Os 7 melhores apps de câmera para fazer fotos incríveis!


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Já pensou em deixar suas fotos e selfies ainda mais bonitas ou até mesmo com um aspecto mais profissional? As câmeras profissionais são um luxo, mas com algumas dicas e aplicativos no celular, você também consegue registrar imagens incríveis para postar nas redes sociais.

O AppGeek fez esta lista com os 7 melhores aplicativos de câmera. Escolha e comece a tirar ótimas fotos. Ainda preparamos algumas dicas valiosas para deixar suas imagens e vídeos muito mais atrativos!

1. A Better Camera

A Better Camera

A Better Camera é um aplicativo muito popular entre os amantes de fotografia, sendo umas das melhores opções disponíveis atualmente. O aplicativo é bastante completo, contando com diversas opções muito interessantes para as suas fotos.

Entre as várias funcionalidades, com A Better Camera você tem vários modos de disparo, para fazer registros exatamente do jeito que quiser. Há ainda guias de composição, além de reconhecimento e localização facial. Ótimo para não perder o foco da imagem!

Outro ponto muito atrativo é que o app conta com ferramentas como modo noturno, para capturar fotos nítidas e sem ruído em qualquer tipo de iluminação, e lapso de tempo, para gravar tudo facilmente! No fim, basta postar nas redes sociais.

Para baixar A Better Camera, clique aqui.

2. Pixlr

Fotos com o Pixlr

O Pixlr já é famoso pela sua simplicidade e rapidez. Para fazer fotos impressionantes, de muita qualidade, bastam alguns segundos e pouquíssimos toques na tela. Com uma interface bastante intuitiva, dá para aplicar filtros já na hora de fazer a foto!

No entanto, após o registro da imagem é que tudo fica mais interessante. Com uma gama de ferramentas de edição, o Pixlr permite ajustes, que incluem autocorreção, sobreposições de imagens, desfoque, remoção de olho vermelho e a inclusão de texto em diversas fontes!

Rapidamente e sem complicações, é possível deixar sua foto bem mais bonita e depois é só compartilhar!

Para baixar o Pixlr, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

3. VSCO

VSCO Cam

O VSCO é um dos aplicativos mais populares hoje em dia. Com ele, você consegue melhorar a câmera do smartphone consideravelmente, recorrendo a recursos diversos que deixam suas fotos com um ar mais profissional.

Com as ferramentas de edição do VSCO, dá para incluir diversas opções de filtros, além de poder cortar e redimensionar suas imagens sem correr o risco de perder a qualidade do conteúdo. Além disso, é possível fazer ajustes no contraste das cores.

Outro ponto interessante é a opção de comparar sua foto antes e depois das alterações que você fez, dando uma visão do que foi mudado para melhor ou pior. Perfeito para quem quer compartilhar boas fotos no Instagram ou no Facebook!

Para baixar o VSCO, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

4. Camera360

Camera360

Muito popular entre os que tiram várias selfies, o Camera360 tem inúmeras funções voltadas diretamente para esse tipo de foto. Com uma interface simples e intuitiva, todas as opções para o registro da imagem são facilmente encontradas.

Para deixar suas fotos atraentes, o aplicativo permite definir o enquadramento da imagem e a proporção que ela terá ao ser registrada. Também conta com desfoque de campo, permitindo que você escolha exatamente o que estará em destaque.

Entre as opções para as selfies, você pode editar o cenário em que se encontra e até mesmo o próprio rosto, aplicando vários tipos de filtros. Dá para retocar a cor da pele e dar destaque a traços mais específicos do rosto, como olhos e lábios.

Para baixar o Camera360, clique aqui.

5. Camera MX

Camera MX

Com o Camera MX, você deixa a câmera do celular muito mais inteligente e pode fazer registros de imagens de forma mais criativa. Na hora de tirar a foto, já dá para incluir molduras, sendo muito útil para quem quer um resultado mais rápido.

O aplicativo também otimiza as fotos que você mais gosta e encontra suas imagens a partir da localização. Ainda é possível incluir efeitos para deixar as imagens mais bonitas, como deixá-las em preto e branco, por exemplo.

Também dá para incluir suas fotos em slideshows com trilha sonora, produzidos no próprio app. Perfeito para então compartilhar nas redes sociais!

Para baixar o Camera MX, clique aqui.

6. Camera FV-5

Camera FV-5

Com uma interface intuitiva, o Camera FV-5 é um dos aplicativos mais completos no que diz respeito a tirar fotos. Tanto é que muitos fotógrafos profissionais também utilizam o app para determinados trabalhos.

No Camera FV-5, você pode regular a resolução das imagens, definir o modo de foto, o controle de velocidade, além de fazer registros noturnos de maneira limpa e com muita qualidade. Há ainda um recurso antivibração, assim, mesmo que a sua mão trema, sua foto sai perfeita!

Em versão gratuita e paga, outros pontos interessantes do aplicativo é a possibilidade de controlar o tempo de exposição e de abertura do obturador, o que permite diferentes tipos de efeitos, como luzes em movimento. Ótimo para quem quer fotos com aspecto profissional feitas com o celular!

Para baixar o Camera FV-5, clique aqui.

7. ProShot

Fotos com o ProShot

Apesar de ser um aplicativo pago, o ProShot não poderia ficar de fora dessa lista. O app é um dos mais completos disponíveis atualmente e uma ótima opção para quem quer funções profissionais no smartphone.

Em uma interface simples e intuitiva, com o aplicativo você pode fazer ajustes diretamente na tela no momento de registrar a imagem, delimitando onde será o foco da foto. Além disso, há botões de ajustes que se parecem com as das câmeras comuns, em que você precisa girar as opções para selecionar a função desejada.

Entre as opções de foto, há modos automáticos, manuais e criativos. É possível ainda ajustar manualmente a qualidade das imagens, assim como selecionar um modo de abertura para compensar a exposição. Claro, também dá para fazer ajustes nos níveis de brilho e contraste de forma simples e rápida.

Para baixar o ProShot, clique aqui.

5 dicas para tirar ótimas fotos

Com os aplicativos acima, você já poderá fazer fotos bem melhores do que com a câmera normal do celular. Mas para que alcance índices de qualidade superiores e faça ainda mais sucesso no Instagram ou no Facebook, o AppGeek dá algumas dicas.

Foto incrível com o celular

1. Limpe a lente da câmera

A princípio pode não parecer importante, mas manter a lente da câmera do smartphone limpa é crucial para boas fotos. Como estamos sempre com o celular no bolso e na mão, é fácil que a lente fique suja, sendo as nossas impressões digitais um dos fatores que podem embaçar a foto.

Com a lente do aparelho suja, é capaz que as imagens registradas saiam borradas ou fora de foco. Por isso, esteja sempre atento. A sujeira pode fazer com que o dispositivo tenha os sensores bloqueados, dificultando o foco e a exposição adequada para um bom resultado. Limpe sempre a lente e a mantenha assim!

2. Não utilize o zoom

Caso não tenha um smartphone com câmeras poderosíssimas, é importante que evite dar zoom para tirar fotos. Isto porque os celulares registram uma imagem “completa”, e utilizar o zoom serve apenas para “recortar” parte dessa imagem. Ou seja, o zoom não aproxima o objeto de fato.

Se utilizar o zoom e for dar uma olhada na imagem pelo computador, fica muito perceptível o quanto da nitidez foi perdida e como o foco foi prejudicado. Por isso, caso queira dar zoom, pense se é possível chegar mais perto do destaque da foto.

Se não der para se aproximar presencialmente, procure outras maneiras de passar o que quer na imagem. O zoom deve ser visto apenas como uma última opção.

3. Esteja atento à luz

Quando fotografamos, estamos registrando a luz que é refletida pelas pessoas, objetos ou paisagens. Por isso, estar atento à claridade é um fator crucial para que as suas fotos tenham boa qualidade.

Foto com o celular à noite

Para uma foto melhor e bem nítida, mais luz é necessária. No entanto, é preciso ter cuidado. Verifique se a iluminação do local está de acordo com a sua expectativa, sendo que a fonte de luz não deve aparecer no enquadramento, pois pode “estourar” a imagem. Esteja atento à origem da luz e como ela se comporta.

4. Verifique o cenário

Ao fotografar alguém ou algum objeto, é importante ter em mente o que há em volta do foco principal da imagem. Escolha um fundo interessante, já que pode ser um complemento para a foto, assegurando maior atratividade e qualidade.

Organize a bagunça! É normal não prestar atenção ao que há em volta no calor de um momento, mas para que a foto fique mais bonita, é importante checar se há coisas não muito bem dispostas no campo da imagem.

Ao ter isso em conta, você evita incluir na foto algo que não deveria aparecer ou que confunda quem ver a imagem, sem saber exatamente o que significa determinados pontos presentes na foto. Assim, a organização também deve gerar mais curtidas quando postar nas redes sociais!

5. Sempre edite suas fotos

Editar uma foto não é fazer alterações que mudem tudo o que a imagem significa. Mas é muito comum tirarmos uma foto de alguém ou algum lugar e ficar com a sensação de que, na realidade, o que era visto parecia muito mais bonito.

Com isso em mente, depois de fazer seus registros por aí, tente editar tudo antes de postar, buscando ao máximo dar aquele tom especial que você tanto procura. Assim, você cria uma sensação em quem ver a foto, algo que todos adoram e deveriam explorar.

Casal ou amigos tiram selfie

Crie o próprio estilo de edição, experimente filtros ou ajustes que podem deixar a foto com a marca da sua qualidade. Muito válido para quem quer ganhar curtidas e seguidores nas redes sociais!

Agora que já sabe os melhores aplicativos de câmera para o celular e tem algumas dicas para começar a fazer fotos incríveis, veja como organizar o feed do Instagram e deixar seu perfil mais bonito. E para turbinar ainda mais sua conta, dá uma lida nessas 10 dicas para bombar seu Stories!

Mas se está à procura de privacidade no celular, confira 8 apps para esconder fotos. Caso queira, na verdade, digitalizar imagens ou documentos impressos, o AppGeek indica 10 ótimos aplicativos para escanear que você precisa conhecer!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre outros assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.