Apps para smart TV: 12 melhores opções para aproveitar ao máximo


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os apps para smart TV tornam ainda mais enriquecedora a experiência de ter uma televisão com acesso à internet. Com eles, é possível assistir a filmes e séries, ouvir música, jogar seus games preferidos ou compartilhar arquivos entre dispositivos.

De um modo geral, os aparelhos contam com sistemas operacionais próprios. Assim como têm suas próprias lojas de aplicativos, que podem não incluir as sugestões listadas abaixo.

Em nosso artigo, linkamos os apps para as lojas do Google e da Apple, disponíveis para Android TV e Apple TV. Caso sua TV rode outro sistema, sugerimos que os procure na loja de aplicativos do seu televisor.

1. Netflix

Netflix

Muitas das smart TVs disponíveis no mercado já vêm com o app da Netflix instalado de fábrica. Algumas, inclusive, contam com um botão de acesso rápido no controle remoto.

O mais famoso serviço de streaming de vídeo oferece um vasto catálogo de filmes e séries, das mais diferentes categorias. Se ainda não é assinante e quiser experimentar, é possível testar gratuitamente por 30 dias.

2. Amazon Prime Video

Amazon Prime Video

A Amazon está investindo pesado em serviço de streaming e lançou o Prime Video, um forte concorrente da Netflix. A plataforma oferece filmes, séries, shows e documentários, originais ou de estúdios famosos.

Além do catálogo, estão disponível para alugar ou comprar títulos mais recentes. Se quiser, é possível testar gratuitamente o serviço durante um mês.

3. Globo Play

Globoplay

O Globo Play é o serviço de streaming de vídeos da Globo. Seu acervo reúne filmes e séries internacionais, mas também novelas e minisséries que fizeram sucesso na TV Globo.

Além disso, há diversas produções originais e exclusivas para a plataforma. O app é uma boa opção para quem gosta de ampliar o leque e incluir conteúdos nacionais em sua lista de programas favoritos.

4. Spotify

Spotify

Um dos serviços de streaming de música mais populares do mercado, o Spotify também oferece app para TV. Com ele, o usuário tem acesso a todas a suas canções, playlists e artistas favoritos. Basta estar logado em sua conta.

Os recursos podem ser comandados tanto pelo controle remoto quanto pelo próprio smartphone, através do recurso Spotify Conect. O aplicativo é gratuito. No entanto, para se ver livre dos muitos anúncios, é necessário aderir ao plano pago, que também garante pular músicas de forma ilimitada.

5. Deezer

Deezer

O Deezer é outra opção de streaming com app para ouvir suas canções favoritas na TV. O serviço reúne mais de 53 milhões de títulos, além de rádios e podcasts.

É possível usar os recursos tudo de graça, mas de forma limitada. Para músicas sem anúncios, mudanças de faixas sem limites e ouvir offline, somente mediante a assinatura de um pacote pago.

  • Deezer (grátis, com opção de plano pago): Android TV

6. YouTube

YouTube

Outro app que vem instalado como padrão em diversos modelos de smart TV, o YouTube é realmente uma opção imprescindível. Afinal, há uma grande diversidade de canais e conteúdos disponíveis na plataforma, ideal para passar o tempo na frente da televisão.

Além disso, nada melhor do que assistir aos vários shows e lives realizados no serviço na tela grande. O aplicativo pode ser comandado pelo controle remoto ou pelo smartphone, através da integração com o aplicativo de celular.

7. TED

TED

As palestras TED ganharam espectadores em todo o mundo ao tratarem assuntos dos mais variados possíveis. Tudo em, no máximo, 18 minutos.

Ao todo, o aplicativo reúne mais de 2 mil conferências legendadas em mais de 100 idiomas. Dentre os palestrantes ilustres estão a escritora Chimamanda Ngozi Adichie, a ativista Malala Yousafzai, entre muitos outros.

Diariamente, o usuário recebe uma recomendação de vídeo na página inicial. É uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, em poucos minutos, todos os dias.

8. Plex

Plex

O Plex é uma central multimídia multiplataforma que reúne diversos recursos em um só local. O serviço oferece um streaming de filmes, séries e programas de TV gratuito, com títulos da Warner, MGM, entre outros.

Já os itens pagos incluem um organizador de arquivos automático, que garante integração entre diferentes aparelhos, e a ferramenta de streaming de música Tidal. A plataforma também é compatível com a tecnologia de TV digital gratuita.

9. Twitch

twitch

Ter o Twitch na smart TV deve ser fundamental para os fãs de games. Afinal, é muito mais divertido assistir aos detalhes das exibições de jogos ao vivo e a tutoriais em tela grande.

Há, ainda, vídeos gravados, bem como a possibilidade de participar de bate-papos com streamers. O espaço, no entanto, é democrático e reúne outros tipos de conteúdo de entretenimento, criados pelos próprios usuários.

  • Twitch (grátis, com opções de compras dentro do app): Apple TV

10. Daily Workouts

Daily Workout

O Daily Workouts é uma opção para quem gosta da praticidade de malhar sem sair de casa. São mais de 100 exercícios divididos em 10 treinos específicos e 10 para o corpo inteiro.

Cada movimento é demonstrado em vídeo por um personal training. O tempo das séries varia de 5 a 30 minutos.

11. Asphalt 8: Airborne

Asphalt 8: Airborne é um jogo de corrida que permite conduzir mais de 220 carros e motos disputando com até outros 8 jogadores em tempo real. O game é compatível com smart TVs, alavancando a emoção dos celulares para as telas maiores.

É possível pilotar lendas das pistas em cenários que reproduzem diferentes lugares pelo mundo. Veneza, Guiana Francesa, Islândia, Deserto de Nevada são apenas alguns dos 16 locais disponíveis.

Escolha se quer comandar uma Ferrari, Porsche, Lamborghini, W Motors ou outra máquina dos seus sonhos. Você pode personalizar o possante, escolhendo cor, peças e mais de 2 mil adesivos.

12. AirScreen

Tem um iPhone e uma Android TV? O AirScreen foi criado para solucionar o problema de comunicação entre os diferentes sistemas. Com ele, é possível espelhar a tela do iPhone ou iPad na televisão.

Além do AirPlay, o app é compatível com os protocolos Google Cast, Miracast e DNLA. Também permite o compartilhamento de dados através da rede local Wi-Fi ou Ethernet.

  • AirScreen (grátis, com itens pagos dentro do app): Android TV

Como baixar aplicativos para Smart TV?

Como dissemos no início deste artigo, proprietários de aparelhos com Android TV, assim como da Apple TV, podem baixar os apps diretamente da Google Play ou App Store. Mas o que fazer se a sua TV rodar um sistema diferente?

De um modo geral, os sistemas para televisão oferecem suas próprias lojas de aplicativos, através das quais é possível pesquisar pelo programa desejado. Normalmente, o acesso à loja fica disponível na tela inicial da TV. Ou através de um botão no controle remoto.

Alguns dispositivos contam com mais opções de programas famosos que outras. Mas independentemente de qual for o caso, é bastante provável que o aparelho ofereça, de fábrica, aplicativos indispensáveis. É o caso do YouTube, Netflix, Spotify e Amazon Prime.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.