Os 5 melhores editores de texto gratuitos e online


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Os editores de texto são muito importantes no nosso dia a dia. Seja para o trabalho ou para a faculdade, é fundamental que tenhamos um programa que nos permita escrever e editar de maneira inteligente, rápida e eficaz. Por isso, o AppGeek lista abaixo os melhores editores de texto online e gratuitos. Confira!

1. Google Docs

GoogleDocs

Grátis e repleto de ferramentas, o Google Docs permite inserir fotos, hiperlinks, gráficos e tabelas no documento. Para utilizar, basta ter uma conta do Google. Ao criá-la, ganha acesso ao Google Drive com 15GB para armazenamento de materiais diversos, incluindo seus textos.

Com o Google Docs, dá para compartilhar o arquivo com quem quiser. O convidado pode acessar as alterações no documento em tempo real. Também é possível adicionar comentários, tanto em textos pessoais quanto em colaborativos.

É possível ainda contar palavras e caracteres, assim como "digitar" com comandos de voz. Depois, é só salvar os documentos em PDF ou .doc, formato utilizado no Microsoft Office.

2. Word Online

WordOnline

Como fazer banner no PowerPoint mesmo sem saber edição

Apesar dos pacotes do Microsoft Office serem pagos, o Word é um dos editores de texto mais queridos. Para a alegria de muitos, a empresa disponibiliza uma versão gratuita e bastante funcional online.

A plataforma permite sincronizar diretamente com o OneDrive, salvando o texto automaticamente conforme ele é escrito e editado.

Com uma interface semelhante à encontrada no software no computador, o Word Online oferece quase todas as ferramentas de edição do programa. Entre elas estão estilos de textos, serviço de revisão, inclusão de comentários, fotos e links.

Há ainda muitas outras funcionalidades, como modelos prontos para currículos, cartões, relatórios, panfletos, cardápios, entre outros. Também dá para salvar os arquivos em PDF e .doc, além de compartilhar com quem você quiser através de um link ou por e-mail.

Importante: antes de começar a usar o programa, é preciso ter uma conta na Microsoft, como o serviço de e-mail Outlook ou o Skype.

  • Word online: Web

3. Graphite Writer

GraphiteWriter

Melhores sites para unir PDF online e juntar os arquivos de graça

Muito fácil de usar, o Graphite Writer torna simples a tarefa de editar seus textos. As ferramentas são várias, mas este é um editor leve e para uso básico.

Com o aplicativo, é possível criar arquivos de forma rápida, com um layout agradável. Dá para adicionar listas, incluir links, citações, fotos e vídeos, além de alterar a disposição do texto rápida e simplesmente. Para salvar, o Graphite Writer disponibiliza o download do arquivo em formato .doc.

Apesar de não ter versão em português, o Graphite Writer é tão simples que seu uso é intuitivo, bastante atrativo pela sua interface limpa e amigável. Para acessá-lo, é necessário fazer login com uma conta do Google.

  • Graphite Writer: Web

4. FastFormat

FastFormat

O FastFormat é um editor online voltado especialmente para a criação de trabalhos acadêmicos. A ferramenta tem a premissa de ajudar com o trabalhos de conclusão de curso (TCC) artigos científicos ou projetos de pesquisa.

Ao formatar o texto automaticamente de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a ferramenta permite ganhar tempo. Além disso, os modelos prontos disponíveis auxiliam a montar a estrutura necessária para trabalhos acadêmicos.

Há opções de capa, resumo, dedicatória, capítulos, entre outras, que podem ser incluídas facilmente. Além disso, o aplicativo tem um corretor de gramática. Para o usuário, sobra apenas a tarefa de incluir o texto no arquivo.

Para utilizar o FastFormat, é preciso fazer login com os dados do Google ou até mesmo do Facebook, assim como informar o grau de escolaridade. Ao finalizar o trabalho, basta salvar o arquivo em PDF ou .doc para enviar ao seu professor!

  • FastFormat: Web

5. OnlyOffice

OnlyOffice

Descubra como fazer folder no Word em poucos minutos

Com diversas ferramentas para a personalização de seus arquivos, o OnlyOffoce permite formatar textos facilmente. Também é possível inserir imagens, gráficos e formas geométricas.

O serviço garante ainda a opção de incluir equações matemáticas complexas e comentários em locais específicos do texto. Para tarefas em grupo, o programa fornece um chat online, que facilita a criação colaborativa de conteúdos.

No caso de conteúdos que não serão impressos, é muito fácil incluir um vídeo do YouTube no documento ou até mesmo plugins do WordPress. Em inglês, o OnlyOffice reconhece o idioma português no corpo do documento para a checagem de erros gramaticais.

  • OnlyOffice: Web

Para ter instalado no computador

O LibreOffice é uma boa opção para quem precisa de um bom editor de texto, mas não quer gastar dinheiro. Semelhante ao Microsoft Office, é um pacote de aplicativos gratuito inclui ainda editor de apresentação de slides e de planilhas.

LibreOffice

Como contar caracteres e palavras no Word e Google Docs

O LibreOffice salva os arquivos de texto em .ODT, mas é possível escolher diferentes formatos, que são compatíveis com o Windows, entre eles .doc e .docx. Além disso, os programas OpenOffice rodam no Windows, Linux e MacOS.

  • LibreOffice: Web

AppGeek recomenda:

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.