8 sites para fazer plantas de casas grátis online e criar seu projeto


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É possível fazer plantas de casas online e de graça, mesmo sem ter conhecimento de programas de arquitetura. Com opções de visualização em 2D e em 3D, há sites que permitem criar plantas baixas ou projetos realistas, seja você profissional ou amador.

Apesar de serem ferramentas precisas, os projetos criados precisam ser avaliados por um arquiteto ou engenheiro. Somente profissionais são capazes de assegurar se a estrutura criada pode ser aplicada na prática.

1. Planner 5D

Planner 5D

O Planner 5D é uma plataforma de projetos em 2D e 3D pensada para projetistas amadores. Disponível em português, permite executar o planejamento digital do zero ou usando modelos prontos totalmente editáveis.

Com recurso de inteligência artificial, o usuário consegue utilizar até mesmo uma ideia desenhada no papel. O mecanismo é capaz de reconhecer e renderizar o projeto 2D em 3D. A mobília pode ser inserida com o apertar de um botão. Se não gostar, basta editar e deixar a seu gosto.

Também estão disponíveis ferramentas para salvamento na nuvem e a sincronização com outros dispositivos. Assim, é possível abrir o material onde quiser, seja na web ou por meio do app para Android, iOS, Mac OS e Windows.

2. Roomle

O Roomle é um serviço desenvolvido para amadores que desejam planejar e equipar a sua própria casa ou companhia. O quesito decoração é seu diferencial. Afinal, graças a parcerias com mais de 200 marcas, oferece cerca de 11 mil opções de itens de ornamentação.

Intuitivo, o planejador oniline permite criar o projeto em poucos cliques. De acordo com o Roomle, os usuários finalizam seus planos, em média, em 16 minutos. O conteúdo pode ser acessado em diferentes dispositivos, uma vez que ficam armazenados na nuvem e há apps para Android e iOS.

A plataforma ainda oferece o recurso de realidade aumentada, que insere móveis e objetos virtuais em sua sala real. Para isso, basta apontar câmera de seu celular ou computador para o local desejado.

  • Roomle (grátis, em português): Web
  • Também disponível para Android e iOS

3. Ikea Home Planner Tools

Ikea home planner tool

Também desenvolvido pensando no público leigo, o Ikea Home Planner Tools permite planejar o design de interiores sua casa ou ambiente de trabalho. Apesar de a rede não ter loja no Brasil, pode ser usado com inspiração para montar os cômodos do seu lar.

Dentre as áreas disponíveis estão cozinha, sala de estar, quarto e área para as crianças. É possível criar ainda um projeto para banheiro, sala de jantar, depósito, escritório e até mesmo do material têxtil.

Basta selecionar o aposento, então, escolher um dos vários modelos prontos. O serviço roda através do Flash Player, por isso, é preciso permitir o uso do player nas configurações do navegador.

  • Ikea Home Planner Tools (gratuito, em português): Web

4. Floor Plan Creator

Floor Plan Creator

O Floor Plan Creator é uma plataforma online de criação de plantas baixas que permite começar o projeto do zero. Mesmo amadores conseguem usar a ferramenta. Com um único clique é possível selecionar cômodos de diferentes formatos, incluir e remover paredes ou escadas, entre outros recursos.

Se preferir, pode usar um planejamento existente e usá-lo com template para servir de base. Com opção de visualização em 2D e 3D, propicia esboçar como serão as portas e janelas, a parte elétrica e incluir equipamentos de cozinha e sala.

A versão gratuita do serviço contempla apenas um projeto. Para mais opções, é necessário aderir a um dos planos pagos disponíveis.

  • Floor Plan Creator (grátis com opção de assinatura, em inglês): Web
  • Também disponível para Android

5. Home by Me

O Home by Me é uma opção desenvolvida tanto para amadores quanto profissionais. O serviço inclui a criação da planta em 2D e a da mobília da casa em 3D. São mais de 20 mil móveis e peças de decoração disponíveis.

Fácil de usar, o usuário pode inserir os cômodos a partir do seu formato. Depois, deve incluir detalhes como janelas, portas e paredes. Também é possível criar novos andares.

Se não quiser iniciar um projeto do zero, há vários outros disponíveis como inspiração. O plano gratuito garante 3 projetos e 3 renderizações realistas. Se quiser maior quantidade, é necessário optar por um plano pago.

  • Home by Me (grátis com opção de assinatura, em inglês): Web

6. Smart Draw

smartdraw

O Smart Draw é um editor de imagens voltado para criação de diagramas de forma rápida e intuitiva. Apesar de não ser especificamente para engenharia ou arquitetura, oferece uma série de exemplos prontos de plantas de casas e pisos. Os modelos podem ser editados pelo usuário da maneira que preferir.

A ferramenta dispõe de formatação inteligente e alinhamento, espaçamento e ajustes automáticos. É possível adicionar notas ao projeto e, se quiser, inseri-lo em outros programas. De acordo com os desenvolvedores, funciona de maneira integrada com aplicativos do Google e da MS Office.

O serviço é pago, mas permite uso experimental por 7 dias. Conta com versão web e aplicativo para Windows.

  • Smartdraw (pago, com teste grátis de 7 dias, em inglês): Web
  • Também disponível para Windows.

7. RoomStyler

RoomStyler

O RoomStyler é um aplicativo online muito completo, mas também intuitivo e fácil de usar. Enquanto o usuário adiciona detalhes na planta baixa, consegue ver a projeção em 3D em tempo real. O programa conta uma uma câmera que pode ser movida por todo o projeto, obtendo a visualização do ponto que quiser.

Devido a parcerias diversas marcas, a plataforma oferece mais de 120 mil objetos de decoração para incluir em seu trabalho. Ideal para quem deseja realizar um planejamento de design de interiores.

8. HomeStyler

HomeStyler

O HomeStyler é uma das opções mais completas de nossa lista. Devido a grande quantidade de funções, pode ser considerada um pouco complicada por amadores. Ainda assim, é possível começar um projeto a partir de templates sugeridos tanto de plantas baixas quanto de visualizações em 3D.

O serviço garante a edição e personalização de praticamente tudo na construção. Seja colunas, material usado no chão, abertura de claraboias, tipo de janelas e portas e muito mais. A decoração fica por conta de um catálogo com milhares de móveis de marcas famosas.

Enquanto faz o projeto em 2D, a miniatura de como ficará o resultado em 3D é exibida. A renderização é feita em tempo real e, se quiser, o usuário pode até mesmo criar um tour 720º pela casa.

  • HomeStyler (grátis, em inglês): Web
  • Também disponível para Android e iOS

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.