Os 5 melhores editores de texto gratuitos e online em 2020


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Os editores de texto são muito importantes no nosso dia a dia. Seja para o trabalho ou para a faculdade, é fundamental que tenhamos um programa que nos permita escrever e editar de maneira inteligente, rápida e eficaz. Por isso, o AppGeek lista abaixo os melhores editores de texto online e gratuitos. Confira!

1. Google Docs

GoogleDocs

Grátis e repleto de ferramentas, o Google Docs permite inserir fotos, hiperlinks, gráficos e tabelas no documento. Para utilizar, basta ter uma conta do Google. Ao criá-la, ganha acesso ao Google Drive com 15GB para armazenamento de materiais diversos, incluindo seus textos.

Com o Google Docs, dá para compartilhar o arquivo com quem quiser. O convidado pode acessar as alterações no documento em tempo real. Também é possível adicionar comentários, tanto em textos pessoais quanto em colaborativos.

É possível ainda contar palavras e caracteres, assim como "digitar" com comandos de voz. Depois, é só salvar os documentos em PDF ou .doc, formato utilizado no Microsoft Office.

Você pode usar o Google Docs online, ou baixar o aplicativo no Android ou no iPhone!

2. Word Online

WordOnline

Como fazer banner no PowerPoint mesmo sem saber edição

Apesar dos pacotes do Microsoft Office serem pagos, o Word é um dos editores de texto mais queridos. Para a alegria de muitos, a empresa disponibiliza uma versão gratuita e bastante funcional online.

A plataforma permite sincronizar diretamente com o OneDrive, salvando o texto automaticamente conforme ele é escrito e editado.

Com uma interface semelhante à encontrada no software no computador, o Word Online oferece quase todas as ferramentas de edição do programa. Entre elas estão estilos de textos, serviço de revisão, inclusão de comentários, fotos e links.

Há ainda muitas outras funcionalidades, como modelos prontos para currículos, cartões, relatórios, panfletos, cardápios, entre outros. Também dá para salvar os arquivos em PDF e .doc, além de compartilhar com quem você quiser através de um link ou por e-mail.

Importante: antes de começar a usar o programa, é preciso ter uma conta na Microsoft, como o serviço de e-mail Outlook ou o Skype.

Para acessar o Word Online, clique aqui.

3. Graphite Writer

GraphiteWriter

6 melhores sites para unir PDF online e juntar os arquivos de graça

Muito fácil de usar, o Graphite Writer torna simples a tarefa de editar seus textos. As ferramentas são várias, mas este é um editor leve e para uso básico.

Com o aplicativo, é possível criar arquivos de forma rápida, com um layout agradável. Dá para adicionar listas, incluir links, citações, fotos e vídeos, além de alterar a disposição do texto rápida e simplesmente. Para salvar, o Graphite Writer disponibiliza o download do arquivo em formato .doc.

Apesar de não ter versão em português, o Graphite Writer é tão simples que seu uso é intuitivo, bastante atrativo pela sua interface limpa e amigável. Para acessá-lo, é necessário fazer login com uma conta do Google.

Para começar a usar o Graphite Writer, clique aqui.

4. FastFormat

FastFormat

Veja os melhores aplicativos que te ajudam a estudar em casa

O FastFormat é um editor online voltado especialmente para a criação de trabalhos acadêmicos. A ferramenta tem a premissa de ajudar com o trabalhos de conclusão de curso (TCC) artigos científicos ou projetos de pesquisa.

Ao formatar o texto automaticamente de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a ferramenta permite ganhar tempo. Além disso, os modelos prontos disponíveis auxiliam a montar a estrutura necessária para trabalhos acadêmicos.

Há opções de capa, resumo, dedicatória, capítulos, entre outras, que podem ser incluídas facilmente. Além disso, o aplicativo tem um corretor de gramática. Para o usuário, sobra apenas a tarefa de incluir o texto no arquivo.

Para utilizar o FastFormat, é preciso fazer login com os dados do Google ou até mesmo do Facebook, assim como informar o grau de escolaridade. Ao finalizar o trabalho, basta salvar o arquivo em PDF ou .doc para enviar ao seu professor!

Clique aqui para acessar o FastFormat.

5. OnlyOffice

OnlyOffice

Descubra como fazer folder no Word em poucos minutos

Com diversas ferramentas para a personalização de seus arquivos, o OnlyOffoce permite formatar textos facilmente. Também é possível inserir imagens, gráficos e formas geométricas.

O serviço garante ainda a opção de incluir equações matemáticas complexas e comentários em locais específicos do texto. Para tarefas em grupo, o programa fornece um chat online, que facilita a criação colaborativa de conteúdos.

No caso de conteúdos que não serão impressos, é muito fácil incluir um vídeo do YouTube no documento ou até mesmo plugins do WordPress. Em inglês, o OnlyOffice reconhece o idioma português no corpo do documento para a checagem de erros gramaticais.

Para acessar o OnlyOffice, clique aqui.

Para ter instalado no computador

O LibreOffice é uma boa opção para quem precisa de um bom editor de texto, mas não quer gastar dinheiro. Semelhante ao Microsoft Office, é um pacote de aplicativos gratuito inclui ainda editor de apresentação de slides e de planilhas.

LibreOffice

Como contar caracteres e palavras no Word e Google Docs

O LibreOffice salva os arquivos de texto em .ODT, mas é possível escolher diferentes formatos, que são compatíveis com o Windows, entre eles .doc e .docx. Além disso, os programas OpenOffice rodam no Windows, Linux e MacOS.

Para baixar o LibreOffice, clique aqui.

AppGeek recomenda:

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.