8 melhores editores de texto online grátis


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os editores de texto online oferecem ferramentas para escrever sem precisar baixar nada no computador. Além dos principais recursos de edição, muitos ainda reúnem funcionalidades extras.

Entre elas, a produção colaborativa de conteúdos, salvamento automático e acesso dos documentos em qualquer lugar com internet. Se é o que procura, nossa lista o ajudará, ao reunir os 8 melhores editores de texto online grátis.

Word Online

Interface do editor de texto online do Word

O bom e velho editor de texto da Microsoft ganhou uma versão online e gratuita. O webapp reúne os principais recursos disponíveis no programa pago. Entre eles, a grande variedade de fontes, opção de inserir tabelas e comentários e incluir cabeçalho e notas de rodapé.

Também é possível definir facilmente as margens, mudar a orientação do documento ou criar sumários. Isso sem falar na confiável ferramenta de revisão ortográfica. A alternativa para web do software permite a edição de um mesmo arquivo por várias pessoas simultaneamente.

O conteúdo é salvo automaticamente na nuvem, em sua conta do OneDrive. No entanto, é possível baixar o trabalho no PC como DOC, PDF e ODT.

  • Word Online (grátis, mas oferece versão paga): Web

Google Docs

Trabalho colaborativo no Google Docs exibido em um laptop branco

O Documentos, também conhecido como Google Docs, é um dos apps de edição online mais completos da internet. Além de formatar o texto, permite inserir imagens e tabelas, efetuar equações matemáticas, hiperlinks, entre outras opções.

O serviço se destaca também pelo recurso de edição colaborativa e pelos complementos disponíveis. Esses plugins adicionam funcionalidades extras ao editor. Por exemplo, é possível ter um buscador de GIFs integrado ou enviar e-mails para a lista de contatos sem sair do arquivo.

Todo o conteúdo é salvo automaticamente na nuvem. Se quiser, o usuário pode baixar o documento no computador, nos formatos DOCX, PDF, ePUB, entre outros.

  • Documentos Google (grátis): Web

Zoho Writer

Interface do editor de texto online Zoho Writer, com texto e imagem de uma rosquinha

O Zoho Writer é um editor de texto poderoso, cheio de recursos diferenciados. O serviço conta com modos de leitura noturno e foco, que permite concentrar-se apenas no parágrafo em que está trabalhando.

É possível ainda bloquear a edição de trechos e ocultar dados confidenciais em documentos colaborativos. Se não quiser que mais nenhuma alteração seja feita, basta marcar o trabalho como finalizado. A solução também pode ser usada por programadores para editar códigos.

Todas as alterações são salvas automaticamente na nuvem. O serviço oferece ainda a opção de compartilhar o arquivo por e-mail, publicar no Wordpress e Blogger ou baixar no PC, como DOC, PDF, entre outros formatos.

  • Zoho Writer (grátis): Web

Dropbox Paper

Template do Dropbox Paper com texto sobre o AppGeek

O Paper é o editor de texto online gratuito do Dropbox. Para usá-lo, não é preciso ser assinante do serviço de armazenamento na nuvem, podendo usar seus dados de usuário do Google.

A ferramenta não oferece muitas opções de personalização de fonte. Seu foco é no trabalho em equipe remoto e na diversidade de templates prontos, que podem ser aplicados a diversas situações no ambiente corporativo.

O webapp tem integração com apps de diferentes tipos de mídia, como Spotify, YouTube, Instagram, Prezi, entre outros. Além disso, conta com o interessante recurso que, em um clique, transforma o documento em uma apresentação.

A solução também pode ser usada por programadores para editar códigos.

  • Dropbox Paper (grátis): Web

Hemingway App

Editor de texto online Hemingway App

O Hemingway App é uma boa alternativa a quem precisa escrever textos em inglês. O serviço não oferece muitas opções de formatação nem ferramentas para inserir imagens ou conteúdos além do texto. Mas avalia a qualidade do conteúdo enquanto está sendo escrito.

A plataforma informa sobre o grau de legibilidade e indica as frases difíceis e muito difíceis de ler, e aquelas consideradas simples demais. Também contabiliza o uso de advérbios e da voz passiva, cujo uso em excesso não é recomendado.

Não há a opção de salvar o conteúdo. No entanto, é possível copiar e colar sem perder a formatação em outros editores apresentados nesta lista.

  • Hemingway App (grátis): Web

HTMLed.it

Interface do editor de texto online HTMLed.it

O HTMLed.it é um editor que permite transformar qualquer documento em formato HTML. Ou o contrário: simular o conteúdo antes de publicar o HTML em um site.

Afinal, todas as alterações feitas no editor de texto aparecem na janela ao lado em tempo real. É possível inserir imagens e vídeos, formatar texto, usar hiperlinks, entre outras opções.

Já o editor de HTML conta com uma ferramenta de limpeza em massa que exclui tags vazias e com espaços vazios, além de remover atributos class e id. O usuário pode ainda optar pelo modo de visualização do conteúdo, como vista em árvore ou comprimido.

  • HTMLed.it (grátis): Web

Online Text Editor (Small SEO Tools)

Interface do app Online Text Editor

O editor de texto online do site Small SEO Tools por si só já é repleto de recursos. É possível alterar a fonte, incluir tabelas e imagens, inserir botões, enquetes e caixas de listagem, entre outras opções.

O serviço conta com integração com outras ferramentas da página, como checagem de plágio e gerador de paráfrases. Esse último, reorganiza textos existentes, de modo a transformá-lo em algo inédito. De todo modo, vale lembrar que plágio é crime.

O Online Text Editor não oferece a opção de salvar o conteúdo online, mas permite guardá-lo em PDF, ao clicar no ícone da impressora.

  • Online Text Editor (grátis) Web

MyTextArea

Interface clean do editor de texto online MyTextArea

O MyTextArea é a ferramenta mais simples desta lista. E esse é mesmo o seu objetivo. O serviço oferece uma folha em branco, a quem deseja apenas sentar e digitar o que vier à cabeça.

Isso significa que não há opção de formatar o texto, nem de inclusão de recursos não textuais.
As poucas ferramentas disponíveis são para aumentar ou diminuir o tamanho da fonte e salvar as alterações realizadas na nuvem.

Há ainda um contador de palavras e caracteres e um botão para fazer o download do conteúdo em formato TXT.

  • MyTextArea (grátis): Web

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.