8 sites para fazer convite online, grátis e mandar por WhatsApp


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer convite online não requer qualquer conhecimento de edição de imagens nos dias de hoje. Há uma série de sites com modelos facilmente personalizáveis para aniversário, casamento, chá de bebe, entre outros tipos de festa. Os usuários podem ainda optar por imprimir ou enviar por WhatsApp, Facebook, email ou copiar o link.

O AppGeek reuniu os melhores sites para fazer convite online, sem precisar pagar nada e compartilhar com quem quiser. Confira!

1. FestaLab

FestaLab

O FestaLab é um serviço de criação de convites online e gratuito. A ferramenta oferece a opção tradicional e o Vibes, que cria uma espécie de página na web interativa para o evento.

Através desse site, os convidados têm acesso às informações, ao mapa com o endereço do local e a possibilidade de confirmar a presença.

Há opções de templates para eventos como aniversário, casamento, 15 anos, chá de bebê e muitos outros. O usuário pode selecionar o tema no menu ou fazer a pesquisa na barra de buscas.

Ao escolher o modelo, seja de convite tradicional ou de Vibes, é necessário criar uma conta no serviço. O processo é bastante rápido e pode ser realizado com os dados de login do Gmail. Em seguida, são solicitados alguns dados sobre o evento, como nome, data e endereço.

O serviço gera um link da página criada (Vibe). Esse link pode ser compartilhado diretamente por WhatsApp ou Facebook ou copiado e colado onde quiser.

Já o convite virtual pode ser baixado em formato próprio para o WhatsApp, em PDF (ideal para impressão) ou enviado por e-mail.

2. Canva

Canva convite online

O Canva é um editor de imagens gratuito repleto de opções de templates. O site ferece uma função própria para a criação de convites, totalmente editáveis.

Para usar, é necessário criar uma conta, seja associada a seu perfil no Facebook ou do Google, ou utilizando um email. Já com o editor aberto, em Templates, digite Convite na barra de pesquisa.

Serão exibidas opções como aniversário, casamento, festa, chá de bebê, formatura, festa de 15 anos e muito mais. Há tanto layouts grátis quanto pagos. Aqueles gratuitos exibem uma tag Grátis, no canto inferior direito imagem, ao passar o mouse por cima.

De modo geral, todos os itens são personalizáveis, desde o conteúdo, cor de fundo, fonte, etc. As alterações costumam ser salvas automaticamente em sua conta.

Também é possível guardar o arquivo no dispositivo ou compartilhar no Facebook, Instagram, WhatsApp, Drive, entre outros serviços online. Uma novidade é a possibilidade de enviar o convite como uma site responsivo, ao copiar o link e colar onde quiser.

3. Desygner

Desygner convites online

O Desygner é um gerador de templates gratuito disponível online. O serviço oferece um recurso exclusivo para fazer convites.

Para criar, basta criar uma conta no serviço, com seu e-mail, dados do Google ou Facebook. Na seção Invitations & Cards (Convites e cartões, em livre tradução) e escolha o formato que deseja. Depois, é só escolher o modelo - aqueles com um cadeado são pagos, os demais são gratuitos.

É possível mudar estilo, tamanho e cor da fonte, bem como a cor e imagem do plano de fundo. Praticamente todos os elementos podem ser editados à maneira do usuário, inclusive ícones e figuras.

O convite poderá ser salvo em PDF, JPEG ou PNG. Ou, então, compartilhado via e-mail, WhatsApp, Instagram, Facebook ou diretamente através do link.

4. Adobe Spark

Convite Online Adobe Spark

O Adobe Spark é um programa online e gratuito de criação de templates, desenvolvido pela mesma criadora do Photoshop. Para fazer seu convite, é preciso criar uma conta com dados de login do Google, Facebook, Apple ID ou um e-mail.

Quando o editor abrir, na aba Modelos, digite Invitation para ver as opções de convites. É possível incluir fotos, alterar a fonte, mudar o logo, entre outros recursos.

Em relação ao design, o usuário é capaz de personalizar o padrão de cores, aspectos do layout e também redimensionar para formatos predefinidos. Há tamanhos específicos para posts ou stories no Instagram, miniatura do YouTube ou determinados padrões para impressão.

Ao concluir, é possível compartilhar o convite via Facebook, Twitter ou copiar e colar o link. Se preferir, pode salvá-lo no computador em PNG, JPG ou PDF.

5. Scrapee

Scrapee convite online

O Scrapee é uma das opções mais simples e fáceis para fazer convites online de nossa lista. Os modelos são feitos para aniversários infantis, com temas como heróis, princesas, personagens da Disney, entre outros.

Basta clicar sobre o que desejar e, ao lado, preencher dados como idade, nome, data, hora e local do evento. Todos os templates têm o espaço para uma foto do aniversariante, que deve ser baixada do dispositivo (não há opção de subir da nuvem).

Depois, vá em Salvar convite e o arquivo será guardado em formato JPEG. Depois, basta imprimir ou compartilhar o arquivo via e-mail, WhatsApp ou nas redes sociais.

6. Smilebox

Smilebox

Smilebox é um gerador de convite virtual animado, com uma grande variedade de temas disponível. Para usar, basta fazer um breve cadastro usando dados de login do Facebook ou Google.

O aplicativo online permite editar tanto o conteúdo quanto o formato do texto, como cor, fonte, tamanho, etc. O usuário pode optar por remover a foto, alterar fundo, cor dos elementos bem como a música usada. Para ter saber como será o resultado, vá em Preview.

Para finalizar, clique em Share or Print. Se quiser que os convidados confirmem presença, opte por Add RSVP. Caso contrário, va em Skip.

No plano básico, é possível enviar o convite por e-mail para até 10 pessoas e o arquivo conta com a marca d'água do Smilebox.

7. Evite

Evite

O Evite é um criador de convites que, ao mesmo tempo, permite gerenciar seus eventos. É gerado um convite virtual, que fica disponível em uma página, cujo link pode ser compartilhado diretamente via SMS.

Também é possível enviar o endereço via WhatsApp, Messenger, post no Facebook, Direct no Instagram, entre outras opções.

Há opções de templates, pagas e gratuitas, com os mais diversos temas. Há modelos de convites para aniversário, casamento, chá de bebê, entre outros. As possibilidades de edição, no entanto, são restritas, se comparadas com a de outros serviços.

O usuário consegue apenas alterar o conteúdo textual. Isso significa que se pode inserir somente o título do evento, data, horário, endereço, telefone e incluir uma mensagem aos convidados.

Já a ferramenta de gerenciamento de eventos permite administrar as presenças confirmadas, enviar mensagens a todos os convidados e incluir atividades.

Para usar o serviço, é preciso criar uma conta no app através de seus dados de login do Facebook ou Google ou associando a uma conta de e-mail.

8. Greeting Island

Greeting Island

O Greeting Island é um dos aplicativos online de convites gratuitos mais completos que existe. Há temas para casamentos, aniversários, formatura e muitos outros. Depois que escolher o que mais combina com o seu evento, vá em Customize para editar as informações.

É possível alterar o texto e adicionar adesivos, mas o layout em si não pode ser editado. Continue em Next e opte por salvar, imprimir ou enviar virtualmente. O serviço permite mandar por e-mail, Facebook, WhatsApp ou copiar o link.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.