8 aplicativos para ter um dicionário sempre à mão


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Um dicionário é algo que todos precisamos consultar vez ou outra, seja na busca pelo significado de uma palavra ou pela pronúncia correta de um vocábulo. Também pode ser de grande utilidade para encontrar sinônimos ou a tradução para outro idioma. Conheça 8 aplicativos de dicionários para ter esses recursos sempre à mão.

1. Dicio

Dicio

O Dicion é considerado um dos mais completos dicionários online de português do Brasil. Seu app disponibiliza na palma da mão significados de mais de 100 mil palavras, sinônimos, antônimos e exemplos de aplicações.

Um dos maiores diferenciais deste app é a praticidade de certos recursos. A possibilidade de consultar seu conteúdo offline, após feito o download, é um deles. O usuário pode selecionar uma palavra específica em qualquer outro app com o Significados Popup.

O aplicativo oferece a Palavra do Dia, que apresenta um novo vocábulo diariamente, além das Palavras Aleatórias, para enriquecer o vocabulário a qualquer momento. Há ainda vídeos sobre dúvidas de Português, busca por voz, entre outras ferramentas.

  • Dicionário de Português Dicio (grátis, com compras no app): Android

2. Michaelis Escolar 3 Línguas

Michaelis

O Michaelis Escolar 3 Línguas reúne três dicionários em um único app. Estáo disponíveis o Michaelis Dicionário Escolar Língua Portuguesa, o Michaelis Dicionário Escolar Inglês e o Michaelis Dicionário Escolar Espanhol. Ao todo, são mais de 285.000 definições, traduções, expressões, entre outros vocábulos.

Gírias, regionalismos e estrangeirismos estão incluídos. Bem como explicações e exemplos da pronúncia correta de palavras em inglês e espanhol. O app oferece ainda informações sobre divisão silábica, classe gramatical, regência dos verbos, fonética, etimologia, plurais e muito mais.

  • Michaelis Escolar 3 Línguas (pago): Android | iOS

3. The Free Dictionary

the free dictionary

Com a proposta de ser o mais abrangente do mundo, o The Free Dictionary oferece 14 diferentes dicionários diferentes, cada um em um idioma. Além das várias opções de tradução, o app disponibiliza dicionários especializados e de sinônimos.

Jogos de palavras, artigos diários e múltiplas enciclopédias são outros recursos oferecidos. Ainda é possível compartilhar suas palavras favoritas em diferentes redes sociais.

Com uma plataforma que usa elementos característicos de jogos, a ferramenta confere pontos e distintivos conforme o usuário vai aprendendo. A partir de uma determinada quantidade de pontos, são doadas refeições a crianças carentes.

  • The Free Dictionary (grátis, com compras no app): Android
  • The Free Dictionary (pago): iOS

4. Dicionário Priberam

Dicionario Priberam

Definições, sinônimos, antônimos, pronúncia, origem. O Dicionário Priberam disponibiliza 16 dicionários para consulta, dos quais quatro são da Língua Portuguesa: português do Brasil e de Portugal, com e sem o Acordo Ortográfico.

O app ainda traz 12 auxiliares de tradução de e para português, espanhol, francês e inglês. Além disso, é possível visualizar a conjugação de verbos variados, acompanhar as palavras do dia e as palavras mais pesquisadas.

  • Dicionário Priberam (grátis): Android

5. Urban Dictionary

Urban Dictionary

Acompanha filmes, séries e textos em inglês e não entende determinadas expressões e siglas? O Urban Dictionary oferece buscas gratuitas ilimitadas por gírias e palavras que estão na boca do povo.

O app permite ainda votar em suas definições prediletas e compartilhá-las facilmente nas redes sociais. O usuário pode ampliar o aprendizado conferindo a Palavra do dia ou sacudindo o celular para sortear termos aleatórios.

6. Dicionário Inglês-Português

Dict Box

Aprenda a traduzir por voz com o Google Tradutor no celular e no PC

O Dict Box foi criado com a proposta de ser um tradutor e dicionário offline. Seja do português para o inglês ou vice-versa, o app funciona sem exigir uma conexão à internet.

A plataforma possibilita a tradução do texto diretamente do navegador de web ou de outros aplicativos. Além disso, disponibiliza recursos de pronúncia de palavras, dicionário de imagens, lembretes de palavras, entre outras ferramentas.

  • Dicionário Inglês-Português (grátis, com compras no app) Android | iOS

7. Reverso dicionário e tradutor

reverso dicionário e tradutor reverso

O Reverso é uma ferramenta de tradução rápida de palavras e expressões em 14 idiomas. Além dos clássicos português, inglês e espanhol, há francês, alemão, italiano, árabe e holandês, entre outros.

As traduções são acompanhadas de exemplos de aplicação selecionados por especialistas. As amostrar incluem páginas da web, textos oficiais, diálogos de filmes e descrições de produtos.

Entre seus outros recursos, disponibiliza ferramenta de pronúncia e a possibilidade de traduzir textos e palavras diretamente do navegador ou de outro app.

  • Reverso dicionário e tradutor (grátis com compras no app): Android | iOS

8. Aurélio Digital

Aurelio Digital

O Aurélio Digital leva o clássico Dicionário Aurélio para as telas do celular. O programa permite fazer buscas pelos termos por escrito ou por voz, bem como conhecer uma nova palavra por dia. Há ainda a possibilidade de usá-lo no modo clássico, procurando verbetes um a um, em meio a mais de 3 mil vocábulos.

Vale ressaltar, no entanto, que o aplicativo é freemium, sendo oferecidas somente 50 consultas gratuitas. Excedido esse limite, o usuário deverá aderir ao plano pago para continuar utilizando o serviço.

  • Aurélio Digital (grátis para teste): Android | iOS

AppGeek recomenda:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.