33 melhores apps para Android: veja quais precisa ter em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Quais aplicativos devo ter no celular? Para ajudar, reunimos em uma só lista os 33 melhores apps para Android, separados por suas funcionalidades.

São opções grátis e pagas para melhorar a produtividade, personalizar o dispositivo, editar fotos e vídeos, se divertir e muito mais.

Apps do Google

Os dispositivos Android costumam vir com alguns aplicativos do Google instalados. Por serem do desenvolvedor do sistema, tendem a ser intuitivos e oferecer integração nativa. Alguns desses apps podem ser considerados indispensáveis, como os listados a seguir.

1. Drive

Imagem de divulgação do app Google Drive para Android

O Google Drive é, ao mesmo tempo, um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem e uma suíte de programas “de escritório”. Permite criar documentos, planilhas, apresentações e formulários online. O conteúdo pode ser compartilhado com outros usuários e criado a várias mãos.

O app funciona de forma integrada com o navegador para o computador. Basta que o acesso de ambos seja feito com a mesma conta.

2. Chrome

Imagem de divulgação do app do Google Chrome para Android

O Chrome funciona de maneira totalmente integrada com o ecossistema criado pelo Google. É possível pesquisar no serviço de buscas da empresa na barra de endereços e acessar seus sites favoritos tanto no aplicativo para celular quando para PC.

O navegador oferece ainda opção de economia de dados e de acessar páginas na web por comandos de voz. Os usuários contam também Google Tradutor integrado, para fazer traduções sem sair do programa.

3. Maps

Imagem de divulgação do app do Google Maps para Android

Um dos serviços de mapas mais completos que existe, o Maps cobre uma área com mais de 220 países. Oferece a opção de visualização tradicional, de satélite e relevo, sem falar da experiência Street View.

Há também a possibilidade de criar rotas de um local a outro, com orientações em tempo real. Além da localização, indica serviços disponíveis nas proximidades, com avaliações feitas por outros usuários.

4. Google Assistente

Imagem de divulgação do app Google Assistente para Android

O app Assistente do Google permite realizar diversas ações usando a voz. Basta dizer Ok, Google e dar o comando desejado. É possível abrir programas, criar lembretes, ligar para alguém da agenda, entre outras funções, sem sequer tocar na tela.

  • Google Assistente (grátis): Android

5. Google Fotos

Imagem de divulgação do app Google Fotos

Como recuperar fotos apagadas no Google Fotos

O Google Fotos é a solução ideal para economizar espaço em seu smartphone. O app permite realizar backup automático de suas fotos e excluí-las do aparelho em poucos toques. Depois, é possível acessá-las de qualquer dispositivo através do navegador.

Além disso, conta com ferramentas simples de edição, montagens automáticas, relembra momentos especiais, entre outros recursos. Também oferece a pesquisa de imagens por temas e lugares, facilitando que encontre itens mais antigos.

Utilidades

6. Opera

Imagem de divulgação do app Opera para Android

Os melhores e mais seguros navegadores de internet

Para quem deseja uma alternativa ao Chrome, o Opera pode ser a opção ideal. O navegador conta com VPN integrada ilimitada, para navegar na internet discretamente, sem expor o seu IP.

O aplicativo oferece ainda integração entre diferentes dispositivos no qual está instalado. Há também ferramentas como tradutor embutido, salvamento de página para ver offline, bloqueio rápido de anúncios, entre outras.

7. Waze

Imagem de divulgação do app Waze para Android

Uma alternativa ao Maps, o Waze é um dos apps de mapas mais usados em todo o mundo. Seu diferencial está nas diferentes opções de vozes disponibilizadas frequentemente. A comunidade de usuários consegue informar sobre imprevistos, como acidentes ou tráfego.

O app informa ainda os postos com gasolina mais barata ao longo da rota e oferece o serviço de caronas Waze Carpool.

8. Nova Launcher

Imagem de divulgação do app Nova Launcher

Para quem se cansa rápido do visual do celular, o Nova Launcher permite personalizar diversos aspectos do sistema. O app disponibiliza os recursos visuais da versão mais recente do Android. Também possibilita alterar comandos, inserir efeitos de transição, mudar o formato dos ícones e muito mais.

  • Nova Launcher (grátis, com versão paga): Android

9. Zedge

Imagem de divulgação do app Zedge para Android

Outra opção para a personalização do celular é o Zedge. O app reúne centenas de opções de papéis de parede, toques de telefone e sons para notificações e alarmes. Disponibiliza ainda live wallpapers, toques e sons com trechos de músicas, personagens de filmes, desenhos e de jogos de videogame.

  • Zedge (grátis, com compras no app): Android

10. Resilio Sync

Imagem de divulgação do app para Android Resilio Sync

O Resilio Sync é indispensável para quem precisa de espaço no celular, mas não confia em armazenamento na nuvem. O app possibilita criar um servidor em seu PC, criando sua própria nuvem.

A transferência de arquivos entre dispositivos é feita através da leitura de QR code, mesmo quando não há internet. O conteúdo é todo criptografado e não é salvo em qualquer servidor externo.

Produtividade

11. RAR

Imagem de divulgação do app RAR para Android

O Android, por padrão, não abre arquivos compactados. O RAR pode ajudar nessa tarefa. O app permite compactar arquivos nos formatos ZIP e RAR e descompactar RAR, ZIP, TAR, GZ, BZ2, XZ, 7z, ISO, ARJ. É possível ainda proteger o conteúdo com senha, recuperar itens corrompidos, entre outros recursos.

  • RAR (grátis, com itens pagos no app): Android

12. Trello

O Trello é um gerenciador de tarefas que pode ser usado por várias pessoas de uma só. Como, por exemplo, para dividir tarefas entre membros de uma equipe e acompanhar o seu andamento. Basta criar um quadro, adicionar outros usuários e fazer as listas de atividades.

É possível elaborar checklists, incluir prazos de entrega, inserir anexos, etc. O conteúdo do app é integrado automaticamente com aquele acessado pelo navegador.

  • Trello (grátis, com opção de plano pago): Android

13. TickTick

Imagens de divulgação do app de gerenciamento de tarefas para Android TickTick

O TickTick permite organizar suas listas de tarefas por categorias, como Trabalho, Compras, Lista de desejos, Exercícios, etc. É possível estabelecer prazos para o cumprimento das atividades, inserir ordem de importância e incluir tags.

A ferramenta disponibiliza ainda recursos como widgets, compartilhamento das listas com outros usuários, criação de lembretes, entre outros.

  • TickTick (grátis, com opção de plano pago): Android

14. Bitwarden Password Manager

Imagem de divulgação do app de gerenciamento de senhas Bitwarden

Confira os melhores apps gerenciadores de senha

O Bitwarden é um gerenciador de senhas que reúne seus códigos de acesso em um só lugar em segurança. O aplicativo ajuda a criar uma senha única para cada um dos serviços utilizados na internet.

De acordo com os desenvolvedores do app, os dados são “selados” com encriptação AES-256 bits, salted hash e PBKDF2 SHA-256. Nem mesmo eles têm acesso às suas informações.

15. IFTTT

Imagem del divulgação do app de automatização IFTTT

O IFTTT permite automatizar tarefas não apenas no sistema, mas também em outros aplicativos, como Spotify, YouTube e Twitter. Há centenas de comandos prontos disponíveis e muitos outros que podem ser personalizados pelo usuário.

Por exemplo, é possível definir para que o Wi-Fi seja sempre ativado ao chegar ao seu local de trabalho. Ou então para que todos os seus posts do Instagram sejam automaticamente publicados no Pinterest.

  • IFTTT (grátis, com opção de plano pago): Android

16. Organizze

Imagem de divulgação do app de finanças Organizze

Apps incríveis de controle financeiro

O Organizze ajuda a controlar as suas finanças em poucos cliques. É possível incluir informações sobre suas movimentações na conta-corrente, cartão de crédito, poupança e até mesmo de sua carteira.

Assim, fica mais fácil saber para onde o dinheiro está indo e descobrir como evitar gastos em excesso. O usuário pode ainda estabelecer metas, criar alerta de contas a pagar e checar relatórios personalizados.

  • Organizze (grátis, com opção de plano pago): Android

Saúde e bem-estar

17. Treino em Casa

Imagem de divulgação do app para Android Treino em Casa

Aplicativos de academia para treinar em casa

Ter um app de atividades físicas é essencial para quando não tem tempo ou condições financeiras para frequentar uma academia. O Treino em Casa conta com treinos que usam apenas o peso do corpo do usuário.

Há opções para trabalhar áreas específicas ou o corpo inteiro durante alguns minutos por dia. Os exercícios contam com guia de voz e vídeo, descrições detalhadas e animações.

  • Treino em casa (grátis, com compras no app): Android

18. Eve

Imagem de divulgação do app de acompanhamento de ciclo menstrual Eve

O Eve auxilia as mulheres a monitorarem o seu ciclo menstrual. O app ajuda a identificar tendências e padrões específicos de seu corpo, como o período fértil e a TPM. Há ainda um diário para registrar as emoções, uma espécie de horóscopo do ciclo e fóruns para desabafar e tirar dúvidas com outras usuárias.

  • Eve (grátis, com compras no app): Android

19. Headspace

Imagem de divulgação do app de meditação Headspace

O Headspace promete aliviar o estresse do dia a dia em alguns minutos, com atividades para respirar melhor e meditar de maneira eficaz. Os desenvolvedores afirmam que os exercícios ajudam a lidar com a ansiedade e a depressão. Há ainda práticas com o objetivo de manter a calma, o foco ou dormir bem.

  • Headspace (grátis, com compras no app): Android

20. Exercícios de alongamento

Imagem de divulgação do app para Android Exercícios de alongamento

Ficar muito tempo na mesma posição ou realizando movimentos repetitivos pode causar lesões e problemas musculares. O Exercícios de Alongamento reúne uma série de atividades que podem ajudar a aliviar as dores e desenvolver mais flexibilidade.

As séries contam com narração e animação explicativa dos movimentos. Há práticas com aquecimentos matinais, alongamento antes de dormir e preparatório para atividades físicas. É possível criar lembretes para não pular um dia sequer e acompanhar seu progresso.

  • Exercícios de alongamento (grátis, com compras no app): Android

Entretenimento

21. Netflix

Imagem de divulgação do app da Netflix para Android

Como assistir à Netflix grátis

A Netflix reúne centenas de filmes, séries, documentários, desenhos animados, entre outros tipos de conteúdos. O app para Android permite baixar episódios e filmes para assistir quando não tiver acesso à internet ou quiser economizar o pacote de dados.

Compatível com Chromecast e smart TVs com Android, permite reproduzir o que é assistido na televisão.

  • Netflix (download grátis, mas requer assinatura): Android

22. Amazon Prime Video

Imagem de divulgaçao do app Amazon Prime Video para Android

O serviço de vídeo da Amazon tem catálogo de filmes e séries, incluindo produções originais. É possível assistir em até três dispositivos ao mesmo tempo e criar até seis perfis de usuário por assinatura.

Os conteúdos podem ser baixados para assistir quando estiver offline ou usando a rede móvel. Há ainda a opção de comprar ou alugar milhares de títulos à parte do pacote de streaming.

  • Amazon Prime Video (download grátis, mas requer assinatura): Android

23. Globoplay

O Globoplay se destaca de outros serviços de streaming de vídeo devido ao vasto catálogo de minisséries, novelas e programas nacionais. Além disso, conta com filmes e séries internacionais famosos.

Há ainda programação ao vivo de 17 canais da Globo e conteúdos infantis do Gloob. É possível baixar os episódios para assistir offline ou sem gastar os dados móveis.

  • Globoplay (download grátis, mas requer assinatura): Android

24. YouTube

Imagem de divulgação do app do YouTube para  Android

Este app poderia estar na lista dos apps do Google. Mas é quase impossível falar em aplicativos de entretenimento sem citar o YouTube. O serviço oferece milhões de canais com conteúdos que para todos os gostos.

A plataforma também é usada para hospedar shows e lives gratuitas. Há ainda séries e documentários próprios, os YouTube Originais. Constantemente, alguns desses títulos são disponibilizados gratuitamente.

  • YouTube (grátis, com opção de plano pago): Android

25. Kindle

Imagem de divulgação do app Kindle para Android

O aplicativo do Kindle permite comprar livros digitais na loja Amazon. O usuário pode controlar o tamanho e tipo da fonte, marcar trechos do texto e acessar traduções instantâneas sem sair da página.

Também é possível mudar a cor da página e a intensidade do brilho. O app funciona de forma integrada com o dispositivo Kindle, caso o usuário o tenha. É possível começar a leitura em um onde parou no outro, assim como acessar os destaques feitos.

26. Spotify

Imagem de divulgação do app do Spotify para Android

O Spotify oferece centenas músicas, álbuns, rádios e podcasts. Para ouvir gratuitamente, é preciso lidar com anúncios e limites de vezes para saltar à canção seguinte. Para eliminar essas restrições, o usuário precisa aderir a um dos planos pagos.

Os assinantes podem fazer o download de faixas para ouvi-las mesmo sem internet. Além disso, é possível criar playlists personalizadas e compartilhá-las com seus amigos e seguidores.

  • Spotify (grátis, com opção de assinatura paga): Android

Sociais

27. Instagram

Imagem de divulgação do Instagram no Android

O Instagram permite compartilhar fotos e vídeos no feed com os famosos filtros e recursos de edição da rede social. É possível ainda criar post que duram apenas 24 horas, chamados Stories.

O conteúdo pode ser incrementado com efeitos divertidos, GIFs, adesivos, enquetes, músicas, caixas de pergunta, entre outros.

28. WhatsApp

Image de divulgação do WhatsApp para Android

O app de bate-papo mais usado no Brasil, o WhatsApp permite trocar mensagens, fazer chamadas de vídeo e de voz, enviar fotos e arquivos. Tudo em um só lugar, de graça, usando apenas a conexão com a internet.

É possível ainda criar grupos para conversar com vários amigos de uma só vez. Todo o conteúdo é criptografado de ponta a ponta e somente quem está na conversa tem acesso a ele.

29. TikTok

Imagem de divulgação do TikTok

O TikTok é um aplicativo de criação de vídeos curtos com recursos de edição fáceis de usar e sua vasta galeria de músicas e áudios para dublagem (lip-syncing). Mais que um editor de filmes, funciona também como uma rede social.

É possível compartilhar suas criações, fazer duetos com outros usuários e participar de uma série de desafios. Os mais populares são aqueles de dança, que incluem coreografias elaboradas.

30. Twitter

Imagem de divulgação do Twitter

O Twitter é a rede social para quem gosta de estar bem informado. Em posts de até 280 caracteres, é possível acompanhar o que dizem pessoas comuns, celebridades, políticos, veículos de imprensa, entre outros.

Saiba o que está sendo mais falado no mundo ou em seu país pelos dos Trending Topics. Veja o que estão dizendo sobre determinado assunto através de hashtags e confira as notícias que estão em alta dividas por temas.

Ediçao de fotos e vídeos

31. Snapseed

Imagem de divulgação do app de edição de fotos Snapseed

O Snapseed é um dos editores de fotos totalmente gratuitos mais completos da atualidade. Compatível com arquivos nos formatos JPG e RAW, o app conta com filtros e ferramentas de ajuste, corte, alteração de ângulo, entre dezenas de outras opções.

O usuário tem à disposição recursos de desfoque, para alterar a granulação, sobrepor fotos, bem como inserir texto.

32. PicsArt

Imagem de divulgação do app de edição de imagens PicsArt

O PicsArt é repleto de recursos que podem ser usados mesmo por quem não tem experiência em edição. O app oferece centenas de modelos de colagem gratuitos e imagens para serem usadas como fundos. Permite ainda cortar, clonar, ajustar curvas e adicionar texto às fotos.

O usuário também pode aplicar filtros artísticos (incluindo HDR), fazer dupla exposição e tirar o fundo da foto rapidamente. O recurso PicsArt Draw conta com pincéis personalizáveis, camadas e ferramentas de desenho profissionais.

  • PicsArt (grátis, com compras no app): Android

33. InShot

O InShot disponibiliza ferramentas para adicionar efeitos especiais, montagens, legendas e emojis em seus vídeos. É possível também escolher a trilha sonora diretamente da biblioteca de música. Na versão gratuita, o aplicativo adiciona uma marca d'água nos vídeos, que pode ser removida caso assista a uma propaganda.

O usuário consegue ainda inserir cortes de maneira simples, assim como incluir ou mesclar filmes gravados em momentos diferentes. Para tornar tudo mais sutil, oferece dezenas de efeitos de transição.

  • InShot (grátis, com compras no app): Android

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.