Saiba como liberar memória RAM no Android e deixar o celular rápido


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Com o tempo é comum que os smartphones fiquem lentos. No entanto, saber como liberar memória RAM é importante para melhorar o desempenho e é um dos primeiros e mais importantes passos para aumentar a vida útil do seu celular.

A maioria dos dispositivos vem com certa quantidade memória RAM e saber como tirar proveito dela sem prejudicar o desempenho de todo o dispositivo pode deixar o celular mais rápido! Confira:

1. Desative aplicativos em segundo plano

Além de apps desnecessários, é importante desativar aplicativos que podem estar consumindo espaço na memória RAM em segundo plano. É comum que alguns apps continuem a funcionar mesmo que não estejam na tela, por isso, fique atento a isso e sempre desative aqueles que não estiver mesmo usando.

Para desativar apps que funcionam desnecessariamente em segundo plano, acesse as configurações do celular e encontre a opção Aplicativos.

Desativar apps em segundo plano e liberar memória RAM

No Android, basta clicar sobre aquele que quer que pare de funcionar e tocar na opção Desativar (em alguns dispositivos a função vem como Forçar parada).

2. Limpe o cache do aparelho

Ao instalar e utilizar um aplicativo no celular, serão criados arquivos temporários para que o acesso a determinadas funções seja feita de forma rápida e eficaz.

No entanto, estes arquivos acabam ocupando, além de espaço no armazenamento do dispositivo, memória RAM, e deixam o celular ainda mais lento.

Portanto, fazer uma limpeza do cache de aplicativos e até mesmo de todo o aparelho periodicamente pode deixar o celular mais rápido, evitando o sobrecarregamento da memória RAM. O AppGeek já explicou como limpar o cache do celular em apenas cinco passos. Vale a pena conferir!

3. Desative a atualização automática de apps

Os aparelhos com Android contam com uma função de fábrica que é atualizar aplicativos automaticamente. No entanto, isto faz com que as atualizações consumam memóriam RAM e acontecem mesmo em aplicativos que você não utiliza com frequência, o que pode, na verdade, não ser uma vantagem.

Por isso, desative a opção de atualizar automaticamente nas Configurações da Google Play Store. Além de deixar o celular mais rápido, é possível economizar bateria e melhorar o desempenho e a utilização da memória RAM.

Desativar atualizações automáticas e liberar memória RAM

Desativar a função pode evitar que aqueles apps que você quase nunca usa passem por constante atualização, prejudicando o desempenho do smartphone.

No entanto, você terá que ficar atento àqueles aplicativos que realmente não quer que fiquem ultrapassados, como o Instagram, o WhatsApp ou o Facebook.

Por isso, cheque periodicamente por atualizações e escolha fazer aquelas que considerar mais importantes. Assim, você mantém seus apps favoritos atualizados e um bom desempenho ao liberar memória RAM no celular.

4. Evite papéis de parede animados

Apesar de deixar o celular com um visual mais interessante, os papéis de parede animados dependem de muita memória RAM para que funcionem corretamente, sem que fiquem travando.

Por isso, evite utilizá-los para não prejudicar o desempenho do aparelho, liberando memória RAM para que o celular a utilize em funções mais importantes.

5. Faça a sincronização de apps você mesmo

A sincronização de apps, como e-mail e outros aplicativos, é uma das tarefas que utilizam a memória RAM do celular constantemente. Isto porque, para saber se você recebeu um novo e-mail, o aparelho está sempre em sincronização, o que consome memória RAM.

É claro que é importante a sincronização automática em diversos apps, mas serviços de e-mail por exemplo poderiam ser sincronizados apenas quando você entrar para checar novas mensagens. Como o celular sempre sincroniza dados, a memória RAM pode estar em utilização a maior parte do tempo.

O que é e para que serve a memória RAM?

Random Access Memory (RAM), em português algo como “memória de acesso aleatório”, é um componente que acessa conteúdos em determinado dispositivo.

Liberar a memória RAM

No disco rígido (HD) ou armazenamento interno de um smartphone, são guardados os conteúdos, e a memória RAM busca estes conteúdos para serem exibidos e utilizados pelo usuário.

Mesmo que o armazenamento interno seja suficiente, todo computador e aparelho eletrônico digital precisa de certa quantidade de memória RAM para funcionar. Isto porque tem o trabalho de proporcionar o acesso e ações para concluir tarefas e comandar aplicativos e softwares.

A maioria dos aparelhos eletrônicos vem com certa capacidade de memória RAM. No entanto, caso o usuário desempenhe diversas funções e realize várias atividades, é importante que tenha uma memória RAM com mais espaço para acesso a dados.

Agora que já sabe como liberar memória RAM no celular e deixar o smartphone mais rápido, confira algumas dicas de apps de limpeza e eliminar arquivos inúteis do seu Android. Para evitar a lentidão por vírus, o AppGeek indica os melhores antivírus gratuitos para proteger seu celular.

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.