9 dicas para liberar memória RAM e melhorar o desempenho do PC em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Limpar a memória RAM pode ser uma solução para melhorar o desempenho de PCs que estejam lentos. Quanto mais espaço livre de RAM o dispositivo tem, mais fluidez nas tarefas o usuário conseguirá.

Afinal, a memória atua junto com o processador para acessar mais rapidamente arquivos temporários. Esses arquivos consistem em dados acessados recentemente ou usados com frequência.

No entanto, uma série de programas consome parte da memória desnecessariamente, sem que o usuário sequer tenha conhecimento. E isso pode tornar a sua máquina menos eficiente. Para ajudaá-lo, o AppGeek reúne 9 dicas para liberar a memória e melhorar o desempenho do seu PC com Windows.

1. Mantenha as atualizações em dia

O driver é um software que permite a comunicação entre uma peça de hardware e o sistema operacional do computador. Esses programas recebem atualizações constantemente e mantê-las em dia é fundamental para o bom funcionamento do PC.

Drivers desatualizados podem conflitar com o sistema, levando ao vazamento de memória e, consequentemente, ao consumo excessivo de RAM. Para checar se há atualizações no Windows 10, basta acessar o menu Iniciar. Depois, toque sobre o ícone de engrenagem (⚙️) para acessar a configurações.

Limpar memória RAM do Windows

Depois, siga o caminho: Atualização e Segurança → Windows Update → Verificar se há atualizações → Verificar se há atualizações do Windows. Se receber a mensagem Há atualizações disponíveis, vá em Instalar agora.

Quando já tiver tudo atualizado, clique sobre os itens que desejar e clique em Instalar. Reinicie o computador quando finalizar o processo.

2. Reinicie o PC

limpar memória RAM no Windows

Essa parece uma dica antiquada, mas é recomendada até mesmo pela Microsoft. A fabricante explica que quanto mais programas usados ao mesmo tempo e mais abas abertas em seu navegador, maiores as chances de deixar a máquina mais lenta.

Se isso ocorrer, feche as abas e programas e veja se há melhora. Caso contrário, reinicie o aparelho. A ação limpa a memória temporária automaticamente e, consequentemente, os processos que estavam consumindo a memória RAM.

O site do serviço de suporte de tecnologia Bleuwire recomenda reiniciar o computador regularmente. A dica vale principalmente para pessoas que usam o dispositivo durante muito tempo.

3. Use o Gerenciador de Tarefas

O Gerenciador de Tarefas do Windows é uma ótima ferramenta para conferir se os programas que estão consumindo muito de RAM. Para acessá-la, use o atalho de teclas Ctrl + Shift + Esc. Se o conteúdo estiver minimizado, clique em Mais detalhes para visualizar tudo.

limpar memória RAM no Windows

Então, na aba Processos, é possível checar quais programas estão abertos no momento e quanto de memória cada um deles está consumindo. No nosso caso, o Chrome está exigindo bastante da RAM e fechá-lo ajudaria a tornar o aparelho menos lento.

Mas, se usar o navegador for imprescindível, tente fechar somente as abas desnecessárias para otimizar o funcionamento. Se notar o comportamento anormal de um app, o ideal é que feche e depois exclua o programa do computador.

4. Apps em segundo plano: encerre e desabilite

Aplicativos que rodam em segundo plano são aqueles que não estão sendo efetivamente usados por você no momento, mas, ainda assim, estão sendo executados pela máquina. É o caso de antivírus, drivers, entre outros softwares.

Se ao checar os processos no Gerenciador de Tarefas notar que um dos softwares em segundo plano está comprometendo a RAM, encerre-o.

Você também pode gerir os arquivos que ficam ou não abertos em segundo plano nas Configurações do Windows.Clique sobre o ícone do Windows na barra de tarefas e, em seguida, na engrenagem (⚙️) no menu Iniciar.

liberar memória ram do pc

Então, vá em Privacidade. Role o menu lateral até a opção Permissões de aplicativo e clique em Aplicativos em segundo plano. Você deverá ficar surpreso com a quantidade de programas autorizados a rodar sem que você saiba.

5. Aproveite para deletar os programas que não usa

Encontrou algum app que consuma assustadoramente a RAM do PC e não o quer mais? Aproveite então para dar uma conferida na lista de programas instalados. É bastante provável que encontre algum que nunca use. Ou então descubra um aplicativo que veio de fábrica e sequer sabia da existência.

Liberar ram no pc

Para isso, mais uma vez, acesse as Configurações do Windows (ícone do Windows → ícone de engrenagem (⚙️) e vá em Aplicativos. Role a tela, clique sobre o programa que não quer mais e vá em Desinstalar. Confirme a decisão em Desinstalar novamente.

6. Exclua arquivos temporários

Arquivos temporários são informações acessadas recentemente ou com frequência que são guardadas em cache. O objetivo é tornar seu acesso mais rápido no futuro. No entanto, a realidade é que muitas dessas informações sequer serão usadas novamente. Mas, caso sejam, bastam ser baixadas mais uma vez pelo sistema.

O único inconveniente é que, quando isso ocorrer, levará mais tempo para rodar do que se já estivesse armazenada no HD. Mas se quer resolver a lentidão de forma paliativa, limpar os arquivos temporários pode dar um respiro a mais à sua máquina.

liberar memória ram no PC

Mais uma vez, acesse a página de configurações do Windows e opte por Sistema e, depois, Armazenamento. Então, clique sobre Arquivos temporários e aguarde a verificação do sistema. Depois, mantenha marcados os programas que deseja apagar e vá em Remover arquivos.

Se quiser, ative o Sensor de armazenamento, no topo da seção de Armazenamento. A ferramenta pode eliminar arquivos temporários e itens da lixeira após determinado período de tempo. Para configurar o intervalo entre outras opções, clique em Configurar Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora.

liberar memória ram no pc

7. Desabilite a inicialização automática de programas

Há uma série de programas que são configurados para abrirem assim que o computador é ligado. E é possível que você nunca sequer tenha reparado. O recurso pode ser útil no caso de aplicativos que usa com frequência. Caso contrário, serve apenas para consumir a memória RAM e tornar o processo de inicialização do sistema mais lento.

Para impedir que esses softwares abram automaticamente, abra o Gerenciador de Tarefas através do atalho Ctrl + Shift + Esc. Clique então na aba Inicializar.

liberar memória ram no pc

Os programas que são iniciados junto com o computador aparecem listados como Habilitados ou Ativados. Para desativar, clique sobre o software na lista e, depois, em Desabilitar ou Desativar, no canto inferior direito da janela.

A Microsoft alerta que, caso cancele a inicialização automática de um programa e ela continue ocorrendo, é possível que sua máquina esteja infectada com algum vírus ou malware. O que nos leva à próxima dica.

8. Faça uma varredura contra vírus e malwares

Mesmo que nenhum programa tenha se comportado mal depois de cancelar a inicialização automática, faça a varredura com o antivírus de sua preferência. Softwares maliciosos costumam drenar recursos da máquina, entre eles espaço na memória RAM.

9. Menos efeitos visuais, mais desempenho

A própria Microsoft recomenda ajustar os efeitos visuais do Windows 10. Principalmente se seu computador tiver pouca memória RAM disponível. O sistema conta com uma série de animações e efeitos que podem “usar recursos adicionais do sistema e diminuir o desempenho do computador”.

liberar memória ram no pc

Como essas firulas não são imprescindíveis, desativá-las é uma boa opção para ganhar em performance. Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite Desempenho e clique em Ajustar a aparência e o desempenho do Windows.

Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter melhor desempenho. Confirme sua escolha em Aplicar.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.