8 aplicativos de academia para fazer exercícios em casa


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

As rotinas apressadas que temos hoje em dia limitam nosso tempo e dificultam, muitas vezes, a prática de exercícios físicos; mas não mudam, contudo, a importância dessas atividades para nossa saúde. Para muitos, a solução é treinar em casa, evitando o tempo de deslocamento para uma academia, por exemplo. Mas, para tanto, é necessário disciplina, força de vontade e um bom guia. E esse guia já pode ser um app. Conheça 8 opções de aplicativos de exercícios físicos que levam a academia para sua casa!

*Atenção! Para a realização de exercícios sozinho é necessário extrema atenção para a realização de cada atividade de forma correta. Ainda assim, o acompanhamento de um profissional que possa corrigir possíveis posições incorretas e movimentos errados é fundamental para evitar lesões e outros problemas. Combinar os dois métodos, apps e academia ou personal, pode ser o jeito mais eficaz e seguro.

1. Treinos Diários

treinos diários

Com a proposta de ser uma espécie de personal trainer, este app foi desenvolvido por um personal trainer certificado. Ao todo, são dez treinos específicos de 5 a 10 minutos, e treinos de corpo inteiro de 10 a 30 minutos, com uma gama de mais de 95 exercícios.

Para guiar o usuário na posição correta de cada atividade, o aplicativo traz vídeos de vários dos exercícios, além de instruções e um temporizador. Além disso, não é necessário estar conectado à Internet para acessar o conteúdo do app.

A versão completa e paga do aplicativo oferece ainda mais exercícios; mais treinos de rotina; modalidades como pilates, alongamento, entre outros; treinos aleatórios e personalizados e outros extras.

O Treinos Diários está disponível para Android e iOS.

2. Runtastic Sit Ups - Abdominais

runtastic

Um dos muitos apps da Runtastic, o Runtastic Sit Ups é voltado especificamente para o trabalho da área abdominal. Se o objetivo é fortalecer a musculatura do abdômen e ganhar definição, este app dá o suporte necessário para fazer isso em casa.

O aplicativo traz: acelerômetro que faz a contagem precisa de repetições, plano de treino desenvolvido cientificamente, contagem regressiva automática incluindo descanso entre as séries, treinador por voz com feedback constante e registro de seus recordes pessoais (estimulando a vontade de sempre se superar).

O app ainda oferece a possibilidade de adicionar seus treinos ao site Runtastic.com, ou integrar as atividades a uma conta MyFitnessPal. Para motivar ainda mais, o app dá emblemas de incentivo a cada conquista no rendimento diário.

O Runtastic Sit Ups - Abdominais está disponível para Android e iOS.

3. Treino Diário de Cardio

treino diário de cardio

Aqui o objetivo é fazer treinamentos de cardio. Um dos apps do Treino Diário, este se volta para rotinas rápidas e eficazes desses exercícios específicos, tanto para homens quanto para mulheres.

Todas as atividades foram desenvolvidas por um personal trainer certificado, que demonstra no aplicativo a forma correta de realizar os exercícios por meio de vídeos e outras instruções. Conta ainda com temporizador.

A versão completa do app não tem publicidade e traz ainda mais exercícios, tanto os voltados para partes específicas do corpo (abdominais, braços, glúteos, cardio e pernas), como os direcionados ao corpo inteiro (Pilates, alongamentos, exercícios com bola e Kettlebell).

O Treino Diário de Cardio está disponível para Android e iOS.

4. Seven - Treino de 7 Minutos

seven treino

Este premiado app propõe ao usuário que ele se desafie a fazer treinos de 7 minutos por 7 meses. O que parece inacreditável já motivou mais de 20 milhões de pessoas a sair do sedentarismo, e tudo com treinos baseados em estudos científicos para oferecer o máximo de benefícios no menor tempo possível.

Com uma interface que se utiliza de elementos de jogos, o aplicativo te estimula a acompanhar seu progresso, premia novas conquistas e até propõe pequenas competições com amigos. 

Além disso, é possível criar treinos personalizados de acordo com suas preferências e necessidades pessoais. Com uma interface agradável e funcional, o app é um convite a uma vida mais saudável com acompanhamento de diferentes profissionais.

O Seven - Treino de 7 Minutos está disponível para Android e iOS.

5. Sworkit - Personal Trainer

sworkit

Personalize e reproduza vídeos de exercícios personalizados. Como? Escolha entre atividades de força, cardio, ioga ou alongamento. Depois decida o tempo de treino, que pode ser de 5 a 60 minutos.

Dessa forma, este app permite que o usuário pratique atividades durante o dia seja qual for o seu tempo livre, em qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos. Tudo para que os exercícios sejam adaptados à rotina de cada um. 

Já conta com um personal? Peça para que ele crie treinos no app para você, caso você possa treinar em outros momentos além daqueles em que está com o personal.

O Sworkit é um aplicativo pago, mas oferece 30 dias de experimentação gratuita. Caso o usuário decida que este não é o melhor app para sua rotina, basta cancelar a assinatura antes desse prazo e nada será cobrado.

O Sworkit - Personal Trainer está disponível para Android e iOS.

6. Fitness Point

fitness point

Este app traz a possibilidade de escolher entre criar um treino personalizado ou selecionar um dos planos pré-definidos. Esta versão especificamente foi desenvolvida para homens, com planos de treinos adaptados às necessidades deles.

Cada exercício vem acompanhado de um desenho explicativo, de informações sobre o músculo trabalhado e da descrição da atividade para que seja feita de forma correta. O app também conta com espaço de registro do seu progresso.

A versão PRO já conta com exercícios voltados também para mulheres, além de trazer centenas de exercícios adicionais, gráficos dos dados de cada exercício salvo, rastreador corporal para controle de peso e outras medidas, entre outros recursos.

O Fitness Point está disponível para Android e iOS.

7. Treino em Casa

treino em casa

Com treinos desenvolvidos com base científica, este app propõem que o usuário apenas precisa do peso de seu corpo e de alguns minutos do dia para praticar atividades físicas e atingir seus objetivos.

A ferramenta traz treinos para áreas específicas - como abdômen, pernas, braços e glúteos - bem como exercícios para o corpo todo. Todos os treinos foram planejados por especialistas e contam com guia de voz (TTS), descrições detalhadas, animações e guia de vídeo profissional.

Rotinas de aquecimento e alongamento também estão disponíveis. Além disso, o calendário do app vai registrar o progresso do usuário de modo a motivá-lo sempre, já o gráfico de peso vai mostrar a tendência de peso de cada um.

O Treino em Casa está disponível para Android e iOS.

8. Desafio 30 Dias Fitness

Desafio 30 dias

Como o nome já deixa claro, este app propõem um desafio de 30 dias, durante os quais o usuário terá acesso a treinos cuja intensidade vai aumentando gradualmente, buscando a perda de peso eficaz e a manutenção da forma física.

Entre os recursos disponíveis para estimular o participante do desafio estão a possibilidade de gravar seu progresso nos treinamentos, lembretes para os exercícios, guia de vídeo, entre outros.

Há o Desafio Abs 30 dias, o Desafio Corpo Inteiro 30 dias e o 30 Bunda Desafio do Dia, todos divididos em três níveis, de iniciante a profissional. Tudo de modo a cada um achar a rotina de exercícios adequada para si.

O Desafio 30 Dias Fitness está disponível para Android e iOS.

..............................

Agora que você já conhece 8 aplicativos de academia, veja 8 apps de corrida e caminhada para monitorar seus exercícios! Conheça também 7 aplicativos de receitas para todos os gostos e dietas. Indicamos ainda 10 apps de dieta para emagrecer e ter uma alimentação saudável.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.