Como o Chromecast funciona e transforma sua TV em smart


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Chromecast é o aparelho de streaming do Google que permite transformar qualquer televisão em uma smart TV. O dispositivo é capaz de transmitir a tela do notebook, smartphone ou tablet Android ou iOS para qualquer monitor com entrada HDMI. Basta que os dois estejam conectados a uma mesma rede Wi-Fi segura.

O AppGeek explica como funciona o Chromecast, quais são os requisitos mínimos, mostra o passo a passo de como instalar e muito mais. Confira nosso guia completo!

O que é o Chromecast e para que serve?

Chromecast é um dispositivo de streaming fabricado pelo Google. O aparelho permite espelhar o notebook, smartphone ou tablet Android ou iOS na televisão ou outro monitor. Com eles, é possível transmitir e ver em outra tela tudo o que é exibido em seu celular ou computador.

O aparelho é conhecido genericamente como dongle. Esse é o nome dado aos eletrônicos que acrescentam funções adicionais a outros, em geral, através de uma porta USB ou HDMI. No caso do Chromecast, a conexão é feita a partir de uma entrada HDMI.

Como funciona o Chromecast?

como funciona o chromecast

Como já dissemos, o Chromecast é um aparelho que serve para incluir uma função extra de espelhamento de tela em um notebook, celular ou tablet. Ou, se quiser ver de outra forma, para transformar uma televisão comum em uma smart TV.

O notebook precisa ser equipado com o Windows ou Mac OS e os dispositivos móveis devem rodar os sistemas Android ou iOS. Para ligar esses aparelhos ao Chromecast, é necessário ter uma rede Wi-Fi segura ativa no ambiente, em que os dois possam se conectar.

Além disso, a TV ou monitor no qual o conteúdo será espelhado precisa ter entrada HDMI. Caso não tenha, é possível recorrer a adaptadores de VGA para HDMI, disponíveis em lojas de tecnologia.

Para que a conexão entre os aparelhos ocorra, é necessário baixar o app do Google Home nos dispositivos Android, no iPhone ou iPad. Através dele é realizado o reconhecimentos do aparelho e o passo a passo da integração para o streaming.

O Chromecast já vem com apps instalados?

Chromecast

Não, diferentemente das smart TVs, que apresentam um sistema operacional e aplicativos de fábrica, o Chromecast não vem com qualquer app. Seu objetivo é espelhar telas de aparelhos que já têm seus próprios sistemas e programas.

Muitas aplicações disponíveis na Play Store ou na App Store são compatíveis com o aparelho de streaming. Através do simples toque de um ícone, fazem a transmissão em tela cheia e com alta resolução. Além disso, possibilitam utilizar o celular, tablet ou computador enquanto seu conteúdo é espelhado.

Ou seja, é possível assistir a um filme na Netflix na TV pelo Chromecast e, ainda assim, usar o smartphone para responder as mensagens no WhatsApp ou acessar algum site. Apenas o filme ou série, nesse caso, é transmitido para TV.

Isso não significa que apps não compatíveis não possam ser transmitidos. Pelo menos nos dispositivos Android. Para isso, é necessário usar o botão Transmitir tela do app Google Home para que todo o conteúdo do celular seja espelhado.

A imagem aparece no formato da tela do celular, com laterais pretas. Além disso, todas as ações realizadas aparecem na TV, como apps abertos, notificações recebidas etc.

Quais aplicativos posso usar com o Chromecast?

Os principais apps de streaming de vídeo e música oferecem integração total com o Chromecast. Entre eles,estão Netflix, Spotify, Amazon Prime Video, Globo Play, Deezer e muitos outros. Isso sem contar os aplicativos nativos do Google, que são praticamente todos compatíveis com o dongle da empresa.

Aproveite e confira nossa lista com os 15 melhores aplicativos para aproveitar o Chromecast ao máximo!

Quais são os modelos de Chromecast disponíveis

A primeira geração do Chromecast foi lançada em 2013 e teve as vendas descontinuadas em 2015. Em 2019, o modelo finalmente perdeu o suporte do Google, deixando de receber atualizações.

A 2ª geração deixou de ser vendida oficialmente pela empresa em 2018, mas ainda é facilmente encontrada em lojas de varejo pelo Brasil. Atualmente, estão disponíveis oficialmente duas edições do dongle: o Chromecast 3ª geração e o Chromecast Ultra.

O Chromecast Ultra, versão mais poderosa do dispositivo, nunca foi vendida oficialmente no Brasil.Compatível com o streaming de conteúdo em 4K, o produto não é mais exibido no portfólio internacional do Google. Mas, segundo o site especializado Android Central, o aparelho ainda não foi descontinuado.

Já o Chromecast 3ª geração, encontrado por aqui desde 2019, é bastante parecido com o modelo precedente. A principal diferença está na disponibilidade de duas cores e na velocidade da resolução máxima da imagem.

Se está na dúvida se deve adquirir um Chromecast da 2ª ou 3ª geração, listamos abaixo as principais especificações técnicas.

Chromecast 3ª geração

Chromecast

  • Ano: 2018
  • Peso: 40g
  • Cores: carvão e giz
  • Resolução da imagem: 1080p a 60fps
  • Conectividade: Suporta todas as redes sem fios Wi-Fi, HDMI para ligar diretamente à TV e alimentação por microUSB

Chromecast 2ª geração

Chromescast

  • Ano: 2016
  • Peso: 39g
  • Cor: preto
  • Resolução da imagem: 1080p a 30fps ou 720p a 60fps
  • Conectividade: Suporta todas as redes sem fios Wi-Fi, HDMI para ligar diretamente à TV e alimentação por microUSB

Requisitos mínimos para usar o Chromecast

Para poder usar o Chromecast, é necessário que os aparelhos sigam algumas especificações básicas. São elas:

  • TV com entrada HDMI
  • Android 5.0 e superior
  • iOS 11.0 e superior
  • Mac OS X 10.9 e superior com navegador Chrome
  • Windows 7 e superior com navegador Chrome
  • Dispositivo com Chrome OS
  • Rede Wi-Fi segura
  • Uma conta do Google

Como instalar o Chromecast

O Chromecast é bastante simples de usar e não requer grandes esforços no que diz respeito à instalação. Confira a seguir como é descomplicado utilizar o dongle do Google pela primeira vez.

Na TV:

1. Ligue o Chromecast ao cabo de alimentação;

2. Conecte a fonte de alimentação à tomada;

3. Insira o Chromecast a uma porta HDMI da sua TV;

4. Ligue a TV. Será exibida a tela de boas-vindas do Chromecast.

Chromecast
Reprodução/ Google
  • Caso não a veja, aperte o botão Input ou Source do seu controle remoto, até que a tela seja exibida.

No celular ou tablet

1. Baixe o app Google Home, disponível para Android ou iOS;

2. Ative o Bluetooth;

3. Abra o app. Primeiramente, selecione a conta do Google com a qual quer se conectar;

4. Depois defina a casa ou crie uma nova;

5. Selecione no aplicativo o dispositivo com o mesmo nome indicado na TV;

Chromecast
Reprodução/ Google

6. Então, confirme no app o número que é exibido na televisão;

7. Agora, escolha a rede Wi-Fi. Precisa usar a mesma na qual o Chromecast está conectado.

Chormecast
Reprodução/ Google

Pronto! Será exibido na sua TV uma proteção de tela do Chromecast, com horário e nome do dispositivo, indicando que a integração foi feita.

Alternativas ao Chromecast

Apesar de ser um dos mais populares, o Chromecast não é o único dispositivo que transforma a televisão em smart. Além dos dongles, também existem aparelhos chamados de set-top box. Eles atuam como conversores que se conectam à TV e permitem a transmissão de conteúdos.

A diferença é que esses eletrônicos têm um sistema operacional, processador e memória próprios.Os apps são instalados no aparelho e não espelhados de um celular. Em geral, os comandos podem ser feitos por um controle remoto ou através do smartphone, ao baixar o aplicativo associado.

Apple TV

Um dos set-top boxes mais famosos do mercado é a Apple TV. A versão mais recente permite assistir a conteúdos em 4K HDR e som compatível com Dolby Atmos e capacidade de 32 GB ou 64 GB. No quesito conectividade, conta com porta HDMI 2.0, Wi‑Fi 802.11ac, Bluetooth 5.0 e entrada Ethernet Gigabit.

Mi box

A chinesa Xiami oferece um produto semelhante, a Mi Box. O aparelho também é compatível com resolução 4K e oferece som com qualidade Dolby Digital Plus. Com memória flash eMMC de 8GB , conta com as conexões Wi-Fi: 802.11a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0, portas HDMI 2.0 e USB 2.0.

Já no quesito dongle, um dos concorrentes mais conhecidos é o Anycast, um modelo com o design claramente inspirado no Chromecast. O modelo mais recente é o Anycast G2-4, que permitem a reprodução de imagem em resolução de 1080p a 30fps. Compatível com MacOS, iOS, Android e Windows, conecta-se à TV via HDMI.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.