Veja o que fazer se o cartão de memória não formata


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Quando o cartão de memória não formata, podem haver diversos motivos. Arquivos corrompidos ou até mesmo vírus podem impedir o computador de formatar o dispositivo. Por isso, para resolver o problema, o AppGeek traz dicas e um tutorial para ter o cartão formatado.

Primeiramente, é importante conferir se a chave de bloqueio no próprio cartão de memória está ativada.

Isto porque estes pequenos discos de armazenamento vêm com uma opção de bloqueio para garantir a segurança dos seus arquivos. Verifique nas laterais uma pequena barra que pode ser deslizada e a coloque na posição em que o cartão está aberto.

Geralmente, para saber se o cartão de memória está bloqueado, o dispositivo conta com o ícone de um cadeado se estiver fechado para alterações, ou um cadeado aberto, que garante a formatação do disco. Portanto, preste atenção a este pequeno detalhe antes de tentar a formatação novamente.

1. Recupere arquivos e dados

Após checar se o cartão de memória a ser formatado está realmente desbloqueado e, mesmo assim, a formatação não tem dado certo, talvez dados corrompidos podem estar impedindo o computador de fazer a formatação. Isto porque podem apontar erros que bloqueiam o sistema de continuar o processo.

Efetar e formatar cartão de memória MicroSD

Por isso, acesse o cartão e verifique dados que possam estar corrompidos. Além da possibilidade de liberar o disco de armazenamento para formatação, pode ser útil para encontrar arquivos importantes e, por isso, devem ser recuperados.

É pressuposto que já tenha feito um backup do cartão de memória antes de tentar formatá-lo, isto para não perder nenhum dado que possa se arrepender depois. No entanto, se ainda não o fez, este é o momento de salvar o que achar importante.

2. Verifique o dispositivo para detectar vírus

Vírus podem impedir o cartão de memória de ser formatado ou até mesmo usado, já que algumas destas infecções informáticas são tão potentes que podem tornar o dispositivo inutilizável. Por isso, caso ainda não tenha conseguido formatar, procure por vírus no cartão e elimine todos os que encontrar.

Muitas vezes, os vírus podem nem ser percebidos pelo usuário, mas no momento da formatação podem ser acionados por utilizarem arquivos e dados presentes no dispositivo. Então é fundamental que o cartão esteja livre de qualquer vírus que o impeça de concluir a formatação.

Formatar cartão de memória MicroSD com um adaptador

O AppGeek já listou os melhores antivírus da atualidade. São opções para celular, mas que também contam com versões para o PC. Vale a pena conferir!

3. Utilize um programa para a formatação

Se mesmo após verificar arquivos corrompidos, procurar e eliminar vírus e o cartão de memória não formatar, talvez seja necessário instalar um programa específico para a ação. Se for um cartão SD, o AppGeek indica o SD Memory Card Formatter.

Há outras opções de softwares para formatação de cartões de memória, como o EaseUS, que é voltado especificamente para formatar cartões de memória que estejam corrompidos. Escolha o programa que achar mais interessante para a resolução do seu problema.

Como formatar cartão de memória com o SD Formatter

Para o tutorial abaixo, o AppGeek resolveu usar o SD Memory Card Formatter. Então faça o download do software, que está disponível para Windows e Mac. É um programa bastante leve e a interface não é tão complicada de usar. Depois da instalação no computador, é só seguir o passo a passo abaixo:

1. Abra o SD Memory Card Formatter no computador;

2. Selecione o cartão de memória que deseja formatar;

3. Entre as opções de formatação, escolha Overwrite format;

  • Isto irá fazer com que o cartão de memória volte a ficar completamente zerado. Caso escolha Quick format, o problema pode não ser totalmente resolvido.

Como formatar cartão de memória com o SD Memory Card Formatter

4. Clique em Format.

Basta esperar até a finalização do processo para ter um cartão de memória praticamente novo, pronto para começar a ser reutilizado para armazenar novos conteúdos. Nunca é demais lembrar que tudo o que estava antes no cartão será apagado. Tenha cautela e faça backup dos seus arquivos.

Por que o cartão de memória não formata?

Há várias razões para um disco de armazenamento não poder ser formatado. Entre os motivos mais comuns está a presença de vírus. Portanto, verifique o dispositivo periodicamente com um bom antivírus.

No entanto, o importante é sempre ter cuidado com o seu cartão de memória. Arquivos corrompidos, mal gravados ou até mesmo alguns que não foram excluídos completamente, também podem ser um fator para o problema.

Procure ejetar o dispositivo antes de retirar do computador ou do celular, isto porque o sistema dos aparelhos irá desfazer a conexão entre eles. É uma das formas de não corromper arquivos e manter a utilidade do cartão.

E é fundamental que ter um backup. Hoje em dia, tudo pode ser guardado por meio de armazenamentos virtuais, uma vez que mídias físicas são passíveis de defeito. Por isso, indicamos 7 serviços para armazenar dados em nuvem e nunca mais perder nada por causa de um cartão de memória que não funciona bem!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.