8 apps para esconder fotos e garantir mais privacidade no celular


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Para garantir privacidade total de suas fotos, vídeos e demais conteúdos sensíveis, ter um aplicativo para proteger os arquivos pode ser essencial. O AppGeek selecionou os melhores apps para você esconder suas fotos em um local seguro.

Assim, se você quiser emprestar seu celular por alguns minutos, não ficará mais receoso de que alguém possa ver algo que não deveria. Perfeito para a segurança de conteúdos privados ou explícitos, bem como imagens secretas com informações pessoais.

1. Calculadora - Cofre de fotos

Esconder fotos com a Calculadora Cofre de Fotos

A Calculadora - Cofre de fotos é um aplicativo muito interessante para você proteger suas imagens: a princípio, parece apenas uma calculadora normal, que é funcional e conta com o básico de uma calculadora. No entanto, ao digitar seu código secreto, você tem acesso a uma pasta com suas fotos privadas!

Muito útil para quem quer discrição na hora de acessar imagens pessoais. Além disso, caso precise emprestar o celular para alguém, a pessoa pode até mesmo utilizar a calculadora, mas sem o código secreto, todas as fotos estão protegidas.

O aplicativo conta com criptografia, garantindo maior segurança. Isto é: mesmo que alguém encontre o arquivo de imagem, não será possível visualizá-la! E caso decida desinstalar a ferramenta, suas fotos não serão excluídas do celular, retornando à galeria. Ótimo para quem não quer que aquele nude caia na rede.

Vale ficar atento à senha escolhida: calculadoras normalmente não contam o 0 (zero) como um número, caso esteja incluído no início da sua senha. Por isso, evite iniciar seu código secreto com zero.

Para baixar a Calculadora - Cofre de fotos, clique aqui.

2. Gallery Lock

Esconder fotos com o Gallery Lock

O Gallery Lock é um aplicativo muito leve e simples para você esconder conteúdos multimídia. Um dos pontos mais interessantes do app é que ele tira uma foto da pessoa que digitar a senha de acesso incorreta três vezes.

Ainda dá para compartilhar imagens e vídeos em diversos aplicativos (redes sociais, navegadores, etc.) e sincronizar com serviços de backup em nuvem, como o Google Drive, Dropbox, entre outros.

Para garantir a proteção das imagens, você precisa criar uma senha ou um desenho padrão para desbloquear o app e ter acesso ao conteúdo. Simples e rápido, com o Gallery Lock você garante privacidade.

Importante: caso decida desinstalar o aplicativo do celular, desative a opção de esconder fotos, uma vez que, se não o fizer, todas as imagens serão perdidas. Por isso, fique atento!

Para baixar o Gallery Lock, clique aqui.

3. Private Photo Vault

Esconder fotos com o Private Photo Vault

Simples e leve, com o Private Photo Vault você protege suas fotos e vídeos privados de diversas formas. O aplicativo é protegido por uma senha ou padrão de desenho, os próprios álbuns que você criar podem contar com passwords personalizadas, além de poder saber quem tentar acessar o conteúdo.

A gestão de fotos no app também é facilitada por várias funcionalidades: criação de álbuns na própria ferramenta, importação e exportação diretamente da galeria e sincronização com o iTunes. Também dá para compartilhar suas fotos no aplicativo por e-mail ou mensagens!

Com a interface intuitiva, assim como a sua galeria normal no celular, é fácil criar apresentações de slides, que podem contar com fotos e vídeos. Claro, tudo isso contando com tecnologia de ponta para garantir sua privacidade e segurança!

Para baixar o Private Photo Vault, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

4. Lynx Privacy

Esconder fotos com o Lynx Privacy

Como as outras opções na lista, o Lynx Privacy é um aplicativo leve e de fácil utilização. Ele permite a proteção de suas fotos e vídeos pessoais com uma senha, mas oferece ainda proteção extra com a sua impressão digital: assim só você pode acessar o conteúdo oculto!

Para economizar espaço no aparelho, o app oferece uma sincronização automática de conteúdos para a nuvem, com um espaço gratuito de 5GB. Ainda é possível compartilhar as imagens rapidamente pelo próprio aplicativo.

Além disso, o Modo Camuflagem garante privacidade extra ao disfarçar o aplicativo como outro qualquer, uma calculadora, por exemplo. Também é interessante por não aparecer nos apps utilizados recentemente.

E não se preocupe: caso alguém tente acessar sua galeria secreta, o aplicativo irá tirar uma foto do invasor e informá-lo sobre a tentativa de violação.

Para baixar o Lynx Privacy, clique aqui.

5. FotoX

Esconder fotos com o FotoX

Com recurso à criptografia, o FotoX é um aplicativo completo para a proteção de conteúdos sensíveis no smartphone. Ao definir uma senha ou um padrão de desenho, o app oculta fotos e vídeos da galeria padrão e, caso queira, ainda dá para salvá-los na nuvem!

Como nos outros aplicativos, o FotoX sempre irá avisá-lo de tentativas de invasão, que ficarão registradas em uma lista. Assim, você tem controle sobre quem andou tentando bisbilhotar o seu conteúdo secreto.

Para ter uma experiência mais discreta e sutil, dá para esconder o ícone do FotoX. Dessa maneira, ninguém desconfia de que o seu celular tem conteúdos ocultos. Isso ajuda a diminuir a curiosidade de certas pessoas que não resistem em dar aquela espiadinha no que você anda fotografando por aí!

Para baixar o FotoX, clique aqui.

6. KeepSafe

Esconder fotos com o KeepSafe

Um perfeito cofre digital, o KeepSafe conta com a opção de incluir senha, padrão de desenho ou impressão digital, garantindo que só você possa abrir as pastas com suas fotos e conteúdos secretos.

Além disso, caso se encontre em uma situação complicada, em que há pessoas ao redor que queiram espiar o que está vendo no celular, o KeepSafe gira a tela do dispostiivo automaticamente para baixo. Assim, quem estiver olhando não saberá exatamente o que você está olhando!

Dá para fazer backup para uma nuvem particular criptografada e, caso queira compartilhar conteúdos privados, você pode fazer isso diretamente pelo app. Ao receber a foto ou vídeo, a pessoa terá apenas 20 segundos para visualizá-la, uma vez que tudo irá desaparecer sem deixar rastro!

O KeepSafe também não aparece na lista de aplicativos utilizados recentemente. E caso queira ainda mais funcionalidades interessantes, o app conta com uma versão Premium com diversas opções, que inclui alerta de invasões.

Para baixar o KeepSafe, clique aqui.

7. Photo Locker

Esconder fotos com o Photo Locker

Um dos melhores aplicativos para garantir a privacidade e segurança de fotos, vídeos e arquivos privados no seu smartphone, o Photo Locker criptografa tudo o que for incluído no app.

É possível organizar todo o seu conteúdo no próprio aplicativo, sendo que a inclusão de fotos e vídeos é extremamente simples na interface intuitiva. Dá para navegar pelos arquivos privados e públicos facilmente, com muita fluidez.

O Photo Locker é muito simples, mas conta com todas as funções necessárias para você proteger conteúdos sensíveis e evitar que fotos e vídeos privados caiam em mãos mal-intencionadas na internet.

O aplicativo não conta com backup para a nuvem, que é uma mais-valia para quem tem fotos, digamos, “comprometedoras” no celular.

Para baixar o Photo Locker, clique aqui.

8. Esconda fotos, vídeos

Esconda fotos, vídeos

Fácil, simples e gratuito, com o Esconda fotos, vídeos você tem controle total sobre conteúdos ocultos no smartphone. As fotos e vídeos privados ficam disponíveis somente mediante a uma senha, padrão de desenho ou impressão digital.

O aplicativo também impede que os conteúdos sejam acessados por apps de terceiros, como o navegador. Assim, caso vá fornecer alguma imagem para um site, as fotos ocultas não estarão disponíveis para seleção. Útil para quem não quer ter uma surpresa ao se cadastrar em algum portal!

O Esconda fotos, vídeos permite o backup diretamente para o Google Drive, além de contar com um visualizador de imagens avançado, que exibe o nível de pixeis da imagem em detalhes.

Também é possível guardar GIFs e compartilhar todo o conteúdo com quem você quiser, no próprio aplicativo.

Para baixar o Esconda fotos, vídeos, clique aqui.

Os aplicativos acima são muito eficazes na proteção das suas fotos, vídeos e conteúdos privados. Com a criação de senhas e a exclusão de miniaturas nas pastas do smartphone, já será bem mais tranquilo emprestar o celular para alguém que pode querer bisbilhotar suas fotos!

Cuidados com as suas fotos

Proteção nunca é demais, principalmente com conteúdos sensíveis como fotos e vídeos privados. Afinal, é quase inevitável salvar uma foto de alguma senha importante, do seu passaporte ou mesmo de momentos íntimos, que imprescindivelmente não podem cair nas mãos erradas.

Por isso, aqui estão algumas dicas valiosas para a sua segurança e privacidade!

1. Não compartilhe suas senhas

Parece óbvio, mas muita gente acaba compartilhando senhas com familiares e amigos. Seja apenas para dar uma olhadinha nas redes sociais ou para jogar, passar seus códigos de acesso a terceiros é perigoso. Principalmente se você guarda conteúdos sensíveis em seu aparelho.

Então, bico fechado na hora de emprestar o celular para alguém: digite você mesmo a senha na tela!

Senha no celular smartphone

2. Evite fazer cópias de fotos e vídeos privados

Quanto mais cópias você tiver de uma imagem ou vídeo, mais difícil será para mantê-lo seguro e longe das mãos de pessoas maliciosas.

Algumas cópias são geradas automaticamente quando você envia uma imagem para alguém ou faz uma postagem no Instagram, por exemplo. Então fique atento: salve apenas uma das imagens ou vídeos!

Assim, você terá menos trabalho na hora de proteger seus conteúdos, pois quanto mais cópias, mais medidas de proteção você irá precisar.

3. Não armazene conteúdos sensíveis na nuvem

Guardar arquivos, fotos e vídeos na nuvem é uma dica valiosa para quem não quer correr o risco de perder nada. No entanto, não se recomenda salvar conteúdos sensíveis, como imagens e vídeos íntimos ou privados.

Por estar na internet, ainda que teoricamente em segurança, hackers podem tentar acessar seus armazenamentos em nuvem e encontrar fotos e vídeos que não deveriam circular pela rede. Logo, não salve conteúdo sensível ou explícito na nuvem.

4. Não guarde imagens particulares no e-mail

O e-mail é um dos serviços mais passíveis de ataques de hackers. Por isso, salvar suas fotos e vídeos privados nele pode trazer um grande risco: se a sua conta for invadida, internautas mal-intencionados poderiam compartilhar e postar seus conteúdos sensíveis pela internet sem que você perceba.

Pen-drives e outras mídias físicas também podem ser perdidos e cair em mãos erradas, que poderiam acessar tudo e jogar na internet. Então, evite salvar conteúdos que deveriam ser secretos no e-mail, pen-drives ou outras mídias passíveis de serem violadas!

5. Mantenha um antivírus atualizado

Esta é uma dica que não vale apenas se você está escondendo fotos e vídeos privados no seu celular, mas válida para qualquer momento.

Um bom antivírus ativo e atualizado é fundamental para a proteção de seus dados e arquivos, uma vez que ataques de hackers ficam mais difíceis de acontecer se contar com essa proteção extra.

O AppGeek já listou os melhores antivírus gratuitos da atualidade. Escolha algum deles para garantir a segurança de seus conteúdos sensíveis e também de todos os dados pessoais e privados no seu celular!

Com essas dicas, você garante segurança e privacidade, e ainda deixa de se preocupar caso precise emprestar seu celular para alguém.

E se ainda não está satisfeito com a privacidade no seu smartphone, saiba como ocultar aplicativos em apenas 5 passos. Mas se está precisando de mais espaço, indicamos 6 aplicativos de limpeza. Veja também como colocar senha nos seus apps!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.