Mapa mental online: 8 melhores sites gratuitos em português


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer um mapa mental online pode ajudar a organizar visualmente informações e ideias importantes. A técnica promete melhorar a produtividade, assim como facilitar a memorização e o aprendizado. Também pode auxiliar em processos de brainstorming, soluções de problemas, planejamento e muito mais.

Também conhecido pelo termo em inglês mind map, a montagem do diagrama começa com a inclusão do conceito principal no centro. A partir dele, são ramificados os termos secundários relacionados e, assim, sucessivamente.

O AppGeek reuniu os melhores sites em português para criar seu mapa mental online e de graça. Confira!

1. GoConqr

Tela de edição site de mapa mental GoConqr

O GoConqr é uma plataforma de aprendizagem social, que reúne diversas ferramentas com o objetivo de tornar o processo de conhecimento mais dinâmico e ativo. Dentre elas, está o recurso de mapa mental. Após um breve cadastro, o usuário já pode usar a ferramenta.

À medida que insere itens, receberá instruções do que mais pode fazer para trabalhar em seu mapa. O serviço permite inserir mídias do dispositivo, assim como usar de forma integrada outros recursos do site, como quizzes e flashcards.

O plano gratuito contempla o acesso a todas as ferramentas, porém garante somente 50 MB de armazenamento de mídia (contra 500 MB do pacote pago básico). Além disso, o material produzido fica disponível publicamente.

2. Canva

Recurso de mind map do canva online

O famoso editor de imagens também conta com uma ferramenta de mapa mental para chamar de sua. O Canva disponibiliza dezenas de templates prontos e totalmente editáveis para servir como base de seu diagrama.

Depois, é só fazer as modificações no texto, cor de fundo e de elementos gráficos, inserir ilustrações e o que mais vier à cabeça. O resultado pode ser compartilhado por link ou salvo como JPEG, PNG ou PDF. Se preferir, pode incorporá-lo a seu site ou relatório.

3. MindMeister

MindMeister

O MindMeister pode ser uma boa pedida para quem deseja fazer um processo de brainstorming em equipe online. O site permite compartilhar o mapa mental com quantas pessoas desejar, através de link ou adicionando o e-mail dos participantes. e destacar que o plano gratuito contempla a criação de 3 mapas mentais.

Sua interface torna o uso bastante intuitivo, mesmo àqueles não têm experiência em ferramentas do tipo. No topo do documento, encontra um ícone de +, para incluir novas ideias, e de uma setinha, para montar as relações entre elas.

No quesito personalização, o usuário pode alterar as cores, o tamanho da fonte e o tipo de caixa. E possível inserir arquivos do PC, bem como vídeos hospedados em sites. O resultado é salvo na nuvem.

4. GetMind

Ferramentas de criação de mapa mental gitmind

O GetMind é uma ferramenta gratuita pensada para a criação de mapas mentais e brainstorming. A plataforma oferece modelos prontos e trabalho pode ser realizado a várias mãos. Basta convidar os colaboradores através de um link privado ou por e-mail.

Apesar de serem poucas as opções de templates, eles podem ser totalmente personalizáveis, inclusive no que diz respeito ao formato do layout. O usuário tem total liberdade para inserir novas formas e linhas de conexão. Também consegue usar imagens do PC, links e comentários.

O resultado final pode ser salvo na nuvem, em sua conta no serviço ou exportado como JPG, PNG, PDF, Word, TXT e SGV. Se preferir, pode enviar o link para ser acessado online.

5. Coggle

Exemplo de mapa mental feito com o Coggle

O Coggle também é uma opção que permite criar mapas mentais online de forma colaborativa. Basta tocar no ícone de + e adicionar e enviar um convite por e-mail. A ferramenta não oferece muitas personalizações estéticas e não tem um uso tão intuitivo, mas para atende plenamente que deseja organizar suas ideias sem firulas.

O serviço é um dos que tem menos limitações em sua versão gratuita. É possível cria diagramas públicos ilimitados e até 3 de forma privada. O usuário pode fazer o upload de arquivos do computador, inserir ícones etc. O resultado pode ser compartilhado via link ou baixado como PNG, PDF e TXT.

6. Venngage

Ferramentas de criação de mapa mental do Venngage

O Venngage oferece centenas de layouts para quem deseja criar belas apresentações, infográficos e mapas mentais, mas não tem habilidades para começar do zero. Basta escolher um modelo pronto e editar como quiser. Praticamente tudo é personalizável.

O recurso My Brand Kit permite salvar o logo e a paleta de cores da sua empresa e acessá-los facilmente em qualquer documento que criar. Além disso, é possível inserir ícones, gráficos, arquivos do computador, fotos de bancos de imagem, entre outras opções.

A versão gratuita garante a criação de 5 diagramas (ou outro tipo de recurso visual), que ficam disponíveis publicamente no serviço. O plano grátis também não permite baixar o arquivo, mas é possível compartilhar o link e acessá-lo pelo navegador.

7. Lucidchart

Ferramentas de criação de mapa mental do Lucidchart

O Lucidchart é uma plataforma de criação de diagramas colaborativos. A quantidade de modelos gratuitos prontos é bastante limitada, mas pode servir como base para o seu próprio design. A ferramenta é muito intuitiva e pode ser usada mesmo por quem não tem qualquer experiência com atividades do gênero.

Há diversos tipos de formas disponíveis e possibilidade de inserir notas fora do esquema. O usuário tem liberdade para criar linhas e pontos de acesso onde quiser. A versão gratuita permite a criação de 3 documentos editáveis, que podem ser salvos em PDF, PNG, JPG e SVG.

8. Creately

ferramentas de criação de mapa mental Creately

O Creately se define como o espaço de trabalho visual para colaboração em tempo real. Para isso, oferece a função de videoconferência, para que os criadores se comuniquem enquanto produzem. Os mapas mentais podem ser criados do nada ou a partir de modelos prontos, que são totalmente editáveis.

Além de personalizações de cores, fontes e formatos, o usuário também pode inserir linhas onde quiser e fazer o upload de arquivos do computador. Há ainda integração com outros serviços, como Slack e Google Drive.

A versão gratuita suporta até 3 pessoas trabalhando ao mesmo tempo em um documento. É possível criar até 5 diagramas. O resultado final fica disponível publicamente para a comunidade do Creately e pode ser baixado em PNG, PDF, JPEG e SVG.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.