Os 15 melhores apps que te ajudam a estudar em casa sem gastar nada


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Estudar em casa é desafiador, mas o que não falta são aplicativos que prometem ajudar nessa missão. Há opções que bloqueiam apps que tiram a atenção, que auxiliam na organização os estudos e permitem fazer os exercícios offline, mesmo sem internet. Seja no Android, iPhone (iOS) ou no computador.

O AppGeek reuniu os melhores apps que te ajudam a estudar em casa. Seja para o Enem, concursos públicos ou provas do Ensino médio. Há ainda alternativas para quem quer aprender um idioma ou fazer um curso profissionalizante.

1. Questões ENEM 2020: fazer simulados e monitorar desempenho

Questões Enem 2020

Questões ENEM 2020 e Provas de Vestibulares reúne em um só lugar questões antigas do Enem e de outros concursos de acesso à universidade. O aplicativo gratuito oferece ainda ferramenta de acompanhamento de desempenho do aluno.

Através do recurso, o usuário consegue monitorar suas estatísticas sobre erros, acertos e o que precisa ser revisado. Não é necessário ter acesso à internet para fazer os exercícios.

Os estudantes têm à disposição as provas completas do Enem de 2019 e 2018 com resolução e gabarito. Há também conteúdos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio de anos anteriores e também da UFRGS, UFPR, FUVEST, UERJ, UNESP, UNICAMP e UFSC.

  • Questões ENEM 2020 e Provas de Vestibulares (grátis): Android

2. AppBlock: bloquear apps e sites que distraem

AppBlock

Estudar em casa não é fácil. Cada mensagem recebida no WhatsApp, curtida no Instagram ou novo post do seu tik toker favorito são minutos a menos de dedicação. Para ajudá-lo, o AppBlock bloqueia aplicativos e sites que o distraem.

A suspensão pode ser feita por determinado período de tempo ou programada para acontecer sempre que usar uma rede Wi-Fi específica. Essa solução é ótima para evitar distrações no trabalho ou na faculdade, por exemplo.

Teme não resistir a suas próprias restrições e cancelar os bloqueios? Então, ative o modo estrito, que impede que acesse até mesmo o AppBlock enquanto estiver estudando.

  • AppBlock (grátis, com compras dentro do app): Android

3. Duolingo: aprender novos idiomas

Duolingo

Os 10 melhores aplicativos para aprender e praticar inglês

O Duolingo é uma plataforma de ensino de idiomas gratuito que usa a gameficação para ensinar. O aluno ganha pontos ao acertar perguntas e precisa correr contra o tempo em algumas atividades. Depois, pode trocar as moedas virtuais ganhas no desbloqueio de novos níveis.

Através de lições curtas e divertidas, é possível aprender diversas línguas. Para quem fala português, estão disponíveis cursos de espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e esperanto.

  • Duolingo (grátis, com opção de compras no app): Android | iOS | Web

4. Google Classroom: compartilhar e gerenciar conteúdos em grupo

Google Classroom

O Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo do Google que busca levar para as salas de aula para o ambiente virtual. Foi desenvolvido com o objetivo ampliar a comunicação entre alunos e professores dentro e fora das instituições. Mas também serve como uma ótima ferramenta para a criação de grupos de estudo virtuais.

A plataforma permite compartilhar materiais online, bem como criar grupos de discussão e desenvolver atividades e exercícios de estudo. Também é possível criar atividades e provas para serem respondidos no próprio Classroom, economizando tempo e papel.

A correção pode ser disponibilizada na própria plataforma, assim como as notas dos estudantes. O serviço é gratuito para estabelecimentos de ensino, organizações sem fim lucrativos e usuários de contas pessoais do Google.

5. Udemy: fazer cursos para aperfeiçoamento profissional

Udemy

O Udemy é um serviço que oferece cursos em diferentes áreas para quem deseja aperfeiçoamento profissional ou aprender novas habilidades. São mais de 100 mil opções de formação, várias delas gratuitas. Entre elas, aulas de Photoshop, Excel para Negócios, Tesouro direto, Marketing Digital de Resultados e muito mais.

Diferentemente das aulas pagas, as gratuitas não oferecem certificado de conclusão, nem possibilidade de se comunicar com o instrutor. Se deseja uma alternativa gratuita que emita certificados reconhecidos pelo MEC, pode recorrer ao Cursa.

A plataforma conta com uma carta bastante variada. Há desde operador de caixa, recepcionista e assistente financeiro até de maquiagem, inglês e Libras.

6. Evernote: criar notas e lembretes

Evernote

Sabe as anotações no caderno da escola? Elas podem ser substituídas por uma versão digital, graças ao Evernote. O serviço permite criar notas de texto, voz, foto, digitalizar escritas à mão, vídeo, printscreen, entre outros formatos.

Os apontamentos podem ser feitos sob a forma de caderno, lista de tarefa ou de lembretes. Se precisar, pode anexar documentos em PDF, Word e fotos a cada nota.

O usuário pode conferir suas anotações no PC ou smartphone em uma mesma conta, graças à sincronização de informação entre os dispositivos.

7. Focus To-Do: gerenciar o tempo e aumentar a produtividade

Focus To-Do app

O Focus To-Do é um aplicativo que reúne em um só lugar um contador e um gerenciador de tarefas. O timer pomodoro tem origem na técnica homônima de gerenciamento de tempo e produtividade. O método consiste em trabalhar por 25 minutos contínuos, depois, se dar um intervalo de 5 minutos.

Repita o ciclo por 4 ou 5 vezes e, então, faça uma pausa maior, de 15 a 30 minutos. Depois, é só refazer o processo até finalizar a tarefa. Com o app, você não precisa se lembrar de parar por conta própria.

O usuário pode estabelecer o tempo de produção e de intervalo e quantas repetições deseja fazer por ciclo. Além disso, pode definir quais aplicativos bloquear para evitar distrações durante o processo de produção. É possível ainda criar lista de atividades, criar lembretes e organizar a agenda.

8. Brainly: pedir ajuda para resolver exercícios

Brainly

O Brainly é um app de estudos através do qual 150 milhões de pessoas podem se ajudar mutuamente. Os usuários podem fazer perguntas ou tirar fotos de questões das quais têm dúvidas. O app é capaz de interpretar o exercício da imagem e fornecer a explicação completa.

Estão disponíveis ajudas para questões sobre Matemática, Física, Química, História ou qualquer outra disciplina escolar. Os usuários também podem auxiliar uns aos outros fornecendo resposta para dúvidas que ainda não foram respondidas. Milhares de resoluções publicadas são validadas por especialistas.

  • Brainly (grátis com opção de plano pago): Android | iOS

9. RevisApp: fazer revisão de conteúdo

RevisApp

O RevisApp é um aplicativo que reúne gratuitamente o resumo de conteúdos cobrados no Ensino Médio, Enem e outros vestibulares. As disciplinas são divididas em Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa.

Os assuntos e conceitos são explicados de maneira concisa, em um layout desenvolvido para propiciar uma leitura agradável. Inclusive, é possível ativar o modo noturno para uso em ambientes com pouca luminosidade. A fim de tornar os conteúdos mais atrativos, os textos são ilustrados com fotos e GIFs animados.

10. Tandem: praticar e ganhar fluência em idiomas

Para ajudar aqueles que preferem uma maneira mais dinâmica de aprender línguas, foi desenvolvido o app Tandem. O programa propõe realizar um intercâmbio de idiomas ao unir pessoas que podem ensinar sua língua natal e querem aprender a do outro.

Fala português e quer melhorar seu francês? O Tandem ajuda a encontrar um francês, canadense ou belga, por exemplo, interessado em conhecer o português.

Por reunir falantes nativos, a promessa é de uma experiência capaz de enriquecer o vocabulário e melhorar a pronúncia de maneira eficaz e divertida. A comunicação pode ser feita por texto, áudio ou vídeo. Segundo os criadores do app, estão disponíveis mais de 160 idiomas, além de 12 linguagens dos sinais.

  • Tandem (grátis, com opção de plano pago): Android | iOS

11. Khan Academy: fazer exercícios

Khan Academy

A Khan Academy é uma instituição sem fins lucrativos que oferece educação de qualidade gratuitamente. Com o objetivo de levar esse conhecimento a mais pessoas, o app reúne vídeos, artigos e exercícios interativos de diversas disciplinas.

As atividades oferecem feedback instantâneo e dicas que ajudam o usuário durante a resolução. O progresso do aluno é integrado ao site khanacademy.org e é possível retomar os exercícios sempre de onde parou. Se sabe que ficará sem internet, é possível fazer o download de atividades para poder visualizá-los mesmo offline.

Para quem tem crianças pequenas em casa, a instituição oferece o Khan Academy Kids. A solução reúne livros e jogos educativos pensados para os primeiros anos de vida. O programa infantil está disponível apenas em inglês, o que acaba sendo uma forma de introduzir o idioma aos pequenos.

12. Microsoft Math Solver: fazer cálculos matemáticos

Microsoft Math Solver é uma incrível ferramenta que ajuda na resolução de problemas matemáticos. Supercompleto, permite que o usuário escreva as equações à mão ou escaneie o problema de uma folha de papel. O app é capaz de interpretar o conteúdo e explicar a solução passo a passo.

O objetivo não é obter a resposta final, mas entender como resolver. Se for o caso, o programa demonstra ainda em uma calculadora gráfica e oferece atividades semelhantes à de sua dúvida para que possa praticar.

O serviço suporta problemas de álgebra, pré-álgebra, matemática elementar, cálculo básico, estatística, entre outros.

13. Concurso de Bolso: fazer simulados

Concurso de Bolso

O Concursos de Bolso reúne questões e simulados de concursos para TJ, Tribunais, Polícia, Bancários, entre outros. O usuário tem acesso ainda ao Vade Mecum atualizado, bem como a dicas diárias e notícias sobre novos editais.

Se optar pelo plano pago, recebe também resumos, questões comentadas e indicação das legislações a cada questão.

O criador do app conta também com uma versão voltada para estudantes ou bacharéis em Direito que prestarão o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. O OAB de Bolso funciona de forma semelhante, porém, com atividades e foco voltado para a prova da OAB.

  • Concurso de Bolso (grátis, com opção de aderir a plano pago): Android | iOS
  • OAB de Bolso (grátis, com opção de aderir a plano pago): Android | iOS

14. Agenda do Estudante Pro: gerenciar atividades e criar lembretes

agenda do estudante pro

A Agenda do Estudante Pro busca ajudar os alunos a criarem a fim de tornares os estudos mais efetivos.O usuário deve cadastrar as disciplinas e associar atividades e horários correspondentes. O aplicativo pode gerar lembretes de provas e trabalhos, para a devolução de um livro na biblioteca e o que mais desejar.

Cada tarefa executada pode ser riscada literalmente da lista, através da ferramenta de to-do list. O Agenda do Estudante Pro oferece ainda widgets que permitem conferir as próximas atividades sem entrar no aplicativo, apenas através do atalho na tela principal.

  • Agenda do Estante Pro (grátis, com compras no app): Android

15. Simulado Concursos Públicos: fazer simulados

Simulado concursos públicos

O Simulado Concursos Públicos disponibiliza gratuitamente mais de 45 mil questões baseadas em diferentes concursos. Dessas, 3 mil contam com comentários feitos por professores. Os simulados podem ser buscados por carreira, instituição, matéria ou banca.

O sistema dinâmico não repete perguntas já respondidas corretamente. Quer revisar alguma prova já feita? O aplicativo permite revisar simulados concluídos. Não é necessário fazer qualquer cadastro para usar o aplicativo e todas as atividades são gratuitas.

  • Simulado Concursos Públicos (grátis): Android

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.