10 apps para criar logo no celular e deixar sua marca incrível


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista
Atualizado em

Os apps para criar logo ajudam a criar a identidade visual da sua marca mesmo sem ser um designer profissional. Assim, poderá passar a mensagem da empresa no primeiro contato e ficar na memória de possíveis clientes.

Por isso, o AppGeek listou os 10 aplicativos mais interessantes para você criar um logotipo. Basta escolher o que achar melhor e começar!

Logo Maker Plus

Imagem de divulgação do app de criação de logo Logo Maker Plus

O Logo Maker Plus é um criador de logo cheio de opções de personalização. Apesar de contar com 700 tipos de fontes, o usuário ainda pode incluir alguma que tenha baixado na internet.

O app permite mudar o espaçamento entre as letras, assim como tornar o texto circular, curvado ou em formato de onda. Há ainda centenas de ícones personalizáveis, sendo possível alterar as cores e incluir texturas e filtros.

Também dá para mexer na profundidade e inclinação dos elementos, resultando em um efeito 2D ou 3D. O logotipo pode ser salvo em JPG e PNG com o fundo transparente.

  • Logo Maker Plus (grátis, mas oferece compras no app): Android

Logo Maker - Criador de logotipo e designer

Imagem de divulgação do app de criação de logo Logo Maker

O Logo Maker oferece dois modos de trabalho. Em um deles, o usuário pode criar seu logo do zero, escolhendo o formato do fundo, imagem, fonte e estilo do texto e adicionando efeitos. Todos esses aspectos são personalizáveis, incluindo as cores, texturas e profundidade.

Se não se considerar uma pessoa muito criativa, pode optar pelo módulo Crie um logotipo com o designer. Nele, deve informar o setor de atuação, o nome da empresa e, se houve, o slogan. Depois, é só escolher o estilo da fonte e esperar que o programa faça a arte.

Após eleger uma, poderá editá-la. Vale destacar que alguns dos logos criados automaticamente são gratuitos (tem a palavra livre escrita) e outros são pagos.

  • Logo Maker - Criador de logotipo e designer (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Hatchful - Criador de logotipos

Imagem de divulgação do app de criação de logo Hatchful

O Hatchful tem uma interface bastante simpática e oferece resultados que parecem profissionais. É ideal para quem não tem experiência em apps de edição, porque orienta todo o processo.

O usuário precisa informar o setor da empresa e o estilo da marca (se é vintage, criativo, moderno, etc). Em seguida, deve inserir o nome e o slogan (se houver), selecionar onde deseja aplicar o logo e pronto.

Após alguns segundos, poderá conferir o resultado. É possível editar a fonte e as cores utilizadas, para ficarem mais a cara de sua companhia. Depois, é só enviar o arquivo no formato .zip para o seu e-mail.

  • Hatchful - Criador de logotipos (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Canva

Imagem de divulgação do app de edição de imagens Canva

O Canva é um editor de imagens que reúne várias ferramentas em um só lugar, inclusive um criador de logos. Para facilitar, busque por logotipo na caixa de pesquisa no topo do app. Serão exibidas dezenas de sugestões prontas e totalmente personalizáveis.

É possível alterar a cor do fundo, da fonte e da imagem, assim como mudar o tipo de letra e o ícone utilizados. São muitas as opções de personalização existentes.

O logo pode ser salvo como PNG, PDF e JPG. O fundo transparente está disponível apenas a assinantes do plano pago.

  • Canva (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Logo Maker

Imagem de divulgação do app Logo Maker

O Logo Maker é um app prático e fácil de usar. Sem recursos extras, é ideal para quem quer criar logos sem complicações. Basta escolher a imagem ou forma que desejar e, depois, selecionar o fundo e inserir o texto.

São mais de 100 tipos de fontes disponíveis, com opção de sombreamento em diferentes cores. Se quiser, pode incluir ainda imagens da galeria para complementar o logotipo.

Watercolor Logo Maker

Imagem de divulgação do app Watercolor Logo Maker

O Watercolor Logo Maker é voltado para a criação de logos no estilo aquarela. O app disponibiliza diversas fontes, com possibilidade de personalizar o espaço entre as letras, curvatura da palavra e transparência.

Também é possível escolher a textura e tom do fundo, além de adicionar ícones. Na versão gratuita, o logotipo só pode ser salvo em JPG. A edição paga permite salvar em PNG de alta qualidade.

Vale destacar que a maioria dos itens disponíveis no aplicativo é paga.

  • Watercolor Logo Maker (grátis, mas oferece compras no app): iOS

Criador de Logos

Imagem de divulgação do app Criador de Logos

O Criador de Logos é uma ferramenta específica do app Desygner para a criação de logotipos. O programa disponibiliza vários modelos prontos, que podem ser totalmente editados. É possível mudar as cores, posição, opacidade, entre outros aspectos dos elementos que compõem a imagem.

A fonte também pode ser completamente personalizada, incluindo alinhamento, estilo e o espaçamento entre letras, palavras e linhas. O resultado pode ser salvo em alta qualidade em PDF e JPG e com o fundo transparente em PNG.

  • Criador de Logos (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Logo Maker Shop

Imagem de divulgação do app Logo Maker Shop

O Logo Maker Shop oferece mais de 5 mil símbolos e de 200 fontes para criar o seu próprio logo, mesmo sem saber nada de design. É possível fazer o logotipo a partir de modelos prontos e editar todos os aspectos conforme a sua preferência.

Mas também pode começar do zero, selecionando o fundo, fonte e elementos gráficos que farão parte da identidade visual da marca. Na versão gratuita, o usuário só consegue baixar o resultado em JPG. Para o download em PNG e fundo transparente, é preciso assinar a edição paga.

  • Logo Maker Shop (grátis, mas oferece compras no app): iOS

Adobe Spark Post

Imagem de divulgação do app Adobe Spark Post

O Adobe Spark Post é uma ferramenta desenvolvida pela criadora do Photoshop para criar a identidade visual da sua marca. O app é mais indicado a quem já tem alguma experiência com programas de edição, pelo fato de seu uso não ser tão intuitivo para leigos.

O usuário deve escolher o que usará como fundo e, depois, é só adicionar símbolos, elementos gráficos e letras. Os itens incluídos podem ser personalizados, mudando a cor, tamanho, perspectiva, brilho, saturação, nitidez, etc.

  • Adobe Spark Post (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Criar Logotipo

Imagem de divulgação do app Criar Logo

Com mais de 10 milhões de downloads, o Criar logotipo exibe logos prontos divididos por categorias, como Moda, Educação, e-Sports, Comida, etc. O usuário é capaz de editar diversos aspectos do design. Entre eles, transparência, cores, estilo da fonte, assim como ângulo, obtendo um resultado em 2D ou 3D.

Se preferir, pode criar o logo desde o início, escolhendo um a um os elementos da arte. O logotipo pode ser salvo em JPG e PNG (com ou sem fundo transparente), em diferentes resoluções e sem marca d’água.

  • Criar Logotipo (grátis, mas oferece compras no app): Android

Logo, logotipo ou logomarca?

É comum as pessoas se confundirem e não saberem qual termo usar. A palavra logotipo tem origem grega, na qual logo quer dizer significado e tipo é imagem. Assim, pode ser definida como significado da imagem. Na prática, consiste na representação estilizada do nome de uma empresa e pode contar letras e símbolos, de acordo com o Guia do Empreendedor.

Apesar de ser muito usada como sinônimo para logotipo, a palavra logomarca é considerada incorreta pela maioria dos designers e publicitários. O termo nada mais seria que uma redundância. Afinal, logo vem do grego significado e marca tem origem no termo germânico markas, que também quer dizer significado.

Assim, a tradução seria significado do significado, o que não faria sentido algum. Por fim, logo se refere a um elemento gráfico, que pode incluir nome, símbolo ou marca.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.