Como usar o Word online para criar e editar documentos de graça


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Word online é uma versão gratuita do editor de texto da Microsoft disponível no pacote Office na Web. A ferramenta tem visual semelhante ao do software para computadores, assim como os principais recursos. O web app permite ainda editar um documento com outras pessoas ao mesmo tempo.

O AppGeek explica como usar o Word online e mostra suas principais funcionalidades. Confira!

Como usar o Word Online

1. Abra o navegador de sua preferência e acesse a página do Word online no Office na Web;

2. Se já tiver uma conta da Microsoft, basta inserir os dados de login e ir em Avançar. Caso não possua, clique em Nenhuma conta? Crie uma! para fazer o cadastro;

  • A conta Microsoft é aquela associada a algum serviço da empresa, como Skype ou OneDrive, por exemplo. Não é necessário que seja um e-mail do Outlook, serviço oferecido pela companhia.
  • Para criar uma nova conta, é possível usar o número de telefone ou e-mail. Depois, informe uma senha, país e data de nascimento. Um código de confirmação será enviado para o e-mail ou telefone informado. Basta inseri-lo para finalizar o processo.

3. Feito o login ou criada a conta, você será direcionado à tela inicial do Word online. Clique na imagem de uma folha de papel em branco com + para abrir um novo documento em branco;

Opção de criar novo documento no Word Online do Office na Web

4. Trabalhe no documento como desejar e como faria no Word para computador. O serviço salva as alterações automaticamente. Para isso, basta ter uma conexão estável com a internet;

5. É provável que o arquivo esteja nomeado como Documento 1 (ou outro número, se não for o primeiro). Se quiser alterar o nome, clique na linha ao lado de Documento – Salvo no OneDrive. Digite o novo nome na caixa de texto que surgirá na tela;

Renomear um arquivo no Word Online do Office na Web

6. Se quiser guardar o documento não apenas na nuvem, mas no PC ou em um pen drive, vá então em Arquivo e clique em Salvar como;

opção de Salvar como no Word Online

7. No menu que abrir, escolha uma das opções disponíveis:

  • Salvar como: atualiza a versão salva online;
  • Baixar uma cópia: salva uma cópia em formato .docx para o computador;
  • Baixar como PDF: salva uma cópia em formado .pdf para o computador;
  • Baixar como ODT: salva uma cópia em formado .odt para o computador.

8. Surgirá uma janela pop-up na tela. Confirme em Baixar e, depois, salve como qualquer outro arquivo em seu computador.

Recursos do Word Online que poderá gostar

Editar um mesmo documento com outras pessoas

O Word Online permite compartilhar o documento com outras pessoas para editarem em conjunto. É possível fazer isso de duas formas: enviado um link editável ou adicionando o e-mail dos participantes autorizados.

Edição em conjunto no Word Online

Para acessar o recurso, toque sobre o ícone de uma seta saindo de um retângulo, no canto superior direito da tela. Para compartilhar o link, clique no ícone de dois elos. Se quiser ajustar as autorizações, vá em Qualquer pessoa com o link pode editar.

Caso prefira que tenham apenas poder de leitura, desmarque a caixa ao lado de Permitir edição. Usuários premium podem ainda definir uma data de expiração do acesso dos convidados e criar uma senha.

Word Online

Se achar o compartilhamento do link uma opção arriscada, caso caia nas mãos erradas, adicione os endereços de e-mails de quem irá colaborar com a produção. Redija no campo Inserir um nome ou endereço de e-mail e, logo abaixo, escreva uma mensagem para os editores, se for necessário. Conclua em Enviar.

Ditar o conteúdo

Fez anotações em sala de aula que gostaria de passar para o computador? Ou então gravou uma palestra ou entrevista longa e já está sofrendo só em pensar em transcrevê-la? O Word Online pode dar uma forcinha através da ferramenta Ditar.

Ferramenta Ditar do Word Online

Basta tocar sobre o ícone de microfone e começar a falar. A função tem um nível de compreensão do que é dito bastante apurada. Além disso, reconhece comandos de voz para pontuação (ponto final, de exclamação, vírgula etc.), novo parágrafo, nova linha, abrir aspas etc.

É provável que sejam necessários ajustes no texto, mas, ainda assim, a ferramenta tornará o processo de transcrição de conteúdos bem menos árduo.

Suplementos com funções extras

É possível adicionar recursos extras ao Word através de aplicativos online. Disponíveis na Loja do Office, as extensões contam como facilitar as pesquisas na Wikipedia, checar plágios, ajudar com citações e referência bibliográficas etc.

Para conferir todas as opções, acesse a aba Inserir e clique sobre o ícone de três pontinhos da barra de ferramentas. Opte, então, por Suplementos. Na janela que abrir, vá em Loja e, pronto, poderá ver os plugins disponíveis.

Opção de Suplementos do Word Online no office na Web

Se quiser usar algum ou alguns, vá em Adicionar e confirme sua escolha em Adicionar novamente. Para acessar os programas, basta acessar de novo a opção Suplementos e, dessa vez, optar por Meus suplementos.

Tradução de texto

É verdade que é cada vez mais fácil encontrar ferramentas de tradução online. Mas, se for possível alterar o idioma do conteúdo sempre precisar sair do editor nem alterar a formatação do texto é ainda melhor.

Há duas opções de tradução: do documento inteiro ou apenas do trecho selecionado. Na aba Revisão, há um ícone formado por uma letra a, um ideograma e duas setas. Clique sobre a setinha para baixo ao lado para visualizar as opções e selecione a que desejar.

Ferramenta de tradução do Word Online

Se escolher por traduzir todo o conteúdo, será criada uma cópia do documento, para que não perca a informação no idioma original.

Outras formas de usar o Word de graça

App para Android e iPhone

A Microsoft disponibiliza um app do Word (e outras soluções do pacote Office) gratuitamente para smartphones Android e iOS. O aplicativo permite ler, editar e criar um novo documento. Assim como o Word Online, oferece uma experiência semelhante àquela tida na versão do Windows para PC, com algumas limitações.

Período de testes do Office 365

Se precisa ter acesso ao Word no computador e não pode pagar, uma alternativa é aproveitar o período de testes do Office 365. Pode não ser a opção ideal, mas oferece o pacote de aplicativos completa para PC durante um mês. Também está incluído o acesso à versão web dos programas.

Para isso, entretanto, é preciso informar dados de pagamento e cancelar a assinatura antes do fim do prazo de um mês. Caso contrário, o valor será cobrado de seu cartão de crédito.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.