As 5 melhores ferramentas de corretor de texto para não errar mais


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

É sempre bom enviar e receber textos bem escritos, pois isso, além de demonstrar profissionalismo no emprego, demonstra um cuidado com a língua que pode ser muito atrativo. Principalmente se você precisa escrever muito, seja por causa do trabalho ou dos estudos, é normal deixar uma coisa ou outra passar batido. Por isso, é bom encontrar o corretor de texto certo.

Pequenas vírgulas fora do lugar já podem ser suficientes para que o receptor da mensagem entenda algo que não era exatamente o que você queria dizer. Quem nunca passou por um momento constrangedor com uma mensagem que não tinha entendido bem?

No entanto, isso não pode acontecer se o seu texto é para o trabalho ou para a faculdade. Pensando nisso, para evitar que momentos assim aconteçam, o AppGeek separou as melhores ferramentas grátis de corretor de texto disponíveis na internet, para que você possa checar tudo antes de enviar aquele e-mail para o chefe ou aquela mensagem séria para o namorado. Confira!

1. Corretor Ortográfico

CorretorOrtográfico

Muito simples e popular, o Corretor Ortográfico é uma ferramenta online para ajudá-lo a nunca mais cometer erros nos seus textos. Com uma interface bastante interessante, o site disponibiliza correções em 11 idiomas, incluindo (obviamente) português, inglês e espanhol.

Ao acessar a ferramenta, basta colar o texto que pretende corrigir e clicar em "Verificar". Em segundos, você tem o texto com as partes que podem ser melhoradas em destaque, bastando clicar sobre elas para saber as sugestões do Corretor Ortográfico e escolher a que melhor se encaixa para o que quer dizer.

Importante: para que o Corretor Ortográfico analise minuciosamente o que escreveu, o texto não pode ultrapassar um limite de 10 mil caracteres.

Para acessar o Corretor Ortográfico, clique aqui.

2. FLiP

FLIPCorretor

Com diversas funcionalidades em pacotes de produtos que podem turbinar seus textos, o FLiP também tem disponível uma versão gratuita. Apesar de o limite de caracteres ser de apenas 3 mil caracteres para corrigir de graça, o FLiP é simples e pode ser utilizado nas variantes do Português do Brasil e Europeu.

Também é possível escolher entre verificar um texto seguindo as regras do Acordo Ortográfico ou não, destacando erros ortográficos e de sintaxe.

Vinculado ao Priberam, que é um dos dicionários de língua portuguesa mais conhecidos na internet, a opção gratuita é atrativa para quem procura corrigir textos curtos e rápidos.

Mas se a sua intenção é verificar textos longos, sem se preocupar com o limite de caracteres, o FLiP disponibiliza a versão paga, que vem recheada de funções adicionais para os seus escritos!

Para acessar o FLiP, clique aqui.

3. LanguageTool

LanguageTool

Com um limite de 20 mil caracteres para verificação gratuita, o LanguageTool é uma ferramenta completa e tem disponíveis diversos idiomas para sugerir correções nos seus textos.

Para mais, caso queira ter a versão paga, o corretor tem extensões para Chrome, Firefox e também para o Microsoft Word, LibreOffice e funciona até mesmo no Google Docs, facilitando a correção de textos em diversas plataformas.

Além disso, é possível baixar uma versão para o seu desktop, que pode ser utilizada mesmo offline. Perfeito para quem não quer perder tempo na internet e corrigir seus textos sem distrações.

Para acessar o LanguageTool, clique aqui.

4. Dicio

Dicio

Online e facilmente acessado pelo navegador do celular, o Dicio permite verificar possíveis correções ortográficas rapidamente e sem complicações. Além disso, para dar um contexto ainda maior sobre o que procura, o Dicio utiliza palavras em frases de exemplo, trazendo ainda informações adicionais, como significados, sinônimos e antônimos.

Mas estes são apenas alguns dos pontos mais atrativos do Dicio. Para ficar ainda mais completo, o portal disponibiliza várias opções de checagem relevantes: separação silábica, plurais, femininos, rimas e anagramas, assim como citações. 

Inteiramente gratuito, o Dicio está disponível online e também para Android. Baixe aqui!

5. VOLP

VOLPABL

Ferramenta desenvolvida pela própria Academia Brasileira de Letras, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) é excelente. Com base no Acordo Ortográfico, o VOLP é uma ótima ferramenta para encontrar classificações gramaticais sobre cada palavra, assim como outros tipos de dados. Com as informações fornecidas, fica fácil identificar e corrigir erros gramaticais.

Além disso, por ser uma ferramenta da ABL, as informações são confiáveis e passam por constante revisão. O VOLP ainda facilita o encontro de sinônimos.

Para acessar o VOLP, clique aqui.

Não dispense a revisão

Caso o texto seja para um projeto no trabalho ou na universidade, é ainda mais importante estar atento aos detalhes do que foi escrito. As ferramentas acima podem ajudar bastante, mas dependendo da finalidade do texto, pode ser fundamental entrar em contato com um revisor, que irá ler e entender todos os pormenores de uma maneira profissional.

Mas se quer apenas manter seus escritos sem erros ou enviar mensagens sem risco de mal-entendidos, depois de finalizar o texto e corrigi-lo, é só publicar e compartilhar.

Aliás, agora que já sabe quais as melhores ferramentas para corrigir seu texto, que tal conhecer os 10 melhores aplicativos para ler livros no celular?

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre outros assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.