8 sites para conversar com estrangeiros em inglês e outros idiomas


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

A melhor forma de melhorar a pronúncia no inglês ou outro idioma é a conversação com nativos. A internet encurtou as distâncias geográficas e reúne vários sites para conversar com estrangeiros.

Os serviços de bate-papo online permitem falar com pessoas de diferentes países gratuitamente, ampliar o vocabulário e, até mesmo, fazer novas amizades. Confira!

1. Speaky

Speaky

O Speaky é uma espécie de sala de bate-papo que reúne pessoas com interesses de aprendizado de idiomas em comum. As opções são muitas. Há inglês, francês, alemão, árabe, italiano, mandarim, japonês, entre outras.

Ao criar sua conta, deve informar qual língua quer praticar e seu nível de proficiência, do iniciante ao expert. Depois, precisa dizer qual sua língua nativa. Então, será colocado em um grupo com pessoas online que têm competências semelhantes às suas.

Para facilitar o papo, é possível definir seus gostos, que aparecem em destaque na janela da conversa.

2. Tandem Exchange

Tandem Exchange

O Tandem Exchange reúne falantes nativos a quem deseja aprender o idioma, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural. Não é preciso ter vergonha para corrigir o outro. Nem se sentir intimidado quando o oposto acontecer. Todos estão ali para aprender.

Se alguém que fala português quer praticar inglês, será direcionado a pessoas de língua inglesa que desejam melhorar a fluência no português. Segundo os criadores, o objetivo é tirá-lo do site e conectá-lo com uma pessoa real o mais rápido possível.

O papo pode continuar pessoalmente ou através de outros apps de conversa. Para encontrar o parceiro ideal, a dica é investir em seu perfil, compartilhando informações sobre gostos e preferências.

3. Busuu

Busuu

O Busuu é uma conhecida plataforma de ensino de idiomas online, que também conta com uma parte social. Não chega a ser um bate-papo, mas permite aperfeiçoar o vocabulário e a gramática com a ajuda dos falantes nativos.

Você pode escrever ou gravar um áudio sobre o conteúdo que aprendeu no dia e outro usuário irá ajudá-lo corrigindo. É possível fazer o mesmo e auxiliar pessoas. Se preferir, pode adicioná-las para estreitar a relação. Caso opte pelo plano pago, essa correção é feita por especialistas nativos.

No plano gratuito, é possível praticar somente um idioma por vez. Já no Premium, o usuário tem a liberdade de transitar entre as opções. São 12 ao todo: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português, chinês, russo, japonês, árabe, turco e polonês.

  • Busuu (grátis com opção de plano pago)

4. Polyglot Club

Polyglot Club

O Polyglot Club se define como uma comunidade de intercâmbios que promove a prática gratuita de idiomas. O serviço conta com mais de 800 mil membros. Os usuários podem participar de chats coletivos com vídeo, fazer novas amizades, bem como corrigir e ter conteúdo revisado por terceiros.

O site oferece ainda uma ferramenta para marcar encontros em grupo que acontecem no mundo real, promovendo a proximidade entre os membros. Basta pesquisar pela cidade para encontrar quando acontecerá algum perto de você.

Os usuários mais ativos vão ganhando pontos de confiabilidade, o que dá segurança para que os outros interajam com eles. Ou seja, quanto mais participar, maior a chance de que outras pessoas entrem em contato contigo.

5. Coefee

Coefee

Coefee tem a premissa de aprender brincando. A ferramenta oferece jogos de palavras para jogar com outros usuários ou sozinho. Há ainda um chat privado com tradutor embutido para facilitar quando surgirem dúvidas.

Na brincadeira Word Explainer, um dos participantes escolhe uma palavra, dá uma definição e o número de letras. Cabe ao outro tentar adivinhas. É bem parecido com o jogo da forca. Ao longo do jogo, os dois podem conversar no chat, estimulando a prática.

Já no game Make a Phrase, o usuário recebe uma frase na língua nativa do sistema, que deve ser traduzida para a que deseja aprender. Para isso, conta com um bloco de palavras nas quais deve clicar para montar a sentença.

6. Easy Language Exchange

ELE

O Easy Language Exchange é mais uma ferramenta gratuita online que permite praticar idiomas enquanto conhece novas pessoas. Você pode pesquisar por pessoas com objetivos de aprendizado compatíveis aos seus.

Se simpatizar com um perfil, pode convidá-lo para fazer um intercâmbio de idiomas ou mandar uma mensagem privada. Outra ferramenta interessante é a possibilidade de trabalhar em conjunto e pedir ajuda na tradução de trabalhos.

Se preferir, pode também participar de fóruns de discussão, nos quais são debatidos diferentes tipos de assunto.

7. Hello Talk

Hello Talk

O Hello Talk é, na realidade, um aplicativo que permite aprender novos idiomas conversando com pessoas nativas. A plataforma, entretanto, conta com uma versão web, na qual é possível acessar o bate-papo através do computador.

Para isso, é preciso ter o app instalado no dispositivo Android ou iPhone e, através dele, ler o QR code disponível no site. Então, é só continuar a praticar com pessoas e grupos de quem tem os mesmo interesses de aprendizado que você.

As janelas de chat contam com ferramentas integradas de tradução e correção. O próprio sistema controla o tempo ou a quantidade de caracteres que é falado em cada idioma, obrigando o revezamento. Ao todo, estão disponíveis mais de 100 idiomas.

8. Reddit

Reddit

O Reddit não é uma ferramenta específica para a prática de idiomas. Mas, com certeza, é um ambiente rico para aperfeiçoar o inglês, língua mais usada na plataforma. Afinal, nessa ferramenta social de compartilhamento de conteúdos é possível encontrar fóruns de discussão dos mais diferentes temas.

É quase impossível não encontrar um tópico sobre o qual não tenha interesse. Gosta de videogames, esportes, ciências, notícias de última hora, memes ou cinema? Participe das comunidades, compartilhe suas opiniões e leia as dos outros. Amplie, assim, seu vocabulário e fluência na língua inglesa.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.