7 sites para fazer planta baixa online grátis e fáceis de usar


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer uma planta baixa pode não ser fácil, mas há uma série de sites que prometem tornar o processo mais simples. E o melhor: online e de graça. A seguir, listamos 7 ferramentas que permitem criar projetos em 2D e 3D sem precisar baixar nenhum programa pesado no computador. Confira!

Planner 5D

Imagem de divulgação do site de criação de plantas Planner 5D

O Planner 5D é uma plataforma de design de interiores pensada para amadores. Disponível em português, permite que pessoas sem conhecimentos técnicos criem plantas de casas e apartamentos em 2D ou 3D.

É possível começar um projeto do zero, usar modelos prontos ou fazer upload de um arquivo. Com o sistema de clicar e arrastar para inserir facilmente elementos como janelas, escadas e divisórias, além de mobílias.

Há ainda itens de decoração exterior, régua de medida, botão automático de captura da tela, entre outros recursos. O resultado por ser compartilhado por link com seus amigos ou salvo como PDF.

  • Planner 5D (grátis, com opção de compra de itens): Web

floorplanner

Imagem de divulgação do criador de plantas baixas online floorplanner

O floorplanner é um editor de plantas baixas que também se destaca por ser fácil de usar. Os criadores prometem projetos prontos em questão de minutos. É possível fazê-los do zero ou partir de um modelo pronto. Para inserir novos cômodos, é só clicar e arrastar, até fiquem do tamanho correto.

Estruturas como portas e janelas e as milhares de opções de mobília disponíveis, também podem ser incluídos ao serem arrastados ao local desejado. É possível ainda escolher cor de paredes, assim como tipo de material que quer aplicar no chão.

  • floorplanner (grátis, com opção de planos pagos com recursos adicionais): Web

Sweet Home 3D

Tela de edição do site de criação de plantas Sweet Home 3D

Apesar do visual mais antiguinho, o Sweet Home 3D é uma ferramenta gratuita completa e fácil de usar, mesmo para leigos. Ao desenhar o projeto em 2D, o programa exibe, simultaneamente, logo abaixo, sua perspectiva em 3D.

A variedade de mobílias e estruturas, como porta e janelas, é inferior a oferecida por concorrentes, mas a forma simples de inseri-las deve compensar. O serviço está disponível em português e permite baixar o resultado em um formato próprio, o SH3D.

  • Sweet Home 3D (grátis): Web

Lucidchart

Editor de imagem do Lucidchart

O Lucidchart é um app de diagramação online que permite fazer diagramas facilmente, incluindo plantas baixas. Disponível em português, conta com modelos prontos assim como a criação de projetos do zero.

Seja para inserir um novo cômodo, elementos estruturais ou itens de decoração, basta clicar e arrastar. As dimensões também podem ser alteradas com poucos cliques. Apesar de a variedade de elementos disponíveis não ser grande, a praticidade da ferramenta pode compensar esse detalhe.

De todo modo, se não encontrar o que precisa, consegue fazer o upload de imagens no projeto. Outra vantagem está na possibilidade de salvar o resultado em formatos populares, como PNG, JPEG e PDF.

  • Lucidchart (grátis, com opção de planos pagos com recursos adicionais): Web

Room Styler

Editor de plantas Room Styler

O Room Styler é um aplicativo online de uso intuitivo repleto de recursos. A plataforma oferece modelos prontos de cômodos, que podem ser arrastados para a planta, ou a opção de desenhar as paredes manualmente.

Em abas no menu lateral, encontra elementos essenciais como portas, janelas e outros itens de arquitetura. Além disso, as opções de mobílias enormes. Apenas para banheiro, há 17 categorias, incluindo chuveiros, armários, vasos sanitários, etc.

Isso sem citar personalizações de aspectos como material do chão, cor das paredes, tipo de carpete, entre outros. O conteúdo é feito em 2D, mas uma câmera virtual, que pode ser movida pelo espaço, mostra uma perspectiva em 3D do ambiente.

  • Room Styler (grátis): Web

Floor Plan Creator

Ferramenta de criaçao de plantas baixas do site Floor Plan Creator

Apesar de não estar disponível em português, o Floor Plan Creator é um dos sites de criação de plantas mais fáceis de usar. Não há muitos elementos para escolher, nem tantas ferramentas de personalização. Mas é isso que o torna ideal para quem deseja começar a criar projetos do tipo.

Se preferir, o usuário pode desenhar os cômodos à mão e o sistema ajusta o formato automaticamente. Mesmo sendo simples, permite incluir portas, janelas, escadas, mobília, bem como itens de decoração. Com um clique, consegue ver o projeto em 3D.

Na versão gratuita, o conteúdo pode ser salvo em JPEG ou PNG.

  • Floor Plan Creator (grátis): Web

Visual Paradigm

Editor de imagens do site Visual Paradigm

O Visual Paradigm é um editor de imagens usado para criar desde fluxogramas até plantas baixas. A plataforma oferece modelos prontos de cômodos específicos da casa e também da residência completa. Mas, se preferir, pode começar um projeto do zero.

Para inserir elementos na planta, basta clicar e arrastar. O resultado pode ser salvo em PNG, JPG, PDF ou SVG, diretamente no dispositivo ou em sua conta no Google Drive.

  • Visual Paradigm (grátis, com opção de planos pagos com recursos adicionais): Web

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.