O que fazer se o cartão de memória não formata


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O cartão de memória pode não formatar por diferentes motivos. Arquivos corrompidos ou até mesmo vírus podem impedir a configuração correta do dispositivo de armazenamento. Se está passando por isso, reunimos as principais causas e soluções para o problema!

Antes de iniciar o processo de formatação, é recomendado fazer o backup dos dados. Assim, evita perder algum arquivo e se arrepender depois.

1. Confira a chave de bloqueio

O primeiro passo é checar se a chave de bloqueio do cartão de memória está ativada. Alguns dispositivos têm o recurso de bloqueio para garantir a segurança dos dados, evitando que sejam excluídos acidentalmente.

Cartão de memória da marca SanDisk com seta vermelha indicando trava de bloqueio

Verifique se há uma pequena barra que pode ser deslizada na lateral, como mostra a imagem acima. Geralmente, há um ícone de cadeado aberto e outro fechado, que indica o bloqueio do cartão. Para conseguir formatar, é preciso que a trava esteja para o lado do cadeado aberto.

2. Descubra se há arquivos corrompidos

Se depois de verificar que o cartão não está bloqueado, ainda não esteja conseguindo formatá-lo, é possível que haja dados corrompidos. Alguns sinais de que isso pode estar acontecendo são:

  • Arquivos que aparecem em um dispositivo, mas não em outro. Por exemplo, vídeos e fotos são exibidos no celular, mas não aparecem no computador;
  • Exibição de mensagens de erro, como Este cartão não pode ser usado, Cartão SD não pode ser lido e similares;
  • Não é permitido gravar ou excluir dados.

Efetar e formatar cartão de memória MicroSD

O Windows conta com uma ferramenta de reparo nativa, que permite corrigir o dispositivo corrompido. Para isso, siga os passos abaixo:

1. Pesquise por Explorador de arquivos na barra de pesquisas do Windows e clique sobre a opção;

2. Na janela que abrir, vá em Este Computador;

3. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone/nome do cartão de memória e vá em Propriedades;

4. Na aba Ferramentas, vá em Verificar;

Passo a passo de como recuperar um sd card corrompido

5. Conclua em Verificar e reparar unidade;

Se houver algum erro, o sistema irá informar e corrigi-lo quando possível.

3. Verifique o dispositivo para detectar vírus

Vírus e malwares também podem atrapalhar a formatação do cartão de memória, ao corromper arquivos e escondê-los. Por isso, é recomendável fazer uma varredura no dispositivo com o antivírus de sua preferência para checar se está infectado.

Formatar cartão de memória MicroSD com um adaptador

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

1. Pesquise por Explorador de arquivos na barra de pesquisas do Windows e clique sobre a opção;

2. Na janela que abrir, vá em Este Computador;

3. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone/nome do cartão de memória. Se estiver usando o Windows 11, vá em Mostrar mais opçõesVerificar com (nome do antivírus instalado em seu computador).

Como fazer varredura do cartão de memória no Windows

Em versões anteriores do sistema, basta ir em Verificar com (nome do antivírus instalado em seu computador).

3. Utilize um programa para a formatação

Se, mesmo após seguir as etapas anteriores, ainda não conseguir formatar seu cartão de memória, talvez seja necessário instalar um programa específico para isso. Se for um cartão SD, o AppGeek indica o SD Memory Card Formatter.

Há outras opções de softwares para formatação de cartões de memória, como o EaseUS, voltado especificamente para formatar cartões de memória corrompidos. Escolha o programa que achar mais interessante para a resolução do seu problema.

Como formatar cartão de memória com o SD Memory Card Formatter

1. Após instalar, abra o SD Memory Card Formatter no computador;

2. Selecione o cartão de memória que deseja formatar;

3. Entre as opções de formatação, escolha Overwrite format;

  • Isto irá fazer com que o cartão de memória volte a ficar completamente zerado. Caso escolha Quick format, o problema pode não ser totalmente resolvido.

Como formatar cartão de memória com o SD Memory Card Formatter

4. Clique em Format.

Basta esperar até a finalização do processo para ter um cartão de memória praticamente novo, pronto para começar a ser reutilizado para armazenar novos conteúdos.

Vale lembrar que tudo o que estava no cartão será apagado. Tenha cautela e faça backup dos seus arquivos.

Por que o cartão de memória não formata?

É importante é sempre ter cuidado com o seu cartão de memória. Arquivos corrompidos, mal gravados ou até mesmo que não foram excluídos completamente, podem ser um fator para o problema.

Procure ejetar o dispositivo antes de retirar do computador ou do celular. Assim, o sistema dos aparelhos irá desfazer a conexão entre eles corretamente. É uma das formas de não corromper arquivos e manter a utilidade do cartão.

Para evitar sustos, também é recomendável fazer o backup dos arquivos e não arriscar perder dados caso tenha algum problema com o cartão.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.