Corretor de texto online: melhores opções grátis para não errar mais


Encontrar o corretor de texto certo é fundamental para quem precisa verificar artigos e documentos. Há diversas opções online que verificam erros ortográficos, vírgula ou outro tipo de pontuação.

As ferramentas permitem corrigir texto em português (seguindo o novo acordo ortográfico) ou mesmo em inglês e outros idiomas.

O AppGeek separou os melhores corretores ortográficos online e gratuitos para não cometer mais deslizes em nenhuma língua.

1. LanguageTool

LanguageTool corretor ortográfico

O LanguageTool é uma ferramenta online, que oferece correção de texto em mais de 20 idiomas. Além disso, inclui suas variantes de acordo com os países falantes.

Por exemplo, é possível verificar um texto em inglês segundo as regras ortográficas dos Estados Unidos ou Inglaterra. No caso do português, se pode optar por Brasil, Portugal, Angola ou Moçambique.

A versão gratuita permite a verificação de até 20 mil caracteres por vez. As sugestões de revisão são exibidas de maneira bastante visual. Erros ortográficos são destacados em uma cor, melhorias por repetição ou informalidade de outra, bem como os de estrutura gramatical.

A plataforma não só aponta o possível erro, como o explica e recomenda como melhorar o conteúdo. Além da versão web, o corretor dispõe de extensões para Chrome, Firefox e Google Docs gratuitamente.

2. Reverso

corretor de texto reverso

O Reverso não é um simples corretor de texto online, mas também um tradutor de conteúdos. Portanto, se precisa fazer um trabalho pode verificar se está correto gramaticalmente e também recorrer à ferramenta de tradução quando precisar de ajuda.

O modo de uso é bastante simples. Se quiser apenas revisar um conteúdo em inglês ou francês, basta colá-lo na caixa de texto e clicar em Check. Nesse caso, os erros são sublinhado e, ao passar ao clicar sobre o conteúdo, verá sugestões de correção.

No entanto, se quiser traduzir, selecione no topo da tela a opção Translation. Então, defina o idioma de origem e aquele para qual deseja a transcrição. O Reverso oferece ainda ferramentas de dicionário, conjugação verbal, sinônimos e gramática inglesa e francesa.

3. FLiP

Corretor de texto FLiP

Como contar caracteres e palavras no Word e Google Docs

Vinculado ao Priberam, um dos dicionários de língua portuguesa mais conhecidos, o FLiP é uma opção para quem procura corrigir textos curtos e rápidos.

Apesar do limite de 3 mil caracteres, o serviço pode ser utilizado em português do Brasil ou europeu. Também é possível escolher entre verificar um texto seguindo as regras do Acordo Ortográfico ou não. São destacados os erros ortográficos e de sintaxe.

Se a sua intenção é verificar textos longos, o FLiP disponibiliza a versão paga. Além de não haver limite de caracteres, vem acompanhado de um pacote de recursos, como dicionário, dicionário de sinônimos e antônimos, entre outros.

4. CorretorOrtográfico.com

CorretorOrtográfico

Os melhores editores de texto gratuitos e online

Simples e popular, o CorretorOrtográfico.com é uma ferramenta online que disponibiliza correções em 11 idiomas, incluindo (obviamente) português, inglês e espanhol. Basta colar o texto que pretende corrigir e clicar em Verificar.

Em segundos, você tem o texto com as partes que podem ser melhoradas em destaque. Basta clicar sobre elas para saber as sugestões do serviço e escolher a que melhor se encaixa para o que quer dizer.

Para que o CorretorOrtográfico.com analise minuciosamente o que escreveu, o texto não pode ultrapassar o limite de 10 mil caracteres.

  • CorretorOrtográfico.com: Web

5. Dicio

Dicio

Veja os melhores aplicativos que te ajudam a estudar em casa

Online e facilmente acessado pelo navegador do celular, o Dicio permite verificar possíveis correções ortográficas. A fim de contextualizar o conteúdo, aplica as palavras em frases de exemplo. O recurso garante informações adicionais, como significados, sinônimos e antônimos.

O site disponibiliza várias opções de checagem relevantes. Entre eles estão separação silábica, plurais, femininos, rimas e anagramas, assim como citações. Além da versão web, a plataforma conta ainda com um app gratuito para Android.

6. VOLP

VOLPABL

Tradutor online: as melhores opções para aprender idiomas

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) é uma ferramenta desenvolvida pela Academia Brasileira de Letras. Com base no Acordo Ortográfico, é uma opção online e gratuita para encontrar classificações gramaticais sobre cada palavra, assim como outros tipos de dados.

Com as informações fornecidas, fica fácil identificar e corrigir erros gramaticais. O VOLP ainda facilita o encontro de sinônimos.

AppGeek recomenda: