Tradutor online: 7 melhores opções para aprender idiomas


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Não faltam serviços de tradutor online disponíveis na internet. Mas como saber qual é o melhor e mais confiável? O AppGeek reuniu as opções perfeitas para traduzir conteúdos para português, inglês, espanhol, francês, entre outros idiomas.

Além do texto, algumas plataformas permitem transcrever sites inteiros, enviar arquivos, fazer tradução de conteúdos em imagens e até mesmo chat com interpretação em tempo real. Todas as ferramentas são gratuitas e não é preciso baixar nada. Confira!

1. Google Tradutor

Google Tradutor

O Google Tradutor é, sem dúvida, a ferramenta de tradução online mais famosa da internet. A plataforma é capaz de detectar o idioma do texto a ser traduzido e cabe ao usuário escolher apenas língua de saída. São várias as opções.

Além disso, ao colar a URL de um site, o serviço transcreve o conteúdo para o idioma desejado, mantendo o visual da página. É possível ainda fazer o upload de um documento que precisar traduzir. São suportados os formatos como .doc, .docx, .odf, .pdf, .ppt, .pptx, .ps, .rtf, .txt, .xls ou .xlsx.

2.Yandex Translate

Yandex Translate

O Yandex Translate é uma das mais completas ferramentas desta lista. E, ainda assim, sua interface garante uma usabilidade fácil e intuitiva. O serviço permite traduzir colando ou redigindo o conteúdo, seja em seu teclado ou no teclado virtual disponível.

Ficou na dúvida quanto ao resultado?Compare com as respostas do Google e do Bing com apenas um clique. Também é possível fazer a transcrição por áudio e usar a plataforma como instrumento de correção de texto.

Há ainda a opção de traduzir sites inteiros mantendo o visual da página. Se quiser, mantenha a página original e traduzida lado a lado, como uma boa alternativa de aprendizado de novos idiomas.

Mas não é só. O usuário pode ainda fazer o upload de documentos e imagens. Sim, se quiser interpretar o texto de uma foto, o serviço é capaz de fazê-lo.

3. DeepL

deepl

O DeepL é mais uma ótima opção de ferramenta de tradução online, gratuita e fácil de usar. O serviço, que usa inteligência artificial para traduzir e compreender os textos, permite colar ou redigir a passagem.

A transcrição para a linguagem desejada é feita em tempo real, enquanto se digita. Com um clique, o resultado pode ser copiado, compartilhado em outras plataformas ou baixado como arquivo de texto.

Assim como a plataforma do Google, garante a tradução de documentos inteiros, sendo compatível com os formatos .docx e .pptx.

4. Microsoft Translator

Microsoft Translator

Outra boa opção de tradutor online, o Microsoft Translator conta com uma ferramenta de tradução de texto semelhante às demais. A transcrição é feita automaticamente e é possível fazer entradas de áudio, assim como ouvir o conteúdo nos dois idiomas definidos.

O diferencial, entretanto, está na funcionalidade Conversas, que cria salas de bate-papo com até 100 pessoas com tradução em simultânea. Para isso, basta fazer o login com sua conta do Google, Facebook ou Microsoft e criar uma conversa.

Depois, compartilhe o código informado com seus convidados. Os participantes podem falar ou escrever em seu próprio idioma e os demais receberão a informação já traduzida para a sua língua.

5. Reverso

Reverso

O tradutor do Reverso, assim como as demais opções, garante a tradução automática do texto, na qual é possível ouvir tanto o conteúdo original quanto o traduzido. O destaque desse serviço vai para as ferramentas integradas à funcionalidade de tradução.

O site oferece recurso de revisão ortográfica, dicionário, sinônimos, conjugador de verbos e gramática da língua inglesa. A opção de fazer o upload de documentos para tradução completa só é permitida a pagamento.

6. Imtranslator

Imtranslator

Apesar do visual um pouco confuso, o Imtranslator é uma boa opção para traduzir conteúdos pelo navegador. Além de exibir sua própria tradução, o serviço exibe, lado a lado, os resultados das ferramentas do Google e da Microsoft. Basta selecionar a aba.

A plataforma conta com o recurso para ouvir tanto o texto inserido quanto o gerado, uma boa alternativa para “treinar o ouvido”. Há também a opção de visualizar a tradução reversa desses conteúdos. Assim, se pode ver se, de fato, é igual ao de entrada ou se existe alguma interpretação que altera o texto original.

7. Translate Dict

Translate Dict

O Translate Dict é outro serviço que oferece um conjunto de ferramentas úteis de tradução. O tradutor de texto, além de fazer a transcrição automática, também funciona como contador de palavras e caracteres.

O resultado pode ser salvo em formato .mp4, um dos poucos sites que oferecem essa opção. O usuário também tem à disposição os recursos de tradução por voz e o conversor de texto para áudio. Basta digitar o conteúdo no idioma deseja e selecionar para o qual precisa traduzir.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.