Os 10 melhores aplicativos para aprender e praticar inglês em 2019


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Atualmente, saber inglês é quase um requisito básico para conseguir melhores empregos e oportunidades. No entanto, nem todo mundo pode pagar por cursos que, apesar de eficazes, podem sair caro. Para contornar esse problema, o AppGeek separou 10 aplicativos para você aprender inglês pelo celular!

Com a globalização, falar uma segunda língua, principalmente o inglês, é quase essencial. Muitas vagas de emprego já são reservadas para quem tem domínio de outro idioma. E se procura oportunidades em universidades estrangeiras, ser bilíngue é crucial.

Então, escolha algum dos apps abaixo e comece a estudar hoje mesmo!

1. Rosetta Stone

Aprender inglês com a Rosetta Stone

Este é um aplicativo bastante popular. O Rosetta Stone é premiado e busca ensinar você a pensar em inglês, ou outra língua que decidir aprender na plataforma. Para fazer isso, o app conecta palavras e imagens. Assim, o aprendizado fica natural, aperfeiçoando suas capacidades de conversa e leitura no idioma.

Com uma interface intuitiva, você consegue praticar a pronúncia das palavras lendo histórias em voz alta. Dá até para treinar o sotaque a fim de perder aquele ar carregado de estrangeiro falando inglês.

Além disso, a Rosetta Stone dá várias dicas de como iniciar conversas, indicando palavras e frases específicas para situações diversas. É uma forma de imersão que faz você aprender de forma divertida e agradável.

O aplicativo funciona offline, sendo necessário apenas fazer download das lições que desejar. Dessa maneira, você consegue estudar de qualquer lugar, a qualquer hora! Perfeito para quem quer estudar no ônibus ou em locais sem acesso à internet.

Para baixar o Rosetta Stone, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

2. Duolingo

Aprender inglês com o Duolingo

O Duolingo é um dos aplicativos para aprender inglês e idiomas mais famosos e atrativos. É grátis do início ao fim e, segundo os usuários e a própria empresa desenvolvedora, 34 horas no app equivale a 1 semestre universitário de aulas.

Outro ponto interessante do Duolingo é que a sensação durante os estudos é que você está em um jogo. Você perde “vidas” se der uma resposta errada e avança na escala ao completar as unidades de ensino. A cada conquista, você aumenta seus pontos, que já indicam o seu nível de fluência.

O Duolingo está constantemente analisando e medindo o aprendizado dos usuários do aplicativo. Com recurso à inteligência artificial, o processo se adapta às necessidades de cada pessoa, elevando o grau de aprendizagem. E se quer falar outras línguas para lá do inglês, o app tem os vários idiomas à sua escolha!

Para baixar o Duolingo, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

3. Babbel

Aprender inglês com o Babbel

O Babbel é um aplicativo pago, sendo necessária a compra de uma assinatura para ter acesso aos cursos. No entanto, além do inglês, o app oferece cursos em mais 13 línguas, criados por especialistas linguísticos, que vão do nível básico ao avançado.

Um dos atrativos dessa ferramenta é a possibilidade de escolher diversos temas relacionados a uma língua para estudar. Dá para selecionar um curso de inglês para negócios, por exemplo. Tudo muito interativo, simples e divertido!

O Babbel também tem uma característica que atrai muitos internautas: aprender idiomas como se estivesse jogando. É uma das formas mais simples para memorizar palavras e frases, que vêm acompanhadas de exemplos bem fáceis de entender.

Para melhorar sua pronúncia, o aplicativo conta com um sistema inteligente de reconhecimento de voz, dando dicas para que você aprenda a falar as palavras e ler textos de forma clara e correta.

Para baixar o Babbel, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

4. InglêsBrasil

Aprender inglês com o InglêsBrasil

Este aplicativo brasileiro é 100% gratuito e tem várias aulas interessantes para que você possa aprender inglês e, quem sabe, alcançar a fluência. O app, infelizmente disponível apenas para Android, conta com videoaulas dinâmicas e exercícios interativos, proporcionando uma experiência de alta qualidade.

O diferencial do InglêsBrasil é que, como o nome já diz, as lições foram pensadas especialmente para os brasileiros que querem aprender inglês. Algumas aulas foram gravadas nos Estados Unidos, assim você consegue ter um pouco de contato com uma cultura que tem o inglês como língua mãe.

Para assegurar um aprendizado de qualidade, as lições disponibilizados no aplicativo são focadas na audição, escrita e gramática. Isso garante que você estará aprendendo tudo corretamente, contando com explicações muito úteis.

Para baixar o InglêsBrasil, clique aqui.

5. Wlingua

Aprender inglês com o Wlingua

O Wlingua é um curso de inglês completo e com diversas opções interessantes. Com mais de 600 exercícios desenvolvidos por professores de verdade, você tem uma visão aprofundada do idioma e pratica a pronúncia e outras habilidades.

Um dos pontos altos do Wlingua é a possibilidade de aprender o alfabeto e palavras nos sotaques americano ou britânico, algo que muita gente gosta de saber diferenciar. Para isso, o app conta com dicas e explicações gramaticais bastante complexas, mas mostradas de forma simples.

Você ainda tem diversos tipos de texto para leitura e dicas elaboradas especificamente para que você possa entender tudo sem utilizar um tradutor. E caso queira estudar mesmo sem ter internet, é possível baixar as aulas em PDF e MP3. E você pode ainda receber um relatório completo com o seu progresso por e-mail!

Para baixar o Wlingua, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

6. Mondly

Aprender inglês com o Mondly

Além de inglês, o Mondly é um aplicativo que traz uma variedade enorme de línguas para você aprender. Com aulas grátis diárias, você consegue absorver as regras e o vocabulário de um idioma de forma rápida e eficaz.

O app é muito fácil de usar e em alguns minutos você já começa a memorizar as palavras essenciais do idioma que escolher. Não demora muito até que você possa formar frases, melhorar a pronúncia das orações e ainda participar de conversas!

As aulas são divertidas e contam com um jogo de perguntas e respostas elaborado semanalmente, melhorando o seu vocabulário e testando sua memorização das palavras. No quiz, há questões que vão desde a gramática à pronúncia.

Para ajustar a ferramenta às suas necessidades, você pode explorar exercícios de leitura, audição, escrita e fala. Ainda é possível aprimorar seu progresso com um conjugador de verbos e um sistema inteligente de reconhecimento de fala.

Para baixar o Mondly, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

7. MosaLingua

Aprender inglês com o MosaLingua

Caso não tenha muito tempo para se dedicar ao aprendizado de inglês, o MosaLingua é um aplicativo criado especialmente para você. É um serviço pago, mas desenvolvido por dezenas de linguistas internacionais.

Se você puder estudar apenas 10 minutos por dia, o aplicativo promete a memorização de até 600 palavras em dois meses. No entanto, aprender uma língua é muito mais que gravar na cabeça o vocabulário. Por isso, o MosaLingua traz lições diversas com duração de tempo variada.

Para estimular você a estudar ainda mais, o aplicativo traz um sistema de recompensas que garante bônus cada vez que você avança no aprendizado. Isto acontece quando você consegue criar um diálogo, entender piadas e provérbios!

Se quiser medir seu progresso, acesse estatísticas completas sobre quantidade de palavras e sentenças aprendidas, entre outros detalhes.

Para baixar o MosaLingua, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

8. Voxy

Aprender inglês com o Voxy

O Voxy é um aplicativo que permite a personalização do seu aprendizado, adaptando o conteúdo de acordo com as necessidades individuais de cada usuário. Ótimo para quem quer algo mais direcionado para determinadas situações.

Funciona assim: as frases nos exercícios são relevantes para o que você está aprendendo o idioma. Ou seja, orações que não estão de acordo com o seu objetivo não são incluídas nas atividades que você fizer no app!

O Voxy traz situações reais do cotidiano em vídeos de pessoas reais realizando determinadas tarefas. O app ainda conta com gravações de áudio e lições de música, como um karaokê. Assim, você também pode aprender inglês se divertindo.

Outro ponto interessante é poder ler notícias atualizadas, vindas de uma das maiores agências de jornalismo do mundo, a Associated Press. Todo o conteúdo disponibilizado está em inglês, mas com as dicas do aplicativo, fica fácil aprender, se informar e se divertir ao mesmo tempo!

Para baixar o Voxy, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

9. Hello English

Aprender inglês com o Hello English

Em um aplicativo muito fácil de usar, o Hello English conta com diversos recursos interessantes. Como o nome do app já diz, você consegue aprender inglês em quase 500 atividades interativas. Mas há ainda mais 22 opções de idiomas disponíveis.

Um atrativo do Hello English é a possibilidade de aprender com jogos de conversação, leitura, tradução, gramática e vocabulário, fazendo com que você absorva as lições forma simples e divertida.

Os jogos contam com dicas de gramática valiosas. Descubra depois onde você está no ranking mundial de aprendizado no idioma que escolheu. Tudo funciona offline e as tarefas podem ser feitas quando e de onde quiser. Mas se estiver conectado, é possível participar de discussões com professores do aplicativo.

Para maior imersão no idioma, você tem acesso às últimas notícias, artigos, vídeos e livros digitais. Tudo unido em uma experiência atrativa e funcional! 

Para baixar o Hello English, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

10. Lingualeo

Aprender inglês com o Lingualeo

Com uma interface dinâmica e muito eficaz, o Lingualeo é um aplicativo gratuito para aprender inglês. Com uma abordagem séria, combinada com alguns aspectos de jogos, todo o conteúdo disponibilizado no Lingualeo é de alta qualidade.

No aplicativo, dá para personalizar o tipo de aprendizado que você quer ter, sendo que dá para se basear no nível no idioma, interesses, metas e idade. Isso garante a prática de palavras de acordo com o que busca para expandir seu vocabulário!

Com os jogos disponíveis no app, os estudantes podem desenvolver grandes habilidades de leitura e escrita, assim como aperfeiçoar a compreensão auditiva da língua inglesa. Para isso, há uma enorme gama de conteúdo, divididos entre exercícios e cursos gratuitos e pagos.

Para baixar o Lingualeo, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

Caso não possa pagar uma escola para estudar o idioma, selecione um dos aplicativos acima e faça um compromisso de utilizá-lo pelo menos por alguns minutos todos os dias. Em pouco tempo, já terá conhecimento suficiente para poder se comunicar com alguém em outra língua.

Agora que vai ficar craque no inglês (ou outra língua que escolher com uma de nossas indicações), que tal conhecer 6 apps para conversar com estrangeiros e fazer amigos do mundo todo? Mas se ainda não está satisfeito com o seu progresso, aqui estão 8 aplicativos de lembrete para ajudá-lo a montar um plano de estudos!

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.