15 dicas e truques para aproveitar o Spotify ao máximo!


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Spotify é um dos principais serviços de streaming de música do mercado. Disponível em múltiplas plataformas, oferece opções de planos gratuito e pago. Se já é usuário ou pensa em criar uma conta, confira 15 dicas e truques para aproveitar música ao máximo!

1. Usar o Spotify como alarme

O recurso funciona em conjunto com o app Relógio do Google, que costuma já vir instalado de fábrica nos dispositivos Android. Para usá-lo, abra o app Relógio e toque sobre o ícone de + para criar um novo alarme.

Defina a hora em que deverá soar e confirme em OK. Depois, toque na imagem de um sino e, na tela seguinte, vá em Spotify.

Dicas e truques Spotify

Caso apareça a opção, toque em Conectar para permitir acesso à sua conta no serviço de streaming de músicas. É possível optar por uma das sugestões ou ir sobre o ícone de lupa para pesquisar a música que deseja usar como alarme.

Pronto, no dia seguinte já será despertado com sua canção predileta.

2. Fazer buscas avançadas

Para encontrar exatamente o que procura no Spotify, é possível inserir termos de busca específicos na barra de pesquisa. Confira a seguir os principais:

  • year: o termo, que em inglês significa ano, filtra as pesquisas pelo ano de lançamento das músicas ou álbuns. Se quiser buscar por um específico, digite year:xxxx, como year:1987. Se preferir encontrar as canções lançadas em um período específico, separe os anos por um hífen (por exemplo, year:1987-1990);
  • genre: refina a pesquisa por gênero musical. Portanto, aos escrever genre:pop na barra de buscas, serão listadas apenas faixas pertencentes a esse estilo de música;
  • label: ajuda a encontrar canções que pertencem a determinada gravadora. Portanto, se coloca label:sony, encontrará todos os artistas e músicas lançadas pelo selo;
  • tag:new: busca pelo álbum mais recente de um artista. Por exemplo: tag:new blink 182;
  • AND: permite pesquisar por mais de um artista ou canção. Ou seja, ao digitar Green Day AND Blink 182, os resultados exibirão ambas as bandas;
  • OR: limita a busca por um artista ou outro. Por exemplo: Green Day OR Blink 182.
  • NOT: exclui algo da busca. Por exemplo, um intérprete de uma canção ou uma música de um artista. Se colocarmos Cassia Eller NOT Luz dos Olhos, serão listadas todas as faixas da cantora, exceto Luz dos Olhos.

3. Definir a qualidade do som

O Spotify permite definir a qualidade de som nos apps para smartphone e computador, de acordo com o tipo de assinatura (grátis ou Premium). A funcionalidade não está disponível na versão web.

No app para celular, vá em Início, depois, no ícone de engrenagem (⚙), situado no topo da tela à direita. Na seção Qualidade da Música, escolha a opção de sua preferência no item Transmissão.

Se é usuário Premium, pode selecionar entre Automático, Baixa, Normal, Alta e Altíssima. Se é assinante da versão gratuita, não terá o item Altíssima à disposição.

No programa para computadores, é possível acessar o recurso através do seguinte caminho:

Clique sobre a seta para baixo, no canto superior direito da tela → Preferências → Qualidade da música → Detalhes da qualidade da música. No caso de computador com Windows, a opção Baixa não estará disponível.

De acordo com o Spotify, cada opção oferece a seguinte qualidade de áudio:

Grátis Premium
Web Player AAC 128 kbit/s AAC 256 kbit/s
Celular

Automática – Depende da sua conexão de rede.

Baixa – Equivale a aproximadamente 24 kbit/s

Normal – Equivale a aproximadamente 96 kbit/s

Alta – Equivale a aproximadamente 160 kbit/s

Automática – Depende da sua conexão de rede.

Baixa – Equivale a aproximadamente 24 kbit/s

Normal – Equivale a aproximadamente 96 kbit/s

Alta – Equivale a aproximadamente 160 kbit/s

Altíssima (somente para usuários Premium) – Equivale a aproximadamente 320 kbit/s.

Computador

Automática – Depende da sua conexão de rede.

Normal – Equivale a aproximadamente 96 kbit/s

Alta – Equivale a aproximadamente 160 kbit/s

Automática – Depende da sua conexão de rede.

Normal – Equivale a aproximadamente 96 kbit/s

Alta – Equivale a aproximadamente 160 kbit/s

Altíssima (somente para usuários Premium) – Equivale a aproximadamente 320 kbit/s.

Fonte: Spotify

4. Tocar músicas sem censura

Algumas músicas são classificadas no Spotify como Explícitas, ou seja, que oferecem um conteúdo adulto. Canções indicadas assim recebem a etiqueta Explicit (ou a letra E no web player).

Dicas e truques spotify

Assinantes da versão Premium podem optar por permitir ou não a reprodução desse tipo de conteúdo no app para smartphone.

Para isso, siga o caminho: Início → Ícone de engrenagem (⚙) → ativar ou desativar a chave relativa à opção Permitir a reprodução de conteúdo explícito.

5. Ouvir músicas offline

O recurso também só está disponível para usuários Premium e permite baixar as canções, álbuns, playlists e podcasts para ouvir mesmo quando não estiver conectado à internet.

Quer saber como fazer o download de cada um deles no PC e no celular? Então confira nosso tutorial sobre como baixar músicas e usar o Spotify offline.

6. Usar o celular como controle do Spotify no PC

Sabia que é possível usar o app do Spotify no celular para controlar o player em outros dispositivos? Para usar o Wi-Fi Connect, abra o aplicativo para computador, TV, videogame, entre outros, ou acesse a versão Spotify Web.

Dicas e truques Spotify

Em seguida, abra o app no smartphone, vá na aba Início e, depois, no ícone de engrenagem (⚙). Role a tela seguinte e toque em Conectar a um dispositivo. O programa identificará outros aparelhos no qual o Spotify está aberto. Toque sobre aquele que deseja controlar remotamente com o celular.

7. Descubra quem são seus seguidores (e os siga de volta, se quiser)

Além de disponibilizar milhões de músicas para seus usuários, o Spotify conta com uma parte social, que nem todo mundo conhece. É possível seguir amigos que utilizam o serviço e descobrir quais músicas eles estão escutando ultimamente.

Se a sua conta é vinculada ao Facebook, é provável que tenha seguidores que acompanham suas canções (mesmo aquelas mais vergonhosas) e sequer saiba.

Para descobrir quem são, pelo celular, siga o caminho: aba Início → ícone de engrenagem (⚙) → Ver perfil → Seguidores.

Dicas e truques Spotify

No computador, basta clicar em sua foto de perfil, no lado superior direito, e ir em Seguidores.

Para seguir alguém, permaneça na página de perfil e vá em Encontrar amigos. Serão listados todos os seus contatos do Facebook que também têm a conta associada ao Spotify. Se quiser buscar por alguém específico, digite o nome na barra Filtrar e adicione no bonequinho com ícone de + que aparece ao lado.

Ao acessar a página de perfil da pessoa, estão disponíveis informações dos últimos artistas e playlists tocadas.

8. Oculte o que está ouvindo

Agora que já sabe que seu gosto musical pode ser monitorado por seus amigos, como fazer para ouvir aquelas músicas deliciosas, mas que dão vergonha? O Spotify pensou nisso e criou um recurso para ocultar essas faixas para seus seguidores.

Para ativar uma sessão de música particular no celular: Início → Ícone de engrenagem (⚙)Redes sociais → ativar a chave ao lado de Sessão particular.

No PC, o caminho é o seguinte: seta para baixo, localizada no canto superior direito → Sessão particular. Um cadeado será exibido em sua imagem, para mostrar que a opção está ativa.

O recurso não está disponível na versão web.

Fique atento: o modo oculto é finalizado depois de um longo período de inatividade ou quando o Spotify é reiniciado.

9. Compartilhar músicas com Spotify Codes

Dicas e truques spotify

É possível compartilhar conteúdos com seus amigos através de uma espécie de código QR gerado pelo serviço. Para isso, basta colar uma URL do Spotify no site do Spotify Codes. Depois, personalize seu código escolhendo a cor do plano de fundo, do código de barras, tamanho e formato para download.

Se preferir, clique nos ícones do Facebook, Twitter e Reddit para compartilhar nessas redes sociais. Ou baixe a imagem para publicar ou enviar em outras plataformas, Instagram ou e-mail.

10. Criar uma playlist colaborativa

Vai dar uma festa e quer que os convidados ajudem com a lista de músicas do evento? Então crie uma playlist colaborativa, em que todos podem incluir, excluir e reorganizar a ordem das canções.

Para fazer pelo smartphone, vá em Sua biblioteca → Playlists → + Criar playlist → ícone de três pontinhos no topo da tela → Tornar colaborativa.

No computador, clique com o botão direito sobre uma playlist e opte por Playlist Colaborativa. O ícone de um círculo vai indicar que agora ela está aberta a contribuição.

Depois, é só compartilhar o link com os seus amigos, seja por Spotify Codes ou pela URL da lista.

11. Desconectar todos os dispositivos de uma vez

Esqueceu seu Spotify aberto em algum lugar ou suspeita que alguém esteja usando sua conta sem autorização? Então desconecte-se de todos os dispositivos de uma só vez.

Para isso, acesse a página da sua conta no Spotify e, caso não esteja conectado, realize o login. Role a tela e clique em Sair de todos os dispositivos. Pronto, será desconectado.

Dicas e truques Spotify

O serviço alerta que o logout, entretanto, não é feito em dispositivos parceiros, como Playstation e caixas de som da Sonos, por exemplo.

Se desconfia que alguém está usando sua conta sem autorização, em seguida, altere a sua senha em seguida. Assim, a pessoa não terá mais acesso aos seus dados de usuário.

12. Atalhos de teclado

Deseja usar a versão para computadores como um profissional? Então, precisa aprender os atalhos para teclado, que agilizam a utilização de diversos recursos. Confira:

Windows MAC OS

Criar nova playlist

Ctrl+N Cmd+N
Selecionar tudo Ctrl+A Cmd+A
Reproduzir/pausar Barra de espaço Barra de espaço
Repetir Ctrl+R Cmd+R
Ordem aleatória Ctrl+S Cmd+S
Próxima faixa Ctrl+Seta para a direita Ctrl+Cmd+Seta para a direita
Faixa Anterior Ctrl+Seta para a esquerda Ctrl+Cmd+Seta para a esquerda
Aumentar volume Ctrl+Seta para cima Cmd+Seta para cima
Ajuda F1 Cmd-Shift-?
Filtrar (em Músicas e Playlists) Ctrl+F Cmd+F
Preferências Ctrl+P Cmd-,
Fazer logout do usuário ativo Ctrl+Shift+W Cmd+Shift+W
Fechar Alt+F4 Cmd+Q
Ocultar janela - Cmd+H

Fonte: Spotify

13. Enviar link com um momento específico de música

Quer compartilhar uma canção a partir de determinado trecho sem ter que pedir para que a pessoa avance para os 2:13? Então envie para ela a faixa já a partir do momento desejado.

A mágica funciona através da versão web. Copie o link da faixa e, no final, inclua #time2:13.

Por exemplo, https://open.spotify.com/album/7vEJAtP3KgKSpOHVgwm3Eh#time2:13 para compartilhar a partir de 2:13 da música Ticket to Ride, dos Beatles.

14. Ouvir podcasts

Além de músicas, o Spotify disponibiliza aos usuários uma série de podcasts. Para quem não sabe, os podcasts são como uma espécie de programas de rádio, que apresentam temáticas das mais diversos possíveis.

Para explorar aqueles disponíveis na plataforma de streaming, vá em Sua Biblioteca e toque sobre a aba Podcasts.

Depois, vá em Explorar Podcasts para conferir os principais destaques e checar os programas divididos por categorias. Se quiser ouvir algum episódio, basta ir no ícone de Play.

15. Economizar dados no Spotify

A opção de fazer o download de músicas para ouvir offline está disponível somente para usuários dos planos pagos. No entanto, todos os usuários podem economizar no consumo de dados móveis ao alterar a qualidade das músicas escutadas.

Para isso, basta seguir o caminho: Início → Ícone de engrenagem (⚙) → ativar chave abaixo da opção Economia de dados.

Afinal, vale a pena assinar um plano Premium do Spotify?

O primeiro benefício de assinar um plano pago do Spotify é o fim dos anúncios. Ultimamente, o serviço tem tocado publicidades longas e incômodas, que não podem ser puladas. Ao fazer uma assinatura, isso simplesmente acaba.

Além disso, deixa de haver um limite para pular músicas. Também torna-se possível fazer o download de faixas, álbuns e podcasts para ouvir mesmo sem acesso à internet.

Além do Premium individual, o Spotify conta com o Plano Familiar. Essa modalidade de assinatura que permite o titular mais 5 pessoas que vivem no mesmo endereço ter a própria conta pagando um só preço.

Há ainda o Plano Universitário, que garante a assinatura com 50% de desconto para pessoas com mais de 18 anos estudantes de uma universidade credenciada. Para descobrir se a sua está incluída, basta conferir no site de verificação Sheed ID.

Se você não ouve música com tanta frequência ou não se incomoda de ficar ouvindo anúncios, talvez a assinatura Premium do Spotify não faça sentido.

No entanto, se prefere ter mais liberdade para ouvir suas canções preferidas, a assinatura pode ser uma boa opção.

Não tira uma canção da cabeça, mas não sabe como se chama? Veja então 6 apps incríveis para descobrir música pelo som ou cantarolando. Está pensando em cancelar sua assinatura do Spotify? Descubra sites para baixar músicas de todos os estilos legalmente.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.