9 sites para desenhar online, de graça e soltar a imaginação


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Há diferentes tipos de sites que permitem desenhar online e de graça, sem precisar baixar qualquer aplicativo em seu computador, tablet ou celular. Há opções que se assemelham ao clássico Paint, que fornecem uma folha em branco para soltar a imaginação.

Existe, inclusive, a possibilidade de criar desenhos juntos com seus amigos. Alguns serviços se propõem a ajudar quem quer aprender a arte do desenho, enquanto outros oferecem diversão garantida a partir dos seus rabiscos.

O AppGeek reuniu os 12 melhores sites para desenhar, divididos por categorias. Confira e mãos à obra!

Desenho livre

1. Paint Online

Captura de tela do site JSPaint, que reproduz o programa MS Paint

O JSPaint é uma versão online e grátis do Paint, famoso programa de desenhos da Microsoft. Vale destacar que o site não é oficial da empresa, mas reproduz fielmente o visual e as funções de uma edição clássica do aplicativo.

Por isso mesmo, permite usar um arquivo do computador ou começar a desenhar a partir de uma folha em branco. No quesito pinceis, o usuário conta com lápis, pincel e spray de tinta. Também é possível recorrer a formas prontas, como retângulo, linhas retas e curvas e polígono.

Se precisar escrever, o serviço permite criar caixas de texto com e sem fundo e oferece dezenas de fontes diferentes. Apesar de simples, a página pode surpreender e agradar aos fãs de ferramentas clássicas.

2. Aggie

Captura do site de desenho online Aggie

O Aggie é a plataforma ideal para quem deseja criar a quatro mãos (ou mais). O site cria links únicos a cada vez que o usuário o acessa e permite compartilhá-lo com os amigos.

Para facilitar o processo criativo, oferece um chat integrado, que garante a troca de ideias em tempo real. Cada usuário pode alterar o nome e incluir uma foto sem precisar realizar qualquer cadastro.

Antes de começar, é possível escolher o formato da tela ou se quer fazer o upload de um arquivo do computador. Dentre as ferramentas oferecidas estão pincel, lápis, preenchimento de formas, entre outras.

3. Canvas

Ferramentas do Canvas, site de desenhos do Google

O Canvas é um web app do Google que permite criar desenhos utilizando quatro tipos de traçado. Há lápis, caneta de ponta fina, canetinha e giz, que podem ser usados em 24 cores fixas ou em matizes personalizadas. Também é possível ajustar a espessura e a opacidade dos traços.

O usuário pode começar sua arte do zero ou fazer o upload de uma imagem de seu computador para usar como base. O conteúdo é salvo automaticamente em sua conta do Google, mas pode ser baixado para o dispositivo em formato PNG.

4. Sketchpad

Ferramentas do site de desenho Sketchpad

Não se engane pelo visual clean do Sketchpad. O site esconde uma grande gama de recursos para quem quer criar seus desenhos online. A ferramenta oferece 18 tipos diferentes de pincéis. Além dos tradicionais caneta, lápis, pincel e giz de cera, dispõe de pena de caligrafia, estilo pelo de animais, esboço, espelhado e muito mais.

O usuário conta ainda com mais de 800 fontes, assim como 14 formas para usar em suas ilustrações. Há ainda milhares de figuras divertidas no estilo clipart, acompanhadas da autoria e licença atribuída.

É possível utilizar um arquivo do computador ou começar o desenho em uma folha em branco, quadriculada, de caderno, entre outras opções. O resultado pode ser salvo em JPG, PNG, PDF, SVG e Sketchpad (editável novamente no site).

5. Autodraw

Autodraw melhora os desenhos do usuário

O Autodraw é uma mistura de site de desenho com experimento tecnológico. A plataforma desenvolvida pelo Google oferece recursos tradicionais de ilustração à mão livre, mas também o recurso Autodraw. A opção usa a tecnologia de inteligência artificial para tentar interpretar os rabiscos dos usuários.

Há apenas uma opção de pincel (com espessura variável), ferramenta de texto com 15 tipos de fontes, três formas diferentes e preenchimento de cor. O resultado final pode ser salvo em PNG ou compartilhado através de um link gerado na hora.

Para aprender a desenhar

6. Drawing Now

print do vídeo do site Drawing Now

Aplicativos de desenho incríveis para iOS e Android

O Drawing Now reúne tutoriais de como desenhar objetos dos mais diferentes tipos. As instruções estão divididas em categorias como mangás, desenhos animados, animais, fantasia, entre outros.

Basta clicar sobre a ilustração que deseja reproduzir e conferir o passo a passo. Há a opção de assistir em vídeo ou checar as imagens de cada etapa, uma por uma. As orientações estão em inglês, mas é possível compreender o que precisa ser feito apenas pelos traços indicados.

7. Dragoart

Etapa de tutorial do site Dragoart

Assim como o site acima, o Dragoart funciona como uma espécie de galeria de desenhos com as explicações de como reproduzi-los. A página pode não ser a mais intuitiva, mas os tutoriais detalhados compensam o esforço.

É possível filtrar as ilustrações por nível de dificuldade, tempo de publicação e categoria (há dezenas). Cada etapa é exibida em uma imagem diferente, com dicas (em inglês) sobre como executar.

Jogos de desenhar

8. Quick Draw With Google (Rápido, Desenhe)

Desafio do Quick Draw With Google

Jogar Quick Draw With Google (Rápido, Desenhe, em português) é com brincar de Imagem e Ação com o computador. O usuário tem 20 segundos para fazer 6 desenhos, que devem ser reconhecidos pela tecnologia de inteligência artificial.

Como a empresa mesmo explica, o objetivo da brincadeira é sério. Ao fornecer seus rabiscos, está ajudando a ensinar a rede neural agregando ainda mais opções ao “ao maior conjunto de dados sobre desenhos do mundo (em inglês)”.

9. Gartic.io

Imagem de divulgação do site Gartic.io

O Gartic.io é daqueles jogos nos quais um participante faz um desenho e os demais precisam adivinhar. Disponível online, permite criar salas privadas e enviar o link para que seus amigos entrem. Cada sala comporta até 50 jogadores.

O criador pode eleger um tema para as ilustrações, como profissões, animais, games, Minecraft, LoL, entre outros. Também cabe a ele definir o número mínimo de pontos que deve ser feito para sagrar um campeão.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.