8 melhores apps de câmera para tirar fotos incríveis


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Aplicativos para câmera ajudam a tirar fotos e selfies perfeitas no celular Android ou no iPhone. Alguns oferecem recursos de câmera profissional, como controle de abertura, foco, velocidade do obturador, entre outros aspectos.

Reunimos os 8 melhores apps para fazer fotos incríveis. Será difícil escolher qual fotografia postar nas redes sociais!

Sweet Selfie

Imagem de divulgação do app para camera e aperfeiçoamento de imagem pessoal Sweet Selfie

O Sweet Selfie é um app de câmera com um editor de imagens integrado. Como o nome sugere, o programa é ideal para quem gosta de tirar selfies.

Além de filtros, o aplicativo oferece efeito de maquiagem em tempo real. Há ainda a possibilidade de alterar aspectos físicos, como o formato do rosto e do nariz de forma bastante realista.

Em relação a recursos de câmera propriamente ditos, conta com opções de temporizador de até 10 segundo, vinheta e desfoque de fundo.

  • Sweet Selfie (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Silent Camera

Imagem de divulgação do app Silent Camera, que acrescenta recursos de câmera profissional ao celular

Mais do que tirar fotos sem o som do obturador, o Silent Camera reúne ferramentas para fotografar quase profissionalmente. Além de entregar imagens de alta qualidade, conta com recurso de disparo contínuo de alta velocidade (de até 40 fps).

Há ainda opções de ajuste de foco, balanço de branco e para usar grades e nível para o enquadramento perfeito. É possível também desfocar o fundo em selfies, incluir informações sobre a localização e aplicar filtros e efeitos de cor.

  • Silent Camera (grátis, mas oferece compras no app): Android

Focos

Imagem de divulgação do app Focos para ajuste manual de foco na camera do iPhone

O Focos é dedicado àqueles que gostam de explorar as possibilidades oferecidas pelo foco manual. O usuário também pode alterar a exposição manualmente, assim como fazer o balanço de branco.

O programa permite ainda inserir grade e nível para ajudar no enquadramento, adicionar geolocalização e ativar temporizador de até 15 segundos.

Além disso, é possível editar fotos da Biblioteca, incluindo arquivos com extensão RAW. Entre as opções de ajustes estão modificar o tamanho da abertura do obturador, incluir pontos de luz e mudar o estilo da lente.

  • Focos (grátis, mas oferece compras no app): iOS

Adobe Lightroom

Imagem de divulgação do app Adobe Lightroom, que conta com câmera com recursos profissionais

O Adobe Lightroom coloca em suas mãos o controle da câmera do smartphone, dando a sensação de usar um equipamento profissional. O app garante fotografias com tecnologia HDR, bem como o ajuste minucioso de lente e da iluminação.

No modo Pro, permite alterar a exposição, velocidade do obturador, sensibilidade, foco, entre outros aspectos. É possível ainda fazer o balanço de branco, ativar o temporizador e incluir grades para ajudar com o enquadramento.

Para melhorar, tem um poderoso editor de fotos integrado, desenvolvido pela criadora do quase unânime Photoshop.

  • Adobe Lightroom (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Bacon Camera

Imagem de divulgação do app Bacon Camera, que adiciona funções à câmera do celular

O Bacon Camera turbina a câmera do seu celular com diversos recursos extras. Entre eles estão configurar manualmente a exposição, velocidade do obturador, foco e ISO.

O app permite ainda fazer o balanço de branco e aplicar efeitos, filtros e redução de ruído. Também é possível criar imagens sobrepostas com um apertar de botão e gerar GIFs animados.

O programa é compatível com a tecnologia HDR e suporta arquivos no formato RAW.

Camera360

Divulgação do app Camera360, que conta com vários recursos para selfies

O Camera360 é mais uma opção para quem gosta de fazer a selfie perfeita. O app simplesmente permite modificar vários aspectos da fisionomia em tempo real. Como o tamanho e espessura do nariz, suavização da pele ou afinar rosto.

Também é possível alterar o formato e dos olhos e até mesmo arquear as sobrancelhas. Para dar um toque final, pode ainda aplicar maquiagem virtual, que vai do batom ao contorno facial.

No quesito de câmera, o programa disponibiliza temporizador, vinheta e ajuste manual de contraste, saturação, balanço de branco e exposição. Caso não os encontre, deverá ativá-los nas configurações do aplicativo.

  • Camera360 (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

1998 Cam - Vintage Camera

1998 Cam leva ao celular o estilo retrô das câmeras analógicas

O 1998 Cam é famoso por seus filtros com estilo retrô, que remetem às fotos tiradas com câmeras analógicas. Mas de antigo, o aplicativo tem apenas o visual.

Além da grande variedade de filtros, permite inserir efeitos de vazamento de luz e poeira e optar pela resolução da imagem de sua preferência. Há ainda o recurso de timer de até 10 segundos e possibilidade de usar grades como guia.

O app oferece também um editor integrado, através do qual poderá alterar saturação, contraste, sombreamento, entre outros aspectos da fotografia.

  • 1998 Cam - Vintage Camera (grátis, mas oferece compras dentro do app): Android | iOS

Open Camera

Open Camera adiciona recursos profissionais à camera do celular

O Open Camera é mais uma boa opção que adiciona recursos de câmeras profissionais ao seu celular. O app conta com seis modos de foco, recurso de autoestabilização da câmera e de ajuste manual da exposição.

Também há diversas opções de grades, como diagonais, triangulares e golden, ideais para guiar quem está começando a fotografar. O usuário tem ainda à disposição o balanço de branco, efeitos de cor e disparo contínuo de até 200 fotos.

É possível configurar o temporizador por até 5 minutos e salvar a imagem com resolução de até 12 MP. No que diz respeito ao modo de fotografia, o usuário pode escolher entre STD, DRO, HDR e panorâmica.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.