snapchat e iMessage.

  • Bitmoji (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

ToonMe

App ToonMe transforma fotos em estilo cartoon

O ToonMe transforma o rosto de seus usuários em diferentes estilos de cartoon. Usando a tecnologia de reconhecimento facial, cria os avatares a partir de fotos tiradas na hora ou da galeria.

Entre os tipos de desenho estão de animações em 3D e 2D, pintura, traço feito à mão, estilo Os Simpsons e Barbie e muito mais. É possível adicionar filtros e efeitos, inserir texto e até mesmo transformar a imagem em um GIF animado.

  • ToonMe (grátis, mas oferece compras no app): Android

ChibiDolls

Chibi Dolls para criar avatar no estilo anime

O Chibi Dool permite criar seu avatar no estilo boneca chibi. São vários os tons de pele, estilos de penteados, além dos formatos de olhos disponíveis, tudo no melhor estilo anime.

O destaque vai para a grande variedade de acessórios e peças de roupa cheios de personalidade. O que inclui meias, sapatos, lenços e colares.

Depois, é só inserir plano de fundo, efeitos com movimento ou adicionar mais de uma boneca em uma mesma cena. A imagem final, no entanto, só pode ser salva de forma estática.

  • Chibi Dolls (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

SuperMii

App SuperMii permite criar avatar no estilo anime e cartoon

O SuperMii reúne ferramentas para criar avatares nos estilos anime e cartoon. Além das tradicionais variedades de características físicas e penteados, o usuário pode escolher tipos de nariz inusitados, assim como formatos de orelha engraçados.

É possível usar ainda máscaras, cicatrizes, curativos e lágrimas e selecionar uma espada, escudo ou outro item de defesa. Inclua também mãos com gestos divertidos, roupas e plano de fundo personalizados. O resultado pode ser guardado na galeria do celular.

  • SuperMii (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

MojiPop

MojiPop cria avatares no estilo desenho

O MojiPop cria avatar realista, no estilo de pintura, a partir da foto do usuário. Além de personalizar as características físicas, poderá escolher expressões faciais divertidas, como biquinho, sorrisão e cara de nojo.

Após criado, o avatar é inserido automaticamente em imagens e figurinhas animadas. Você consegue se ver casando, em uma montanha-russa, dançando, fazendo guerra de bola de neve e muito mais.

O aplicativo permite adicionar pacotes de adesivos ao WhatsApp e também oferece teclado próprio, com fácil acesso às imagens.

  • MojiPop (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.