13 melhores aplicativos para aprender inglês sozinho em 2022


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Saber inglês é quase um requisito básico para conseguir melhores empregos e ver filmes e séries em áudio original mesmo sem legenda. No entanto, nem todo mundo pode pagar por cursos de idioma que, apesar de eficazes, costumam ser caros.

Para contornar esse problema, o AppGeek separou 13 aplicativos, grátis e pagos, para você aprender inglês sozinho pelo celular.

1. Duolingo

Imagem de divulgação do app de idiomas Duolingo

O Duolingo é um aplicativo para aprender inglês e outros idiomas que usa a gameficação para estimular a aprendizagem. A sensação é de estar em um jogo enquanto se estuda. O aluno perde “vidas” se der uma resposta errada e avança na escala ao completar as unidades de ensino.

A cada conquista, aumentam seus pontos, que indicam o seu nível de fluência. Usando um recurso de inteligência artificial, o processo se adapta às necessidades de cada pessoa. Segundo a empresa desenvolvedora, 34 horas no app equivalem a 1 semestre universitário de aulas.

  • Duolingo (grátis, mas oferece compras no app) Android |iOS

2. Falou

Imagem de divulgação do app de idiomas Falou

O Falou baseia seu método de ensino em diálogos de cenários comuns no dia a dia. São mais de 100 situações da vida real que, segundo os criadores, permitem já falar inglês na primeira lição.

O usuário deve repetir as frases para que o sistema de reconhecimento de voz corrija sua pronúncia e sotaque. Ao finalizar cada conversa, são disponibilizados testes para avaliar o que foi aprendido de fato.

Além disso, há exercícios de memória que ajudam a decorar vocabulário e estatísticas sobre seu desempenho.

  • Falou (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

3. Cake

Cake é um app com o foco na aprendizagem do inglês na prática. O programa grátis e sem anúncios usa compilados de vídeos do YouTube para que o usuário aprenda diariamente novas palavras e expressões. O conteúdo é atual e bem-humorado.

O processo diário de aprendizado consiste em 5 passos. Checar as expressões do dia, completar com o que falta e praticar a escuta são os três primeiros. Depois deve treinar a pronúncia repetindo o que foi dito até atingir a perfeição. E, por, fim, fazer um quiz para revisar tudo o que foi aprendido.

  • Cake (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

4. Babbel

Aprender inglês com Babbel

O Babbel oferece aulas criadas por especialistas em linguística, que vão do nível básico ao avançado. Além do inglês, conta com mais 13 línguas.

Um dos atrativos dessa ferramenta está a possibilidade de escolher temas, como "inglês para negócios", por exemplo. O app aposta na gameficação, ao ensinar idiomas como se fosse um jogo, estimulando seu desempenho com um sistema de pontos.

Para melhorar a pronúncia, dispõe de reconhecimento inteligente de voz. Através dele, dá dicas para falar as palavras e ler textos de forma clara e correta. O Babbel requer assinatura paga para liberar o acesso aos cursos.

  • Babbel (pago, com 7 dias de avaliação grátis): Android | iOS

5. Busuu

Imagem de divulgação do app Busuu

O Busuu oferece o ensino de inglês e mais 11 idiomas. Os desenvolvedores garantem que 10 minutos por dia bastam para começar a aprender uma nova língua. Seu diferencial está na oportunidade de aperfeiçoar o vocabulário e a gramática com a ajuda de falantes nativos.

É possível contar com a comunidade de usuários para corrigirem seus textos e avaliarem sua pronúncia. Assim como você pode ajudar a outros que querem aprender português. Há ainda uma ferramenta chamada Treinador de vocabulário, que promete ampliar a quantidade de palavras que conhece.

O serviço conta com um plano gratuito, em que é possível praticar somente um idioma por vez. Já no Premium, o usuário tem a liberdade de transitar entre as opções e tem acesso a recursos extras, como uso offline.

  • Busuu (grátis, com opção de plano pago): Android | iOS

6. Rosetta Stone

Aprender inglês com a Rosetta Stone

O Rosetta Stone ensina a pensar em inglês ao conectar palavras e imagens. É possível praticar a pronúncia lendo histórias em voz alta e até mesmo treinar o sotaque adequado.

O aplicativo funciona offline, sendo necessário apenas fazer download das lições que desejar. Dessa maneira, o usuário consegue estudar de qualquer lugar, mesmo sem acesso à internet.

Além disso, há várias dicas sobre como iniciar conversas, indicando vocábulos e frases específicas para situações diversas. Ao todo, o serviço disponibiliza cursos de 24 idiomas.

  • Rosetta Stone (pago, com avaliação de 3 dias grátis): Android | iOS

7. InglêsBrasil

Aprender inglês com o InglêsBrasil

O InglêsBrasil oferece videoaulas gratuitas a quem quer aprender inglês e até mesmo adquirir fluência no idioma. Algumas aulas foram gravadas nos Estados Unidos, oferecendo contato com uma cultura que tem o inglês como língua-mãe.

O diferencial do app são as lições pensadas especialmente para o público brasileiro. As aulas são focadas na escuta, escrita e gramática.

8. Wlingua

O Wlingua permite aprender inglês com a pronúncia falada nos Estados Unidos ou na Inglaterra. Para isso, oferece dicas e explicações gramaticais bastante complexas, mas mostradas de forma simples. Há ainda textos para ampliar o vocabulário e dicas elaboradas para atender às suas necessidades.

Com centenas exercícios desenvolvidos por professores, o app disponibiliza as aulas em PDF e MP3, para o aluno acessá-las mesmo quando estiver sem internet. O usuário também pode optar por receber relatórios completos sobre o seu progresso via e-mail.

  • Wlingua (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

9. Mondly

Além de inglês, o Mondly dispõe de grande variedade de línguas para o usuário aprender. Com aulas grátis diárias, é possível absorver as regras gramaticais e o vocabulário de forma rápida e eficaz. Semanalmente, um jogo de perguntas e respostas é enviado, a fim de testar os conhecimentos.

Em questão de minutos, o usuário memoriza palavras essenciais. Em pouco tempo, poderá formar frases, melhorar a pronúncia e participar de conversas. Para ajustar a ferramenta às suas necessidades, é possível explorar exercícios de leitura, audição, escrita e fala.

  • Mondly (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

10. MosaLingua

Aprender inglês com o MosaLingua

MosaLingua é um aplicativo criado especialmente para quem não tem muito tempo para se dedicar ao aprendizado de um novo idioma. O serviço promete a memorização de até 600 palavras em dois meses, estudando apenas 10 minutos por dia.

Como aprender uma língua é muito mais que gravar na cabeça o vocabulário, o app conta com lições diversas. Para estimular os estudos, tem um sistema de recompensas que garante bônus a cada vez que o usuário avança no conteúdo.

Se quiser medir seu progresso, acesse estatísticas completas sobre quantidade de palavras e sentenças aprendidas, entre outros detalhes.

  • MosaLingua (pago, com teste grátis por 15 dias): Android | iOS

11. Hello English

Aprender inglês com o Hello English

O Hello English permite aprender inglês com quase 500 atividades interativas. O serviço oferece jogos de conversação, leitura, tradução, gramática e vocabulário.

Tudo funciona offline e as tarefas podem ser feitas quando e onde quiser. Mas se estiver conectado, pode participar de discussões com professores do aplicativo.

Descubra ainda sua posição no ranking mundial de aprendizado no idioma que escolheu. Ao todo, há mais 22 opções disponíveis.

  • Hello English (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

12. Lingualeo

Aprender inglês com o Lingualeo

Com uma abordagem séria, combinada com alguns aspectos de jogos, o Lingualeo é um aplicativo gratuito para aprender inglês. É possível personalizar o aprendizado, de acordo com nível de conhecimento, interesses, metas e idade.

Os alunos podem desenvolver suas habilidades de leitura e escrita através dos games, assim como aperfeiçoar a compreensão. Para isso, há uma enorme gama de conteúdo, divididos entre exercícios e cursos gratuitos e pagos.

  • Lingualeo (grátis, com compras no app): Android | iOS

13. Simpler

O Simpler se define como um curso de inglês autodidata simples e eficaz, tanto para iniciantes quanto para alunos de nível avançado. O treinamento consiste no aprendizado de novas palavras, seguido de regras gramaticais e exercícios de revisão. Quanto mais o usuário estuda, mais estrelas pode ganhar e, com elas, desbloquear lições.

Os criadores prometem que os termos aprendidos não serão esquecidos, porque eles são retomados nas atividades seguintes. Além disso, é possível salvar os vocábulos que quiser para estudar depois.

  • Simpler (grátis, com compras no app): Android | iOS

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.