10 aplicativos de segurança para garantir proteção e privacidade


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Se você quer turbinar a segurança no celular, o AppGeek resolveu listar os melhores aplicativos para ter um smartphone seguro, assim como deixar dados sensíveis ocultos e outras informações a salvo de possíveis invasores e hackers.

As opções vão desde gerenciadores de senhas ao VPN para navegar na internet com privacidade e evitar sites maliciosos. Há ainda ferramentas para ocultar aplicativos, fotos e vídeos, protegendo conteúdos confidenciais e de caráter pessoal, bem como garantir a segurança em casa ou locais estratégicos.

1. Avast

Segurança com o Avast!

Ter um bom antivírus ativo e atualizado no celular é imprescindível. Talvez o mais famoso entre os antivírus, o Avast é poderoso, não somente contra ameaças online, mas ataques à privacidade e desempenho do aparelho.

Com o Avast, é possível executar escaneamentos regulares, detectando ameaças e vulnerabilidades no sistema. Há ainda a possibilidade de checar, antes de instalar um app, se o mesmo é maligno, evitando possíveis danos.

Além disso, o aplicativo também o protege de links infectados por malware nas páginas da web ou até mesmo enviados por SMS. Também dá para avaliar uma rede Wi-Fi antes de conectar o celular.

Há ainda funções de desempenho, que permitem liberar espaço. Com a otimização de RAM, dá para deixar o smartphone mais rápido e ajustar definições de bateria.

Para baixar o Avast!, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

2. LastPass

Segurança com o LastPass

O LastPass é um aplicativo muito conhecido. Nele, dá para salvar, além de códigos de acesso, nomes de usuário. Assim você não precisa digitar nada na hora de acessar suas contas online. Tudo protegido com criptografia de alto nível.

Caso tenha a mais recente versão do Android e iOS, não é necessário nem salvar os dados no aplicativo manualmente, já que o LastPass salva tudo automaticamente no cofre de senhas e informações.

Mas mesmo em versões anteriores dos sistemas operacionais, você tem acesso aos dados de acesso sem precisar digitar nada, recorrendo ao preenchimento automático do aplicativo. Para além de senhas, o aplicativo assegura a proteção de números de cartão, senhas de redes Wi-Fi, entre outras opções.

Para baixar o LastPass, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

3. Keeper - Gerenciador de Senhas

Segurança com o Keeper

Imaginado como um cofre digital, o Keeper fornece armazenamento ilimitado de senhas no celular ou tablet. É um aplicativo simples de usar, recheado de funcionalidades, sendo a criptografia uma de suas principais características.

Com o Keeper, você mantém informações longe de hackers, podendo utilizar um gerador automático de senhas para substituir aquelas não muito fortes.

Ao navegar na internet, você fica no controle de tudo com o preenchimento automático de formulários. Assim, é rápido acessar os serviços que mais utiliza, sem precisar digitar nada!

O Keeper ainda fornece um cofre para arquivos, fotos e vídeos privados. Tudo criptografado, mantendo a organização em pastas e subpastas.

Para baixar o Keeper, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

4. Zona Privada

Segurança com a Zona Privada

A Zona Privada é um aplicativo completo no que diz respeito a proteger sua privacidade. O app conta com diversas funções para ocultar o Facebook, WhatsApp, Tinder, Grindr e qualquer serviço que venha a utilizar no smartphone.

Além de poder ocultar conteúdos sensíveis, como fotos e vídeos, você esconde os aplicativos de maneira simples e rápida. Há ainda a opção de incluir uma senha em cada um dos apps privados, aumentando a proteção.

A opção de prevenir que terceiros joguem ou comprem coisas em seu nome é interessante para quem tem crianças em casa.

A Zona Privada também conta com um navegador privativo para você não se preocupar mais com histórico, assim como uma VPN grátis para que possa ter ainda mais privacidade ao navegar na internet. Sem falar nas funcionalidades de identificar chamadas e tecnologia antirroubo.

Para baixar a Zona Privada, clique aqui.

5. FotoX

Segurança com o FotoX

Com criptografia de ponta, o FotoX é um aplicativo completo para a proteção de conteúdos. Ao definir uma senha ou padrão de desenho, o app oculta fotos e vídeos da galeria padrão e, se quiser, ainda dá para salvar tudo na nuvem.

O FotoX também irá avisá-lo de tentativas de invasão, que ficarão registradas em uma lista. Assim, você tem controle sobre quem andou tentando bisbilhotar seus arquivos secretos.

Para uma experiência mais discreta, dá para esconder o ícone do FotoX. Dessa maneira, ninguém desconfia de que o celular tem conteúdos ocultos. Isso ajuda a diminuir a curiosidade de certas pessoas que não resistem em dar aquela espiadinha nas suas fotos!

Para baixar o FotoX, clique aqui.

6. Family Link

Segurança com o Google Family Link

Para estimular hábitos digitais saudáveis, o Google criou o Family Link, que é como uma central de controle para que os pais tenham acesso às atividades dos filhos no smartphone. Dá para ver as horas gastas em apps e downloads feitos na Play Store.

No Family Link, há ainda indicações de aplicativos para crianças. As dicas são feitas por professores para diversas faixas etárias. Assim, você tem a certeza de que os apps no celular do seu filho são os mais adequados para a idade dele!

Além disso, com o Family Link você pode estabelecer limites de tempo de uso, bem como horários para dormir e deixar o celular de lado. Remotamente, é possível bloquear apps ou até mesmo todo o aparelho quando é hora de fazer uma pausa.

Para ainda mais segurança, quando a criança estiver fora de casa, dá para saber exatamente onde ela está, desde que esteja com o celular ligado.

Para baixar o Family Link, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

7. Express VPN

Segurança com o Express VPN

Muito rápido, o Express VPN é um dos melhores serviços de proxy da atualidade. Desenvolvido para maximizar sua segurança ao navegar na internet, em poucos segundos você acessa sites e serviços favoritos com privacidade máxima, em modo seguro e anônimo.

Com o aplicativo, você não tem limites para trocar de servidor e pode altenar entre locais de várias partes do mundo quantas vezes quiser ou sempre que achar necessário.

Para garantir a segurança, o Express VPN criptografa a conexão. Assim, terceiros não conseguem monitorar suas atividades na web ou registrar o que você anda fazendo online. Perfeito para quem não quer informações confidenciais sendo vistas por hackers ou outros internautas com intenções não muito boas.

Para baixar o Express VPN, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

8. Firefox Focus

Segurança com o Firefox Focus

O Mozilla Firefox Focus entra na lista por ser um navegador de internet extremamente leve, mas com funções interessantes para garantir privacidade e segurança. No aplicativo, você navega sem registrar histórico.

O Firefox Focus ainda conta com um bloqueador de rastreadores online. Dessa forma, sempre que tiver a suspeita de estar sendo vigiado, pode acionar a função e ficar tranquilo enquanto surfa pela web.

Apesar de simples, o aplicativo é eficaz e garante sua privacidade mesmo em conexões públicas, protegendo seus dados de navegação. A interface é limpa e as páginas são carregadas rapidamente, proporcionando uma experiência agradável. E, o mais importante, extremamente segura.

Para baixar o Firefox Focus, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

9. Cerberus

Segurança com o Cerberus

O Cerberus é conhecido por ser um “aplicativo espião”. E não é para menos: é um dos apps com a maior gama de opções quando o assunto é segurança. Com ele, você aumenta sua proteção contra perda, furto e roubo de uma maneira considerável, pois há um leque de funções que podem ser ativadas remotamente.

Com o Cerberus, dá para mudar senhas, enviar mensagens, tocar alarme, desabilitar ou ativar procedimentos no celular, como a utilização de internet. Também é possível bloquear recursos nos cartões SD inseridos no aparelho. Há ainda a opção de ver exatamente o que foi feito no dispositivo em uma linha do tempo.

Para baixar o Cerberus, clique aqui.

10. Alfred Camera

Segurança com o Alfred Camera

A premissa do Alfred Camera é um pouco diferente do restante da lista. Isto porque, se quiser usar o smartphone para ter segurança em certos locais através de câmeras de segurança, o aplicativo é uma opção atrativa.

Se trocou de aparelho e não sabe como utilizar o antigo, que tal usá-lo para checar o que anda acontecendo em casa ou no escritório? Com a ferramenta instalada em ambos os aparelhos, você tem acesso à câmera, que pode ser colocada em locais estratégicos, fornecendo imagem e áudio. Para ver tudo em tempo real, basta acessar o aplicativo pelo outro smartphone.

Para deixar o sistema de segurança ainda mais completo, há a opção de detecção de movimento. Com isto, você recebe um alerta quando houver pessoas no ambiente vigiado e uma foto para saber quem são.

Para baixar o Alfred Camera, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

5 dicas para aumentar a segurança no smartphone

Com os aplicativos acima, você tem praticamente toda a segurança necessária para navegar na internet pelo celular e guardar informações e conteúdos de grande importância, mas que não devem cair em mãos mal-intencionadas. Mas ainda temos algumas dicas para não ter nenhum problema mesmo! Confira:

1. Bloqueie o celular

Apesar de ser uma dica básica, muitas pessoas deixam os celulares sem proteção de senha ou padrão de desenho por acharem um incômodo ter que inserir os códigos toda vez que utilizar o smartphone. No entanto, é uma medida crucial para evitar que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo do celular.

Com o bloqueio de tela, você protege informações como agenda, aplicativos que mais utiliza, e-mails e notificações. Mesmo que já tenha escolhido alguns apps acima para garantir privacidade e proteção, as funções mais básicas do celular também devem ser levadas em consideração.

Segurança no celular smartphone

2. Preste atenção nos aplicativos que instala

Antes de baixar e instalar um aplicativo, procure saber mais sobre ele. Veja os comentários de outros usuários e pesquise na internet se é realmente seguro ter o app no smartphone. Isto porque, apesar de o Google e a Apple fazerem um bom trabalho para evitar aplicativos maliciosos nas suas lojas, muitos podem passar despercebidos.

Por isso, procure sempre instalar aplicativos oficiais. Ou seja, diretamente do serviço que conhece e deseja acessar. Isto vale para tudo, mas é ainda mais importante para aplicativos de bancos. Além de contarem com parâmetros extras de segurança, são mais credíveis.

Além disso, verifique as permissões que precisa fornecer para um aplicativo. Muitas vezes, ao instalar um aplicativo, precisamos permitir que ele acesse informações.

Verifique se aquela permissão é realmente importante para o funcionamento do aplicativo. Há apps que acessam dados que não servem de nada para a utilização do serviço, coletando informações sobre você que podem ser confidenciais.

3. Faça backup de dados do telefone

Para proteger as informações e conteúdos em caso de perda ou roubo, o backup do telefone garante acesso a tudo depois do acontecimento fatídico. Caso precise formatar o aparelho por causa de um problema no sistema causado por um app malicioso, por exemplo, também poderá ter todos os dados de volta.

4. Mantenha o sistema operacional atualizado

Muitos aparelhos, quando já têm alguns anos de uso, param de fazer atualizações do sistema. Isto significa que está na hora de comprar um novo smartphone.

No entanto, os celulares mais atuais podem ser atualizados quase sempre, garantindo segurança e privacidade, uma vez que os parâmetros de segurança passam por melhorias constantes.

Não esqueça que um bom antivírus ativo e atualizado também é crucial!

Celular smartphone com segurança

5. Evite redes públicas e fornecer informações confidenciais

Fora de casa, a rede móvel fornecida pela operadora é a mais indicada, por contar com mais segurança. Redes públicas são vulneráveis e hackers podem aproveitar a oportunidade para acessar seu dispositivo e coletar informações importantes que podem facilitar a prática de crimes.

Esta é a maior ameaça em redes públicas, indivíduos que as utilizam para roubar dados confidenciais e, com isso, ter acesso a assuntos privados, como sua conta no banco ou as senhas de acesso aos segredos da sua empresa. Por isso, evite acessar sites em que informações confidenciais sejam requeridas.

Caso não tenha outro jeito, faça o possível para que todos os parâmetros de segurança estejam em pleno funcionamento. Não é recomendado que indique dados pessoais através de redes públicas, faça isso apenas se for extremamente necessário e depois de tomar medidas extras para aumentar a segurança.

Com todas as opções de aplicativos de segurança acima e nossas dicas, você ficará protegido e, provavelmente, terá uma experiência muito mais satisfatória com o celular. Por isso, esteja sempre atento sobre as medidas necessárias para a segurança e garantir sua privacidade.

Se quer mais, ensinamos como rastrear seu celular perdido ou roubado. Explicamos ainda como bloquear sites e controlar o acesso à internet. Se quiser aumentar a privacidade, temos um tutorial de 5 passos para ocultar apps e outros dados.

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.