Veja o que fazer se o cartão de memória não formata


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Quando o cartão de memória não formata, podem haver diversos motivos. Arquivos corrompidos ou até mesmo vírus podem impedir o computador de formatar o dispositivo. Por isso, para resolver o problema, o AppGeek traz dicas e um tutorial para ter o cartão formatado.

Primeiramente, é importante conferir se a chave de bloqueio no próprio cartão de memória está ativada.

Isto porque estes pequenos discos de armazenamento vêm com uma opção de bloqueio para garantir a segurança dos seus arquivos. Verifique nas laterais uma pequena barra que pode ser deslizada e a coloque na posição em que o cartão está aberto.

Geralmente, para saber se o cartão de memória está bloqueado, o dispositivo conta com o ícone de um cadeado se estiver fechado para alterações, ou um cadeado aberto, que garante a formatação do disco. Portanto, preste atenção a este pequeno detalhe antes de tentar a formatação novamente.

1. Recupere arquivos e dados

Após checar se o cartão de memória a ser formatado está realmente desbloqueado e, mesmo assim, a formatação não tem dado certo, talvez dados corrompidos podem estar impedindo o computador de fazer a formatação. Isto porque podem apontar erros que bloqueiam o sistema de continuar o processo.

Efetar e formatar cartão de memória MicroSD

Por isso, acesse o cartão e verifique dados que possam estar corrompidos. Além da possibilidade de liberar o disco de armazenamento para formatação, pode ser útil para encontrar arquivos importantes e, por isso, devem ser recuperados.

É pressuposto que já tenha feito um backup do cartão de memória antes de tentar formatá-lo, isto para não perder nenhum dado que possa se arrepender depois. No entanto, se ainda não o fez, este é o momento de salvar o que achar importante.

2. Verifique o dispositivo para detectar vírus

Vírus podem impedir o cartão de memória de ser formatado ou até mesmo usado, já que algumas destas infecções informáticas são tão potentes que podem tornar o dispositivo inutilizável. Por isso, caso ainda não tenha conseguido formatar, procure por vírus no cartão e elimine todos os que encontrar.

Muitas vezes, os vírus podem nem ser percebidos pelo usuário, mas no momento da formatação podem ser acionados por utilizarem arquivos e dados presentes no dispositivo. Então é fundamental que o cartão esteja livre de qualquer vírus que o impeça de concluir a formatação.

Formatar cartão de memória MicroSD com um adaptador

O AppGeek já listou os melhores antivírus da atualidade. São opções para celular, mas que também contam com versões para o PC. Vale a pena conferir!

3. Utilize um programa para a formatação

Se mesmo após verificar arquivos corrompidos, procurar e eliminar vírus e o cartão de memória não formatar, talvez seja necessário instalar um programa específico para a ação. Se for um cartão SD, o AppGeek indica o SD Memory Card Formatter.

Há outras opções de softwares para formatação de cartões de memória, como o EaseUS, que é voltado especificamente para formatar cartões de memória que estejam corrompidos. Escolha o programa que achar mais interessante para a resolução do seu problema.

Como formatar cartão de memória com o SD Formatter

Para o tutorial abaixo, o AppGeek resolveu usar o SD Memory Card Formatter. Então faça o download do software, que está disponível para Windows e Mac. É um programa bastante leve e a interface não é tão complicada de usar. Depois da instalação no computador, é só seguir o passo a passo abaixo:

1. Abra o SD Memory Card Formatter no computador;

2. Selecione o cartão de memória que deseja formatar;

3. Entre as opções de formatação, escolha Overwrite format;

  • Isto irá fazer com que o cartão de memória volte a ficar completamente zerado. Caso escolha Quick format, o problema pode não ser totalmente resolvido.

Como formatar cartão de memória com o SD Memory Card Formatter

4. Clique em Format.

Basta esperar até a finalização do processo para ter um cartão de memória praticamente novo, pronto para começar a ser reutilizado para armazenar novos conteúdos. Nunca é demais lembrar que tudo o que estava antes no cartão será apagado. Tenha cautela e faça backup dos seus arquivos.

Por que o cartão de memória não formata?

Há várias razões para um disco de armazenamento não poder ser formatado. Entre os motivos mais comuns está a presença de vírus. Portanto, verifique o dispositivo periodicamente com um bom antivírus.

No entanto, o importante é sempre ter cuidado com o seu cartão de memória. Arquivos corrompidos, mal gravados ou até mesmo alguns que não foram excluídos completamente, também podem ser um fator para o problema.

Procure ejetar o dispositivo antes de retirar do computador ou do celular, isto porque o sistema dos aparelhos irá desfazer a conexão entre eles. É uma das formas de não corromper arquivos e manter a utilidade do cartão.

E é fundamental que ter um backup. Hoje em dia, tudo pode ser guardado por meio de armazenamentos virtuais, uma vez que mídias físicas são passíveis de defeito. Por isso, indicamos serviços para armazenar dados em nuvem e nunca mais perder nada por causa de um cartão de memória que não funciona bem.

AppGeek recomenda:

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.